Veronika Decide Morrer

Veronika Decide Morrer Paulo Coelho

Resenhas - Veronika Decide Morrer

Selene 14/01/2023

Veronika decide morrer
MEU DEUS QUE LIVRO INCRÍVEL!!!!
Esse livro me trouxe muitas reflexões e até me deu uma vontade de viver e uma esperança que não apareciam a muito tempo.
E sem falar nesse final, que me deixou completamente em choque, simplesmente genial.
Só não dei 5 estrelas pois algumas cenas e falas me deixaram um pouco incomodada.
Fora isso, é um livro muito bom.

Mila 12/01/2023

Lindo lindo lindo
Esse livro é tão lindo, mudou meu ponto de vista em vários aspectos, me deu esperança e me senti de um jeito inexplicável, só leia.

Yasmin.Filetti 12/01/2023

Todos deveriam ler
Achei muito bom e reflexivo, a única parte que me incomodou foi eu não ter me apegado tanto aos personagens. O livro trata sobre as experiências de internações psiquiátricas do Paulo Coelho mas de uma forma ficcional, com ênfase na Veronika (que simularia algumas vivências e pensamentos dele).
Eu tinha pensado em não ler as notas finais, até pq nunca as acho tão interessantes, mas a forma como ele se abriu nelas fez meu coração doer

martin pagodeiro 11/01/2023

veronika
Li na época em que eu pensava exatamente como a protagonista. Me trouxe muitas reflexões e me encantou muito. Ja ouvi falar muito mal das obras do Paulo coelho, mas eu amei muito.

tlgerfl0w3r 11/01/2023

maravilhoso, apenas
Enrolei para terminar esse livro pois ele é muito bom, não é o tipo de livro que você lê para acabar logo ou só "comecei então vou terminar" ele realmente te cativa, te hipnotiza, é maravilhoso.
A escrita nem se fala, é incrível como ela te deixa com gosto de quero mais. A história te faz querer continuar até saber o final mas a tristeza de acabar ele te faz enrolar
A experiência de leitura de Veronika decide morrer para mim foi inesquecível e marcante, virou meu fav e sempre que tiver oportunidade vou indicar

anna tuissi 10/01/2023

?Tudo dependia de apenas uma coisa: da capacidade da menina sobreviver.?
?E ela conseguira.?

Primeiro trabalho do Paulo Coelho que eu li e já estou completamente impactada. Ao decorrer do livro a gente percebe que o motivo da Veronika tentar se matar não foi nada mais, nada menos do que a normalidade. O autor faz uma crítica e tanto sobre tentarmos agir de maneira igual a maioria, sempre cuidando para agradar da melhor forma a todos. E isso é tedioso. É tedioso viver de forma ?normal?. E no final a gente descobre que todo mundo tem um pouco de loucura, e é essa loucura que nos dá a vontade de viver e de lutar pela vida.

Se alguém quiser ler, se atente. Pode ser que tenha alguns gatilhos envolvendo o psicológico das pessoas internadas. E também é necessária uma cabeça bem aberta, porque literalmente, o livro foge do normal.

FAVORITADO!!

Gustavo56 10/01/2023

Fé nas maluca.
Iniciar o ano lendo esse livro foi uma escolha da qual não me arrependo. Paulo Coelho me levou a pensamentos que antes eram um pouco mais abstratos do que agora.
As idealizações de loucura e o quão poderoso pode ser o medo da morte são pontos altíssimos pra mim dentre tantos tópicos como o desejo sexual de cada pessoa, fé, sonhos, futuro e reflexões de vida (que também me pegaram bem.)
Enfim, baita livro incrível pra começar o ano com novos pensamentos. Concordar com Veronika em certas ocasiões, porém, concordar com Mari e Zedka também. (Até com o Dr. Igor!)
Livro incrível, recomendo a leitura.

nelolzinha 08/01/2023

Veronika
EU AMO ESSE LIVRO. Meu primeiro professor de literatura (e único), vivia dizendo que durante muito tempo também adorava esse livro até ler "a morte de ivan ilitch". Mesmo o tempo passando, eu ainda adoro esse livro e tenho memórias afetivas muito boas dele. Lerei a morte de ivan.

