Lavoura arcaica

Lavoura arcaica Raduan Nassar

Resenhas - Lavoura Arcaica

Bruna 27/09/2023

Depois de algum tempo lendo algumas dezenas de livros por ano, acho que consigo reconhecer minhas ?falhas? literárias. Lavoura Arcaica é o típico livro que eu amaria se tivesse gostado, mas não foi o que aconteceu. Reconheço todo seu valor, sua escrita primorosa, sua poesia bem brasileira, mas não é o que me prende. E pior, quando não me prende, sinto uma dificuldade muito grande em me concentrar no texto e acabo por perder muito da história. 2,5 para o livro e 1,5 pra mim.

rebeca 25/09/2023

Minha nossa, que livro bom
Sinto que minha vida se divide em dois momentos, antes e depois dessa leitura. ainda processando, impactada e obcecada.(no mais, que coisa mais linda nossa língua) (as múltiplas possíveis articulações com psicanálise são a cereja do bolo)

Erick.Jonathan 13/09/2023

Li Lavoura Arcaica, de Raduan Nassar. Único romance do autor, que logo após sua estreia, na década de 1970, não mais publicou. Livro bastante poético. Brinca com a linguagem. Trata do tema da fuga, da busca, do filho pródigo. Cujo enredo é basicamente que o irmão mais velho de André vai a sua procura, o encontra, tem com ele e quer que ele volte para casa. As falas de André são bem interessantes, pois brinca com a linguagem, subverte os ditames da língua e seria uma forma de rebeldia contra as amarras da família? Contra a figura do pai? A nós, leitores, ficam os questionamentos sobre os porquês dessa fuga, aí passamos a entender sua relação com o pai, moralista e cheio de constantes sermões em casa, sua rotina na fazenda onde mora a família, o trabalho diário, sua estranha relação e obsessão pela irmã Ana.

Entendemos sua busca por libertação daquela família, algo bem existencialista. Que fica bem expresso pelo irmão mais novo quando diz, por ocasião de seu retorno:
? eu já vivia empoleirado lá na porteira, sonhando com estradas, esticando os olhos até onde podia, era só na tua aventura que eu pensava... Quero conhecer muitas cidades, quero correr todo este mundo, vou trocar meu embomal por uma mochila, vou me transformar num andarilho que vai de praça em praça cruzando as ruas feito vagabundo; quero conhecer também os lugares mais proibidos, desses lugares onde os ladrões se encontram, onde se joga só a dinheiro, onde se bebe muito vinho, onde se cometem todos os vícios, onde os criminosos tramam os seus crimes; vou ter a companhia de mulheres, quero ser conhecido nos bordéis e nos becos onde os mendigos dormem, quero fazer coisas diferentes, ser generoso com meu próprio corpo, ter emoções que nunca tive; e quando a intimidade da noite me cansar, vou caminhar a esmo pelas ruas escuras, vou sentir o orvalho da madrugada em cima de mim, vou ver o dia amanhecendo estirado num banco de jardim; quero viver tudo isso, André, vou sair de casa para abraçar o mundo, vou partir para nunca mais voltar, não vou ceder a nenhum apelo, tenho coragem, André, não vou falhar como você??

Fala que me foi bem esclarecedora. Indico a leitura!

ThAmis.Pinheiro 26/08/2023

Sensacional
Um dos melhores livros da literatura brasileira, dentre os que eu já li. Tb coloco entre os melhores da vida!

Uma escrita poética, lindíssima, e boa parte no estilo fluxo de consciência, estilo que adoro.

A primeira parte do livro é um transe? muito impactante. O livro é curto, mas muito profundo.
Uma pena que o autor tenha abandonado a literatura, pois ele é GENIAL.

Vale a pena!

Daiane316 26/08/2023

Uma aventura com a linguagem
Lavoura Arcaica foi publicado em 1975, período marcado pela ditadura militar.
A obra é permeada por críticas às bases estruturais sociais do país, as relações familiares e o machismo; temos um show de lirismo onde a parábola do filho pródigo é desconstruída, revelando assim, o amargo das relações de família e idealizações paternas dentro de um sistema que busca um padrão social, e onde acaba por sufocar seus integrantes.
Para toda a crítica, há a poesia do texto, Raduan soube intercalar as durezas e o choque com lirismo. Achei um dos livros mais impactantes que já li, e por isso, eis como um dos favoritos. Lavoura arcaica é um texto sobre idealizações, liberdade, e confissão. Como estar diante de algo inexorável e aceitar sua 'onipotência'.

estevesandre 14/08/2023

O exílio do Éden familiar
Em ?Lavoura arcaica?, Raduan Nassar resgata exemplos bíblicos, sobretudo a parábola do filho pródigo, para delinear o relato de André, jovem criado em uma propriedade controlada com mãos de ferro pelo pai, que crê que a felicidade plena depende da dedicação integral ao trabalho, à família e às tradições.

