Cultura

Cultura Roque de Barros Laraia




Resenhas - Cultura: um conceito antropológico


127 encontrados | exibindo 121 a 127
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 9


André 14/11/2010

Cultura, visão de Laraia e seus conceitos antropológicos.
Na introdução do livro “Cultura, um conceito antropológico”, (LARAIA, R.B – 24° edição, Rio de Janeiro: JORGE ZAHAR Ed., 2009) temos o primeiro contanto com uma obra que deseja ser acessível e introdutória para a temática da cultura antropológica. O livro é dividido em duas partes, sendo a primeira uma discussão sobre a formulação do conceito de CULTURA durante uma trajetória da antropologia como ciência, passando por teorias de diversas épocas e de variados cenários. Entrando na segunda parte, encontraremos a atuação de forma prática da cultura no homem, onde fica evidente a formação cultural de um indivíduo a partir de um molde social pré-estabelecido.
Em sua obra, Laraia discute teorias como o determinismo biológico (diferenças genéticas determinam culturas diferentes) e geográfico (diferenças geográficas determinam culturas diferentes), provando o descaso dessas teorias e como elas foram inutilizadas pela antropologia moderna. Para criar uma base antropológica, o autor fornece definições como o etnocentrismo (olhar social beneficiando e centralizando uma determinada cultura, partindo da perspectiva da cultura própria), endoculturação (processo de aprendizado de uma determinada cultura, onde se inicia no nascimento do indivíduo e termina em sua morte) e aculturação (duas culturas se encontram e uma se sobrepõem a outra. Conceito ultrapassado).
Em suma, cultura é universal a vida social da humanidade, assim se destacando do NATURAL – o que não é relacionado a tradições sociais, tudo o que não é comportamento aprendido e que transcende o domínio das normas, hábitos e costumes. Enfim, tudo que não é particular, – e partindo para a particularidade humana. Utilizo aqui uma definição de Edward Burnett Tylor (1871) – “Cultura é todo o comportamento aprendido, aquilo que independe de uma transformação genética”. Podemos dizer então que cultura é tudo que não é natureza, mas sendo assim NATUREZA uma definição humana, por tanto cultural.
Vemos em alguns casos a cultura de um indivíduo se sobrepondo à biologia, como em doenças psicossomáticas e psicofisiológicas. Colocando como exemplo o popular “leite com manga (popularidade brasileira)”, onde biologicamente a manifestação dessa dor inexiste, mas partindo de uma construção cultural, ela se torna real ao indivíduo.
Cultura, um conceito antropológico é uma obra fascinante de leitura concisa e acessível, tornando-se obrigatória a todos que desejam ingressar na antropologia.
Mambo.dCosta 13/03/2020minha estante
Senhor podes me emviar a vida e a obra da Roque de Barros Laraia para mim, neste momento eu elaboro o meu monografia sobre a cultura no pensamento de ROque Laraia, portanto eu necessito o livro completo do autor Roque Laraia. Obrigado.




Nessa 03/09/2010

Entendendo o social
Esse livro foi passado pela minha professora Cida destinado ao curso de psicologia.
Eu ameeeeeeeeeeeeiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
Esse livro é uma obra prima para quem quer entender de forma simples e cheia de exemplos sobre o nosso contexto cultural e social.
Como estava pagando a disciplina Cultura e Subjetividade, ele caiu como uma luva pra nossa turma.
Eu recomendo pra quem quer entender o social.
Maravilhoso!
comentários(0)comente



