Desonrada

Desonrada Mukhtar Mai...

Resenhas - Desonrada

1 | 2 | 3 | 4

Juh 04/01/2009

Mostra a luta de mulheres q vivem uma vida difícil por causa da cultura de seu país. Mostra uma verdadeira vontade de fzr a justiça.

Danni 20/01/2014

Triste, lamentável que em pleno século XXVI ainda existe um país onde as mulheres valem menos que sola de calçados. Onde estuprar mulheres é "permitido" ou seja, são estrupadas, mas a lei fica do lado dos homens, e as mulheres se suicidam.
Até que Mukthar Mai decidi falar, porém é uma entre mil. E até hoje nada mudou no país :(

Carla Martins 02/01/2013

Forte, real e revoltante
Tinha lido sobre esse livro há muito tempo e fiquei com ele na cabeça. Estava louca pra ler e, quando chegou o natal do ano passado, pensei comigo: "Em um dos 384857472362761 amigos secretos dos quais sempre participo, vou pedir esse livro de presente para quem me tirar!".

Dito e feito! Pedi e ganhei! Uhu!!! E estava tão, mas tão, mas tão curiosa que comecei a ler no mesmíssimo dia. E valeu a pena! O livro é muito bem escrito, muito emvolvente e super chocante, até para mim, a "louca dos livros sobre muçulmanas" (sim, eu amo, já li mais de 15 sobre o tema).

Desonrada, por quê?

O nome não poderia ter sido melhor. Isso porque Mai Mukhtar foi desonrada de todas as formas possíveis. E o mais incrível é ela ter conseguido transformar toda a sua dor em força para lutar por um amanhã diferentes para as suas semelhantes.

Virei fã de carteirinha de Mai!

Sobre o livro

O livro começa contando um pouco sobre a vida de Mai e sua família, pessoas simples e de bem, que só queria levar suas vidas em paz. Mas, por causa de uma acusação contra seu irmão (veja bem, contra seu irmão, não contra ela), Mai ouviu, na presença de mais de 100 homens da sua aldeia, a sentença de estupro coletivo a que ela estava condenada para livrar a vida de seu irmão. Porque lá é assim: as mulheres, seres considerados inferiores, têm até que pagar pelos erros dos homens da família.

No momento em que ela termina seu depoimento sobre tudo o que sofreu, eu já estava revoltada, enojada, acabada. Mas aí começa a outra parte do livro, a narração da sua história de renascimento, quando ela relata sua luta contra os absurdos de sua própria cultura.

Quando você começar a ler, não vai mais conseguir parar.

Nat 26/06/2012

Mukhtar Mai te deixa com os nervos à flor da pele ao descrever a história de sua vida, num país oriental, dominado pelo machismo religioso, que visa única e exclusivamente a preservação de sua "honra", ainda que suas atitudes firam a honra de outrem, em especial de mulheres.

Riamma 19/03/2009

Um livro que todas as 'mulheres do ocidente' deveriam ler. A obstinação de Mukhtar Mai em lutar por sua honra e justiça é realmente supreendente. Ela ultrapassou barreiras e limites que uma mulher jamais imaginaria transpor em um país onde a ignorância e a opressão às mulheres é mais que evidente.

VdeVeruska 06/04/2012

Uma historia triste, porém inspiradora.
Digo isso porque mesmo passando por tanta dor e humilhação, Mukhtar Mai, conseguiu erguer a cabeça e ir atrás de seus direitos, como mulher, como cidadã, como ser humana.
O livro nos conta como foi esse caminho, como ela conseguiu se fazer ouvir, num lugar onde as mulheres são educadas para serem submissas e nunca irem contra as leis machistas ali estabelecidas.
Vale a pena a leitura!