Oprimido pela educação rígida, o rapaz sente que, apesar de não lhe faltar o pão, não há mais um lugar para ele à mesa, restando apenas a fuga. Já isolado em um quarto de pensão, recebe a visita do irmão Pedro, disposto a devolvê-lo ao seio familiar. A partir daí, imergimos nas divagações de André sobre a vida na fazenda e descobrimos motivações mais obscuras que o tornaram transgressor do Éden do qual se exilou.

Além da rebelião do filho contra a autoridade paterna, o afastamento do lar e a repressão de uma paixão proibida, a influência bíblica se estende ao modo como o feminino é representado. Ana, uma das irmãs de André, caminha na linha tênue entre se portar como a moça digna e virtuosa que esperam que seja e a serpente sedutora e corrupta que a moral condena, nos remetendo ao paraíso de Eva e ao juízo de que o pecado tem origem na mulher.

Devido ao fato de narrar o conflito interno que consome André, este não é um livro fácil. Admito que, em muitos momentos, temia estar perdendo o sentido maior do que era dito, mas é nisso que reside a profundidade deste belo texto. Dono de uma escrita altamente poética, o autor faz constante uso de metáforas que buscam precisar sentimentos insondáveis e viscerais.

Embora o discurso lírico eventualmente sobressaia em relação ao enredo, é impressionante como, em menos de 200 páginas, Nassar é exitoso em dar tridimensionalidade aos personagens, permitindo que o leitor perscrute sua natureza interior. É também hábil em ambientar o romance, ficando nítida a relação dos espaços da ação com os humores da família.

Com passagem breve pela literatura, Raduan Nassar assinou apenas três livros. Contudo, ?Lavoura arcaica? basta para toda uma carreira. É um romance que guarda, em poucas páginas, densas reflexões e significados, convidando o leitor a revisitá-lo para continuar a devassar tudo o que está entranhado nas palavras.

| Resenha publicada originalmente na minha conta do Instagram: @memorialdeumleitor |

Karen 25/07/2023

A língua portuguesa no seu melhor
Por vezes nos deparamos com textos no qual o autor está tão imerso na busca de sua própria vaidade que tudo o que se lê, e se sente, é o desespero pelo uso da palavra - uma erudição arrogante e um cheiro de naftalina.
Aqui isso não ocorre, com Raduan Nassar isso não ocorre.
Texto lindo da nossa língua, e de uma leveza e poesia que torna toda a leitura uma experiência deliciosa.
Desejo, culpa e hipocrisia.
O ditado "desejamos o que vemos" desenvolvido com maestria.
"..., mas não se questiona na aresta de um instante o destino dos nossos passos, ..."

profa_ana_paula 22/07/2023

A casa
Lavoura Arcaica é um livro bastante denso escrito por Raduan Nassar, um gênio. No livro são narradas a história presente e as memórias de André, sua fuga dA casa e seu retorno. Confesso que o estilo de escrita me deixou um pouco sem ar, porque cada capítulo é um longo parágrafo. Houve passagens que eu consegui fluir na mente de André, em outras me quedei mais alheia. Senti que eu precisaria ter mais genialidade pra me entregar na escrita de Nassar.

Clakson 11/07/2023

Poesia e filosofia numa jornada sobre família e liberdade
Cada uma das suas longas frases é marcada por poesia e introspecção.
A lavoura arcaica dos sentimentos e da relação familiar é o mote para essa história que prende em cada capítulo por igual, exceto pelo último que me fez reler várias vezes para ter certeza de cada palavra.
Por conta desse plot twist recomendo a leitura sem nenhuma ideia anterior do que se trata. Deixe apenas o livro contar sua história, que se dá exclusivamente do ponto de vista do personagem principal.
Uma obra pra ser lida de joelhos!

Crixtina 11/07/2023

Leitura difícil
Achei um leitura difícil, tive que reler vários trechos mas gostei bastante

?rico não é o homem que coleciona e se pesa no amontoado de moedas, e nem aquele, devasso, que se estende, mãos e braços, em terras largas; rico só é o homem que aprendeu, piedoso e humilde, a conviver com o tempo, aproximando-se dele com ternura, não contrariando suas disposições, não se rebelando contra o seu curso, não irritando sua corrente, estando atento para o seu fluxo, brindando-o antes com sabedoria para receber dele os favores e não a sua ira;?

