Lavoura arcaica

Lavoura arcaica Raduan Nassar

Resenhas - Lavoura Arcaica

Carol @leitoraflorida 31/08/2020

Pesado.
Está não foi uma leitura agradável, e muito menos fácil. Na primeira parte conhecemos André, o filho pródigo, ele nos apresenta sua família no meio de uma chuva de fluxos de consciência perturbadores, jogados de uma só vez em seu irmão Pedro, o filho mais velho em busca da reconstrução de sua família, através da volta de André, a ovelha que estava perdida.

🌾"Que queres, senhor, o espírito do vinho subiu-me à cabeça e não posso responder pelo que fiz quando ergui a mão contra o meu benfeitor." 🌾

Lavoura Arcaica trás a tona toda sujeira de emoções e sentimentos escondidos no seio de uma família. Apesar de ser um livro curto, penei muito para concluir a leitura, e ao final dela permaneceu em minha boca um gosto amargo. O primeiro instinto é o de expelir aquele asco no paladar, mas conforme todo o romance se ajeita em sua mente, você percebe que não trata de algo ruim, mas sim de um gosto que seu paladar não está habituado, e que dificilmente provará novamente. Impossível sair indiferente dessa leitura, entretanto não é um livro que recomendaria, toda a sua áurea mórbida e depressiva me fez muito mal, a presença de muitos gatilhos pode desencadear sentimentos ruins no leitor.
Ainda assim ressalto que não é um livro ruim, na verdade é muito bem escrito e construído, não descarto ler outros romances do autor, mas por hora ficarei longe dessa lavoura.

Marco 16/08/2020

Só a justa medida do tempo dá a justa natureza das coisas ?

É difícil falar mais que isso, é tanta coisa. É um conflito interno, é um conflito familiar, é a mudança tentando se impor no mundo numa tentativa arriscada , é o sofrimento de nascer na hora errada e sentir o peso da tradição como culpa, o desejo como pecado. Somos todos vítimas do tempo que jamais se faz estatico, que muda as coisas de forma ininterrupta , sempre excedendo o desejo dos que conservam, sempre faltando aos que precisam de mais. O tempo nos mata, e também nos tortura.

Robson 14/08/2020

Clássico que clareia o poder e a beleza do nosso português.

A primeira vez que tentei ler Lavoura Arcaica não devo ter passado do capítulo 10. E se havia chegado a tanto, mal tinha entendido a narrativa hahahah. Decidi dar lugar a outra leitura e retomar a história de André no futuro. Agora, com mais calma e no silêncio que a vida quarentenada traz, foi mais fácil de absorver o tom poético e o fluxo de consciência empregado por Raduan nesta obra tão famosa do autor.

Com certeza esse é um livro que abre discussões e é também aberto a interpretações diversas. Cada vez que chegava mais perto do final, imaginar os possíveis acontecimentos quase não me deixavam avançar.
A história narrada por André sobre seu amor desventurado por Ana, bem como sua relação com os demais membros do tronco familiar, em especial pai e mãe, é digna de releituras pois, a cada uma, a riqueza das páginas será sempre mais evidente.

''[...] é forte quem enfrenta a realidade; e depois, estamos em família, que só um insano tomaria por ambiente hostil.''

@andressamreis 14/08/2020

Clássico nacional
Ler Lavoura Arcaica foi pra mim A Experiência de Leitura! A verborragia complexa de André com suas metáforas, simbologias e signos entorpece. Sentia minha cabeça dando giros diante de seus significados. A historia de pouco menos de 200 folhas poderia ser resumida em uma, porém o importante desta obra é o viver a escrita de Raduam Nassar a cada parágrafo.

Recomendo com a certeza de que sua impressão será totalmente diferente da minha!

Maju 31/07/2020

Sigam @llinguadegata
Minha considerações estão nesse post

Rafa 29/07/2020

Exímio proveito da Linguagem Estética
No caso de Lavoura Arcaica, o exercício da leitura por si só já é recompensador, desafiador, aprazível, nos enche de orgulho da língua portuguesa. Se não bastasse, o conflito familiar levanta diversos questionamentos sobre os valores sociais.

Ayan_lucca 21/07/2020

Magnífico
A forma de descrição poética aqui é muito surreal, ele desenvolve um texto muito confuso e que ao mesmo tempo te prende de uma forma inexplicável, e sem dúvida a minha leitura da vida.

Ana Iram 15/07/2020

Impactante
Um livro onde voce começa achando que entendeu, no meio entende de verdade e no fim se impacta com os acontecimentos.

Juliane 05/07/2020

Sensacional
Um livro que nos tira o fôlego. Traz questões de conservadorismo e desejos individuais. Fala de hipocrisia e ambiguidades humanas.
A forma de escrita aproxima-se à linguagem falada e confere um ritmo intenso à leitura.
É um livro sensacional!

jjuniorig 11/05/2020

Genial
Acho que falta, desconcertadamente coesão pensativa para descrever alguma coisa meramente plausível ao que esse livro trás.