Valquiria 06/03/2009

É um livro que choca pela brutalidade que a protagonista passa, pelo estupro, humilhação, mas a coragem que ela dá a volta por cima, consegue mostrar para o mundo a tragédia não só dela, mas como de todas as mulheres nas mesmas condições que a suano Paquistão. Ela não quer ao final consegue construir uma escolinha p meninas p que estas tenham melhor sorte do que ela e outras mulheres que sofreram abusos semelhantes.

Denise Campos 10/03/2011

Acompanhei chocada o drama dessa paquistanesa pela imprensa internacional que divulgou os abusos que ela sofreu: foi condenada por um conselho tribal machista a um estupro coletivo para pagar um "crime" cometido por seu irmão que ousou conversar com uma mulher da casta superior. E abusando mais ainda de sua ignorância por ser analfabeta tentaram aterrorizá-la e manipular suas declarações quando ao invés de se suicidar como a maioria das mulheres vítimas dessa violência fazem, resolveu denunciar seus agressores. Amei ter acesso ao livro e para poder entender sua história através de suas palavra. Lembra quantas mulheres são vítimas de tantos abusos diariamente, é impossível não se revoltar e não ir às lágrimas com esse relato e com vários outros casos que a gente vê acontecendo diariamente. Transcrevo as frases que me tocaram: uma pois como eu ela entende que muito da violência é em decorrência do analfabetismo, ler nos dá poder, nos dá acesso a outros mundos, ampliando nossos horizontes e nossa possibilidades.

"Mais que da relativa pobreza da minha família, pois comida
não nos falta... O que me deixa louca é não saber nada do que está
escrito".

E outra frase sobre como muitas vezes a justiça não é tão justa.

"Com essa barreira de policiais em frente à minha porta,
sou, de certa maneira, prisioneira da minha historia, ainda que tenha triunfado
sobre meus carrascos".

Drika 20/01/2011

Exemplo a ser seguido!!
O livro relata a coragem de uma mulher vítma de um estupro coletivo em seu país, diferente de outras mulheres ela não se suicidou correu atrás de justiça, venceu seus medos, virou exemplo e hoje transforma a vida de outras mulheres da sua região.
O livro Desonrada, best-seller, co-escrito pela francesa Marie-Thérèze, narra toda a história de Mai Mukhtar. Para quem quer se aprofundar vale a leitura. No livro fica claro a política deslocada do país, a omissão escancarada da ONU, o poder dos mais ricos, o sofrimento velado de outras mulheres e ainda assim, o bom caráter de alguns indivíduos, que vieram somar e completar essa história. Li em doi dias!Ela foi longe...

"Só nos sete primeiros meses de 2007, 1511 mulheres foram vítimas de estupros coletivo no Paquistão e 176 condenadas a morte “em nome da honra”."

Sinésio 23/05/2010

Trata-se de um depoimento comovente e, pela sua natureza, revoltante.

A autora, apesar de toda a humilhação, violência, perseguição, injustiça que sofre, em nenhum momento "culpa" o Alcorão pela manutenção da cultura machista em que vive.

Pattie Cardoso 31/12/2009

Muito bom.
Livro retrata a violência contra as mulheres do jeito que ela é: impune. Seja aqui no Ocidente ou lá no Oriente, cada vez mais as mulheres são violentadas e seus agressores saem impune. Algumas tem a coragem, como a Mukhtar Mai, outras não tem essa "sorte".
Gostei muito do livro.

Kelly 14/01/2011

Desonrada
Impressionante como a personagem conseguiu forças para lutar contra leis de seu país. Eu particularmente acho um absurdo essas leis contra as mulheres, seja qual for a cultura. E independente desse tipo de lei, é muito interessante poder conhecer um pouco sobre outras culturas.

Karina Arêas 15/12/2009

Coragem
Achei um livro maravilhoso, uma mulher sofrida e corajosa, adorei, e além do mais aprendí um pouco da cultura deles que para mim não deixa de ser curioso,vale a pena ler!!!!!!!!

1 | 2 | 3 | 4