Sonho de Uma Noite de Verão

Sonho de Uma Noite de Verão William Shakespeare

Resenhas - Sonho de Uma Noite de Verão

M. Lima 12/11/2023

Ok até
Dos recentes lidos de Shakespeare, é a comédia pouco mais fraca.
Consegue tirar alguns risos, mas como havia lido "a megera domada" pouco antes, este, deixou a desejar.

VitAria.Matuno 07/11/2023

É de conhecimento geral que Shakespeare revolucionou o entendimento de sentimentos. Neste livro isso não é diferente, é uma história leve com vários romances interligados. Me apetece a fantasia e o romance misturados, ainda mais com um final feliz e uma história "água e sal". Os personagens com personalidades mais variadas, o enredo que propositalmente não é longo nem tem muitos conflitos, pois, como dito no final do livro, se trata apenas de um sonho de uma noite de verão. Walcyr Carrasco faz um ótimo trabalho ao traduzir e adaptar essa história, escrevendo tanto como uma tradução em formato de teatro quanto uma adaptação em prosa. A leitura foi fluida e leve, adorei a história!

Quel 06/11/2023

Li por ser o assunto de literatura na escola e é até legal, é meio difícil de ler por ser antigo mas achei divertido

tswift0 06/11/2023

Sonho de uma noite de verão, 3.5?
Já fiz uma resenha aqui sobre este, porém a versão normal da muito mais detalhes e facilita muito o entendimento da obra.

Além de quarteto amoroso, lidamos com as confusões que está apaixonado trás e ainda mais quando tem uma flor, atingida por fecha de cupido, por ai.

Em geral, gostei bastante do livro e ate releria (como foi o caso)

MariCosteira 30/10/2023

Achei os personagens meio bestas e o enredo bobinho, mas para passar o tempo foi bom. Gostei no final os personagens do palácio comentando sobre a peça.

Julia2251 30/10/2023

"Há quem diga que todas as noites são de sonhos"
Passei muito tempo sem ler nada por problemas em casa e esse foi o livro que li pra sair da ressaca literária.
Muito divertido e leve, é um livro curto e fantasioso. Nem um pouco profundo ou aprofundado na história dos personagens, mesmo que eu ache que esse é o objetivo mesmo. Nenhuma grande reviravolta. É só uma história pra passar o tempo, o tipo de livro legal que praticamente não tem impacto na tua vida.

victoria 26/10/2023

Ótimo!!
Achei a peça bem engraçada, apesar de ter pontos bem antigos. É uma ótima versão pra quem começar a ler Shakespeare

Welliton.Moreira 25/10/2023

Uma Noite de Encanto e Confusão
"Sonho de uma Noite de Verão" é uma das comédias mais encantadoras e populares de William Shakespeare. Publicada pela primeira vez em 1600, a peça é um verdadeiro mergulho no mundo mágico e fantasioso, onde os desejos e os enredos amorosos se entrelaçam de maneira hilariante e cativante.

A história se desenrola em três camadas interligadas: a corte dos duques de Atenas, as aventuras dos amantes no bosque encantado e o reino das fadas, onde Puck, o duende, causa estragos com poções mágicas. O enredo gira em torno do casamento planejado entre Teseu, Duque de Atenas, e Hipólita, a rainha das Amazonas. No entanto, o verdadeiro coração da peça reside nas tramas amorosas dos jovens amantes Hermia, Lisandro, Helena e Demétrio, que são lançados em um redemoinho de confusões e encantamentos mágicos.

Um dos aspectos mais notáveis da peça é a exploração do tema do amor. Shakespeare examina diversas facetas do amor, desde o amor romântico e idealizado até o amor caprichoso e volúvel, representado pelas intervenções mágicas das fadas. A ironia do amor é evidente na situação de Helena, que é rejeitada por Demétrio, mas, no final, tudo se resolve em um casamento múltiplo que celebra a união de todos os amantes.

O elemento mágico é outro aspecto fundamental da peça. As ações das fadas, lideradas por Oberon e Titânia, e as travessuras de Puck, fornecem o toque de encanto e fantasia que faz de "Sonho de uma Noite de Verão" uma experiência única. A poção do amor, que faz com que os personagens se apaixonem à primeira vista por quem quer que vejam ao acordar, é o gatilho para muitas situações cômicas e complicadas.

O humor desempenha um papel importante na peça, e as confusões geradas pelas intervenções mágicas garantem risos e diversão ao público. A troca de identidades e as paixões desenfreadas tornam a história uma comédia de erros que se desenrola em um ambiente mágico e surreal.

Minha opinião pessoal sobre "Sonho de uma Noite de Verão" é extremamente positiva. A peça é uma obra-prima que equilibra habilmente elementos cômicos e líricos. Ela nos faz refletir sobre a natureza complexa do amor, ao mesmo tempo em que nos proporciona momentos de risos e alegria. A habilidade de Shakespeare em criar personagens cativantes e diálogos brilhantes é evidente ao longo da trama.

Em resumo, "Sonho de uma Noite de Verão" é uma peça que continua a encantar e cativar o público, séculos após sua criação. Sua exploração do amor, da magia e do humor a torna uma obra atemporal e uma das comédias mais marcantes de Shakespeare. Se você ainda não teve a oportunidade de ler esta peça, eu recomendo vivamente que o faça. É uma jornada mágica e inesquecível pelos meandros do coração humano.

Sarah 25/10/2023

Achei engraçadinha. Não dá pra entender muita coisa, não tem um bom desenvolvimento e senti que não tinha início, meio e fim. Não sei se todas as peças são assim, mas as de Shakespeare são

Paulo.Diniz 22/10/2023

Há quem diga que todas as noites são de sonhos.
Mas há também quem garanta que nem todas, só as de verão. No fundo, isto não tem muita importância.
O que interessa mesmo não é a noite em si, são os sonhos. Sonhos que o homem sonha sempre, em todos os lugares, em todas as épocas do ano, dormindo ou acordado.

Samyra 21/10/2023

Me surpreendi e muito
Não imaginava que poderia gostar tanto de uma peça de Shakespeare. O jeito que é escrita, os personagens, as cenas? tudo tão cativante e ao mesmo tempo crível.

Ao concluir a leitura percebi que fica como ensinamentos para nós dezenas de coisas que tentamos mudar só porque querermos que seja de tal forma.

Luma109 19/10/2023

Um sonho de uma noite de verão
Esse livro é muito bom,sua leitura é rápida e não é cansativa, ele fala sobre um triângulo amoroso de uma forma descontraída e com diversas reviravoltas, trazendo um cenário místico onde encontramos fadas, duendes,magia e outros,determinadas partes do livro te fazem ficar curiosa(o) e te induzir a ler mais e mais.

Caroolinee 19/10/2023

Sobre Shakespeare
Esse é tão bom quantos os outros livros, mas o diferencial é que ele é muito engraçado não estava esperando.