Rafaela B 01/06/2010

Cultura, Um Conceito Antropológico
Li para a matéria O Homem e a Sociedade, da faculdade. No começo lia com preguiça e desinteresse, mas a partir do momento que prestei atenção à leitura percebi a qualidade do livro! Um livro bem pequeno, tanto em tamanho como em número de páginas mas que realmente faz o que propõe: explicar a confusão que é explicar o que é Cultura. Não entendeu? Pois Cultura é assim mesmo, fácil de entender, difícil de explicar. Sem contar que o livro me esclareceu alguns pontos sobre a vida, sociedade e religião. Muito bom mesmo!
comentários(0)comente



nlock 03/11/2009

Uma introdução didática
Achei ótimo o livro (pequeno livrinho) "Cultura: um conceito antropológico" porque me ajudou a ententeder e apontou caminhos para o aprofundamento de estudos sobre culturas e diversidade cultural, etnocentrismo, "difusão cultural", debate cultura x natureza, etc.
Além de bastante simples e claro, o livro tem uma bibliografia para estudos iniciais e uma linguagem cativante. Conseguiu os objetivos para os quais foi produzido.
comentários(0)comente



Dany Dantas 13/09/2009

O livro trata a temática com linguagem clara e objetiva, portanto, é uma boa referência para compreender o conceito de cultura tão discutido hoje nas ciências humanas.
De forma bastante curiosa, o autor perpassa desde o conceito, desenvolvimento e teorias, sob determinações biológica, geográfica e histórica, até a operacionalização dela.
Acredito que é um livro ideal para qualquer biblioteca.
comentários(0)comente



Bizi 08/07/2009

Cultura: um conceito antropológico
O livro Cultura: um conceito antropológico, do [autor] Roque de Barros Laraia, (reeditado pela Jorge Zahar Editor Ltda em 2008), discute conceitos e revela a definição de cultura de uma forma diferente e faz uma viagem as culturas e sub-culturas no mundo oriental e ocidental a fim de apresentar os diversos modos de cultura existentes no mundo.
A obra está divida em duas partes, antecedido de uma apresentação e finalizado por anexos e notas referente ao livro e sua temática. Foi desenvolvida em 113 páginas. O autor apresenta a cultura de uma forma diferenciada. Nesta obra o autor apresenta a cultura como partes de formam um todo e não algo já formado. Concretizado.
Na primeira parte da obra o autor discuti sobre o desenvolvimento, na antropologia, do conceito de cultura. De modo geral, esta parte, mostra como a cultura desenvolveu-se com o ser humano. Na segunda parte, a qual daremos maior foco, o autor pretende mostrar como a cultura atua e molda a vida das pessoas. O autor utiliza-se de muitos exemplos, o que torna a leitura e compreensão da temática, um tanto didática.
No primeiro capítulo da segunda parte, o autor, baseando em Benedict, faz uma comparação da cultura com uma lente, lente esta que o homem ver o mundo. E que as lentes são diferentes para homens de culturas diferentes.
Já, no segundo capítulo, o autor mostra como a cultura interfere no plano biológico do ser humano, a ponto de condicionar até mesmo sobre a vida e morte dos indivíduos da mesma cultura e/ou sub-cultura.
O autor, no terceiro capítulo, faz uma abordagem sobre a participação do indivíduo em sua própria cultura. Ele afirma que os indivíduos participam de uma forma diferente na mesma cultura. Assim a participação do indivíduo em sua cultura é limitada.
Laraia, no quarto capítulo, mostra que toda cultura tem sua própria lógica. Ele emprega um termo muito utilizado em toda obra que é o “Etnocentrismo”. Dizendo que seria um ato etnocêntrico tentar transferir a lógica de uma cultura para outra.
No último capítulo da segunda parte ele apresenta que a cultura é dinâmica. Ele é dinâmica porque se modifica/desenvolve/adapta com o passar do tempo. Ele ainda afirma que existem dois tipos de mudanças: uma interna e a outra quando há contato com uma outra cultura. E conclui que cada sistema cultural está sempre em mudança.
comentários(0)comente



Rach 04/03/2009

Li quando comecei a faculdade, acho que abre os olhos e as portas pra clássicos. Fácil compreensão. Muito recomendado xD
comentários(0)comente



127 encontrados | exibindo 121 a 127
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 9


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR