Café Preto

Agatha Christie

Resenhas - Café Preto

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Aline.Sacramento 08/04/2023

É um bom livro, rápido de ler, mas nada de novo ou muito interessante. Já li muitos outros livros da véia que são melhores.

Ratinha de Biblioteca 31/03/2023

Não seja seu primeiro Agatha Christie!
Se a pessoa começar a ler Agatha Christie por essa novela mequetrefe, vai ficar admirada de ela ser famosa, Rainha do Crime e tal.
Poirot e Hastings não parecem eles mesmos e sim caricaturas. Os diálogos são atrozes! Abaixo um exemplo, sem spoilers:
"A: X morreu envenenado, a polícia foi chamada.
B: Não é possível evitar isso?
A: Não, o veneno não foi autoministrado.
B: Quer dizer que foi assassinato?" ?

Ajuda sabermos que é uma peça de A. G. adaptada por Charles Osborne. Mas, fica-se pensando: não poderiam ter arrumado um autor mais criativo?!

Enfim, comece a ler A. G. por um que seja representativo da sua genealidade, caso de "O Assassinato de Roger Ackroyd", "E Não Sobrou Nenhum", "O Assassinato no Expresso do Oriente", "Morte no Nilo", "A Casa do Penhasco". Esse é o meu top 5. ?

Thainá 24/01/2023

Suspense leve e gostoso de ler
?O detetive belga Hercule Poirot é convocado por um famoso cientista inglês temeroso de que a fórmula secreta que está desenvolvendo seja roubada. Ao lado de seu fiel escudeiro, o capitão Hastings, Poirot apressa-se em atender ao chamado, mas chega tarde demais. Encontra seu cliente morto, e a fórmula desaparecida. Todos os ocupantes da bela casa de campo do cientista são suspeitos, e só as privilegiadas células cinzentas de Poirot poderão descobrir o verdadeiro culpado. Café preto foi escrito originalmente como uma peça em três atos. Charles Osborne, biógrafo de Agatha Christie, encarregou-se da tarefa de transformar o texto em romance.?

? A história é bem escrita, fluida e gostosa de ler (percebam que foi romanceada por outra pessoa, o biógrafo da Agatha, então é possível perceber algumas diferenças no modo de narrar, mas nada que comprometa a qualidade da obra)!

? O livro é curtinho, com apenas 20 capítulos e menos de 200 páginas, perfeito para uma leitura no fim de semana!

? O enredo é simples, clichê até, por isso descontei 1 estrela da nota. Me acostumei com as histórias altamente elaboradas da Agatha, cheia de personagens complexos e paisagens incríveis ?. Em Café Preto, toda a história se passa na casa de campo do cientista Sir. Cloud e em poucos dias o crime é desvendado. É o livro perfeito para uma leitura rápida e para curar ressacas literárias!

? Pelo fato de ter sido escrito no formato de romance por outro autor, estranhei um pouco alguns aspectos da personalidade do Poirot que foram evidenciados e que eu nunca tinha percebido em outros livros da Agatha ? não sei se não li livros suficientes da Agatha ou se o Charles simplesmente achou que o Poirot era da forma como ele o descreveu e simplesmente resolveu imprimir suas impressões na história? seja como for, isso não atrapalha em nada. Foi apenas uma percepção minha! E quem é fã da Agatha vai notar algumas diferenças na escrita sim, é inevitável.

De modo geral, foi uma ótima leitura! Mais um livro da rainha do crime pra lista ?

Rafa Silvelane 17/01/2023

Descobri que eu preciso ler Agatha uma vez por semana.
Esse livro é super curtinho e rapidinho de ler. Nosso Hercule Poirot está presente na história, então, selo de qualidade garantido, eu amo o Hercule.
Café preto foi escrito inicialmente com o formato de peça teatral e adaptado para romance, uma história instigante do começo ao fim.
Thainá 17/01/2023minha estante
Não conhecia esse, amiga!!!! Em breve lerei O Cavalo Amarelo dela ?

Rafa Silvelane 18/01/2023minha estante
Aahhhhhh, também quero amiga!!!

wbyuniverse__ 14/01/2023

Pouco Depois das Nove, o Caçador de Ratos Vai Chegar
Apesar de eu ter começado a ler A Gata Triste pelo livro que, independente de quantos eu leia, vai continuar sendo meu favorito; esse livro foi ótimo.
Também foi meu primeiro contato com o Detetive Hercule Poirot e eu estou encantada com esse homem.
Além de ter entendido a famosa questão com os muitos nomes que te confunde no começo.

Pelo que pesquisei, os romances de Agatha Christie foram escritos depois dos de Arthur Conan Doyle e eu consigo ver uma clara inspiração; de tal forma, não consigo deixar de colocá-los em comparação.
Isso não é um traço ruim, até porque eu consegui me apegar mais à Poirot e Hastings, apesar do carinho que tenho por Holmes e Watson, que são indubitavelmente icônicos.
Amo a dinâmica que as duplas compartilham e é muito bom ter um contato diferente.

O que mais me agradou, em contraste com os contos de Sherlock, é que a narração permite que você acompanhe o mistério junto de Poirot.
É possível ver as pistas pairando na narrativa e, mesmo quando o detetive as recebe, você continua no mistério e pode tirar suas conclusões. Enquanto em Sherlock, só é possível assistir ele desvendar o caso sozinho.