Perdida_nas_Estrelas 08/01/2023

Adorei!
Eu não sei se gostei do livro porque amei o filme quando o vi há mais de 10 anos, mas o fato é que gostei. Nada genial, porém o autor consegue nos inserir naquele local e naquele tempo, com aquela personagem de uma forma boa; os temas tratados são de extrema importância, mais ainda por serem discutidos nos anos 90, são falados sobre alguns transtornos de personalidade e mentais, e como se eram tratados de forma negligente.
Quando o autor fala sobre alguns aspectos religiosos e eu simplesmente ignoro, até porque não são muitas vezes e nesse caso eu consigo me abster, pois não possuo as mesmas crenças e opiniões.
Foi meu primeiro livro do Paulo Coelho, pretendo ler mais uma ainda, entretanto, não creio que vou ler mais que isso pelas minhas primeiras impressões.
Recomendo, sim e preciso rever o filme.

Amandazzoc 08/01/2023

incrivel
cara q livro bom, de verdade eu nao esperava tanto mas recebi muito, me prendeu demais do inicio ao fim, saber a história dos personagens era incrível, a vivencia de cada um e como eles chegaram ali é incrível.
se eu ainda estivesse no meu estado depressivo ao ler esse livro eu tenho certeza que ele me ajudaria muito e me faria repensar na minha vida e me daria vontade de viver, pois nesse momento esta me dando muita vontade de viver tudo oq eu conseguir
"o risco de uma aventura vale mil dias de bem estar e conforto"

Larissa.Andryws 11/01/2023minha estante
Concordo, nesse livro ele deixou muito o eu em evidência, tanto pela crença quanto pelo fato dele já ter sido de fato internado pelos pais em um manicômio (em uma época que quem entrava lá não costumava sair). Quando li esse livro (11 anos) fiquei chocada de que era assim que tratavam pessoas com deficiência ou qualquer tipo de transtorno que não sabiam como lidar, por esse lado foi bom porque me liguei na luta pcd e anti-manicomial, mas depois fiquei incomodada porque raios ela se masturbou do nada(cena super forçada), foi constrangedor e vergonha alheia demais, é o livro que envelhece como leite tipo cada vez que paro para refletir acho mais coisas pra contestar, mas aquelas né, vai ver que pra alguém serviu para refletir sobre lutas e causas importantes assim como foi pra mim ou só pra tirar umas boas risadas né.

valentine 14/01/2023minha estante
As resenhas positivas que eu vejo por aqui geralmente espelham um pensando de "ótima reflexão, vamos aproveitar mais a vida!" que o Paulo quis passar mesmo, acho que esse é o público que ele quis atingir e conseguiu. Não tenho nada contra a palestra motivacional, só não acho que tem que usar a doença mental, uma coisa fora do controle emocional e comportamental, como base. A experiência de quase morte traz isso mesmo, mas não é cura. Mas mesmo assim, achei a escrita ruim e o protagonismo feminino muito sexualizado HAIHAUA Mas sim, o alerta pra luta anti-manicomial é um bom ponto. Uma pena que não foi nessa lição que ele focou.

Nery 27/12/2022

Que obra maravilhosa
Se hoje alguém vier me pedir ajuda pra começar a ler , sem dúvidas essa será uma das minhas indicações , a leitura é leve , sem muita enrolação, a história é muito interessante e acaba prendendo o leitor .

Narniaworld 26/12/2022

Esse foi o primeiro livro q eu li, e sem duvida foi ele q desencadeou minha paixão pela leitura, pq sem duvida esse livro é a melhor coisa q já li ate agora.
Esse livro te prende a ele de tal forma q vc nem imagina, a forma q a história foi feita é tão bem escrita q ate chega a assustar.
Uma garota q descide morrer pq sua vida é tão comum q ate perde a graça.
A construção dos personagens e da vida deles antes de conhecer Veronika é tão bem feita e traz sentido a muitas coisas no livro.
O romance construído q n tira o foco do livro é incrível, Paulo Coelho consegue juntar o amor e a parte central da história em um livro só, e isso é surpreendente
Sem dúvida Veronika descide morrer é o meu livro favorito, e nunca vai deixar de ser.