Veronika Decide Morrer

Veronika Decide Morrer Paulo Coelho

Resenhas - Veronika Decide Morrer

Camila TQR 23/12/2022

Somos loucos ou normais?
Tenho esse livro a quase 5 anos em minha estante, havia pedido de amigo secreto, pois sempre gostei da escrita do Paulo Coelho, entretanto enrolei muito para ler.

E o que posso dizer sobre o livro? Que é sensacional para uma reflexão do que é normalidade e do que é loucura.

O livro trás a própria história de Paulo Coelho, não não é uma biografia, mas sim q experiência de ter sido internado em um hospício e sobre as frustrações da sua vida como pessoa.

Veronika tinha tudo, mas ainda assim faltava algo, e se algo ela só descobre depois de tentar tirar sua vida.

Perdida em meios aos loucos de Villete, ela começa a se encontrar e se questionar o porquê morrer e como viver, e pelo que vale a pena lutar.

Um livro que precisa ser lido com cuidado, pois pode sim gerar gatilhos para algumas situações, entretanto gera também muitos questionamentos de porquê devemos de fato viver.

Super recomendo

Kotowari 22/12/2022

No dia 11 de novembro de 1997, Vero nika decidiu que havia afinal! chegado o momento de se matar
Assim começa Veronika decide morrer, romance extraordinário que narra, com a sagacidade e a sutileza de Paulo Coelho, a corajosa luta de uma Jovem contra (e por) sua vida.

Em uma história em que tudo parecia estar no caminho certo, o autor traça o destino de Veronika, com Infinito cuidado, tecendo o mistério de sua decisão de tirar a própria vida. No entanto, ela não morre: acorda num hospital psiquiátrico com a perspectiva médica de ter, no máximo, apenas mais uma semana de vida. O que a protagonista passa a enfrentar, então, é um jogo de espera e um mundo estranho que a levam a reavaliar sua decisão.

Nas palavras do próprio autor, a Veronika do livro é ele mesmo, internado por três vezes em hospitais psiquiátricos, de onde extraiu ele- mentos para este relato contundente sobre aceitação e loucura.

Kushi 21/12/2022

Favoritado
O livro é excelente! Foi uma recomendação de um amigo que valeu muito a pena ler.
Você começa o livro achando que é uma coisa e depois vê que estava totalmente errada.
Os personagens são excelentes, as frases desse livro são maravilhosas (fiz várias marcações), as divagações, a crítica... É tudo perfeito.

Recomendo fortemente.
Bruno.Paganotti 31/01/2023minha estante
Eu faleeeei que era maravilhoso hahaha

starseaws 21/12/2022

Resenha Veronika Decide Morrer
Esse livro é muito bom. Tem um tema principal mais pesado e aborda outros temas nesse mesmo nível, pode conter gatilhos, então cuidado. É um livro pra você levar pra vida sempre no cantinho da mente, por que ver a evolução da Veronika a cada capítulo e página é simplesmente incrível.

Tatá 14/12/2022

Primeira leitura do autor. Por que odeiam ele? (E por que amam?)
Acho que escolhi uma boa história para começar. Veronika tenta cometer su1c1d10 mas acaba sendo resgatada e vai para um hospício* lá ela vê várias pessoas passando pelas mais diversas situações e acaba pensando mais sobre a própria vida

Schimas 14/12/2022

? O que é dignidade? É querer que todo mundo ache que você é boa, bem-comportada, cheia de amor ao próximo? Respeite a natureza; veja mais filmes de animais e repare como eles lutam por seu espaço. Todos nós ficamos contentes com aquele tapa que você deu.

linkgio 13/12/2022

veronika decide morrer e eu também
confesso que da metade pro fim da leitura não estava entendendo o propósito do livro e a mensagem que ele queria passar, mas após ler as palavras finais, as coisas fizeram um pouco mais de sentido na minha cabeça.

o livro é um pouco diferente do que eu imaginava. tive vontade de lê-lo principalmente pelo nome, que me instigou. a escrita de paulo coelho se assemelha bastante a de jeffrey eugenides, no momento em que o protagonista sai do foco e é inserida a história de um personagem secundário. "veronika decide morrer" é um livro bem reflexivo, com escrita fluída, onde não se vê o tempo passar.

fico feliz que paulo, um escritor brasileiro, seja reconhecido mundialmente. apesar de ter sido o primeiro livro que li, acredito que suas obras sejam boas e sei que valem a pena serem lidas.