Naiade.Monteiro 05/07/2023

Paixão e Epilepsia
Uma história extraordinária sobre amor ardente, não romântico, mas de amor ardente às palavras, aos sentidos do corpo e sentimentos sobretudo, proibidos.
É possível ver inquietação, sentir o cheiro das sensações e ambiente, enxergar o cenário, a poesia e o desespero nos sentimentos de André.

Uma escrita que te deixa se perguntando: Como pode alguém escrever desse jeito ?
Até mesmo uma ereção vira paixão e poesia nas palavras de Raduan.

As menções que André faz sobre o Tempo das coisas é algo mais fantástico ainda.
Quando também André descreve como ele invadia e conhecia o íntimo da família, num cesto de roupas sujas, é de uma lindeza única.

Há quem possa desconfiar que essa história é uma tragédia desde o começo.
Pra mim é umas das coisas mais bonitas que já li.
Me sinto miserável em tentar balbuciar qualquer comentário sobre o que acabei de ler.

"eu que não sabia que o amor requer vigília: não há paz que não tenha um fim, supremo bem, um termo, nem taça que não tenha um fundo de veneno"

"Toda ordem traz uma semente de desordem, a clareza, uma semente de obscuridade, não é por outro motivo que falo como falo. Eu poderia ser claro e dizer, por exemplo, que nunca, até o instante em que decidi o contrário, eu tinha pensado em deixar a casa; eu poderia ser claro e dizer ainda que nunca, nem antes e nem depois de ter partido, eu pensei que pudesse encontrar fora o que não me davam aqui dentro."

"ela sabia surpreender, essa minha irmã, sabia molhar a sua dança, embeber a sua carne, castigar a minha língua no mel litúrgico daquele favo, me atirando sem piedade numa insólita embriaguez, me pondo convulso e antecedente, me fazendo ver com espantosa lucidez as minhas pernas de um lado, os braços de outro, todas as minhas partes amputadas se procurando na antiga unidade do meu corpo (eu me reconstruía nessa busca!"

"ela era, debaixo da luz quente das velas, uma fria imagem de gesso, e eu, que desde o início vinha armando minha tempestade, caí por um momento numa surda cólera cinzenta.."
Clakson 12/07/2023minha estante
Li ele depois de ver seu comentário no primeiro histórico de leitura. Ótima indicação!

Naiade.Monteiro 13/07/2023minha estante
Que livro, meu amigo. eu parei nele. To até de ressaca pensando nele ainda. Veja o filme depois. Tem uma adaptação pro cinema, que faz jus ao livro.

Polliana Caetano 24/06/2023

André ???
O André conseguiu trocar o lugar mais sombrio do meu ser, que personagem escroto.
A primeira parte do livro tem uma escrita mais rebuscada, com muitas metáforas para descrever os sentimentos do André.
Pessoalmente não gostei da primeira parte do livro, pois achei arrastada e muito cansativa a leitura. O personagem André também não ajuda em nada a nos conectarmos com a história.
Já a segunda parte é completamente diferente - até parece outro livro - a forma de escrita muda e se torna mais fluida. Também temos a entrada de outros personagens mais carismáticos
Essa diferença entre as duas partes - a partida e o retorno - mostra como o autor é um escrito habilidoso. Tanto com as metáforas sentimentais da primeira parte, quanto dos diálogos do retorno para casa.

Guilherme.Eisfeld 21/06/2023

Uma aula de utilização dos espaços para ambientar a trama
A ambientação deste livro é de uma forma extremamente poética. Elementos do espaço são utilizados para constituir a relação familiar, incestuosa, de opressão e desejo das personagens. Exige atenção. Muita atenção. Uma obra complexa, de muita dificuldade de execução.

Kvvvnn 16/06/2023

A linguagem excessivamente rebuscada e a falta de clareza nos diálogos tornam a leitura desafiadora e pouco envolvente. Além disso, a ausência de um enredo coeso e de personagens bem desenvolvidos deixa a história confusa e distante. Apesar da escrita poética, que de fato é bela e intrigante, a obra acaba se perdendo em sua própria pretensão artística e na inexistente fluidez, deixando os leitores em busca de uma conexão emocional ou de um propósito claro nunca apresentado. Se você está procurando por uma obra que desafia os limites da compreensão e está disposto a mergulhar na confusão deliberada, então esse livro é para você, mas não para mim.