Veronika Decide Morrer

Veronika Decide Morrer Paulo Coelho

Resenhas - Veronika Decide Morrer

edwarda79 27/11/2022

"Só os loucos sabem..."
Eu me apaixonei por esse livro.

"Mas por que?"

É simples: este é o livro dos loucos.

"E o que isso tem a ver com você? Você é louca?"

Certa vez uma louca me chamou de louca, e loucos falam a verdade, então preciso acreditar nela, certo? E sim, eu sou louca. Ninguém é normal. Bem lá no fundo temos uma pequena parcela de loucura, pronta para dominar a nossa mente.

"Somos escravos da loucura? Como isso é explicado?"

Sei lá, pergunte para Freud.

Kael.Paulino 22/11/2022

Há a morte para vivermos
Livro muito interessante, história bem envolvente. Primeira obra que leio de Paulo Coelho e me surpreendi com a capacidade que ele tem que manejar as palavras - o que ele faz de forma bem simples! - de instigar o leitor a ler mais e mais. Isso é muito bom, estava sentindo falta de uma leitura assim, envolvente. Só não simpatizei muito com o caminho que o final tomou. Ao meu ver, poderia haver outras coisas que dessem significado à vida além do amor? (não que o amor seja irrelevante, mas precisava inserir um romance nessa história? ?). Livro mais que recomendado, é isto.

Lua 12/11/2022

Li sem nem saber sobre o que era, mas é um livro muito pesado, que retrata sobre o que acontecia no Brasil com as pessoas que não seguiam um certo "padrão" e que geralmente eram internadas e colocadas como doidas em um hospício, e o mais bizarro é você ver o quanto de gente normal tinha no lugar que queria realmente ficar pq tinha se encontrado ali no meio das pessoas que podiam fazer o que quiserem já que tinham a justificativa de "serem doidas"

Angélica 08/11/2022

Um livro que te faz pensar sobre a ?loucura? da vida
O livro conta a histórica de Veronika, uma jovem que decidi tirar a própria vida por já ter vivido tudo o que era possível. Ao descobrir que o suicidio não deu certo, mas que em 1 semana seu coração vai parar de bater, essa espera pela morte faz ela rever várias coisas.
Apesar de eu ter achado em parte, o livro um pouco repetitivo, e com algumas pontas soltas, as últimas páginas fazem com que entendamos a importância que esse livro teve p história e p mudanças no Brasil, já que é um livro bem antigo, de 1.980 e poucos.

Vale a pena a leitura, são poucas páginas e os textos são espaçados então vc termina rapidamente

Larissa4372 08/11/2022

"É aquilo que você é, não o que fizeram de você."
Incrível a forma que o Paulo Coelho escreveu sobre a loucura, religião e suicídio. Foi um dos livros mais difíceis que eu já li e acho que vai ficar marcado em mim certas reflexões da Verônika, por que eu já fui uma, é fácil se identificar e dolorido ler também. Mas eu consegui, terminei e sendo incrível é também importante frisar como é indescritível da mesma maneira o jeito que o Paulo versou sobre temáticas que são tão complexas. Durante a leitura me fez realmente parar muito pra pensar sobre diversas coisas eu realmente ainda não sei explicar o que eu senti, também não sei se algum dia eu vou conseguir. Acho que ele realmente acertou na finalidade da história mas não acho que todas as pessoas entenderiam o proposto dessa narrativa, não entenderiam...

[...] "se Deus existe, Ele será generoso com as criaturas que desejaram ir embora mais cedo desta Terra, e pode até mesmo pedir desculpas por nos ter obrigado a passar por aqui.?

Pri 02/11/2022

O que é ser louco?
Quando meu pai perguntou oq eu achei eu disse q nao tinha gostado tanto pq ele ja havia lido antes e digamos que tem umas coisas que ele não gostaria que eu julgasse correto mas enfim. Realmente tem umas coisas meio problemáticas mas eles tão num hospício oq eu deveria esperar? O que realmente importa é o jeito que a Veronika se relaciona com a vida, o jeito que é tratado a morte, problemas, fuga da realidade e o que tantos jovens inclusive eu enfrento atualmente, essas descrições como um todo certamente me fez nem que seja 1% melhor

Andrielli.haach 30/10/2022

De fato um livro que nos faz refletir sobre como vivemos nossa vida e se de fato estamos a vivendo ou apenas deixando que os dias passem por nós;
A cada novo capítulo uma nova perspectiva,um novo ensinamentos,uma pergunta e uma nova questão interna,refleti de tantas formas diferentes enquanto lia esse livro,pensei na morte da mesma forma como a Veronika e por alguns minutos me identifiquei com a Mari,nunca gostei da ideia da normalidade e depois de ler esse livro me agarro e abraço com mais força minha loucura e planejo fugir mais vezes pro meu mundo por que sou uma lunática!

"Vamos embora.Loucos fazem loucuras."

Marie 28/10/2022

Melhor leitura que fiz em 2022
Um livro absurdo de bom.
Misturando ficção e auto ajuda,minha primeira leitura de Paulo Coelho foi algo que eu gostaria de esquecer só pra ler outra vez.
Trazendo questões sobre loucura,suicídio, moral e viver,essa leitura me deixou com o coração quentinho e se tornou um porto seguro nesse momento.

Garotareader 26/10/2022

Sem palavras.
Esse livro é simplesmente sensacional , uma leitura com uma fluidez incrível, tratando de vários assuntos com uma reflexão profunda e que nós faz pensar muito.
Uma história envolvente a cada página e que não é nada cansativa. Me tirou de uma baita ressaca literária.

Evillyn 21/10/2022

Que nostalgia
Este livro li anos atrás, ganhei de um professor, que me incentiva a ler, e li com muito prazer, trouxe até uma discussão em casa, pois minha mãe achava um tema pesado para uma pré adolescente.
Ele conta a história de Veronika que apesar de ter uma vida normal decide interrompê-la, o livro aborda o tema suicido, e te faz refletir bastante, não tenho lembranças profundas, mas, me recordo que gostei.

MiA 16/10/2022

Emocionante
Dinâmico e sem muitos rodeios.
Gosto dessa mistura de ficção com auto-ajuda.
O tema polêmico e tabu para a época e nos dias de hoje.

amandafffdo 13/10/2022

A consciência da morte nos anima a viver mais
Felizmente fui influenciada por uma amiga, que disse: "deixe Paulo Coelho te guiar na leitura", e acabei me surpreendendo com a síntese da mensagem e com a história do próprio autor, mesmo inicialmente não entendendo a estrutura do livro e cultivando um problema pessoal com o narrador. Surpresa também foi descobrir a importância do livro para a legislação brasileira no que diz respeito as internações arbitrárias.

A discussão da loucura e a abordagem da amargura como principal veneno da alma acaba sendo esclarecedora e inspiradora a depender do leitor.

Boa oportunidade de contato com autor e tema.
Marina 13/10/2022minha estante
??