O Resto é Silêncio

O Resto é Silêncio Erico Verissimo

Resenhas - O Resto É Silêncio

Clio0 03/09/2023

Uma das obras mais básicas do autor que expõe um de seus princípios: evolução a cada título.

Verissimo acreditava que havia novas e melhores formas de contar uma história e, sua busca por uma literatura mais evoluída, o levou a experimentar com novas técnicas que infelizmente nem sempre tiveram a recepção que mereciam em terras brasilis.

O Resto é Silêncio traz um fio narrativo fragmentado em vários pontos-de-vista, mas diferentemente da técnica atual que faz a divisão por capítulos, Verissimo o faz por passagens e dá o mesmo respeito para as questões subjacentes que compõe o universo dos personagens.

Questões sociais como a fome, o machismo e a probreza envergam o mesmo peso na linha narrativa e deixam a história num pluralismo raramente visto na literatura nacional, mesmo em dias atuais.

O volume da Editora Globo é bem simples, feito com papel reciclado similar a folha de jornal. Capa e contracapa também são de materia de baixa qualidade, contudo minha cópia ainda sobrevive apesar de seus quase trinta anos de existência.

Recomendo.
QUEIJO460 03/09/2023minha estante
Trinta anos. Esse livro tem histórias para contar.

JAlia.Desimon 23/04/2023

Confusão.....
Que livro chato meu deus, tem muitos personagens o que dificuldade acompanhar a história. a sensação que eu tive lendo esse livro é de ter perdido tempo pq nada acontece, os personagens não evoluem e o final é decepcionante. muito bom nota dó

valentina 09/03/2023

Maravilhoso, achei que no meio do livro a quantidade de personagens acabou dificultando um pouco a fluidez da leitura, porque é fácil de se perder no meio de tanta informação. Mas o final do livro conseguiu atar todas pontas soltas, muito bem feito

Paula741 16/02/2023

?- Você é muito menino, ainda não sabe de certas coisas... Mas viver é morrer em prestações. Cada criança que nasce assina com a vida um contrato de compra e venda... e a gente nunca sabe o prazo certo do vencimento. ? A sua dissertação fora interrompida por acessos de tosse em que o homenzinho ficava vermelho, engasgado, enquanto sua boca expelia para todos os lados um chuveiro de saliva. Era preciso nada menos de cinco minutos para ele voltar à calma e recomeçar a exposição. ? Mas como eu ia dizendo, a criança assina o contrato e o vendedor, que é a Morte, passa a cobrar as prestações anualmente. Cada ano a gente morre um pouco. Quando vai ficando velho, as prestações já não são anuais, e sim semanais. Por fim o contrato se vence. O pior de tudo é que a gente continua sem saber o que comprou... Por acaso você sabe??

Edmar.Candeia 02/01/2023

Viciante, como sempre (parte 3)
Seguindo nas leituras sobre Érico Veríssimo, gostei da leitura, embora em alguns poucos momentos se torne enfadonha, a trama é muito rápida, várias situações ao mesmo tempo, personagens que se entrelaçam, e no meu caso, o desejo de que algum personagem resolva o mistério. A leitura vale a pena, principalmente pela personalidade dos persongens, cada um mais marcante do que outro.

jessicalimao 21/04/2022

Impactante
Se eu fosse escritora, eu gostaria de escrever como o Érico Veríssimo, de ter o mesmo tom de voz dele. Em alguns momentos o ritmo de leitura era cansativo, mas esse livro foi a única coisa que eu pensei nessa semana.
Vou tentar ser mais séria: Érico Veríssimo pegou uma experiência pessoal (no caso ver um suicídio) e criou uma história com ao menos 7 personagens principais e expôs...a ALMA deles, as suas contradições, seus defeitos, suas paixões. E é simplesmente impossível não se identificar com nenhum dos personagens, não torcer por eles. Eu pessoalmente não sou de chorar, mas quase chorei por um deles.
Érico Veríssimo não está aqui para explicar se os livros dele eram uma crítica ou um elogio ao mundo da época, mas é impossível não pensar nas dificuldades e desigualdades que nós vemos a todo momento, como é exposto em "O resto é silêncio". Como um dos personagens falou "nós somos bons, só nos esquecemos de ajudar o outro"