A resolução foi mais interessante do que eu imaginava, adorei a reviravolta sobre o passado da italiana e o final foi muito satisfatório. Se o livrao tivesse mais páginas, eu gostaria de ver mais sobre personagens como Bárbara e Caroline.

Apesar de ser um livro curto, é um enredo completo e não achei apressado. Minha maior crítica é quanto a xenofobia no livro, mas eu já estou ciente que vou encontrar muitos preconceitos nos livros dela (especialmente em edições antigas); Apenas acho importante de pontuar aqui para quem tiver interesse em ler.
ThayPauli 14/01/2023minha estante
a gatinha adorando ler A Gata Triste

ThayPauli 14/01/2023minha estante
achei muito bom que você acompanha o mistério, torna tudo mais divertido e fácil de se apegar num todo

Gabi 05/01/2023

Leitura fácil, rápida e supreendente
Confesso que descobri sozinha muitas coisas, mas sempre fico no chinelo na hora de descobrir o assassino. Agatha tinha mesmo a mente brilhante, já li tantos livros dela e mesmo assim nenhum se parece com o outro e com Café Preto não foi diferente. Só não gosto muito das partes em francês porque as editoras quase sempre esquecem de traduzir e quando estamos lendo sem acesso a Internet complicado tentar traduzir do francês sozinha por menor que seja a frase, por ser a Agatha Christie até uma palavra perdida em francês pode mudar nosso entender da história. Enfim, gostei bastante da minha primeira leitura do ano.

Fran 29/09/2022

Ok
Resenha: Comecei a leitura sem nenhuma expectativa, pois esse não é um livro muito comentado. Mas me surpreendi, e gostei até. O audiobook não teve como, toda vez que eu colocava eu dormia, mas o ebook fluiu, porém levou um tempo.

Quote favorito: ?Percebe agora em que pé estamos? - Não - admitiu Hastings com uma candura cativante. - Sabe muito bem que nunca percebo essas coisas.?

Cinco dias de leitura.

lanstov_ 07/07/2022

bom porém nada surpreendente
Um bom livro que te prende e você consegue ler bem rápido. Achei a história legalzinha mas não foi nada surpreendente, bom para passar o tempo.
Thainá 24/01/2023minha estante
Perfeito! Achei a mesma coisa

Arnaldo 22/06/2022

Livro gostoso de Ler
Em comparação com outros livros da autora eu não diria que é o melhor, no entanto, com certeza vale a pena ler e degustar da historia observando Poirot desvendando o assassinado com muita criatividade e imaginação. Ao final do livro como sempre acontece nos livros da Agatha vc irá se surpreender com a revelação criativa de quem realmente é o assassino. O livro é rápido e gostoso de ler. Ler tomando um café preto quente é uma boa sugestão. Boa leitura !!

Carlos531 02/06/2022

Um conto para teatro
Café preto foi escrito originalmente para teatro e que foi transformando em texto para livro por Charles Osborne, mas fica claro página por página quem é a autora. A rainha do crime fica evidente a cada personagem e, principalmente, Poirot o charmoso e orgulhoso detetive sempre acompanhado pelo seu fiel amigo Capitão Hastings. Mais uma história divertida que vale a pena ler. O grande mérito de Charles Osborne foi ter conservado o estilo inconfundível de Agatha Christie.

Bruna 29/03/2022

Normal
O esperado da Agatha apenas. Nada muito diferente, além. Narrativa comum, sem muitos rodeios, ambientação legal. Podia ser mais instigante, mas é apenas esquecível. Mais um bom da autora.

Rachelsilva28 16/03/2022

Kkkkk eu adorei !!!!!
Ai o final foi foda
Hércules Poirot te amo te amo
Te amo
Poxa esse e rápido e bom

Anne 02/03/2022

Agatha Christie sempre impecável
Antes de começar tenho que expressar meu contentamento por ter adivinhado quem era o assassino!! Hahaha.
Café Preto é mais um dos livros que eu peguei na biblioteca de minha escola pra ler. Fiquei encantada ao ver que havia um livro da Agatha Christie lá e o escolhi. E não me decepcionei, foi interessantíssimo acompanhar toda essa trama, sensacional. Eu amei.
Tudo começa quando o cientista Sir Claud Amory desenvolve uma fórmula secreta, e temendo que esta fosse roubada - por alguém de dentro de sua casa - ele chama o detetive Hercule Poirot. Mas, ao Poirot chegar lá, é tarde demais. Sir Claud Amory está morto e a fórmula desaparecida.
Eu recomendo muito, muito mesmo, é uma leitura tranquila e gostosa. Só não dei 5 estrelas porque eu descobri quem era o assassino antes porque se não eu com certeza daria 5 estrelas disparado.

Ize 25/02/2022

Gosto muito da Ágatha Christie, mas esse livro não me empogou muito. Não que seja ruim, contudo comparado a outras obras dela, na minha opinião, deixou a desejar. Mas ainda assim não acertei o culpado.

Mariele 23/02/2022

Café preto
Foi o primeiro livro que li da Agatha e confesso que esperava mais. Talvez por esse livro ter sido escrito originalmente para teatro e depois transcrito por outra pessoa para romance, possa ter perdido um pouco da autora no caminho.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6