É quase um tesouro, mas que descoberto, preciso e tenho a necessidade de doar e oferecer sem aceitar recusas, e eu disse quase porque continuo desconcertado e não sei se é justo comparar com um tesouro -não sei se o tesouro que aqui estou dizendo é o mesmo que possa estar sendo arremetido em seu pensamento, mas que independente de qual seja ou for, talvez seja ainda pouco para o valor que quero dar à ele!

Enfim deixando meu êxtase de lado, tentando me recompor para o devido fim que aqui compete e querendo de alguma forma juntar meus pensamentos para descrever de alguma forma este texto eu só preciso te dizer que o livro chegou a me causar extremo cansaço e digo isto no sentido da escrita mesmo (sem muitos parágrafos, com extrema reflexão que até então parece um prolongamento desnecessário, mas que depois é percebido como extremamente necessário), e que por pouco quase me fez desistir já no meio da leitura, porém graças ao tempo que é tão subjuntivo e é super bem colocado no livro, resolvi perder um pouco mais dele, não sei se por destino ou por transtorno de percurso, mas continuei e graças a mim continuei. Porque logo após a persistência não consegui mais parar, me emocionei, aplaudia cada letra, cada falta de palavra que me vinha, cada perturbação e emoção que me causava.
Não recomendo. LEIA! (e não aceito recusa!)
Dtorreshp 11/05/2020minha estante
Eu tenho que ler esse ano!!!

Aninha Selva 29/04/2020

Dúvidas
A linguagem é complicada, a leitura trava um pouco no meio do livro, mas, ao final, tudo vale a pena.

Jessyka.Bernardone 26/03/2020

Não desista!
Estou dando um conselho que eu gostaria de ter recebido antes de iniciar o livro. Não desisti, mas a tentação foi grande porque após um período longo sem ler resolvi voltar com Lavoura Arcaica.

Me arrependo? Nem um pouco, mas terei que reler para absorver toda a subjetividade que compõem o livro.

Não se apegue a história, o auge do livro é a forma como foi escrito! Aproveitem muito.

Michele 05/03/2020

Um livro sem ingenuidades
"Lavoura Arcaica" é narrado em primeira pessoa por André, um rapaz pertencente a uma família que vive da agricultura e que saiu de casa para se afastar da paixão que sentia por sua irmã Ana. O enredo começa com seu irmão Pedro indo buscá-lo e convencendo-o a voltar para casa. Com a chegada desse irmão, mergulhamos nas lembranças e pensamentos do narrador. A linguagem é poética (eu diria que até demais, mas já explico por quê) e, em alguns momentos, a leitura chegou a me trazer ansiedade em vista da prolixidade do narrador, que pouco desenvolve a história, ciclando em intermináveis rodeios. A estrutura ajuda a dar essa sensação de cansaço, uma vez que os capítulos são em sua maioria compostas de um único parágrafo longo e formado, por sua vez, por um único período.
Após a leitura, a história continuou na minha mente. Comecei a analisar então a volta de André, em que parece haver uma ligação com a parábola bíblica do filho pródigo, ou seja, aquele que recebendo parte da fortuna do pai, sai a gastar tudo o que recebeu até retornar e pedir abrigo novamente na casa do pai por não ter lhe sobrado nada. André seria, nessa comparação, seu oposto, já que saiu de casa por lhe faltar tudo, por ser um faminto. Aqui se soma o fato de que o pai sempre contava uma história de um homem faminto. Mas essa fome de André não era por comida, mas por algo que lhe faltava de cunho mais metafísico.
Qual seria exatamente a fome de André?
Logo na chegada de André de volta à sua casa de origem, uma conversa estranha acontece entre ele e o pai, quando, tentando explicar os motivos de ter saído de casa, mergulha em um diálogo confuso em que o pai insiste que ele seja mais claro em suas palavras. O que André faz com seu pai não é diferente do que ele mesmo faz como narrador. Ele confunde com palavras “poéticas” e prolixas, atrapalha o entendimento para parecer ser sábio e dono da verdade, quando na verdade fugiu de casa porque Ana não aceitou manter uma relação incestuosa como ele propunha à irmã.
Diante disso, começo a concluir que o comportamento do narrador se justifica pela criação antiga (talvez daí o título "Lavoura Arcaica") que coloca a família como uma unidade indivisível (daí a fixação por um incesto), baseada em uma religião confusa que vai entre a Bíblia e o Alcorão, mas, sem dúvida, patriarcal, instigando que esse personagem perturbado se oponha à figura paterna, sendo o filho diferente.
"Lavoura Arcaica" foi para mim um daqueles livros que vão se ampliando à medida que refletimos sobre ele. Comecei a me dar conta de que aquele narrador tão poético e prolixo estava na verdade me enrolando e tentando me distrair com suas palavras de modo a me seduzir e me convencer de que sua postura era uma ato de amor.

site: https://youtu.be/obOfLVxSCPc

Filipe Candido, o otimista 29/02/2020