Mari Pereira 30/05/2021

Do nada para lugar nenhum
A sensação que tive ao ler esse livro é essa: ele te leva do nada para lugar nenhum.
O autor é bastante prolixo, o que torna a leitura bastante enfadonha em alguns momentos.
Tinha a expectativa que a questão do suicídio no início do livro teria um impacto maior no enredo, ou que a vida dos personagens fossem se entrelaçar de forma mais significativa. Mas nada disso acontece. As pessoas presenciam o suicídio e o autor narra, em 400 páginas, a vida desses personagens nos dois dias seguintes.
O excesso de personagens deixa a história um pouco confusa. Além disso, alguns vão sendo esquecidos e deixados de lado ao longo da história. A escolha de qual personagem aprofundar e qual não parece meio aleatória.
Gosto de livros intimistas, que narram a vida comum das pessoas e que têm final aberto. Mas nesse livro isso é levado ao extremo. Falta qualquer encerramento. Apenas Sete tem algum tipo de fechamento. É tudo solto demais.
O livro tem seus méritos, com boas reflexões e (alguns) personagens bem desenvolvidos. Valeu a experiência, mas não seria uma leitura que eu indicaria.

Lusia.Nicolino 19/01/2021

E o que é o resto senão o silêncio?
O título é a frase final dita por um Hamlet à beira da morte, na peça de mesmo nome, de Shakespeare.
A obra de Verissimo, narrada do ponto de vista dos personagens, nos deixa conhecer cada um deles e seu entorno, suas angústias, seus sucessos e seus fracassos. São sete diferentes ângulos que vão desde um desembargador aposentado até um moleque vendedor de jornais, passando por um romancista alter-ego do próprio autor e que, sem subterfúgios, nos dá o mote: na tarde de uma sexta-feira santa uma mocinha se joga do alto de um edifício estabelecendo um centro de convergência na praça e na narrativa.
Através do comportamento e dos conflitos de cada um é possível fazer um passeio pelos costumes da época, flertar com a História e fazer comparações com os dias de hoje. Entre encontros e desencontros, vale a reflexão sobre o ser humano, tão diferentes e tão iguais em questões que, às vezes, não se cruzam. Alguns capítulos são mais arrastados, mas dá para rir e emociona a rosa vermelha no asfalto. Já leu? Se não, confere e me diz o que achou.

Quote: “Podemos ouvir ou ler, chocados em maior ou menor grau, a notícia dum massacre de crianças e esquecer o fato no instante seguinte, continuando a viver como se nada tivesse acontecido. No entanto, se na rua um amigo estimado nos nega o cumprimento, voltamos para casa abalados e passamos uma noite insone, a nos revolver na cama e a pensar no ‘fato’, com uma impressão de catástrofe.”

site: https://www.facebook.com/lunicolinole

Anienne 13/01/2021

O Resto é Silêncio
É incrível, mas sempre sinto dificuldade em fazer Resenhas sobre os livros do Érico Veríssimo que é um dos meus Escritores preferidos da vida.

Veríssimo escreve de vida real, de personagens que são retratos de pessoas que convivem conosco e até de nós mesmos e também das feridas abertas da sociedade... ele escreve fácil e fluido e fala de vida e de morte e de tudo o que se atrela a isso.

Esse livro é muito interessante. No primeiro capítulo temos uma moça que cai do 13° andar de um prédio residencial em Porto Alegre da década de quarenta.

Toda a história vai girar em torno desse acontecimento. Vamos avaliar a vida e a personalidade de pessoas que presenciaram esse triste acontecimento e a partir daí teremos muitas reflexões.

Nesse livro, percebe-se ainda a semente lançada na terra que germinaria num futuro próximo com "O tempo e o vento". É possível detectar a ideia esmiuçada na Saga já brotando em "O resto é silêncio", pois há muitos pontos em comum.

Dizer que eu amei é retórico e redundante... Eu amei!

Indico milhões de vezes!

Tay.albuquerq 26/12/2020

Esse é realmente o tipo de livro que você olha e pensa que não vai gostar ou vai ser chato, mas quando lê descobre que e incrível. Eu não gosto de livros no estilo de escrita e enredo desse tipo mas esse livro me cativou muitoo

arthur966 17/11/2020

"nosso céu e nosso inferno são aqui mesmo neste vale de lagrimas"

como uma pedra caindo na água, uma garota solitária caiu do alto de um prédio, formando ondas que viajaram pela praça, tocando os personagens que viviam as próprias vidas, gerando um enfeito dominó na alma de cada um que afetou tanto eles quanto os outros ao redor deles. algumas (muitas) vezes me confundi com a enorme rede de personagens do livro que se esbarram e se afastam como as moscas sobre o cadáver da moça, e os finais em aberto, apesar de intencionais, me deixaram meio órfão e nem sei descrever meu ódio por AQUELA morte, mas com certeza é um livro muito bom.

Alê | @alexandrejjr 07/06/2020

Espelhos da maturidade

É difícil, mas resolvi falar sobre "O resto é silêncio". Este romance, publicado em 1943, precede a ambiciosa saga "O tempo e o vento". Interessante perceber que o próprio autor, no prefácio desta edição, considera este livro o último passo à sua plena maturidade literária.