Davii.San16 10/12/2022

Estou a 30 minutos tentando pensar no que escrever... Esse livro é extraordinário, mesmo sendo lançado em 1998 o livro trás críticas sociais quebra muitos tabus em diversos assuntos que podemos jogar para os dias atuais.... Dei 5 estrelas pois o Livro não é cansativo, ele tem uma leitura gostosa, você se apega a personagens se identifica a eles (Principalmente a Verônika) quando li o título Verônika decide morrer comecei a ler o livro já imaginando como seria a história como seria o final já tinha basicamente criado o enredo da história na minha cabeça. Mas Paulo Coelho conseguiu fazer uma história completamente diferente daquela que você cria apenas lendo o título. O livro é esplêndido eu gostaria de citar frases do livro mas achei melhor não pois todas as pessoas merecem e precisam ler esse livro e sentir ele, o livro faz com que voce tenha inúmeras reflexões sobre a vida, sobre a maneira como voce aproveita ela entre outras coisas... Concerteza vou ler mais outro livro de Paulo Coelho ksksks

Michelle.Oliveira 07/12/2022

Rabbit
Primeira vez que leio algo do Paulo Rabbit
Queria dizer que a leitura me deixou ávida pra ler outro livro dele mas não foi o que aconteceu, entendo que ele é um escritor consagrado traduzindo e reconhecido mundialmente e parabéns pra ele fico muito feliz por ver um conterrâneo alcançando sucesso e levando o nome da sua pátria mundo a fora. O problema é que acho que comecei pelo livro errado e o livro não envelheceu tão bem assim, acho que o fato de tratar pessoas como ratos de laboratório me pegou. Acho que pela escrita fluida e sem muito arrodeios no futuro tentarei outro.
Si_Mone 07/12/2022minha estante
Ah eu tb só li um livro do PC e não gostei. Pretendo incluir mais na minha meta de leitura, mas só Deus sabe quando. ?

Michelle.Oliveira 08/12/2022minha estante
Rsrsrsrs eu tô sem pressa.

timtim 05/12/2022

"preciso correr o risco de estar viva"
Essa é a primeira obra do Paulo Coelho que eu leio e posso dizer que me surpreendi com a capacidade de manejar as palavras que ele tem, de uma forma que instiga o leitor a ler mais e mais.
Uma narrativa completamente diferente do que estou acostumada, mas que entregou o que prometeu. Vale muito a leitura!

Isabella624 04/12/2022

O livro fala sobre suicídio, depressão e outros casos psicológicos de maneira livre e sem tabu. A loucura é bastante discutida pelos personagens, ninguém sabe o que é ser louco e o que é ser normal, o que nos faz refletir sobre isso também. A jornada da Veronika no hospital psiquiátrico muda não só a forma dela de ver a vida e sua tentativa de suicídio, mas também a maneira como outros personagens enxergam a vida e seus casos. É bonito ver a diferença de cada um ao longo do livro.
Não gostei de algumas partes da história, principalmente o fato de que alguns casos não foram explicado e desenvolvidos, deixando uns personagens meio soltos na própria história.
De toda forma, o livro incentiva que a vida seja vivida do que jeito que se deseja, sem amarras ao que a sociedade impõe sobre tudo e todos.

Marya_ 04/12/2022

?A loucura é a incapacidade de comunicar suas idéias. Como se você estivesse num país estrangeiro ? vendo tudo, entendendo o que se passa a sua volta, mas incapaz de se explicar e de ser ajudada, pois não entendem a língua que falam ali. Todos nós, de um jeito ou de outro, somos loucos.?

Marianna.Tanan 29/11/2022

Gostei, porém queria que a história se aprofundasse mais na Veronika pra entender todas as questões psicológicas que fizeram ela fazer o que fez. Uma coisa que gostei foi da teoria do Vitríolo do medico psiquiatra de Villete, que até que fez muito sentido na minha cabeça. A reflexão que o livro traz é boa. Gosto também quando o médico conversa com Mari:
"- É grave forçar-se a ser igual: provoca neuroses, psicoses, paranóias. É grave querer ser igual, porque isso é forçar a natureza, é ir contra as leis de Deus ? que, em todos os bosques e florestas do mundo, não criou uma só folha igual a outra. Mas você acha uma loucura ser diferente, e por isso escolheu Villete para viver. Porque, aqui, como todos são diferentes, você passa a ser igual a todo mundo. Entendeu?"
Gente isso fez tanto sentido pra mim.
É isso eu gostei e não gostei ao mesmo tempo e além disso tem muitos erros de digitação nessa edição alguém faz alguma coisa !!

Anelym.Anjos 28/11/2022

Gostei, mas
Esse livro me tocou muito, muito mesmo, entretanto, tem alguns "defeitos" e utilizo aspas nessa afirmação pelo simples motivo de que a mensagem principal foi sim passada, mas eu sou fã do drama, então, para mim, faltou adornos que deixassem a narrativa mais emocionante, mas isso é muito mais a minha expectativa do que deveria ser e não um defeito de fato. De resto, gostei bastante.