O enredo é simples: o leitor vai testemunhar os efeitos na vida de pessoas de diferentes classes sociais após presenciarem, cada uma a seu modo, o suicídio de uma mulher. O grosso da história se passa em apenas dois dias, mas acompanhamos pequenos saltos temporais ao passado quando necessário.

Erico discute aqui temas conhecidos do seu interesse: a luta de classes, o machismo, o moralismo, a traição, a esperança, a morte. Ele coloca, com a maestria que lhe é conhecida, cada um desses assuntos em suas personagens. Porém, creio que este livro possui duas barreiras para um leitor de primeira viagem: a primeira é o uso da técnica de contraponto, utilizada anteriormente por Erico em outro romance seu, "Caminhos cruzados", herança que vem originalmente de um dos seus autores preferidos, Aldous Huxley. A segunda é a maneira como ele caracteriza e localiza o espaço em que se passa a história, algo que pode excluir dos leitores a prazerosa sensação que só porto-alegrenses podem sentir ao ler o livro, algo parecido - e ao mesmo tempo diferente - com o que acontece aos leitores não baianos de Jorge Amado.

Para não me estender muito, posso terminar dizendo que a escrita de Erico é envolvente, indispensável. "O resto é silêncio" vale pelos pequenos deleites proporcionados aos leitores. Além disso, funciona como um conjunto de espelhos que projeta uma sociedade historicamente marcada por mazelas que a atormentam até hoje.
Thay 07/06/2020minha estante
Muito boa sua resenha! Érico é um dos meus escritores favoritos, esse é um dos livros dele que mais tenho interesse!

Alê | @alexandrejjr 08/06/2020minha estante
Obrigado, gentileza sua. Vale a leitura sim, até porque esse é o livro que antecedeu "O tempo e o vento".

Marcos.Azeredo 11/06/2020minha estante
Eu adoro o Erico, dele eu li O prisioneiro, Saga, e este ta na minha lista de leitura para 2020.

Alê | @alexandrejjr 12/06/2020minha estante
Boa, Marcos! É um livro com ótimo ritmo, personagens interessantes e é reconhecidamente um livro com aquele estilo marcante do Erico. Bom proveito!

Mari Pereira 16/05/2021minha estante
Essa vai ser minha próxima leitura... Tô super empolgada pra ler!

Alê | @alexandrejjr 16/05/2021minha estante
Ah, fizeste uma boa escolha, Mari. É um Erico maduro e conhecedor do poder da prosa dele. Espero que goste! ?

Mari Pereira 16/05/2021minha estante
Depois volto aqui pra te contar! ??

Eva 16/05/2021minha estante
Do Erico só li Olhai os lírios do campo e o prox será Incidente em Antares

Alê | @alexandrejjr 17/05/2021minha estante
"Incidente em Antares" é um dos melhores livros que eu já li na vida, Eva! E "Olhai os lírios do campo" foi o primeiro livro que li do Erico, guardo com muito carinho na memória.

Jacy.Antunes 16/08/2022minha estante
Como sempre você fez uma resenha à altura do Érico, o melhor escritor brasileiro.

João 16/08/2022minha estante
Interessante, preciso ler Veríssimo

Alê | @alexandrejjr 16/08/2022minha estante
Jacy, obrigado pelo gentil comentário. Impossível não ficar lisonjeado com um elogio desses;

João, ele é um nome incontornável da literatura brasileira. Indico começar por "Olhai os lírios do campo".

larissa dowdney 29/12/2019

O resto é o silêncio entrou na minha meta de ler todos do Érico Veríssimo porque, né, Érico Veríssimo. Não tem como lê-lo uma vez e não querer mais. Me surpreendi como o livro foi me levando a ponto de me ver lendo-o em todos os lugares e situações. A história não é marcante, nem há personagens centrais, mas a história te enleva e foi uma delícia cada página. Sabe quando você lê um livro sem nenhum momento querer fechá-lo? Adorei as características de cada personagem e suas descrições. Senti que terminou meio no 'e agora?', mas a experiência da leitura vale a pena. Érico é grande! E que prazer foi esse livro!
Babi 30/12/2019minha estante
:))

Henrique Fendrich 02/10/2019

Fiquei muito tempo sem ler um livro do Erico Verissimo e quando li "O resto é silêncio" eu já havia me esquecido dessa sua grande habilidade em fazer com que a gente se identifique com os seus personagens, ainda que não tenhamos, pessoalmente, muito em comum com eles.
Maria 03/10/2019minha estante
Vou ler :p

Henrique Fendrich 03/10/2019minha estante
Diz que o próprio Erico testemunhou o suicídio de uma moça que pulou de um prédio.