O Vermelho e o Negro

O Vermelho e o Negro Stendhal

Resenhas - O Vermelho e o Negro

Bel * Hygge Library 16/06/2021

O Vermelho e o Negro (Stendhal)
A obra foi publicada em 1830 e o autor teve, como uma de suas inspirações, o caso Berthet (1927). A história se passa no período da Restauração Monárquica Francesa e Napoleão já está no passado.

O personagem central é Julien Sorel, para quem a vida no interior da França não é algo suficiente. Entretanto, ele não tem nem nome nem riqueza para almejar algum prestígio na sociedade. E o caminho que ele escolhe para conquistar seu lugar é o caminho do clero. Ele é um homem com mais ambição do que fé, sendo a ambição a força que o impulsiona rumo aos seus objetivos, que, para dizer a verdade, não são tão claros assim. Entretanto, ele é refreado, muitas vezes, pela questão das classes sociais.

Julien torna-se preceptor dos filhos da família de Rênal. Entretanto, ele acaba tornando-se amante da sra. de Rênal, o que acaba gerando alguns problemas para ele e para a família. Com isso, para afastar-se deles e das fofocas, ele vai para um seminário onde, de início, não é bem aceito devido ao seu orgulho. Com isso, ele é enviado para ser um secretário do sr. de La Mole, onde conhece Mathilde, de quem torna-se amante também.

Por toda a jornada de Julien, Stendhal coloca uma riqueza psicológica incrível e critica a todos, não importa que sejam setores da sociedade com quem ele concorda ou não. Ninguém escapa de suas alfinetadas.

Em vários momentos, há monólogos interiores simplesmente sensacionais e, em tais momentos, a voz interior dos personagens se mistura de tal forma com a voz do narrador, que exige certo nível de atenção do leitor para diferenciar quando é o personagem e quando é o narrador, afinal, a transição de uma voz a outra é muito sutil e bem feita. O narrador está entre os meus personagens favoritos do livro. É um narrador onisciente, que interage com o leitor, dá a sua opinião sobre as atitudes das personagens e as julga. É magnífico!

Por fim, Julien Sorel, apesar de todo seu talento e esforço em suas empreitadas na ascensão social, ele acaba sendo vítima de suas próprias paixões e da hipocrisia que tanto cultivou.

site: https://www.instagram.com/hyggelibrary/

Ranya.Fernandes 30/05/2021

Uma leitura um pouco cansativa, eu fiquei me questionando se tinha deixado algo passar, tanto que algumas vezes voltei a leitura e desisti de fazer isso e seguir e entender no meio da leitura (fiz isso umas 3x). Um romance bem bom e bem escrito.
O que me faz indicar ele é o desfecho da história, as 150 páginas finais me ganharam.

RESENHA

Julien Sorel, filho de um carpinteiro e que recebeu alguma educação, acaba que enveredando no clero, que se torna sua forma de ascender socialmente. Torna-se preceptor dos filhos do prefeito, é uma das coisas que ?se gaba? é de conseguir recitar qualquer parte da Bíblia só lhe dizendo algumas palavras do início da página ou o versículo. Em todo transcorrer do livro Sorel vive em uma crítica constante com a sociedade, quem detém o poder, e sua vida pessoal (e miserável). Esse seu lado crítico se acentua quando se apaixona por uma mulher e é correspondido, ao mesmo tempo que dúvida desse amor ele também se entrega e a ama loucamente, o que se torna um problema dado que essa mulher é casada. Com isso Sorel foge, e acredita que nunca mais se apaixonará da mesma maneira, mas acaba que encontrando uma outra moça (que diríamos ?inalcançável?, já que ela é prometida). Esse novo romance passa a se desenrolar e Julien se questiona novamente sobre esse amor, mas luta por ele e diante disso diversas coisas acontecem, a maioria contra. Julien Sorel faz algumas escolhas por impulso que o deixa em uma situação ruim, onde sentimentos retornam e outros são questionados.

(Nota: acho o Sorel meio chatinho, é uma pessoa muito pessimista e que sempre vê o pior lado de tudo, maaaas né, escolhas.)

_Wesley_ 12/05/2021

Esquecível
O Vermelho e o Negro é um livro muito bem escrito, que descreve detalhadamente o cotidiano da França no século 19, com a dualidade de ricos e pobres, igreja e política, amor e cobiça. Entretanto o enredo é fraco, dificultando o progresso da leitura, cenas bobas e superficiais tiram a vontade de se avançar na trama. Nas últimas 100 páginas a história ganha um ritmo bom que logo se perde e no fim esmorece. Um livro que complica o simples e não envolve o leitor como deveria num romance de época.

Lídia 10/05/2021

A dualidade da vida de Sorel
O livro conta a história de Sorel, um rapaz humilde que sabia latim, era inteligente e bonito, mas que não teve o amor de sua família.
Ele desejava alcançar a alta elite da época.
O autor retrata como o personagem lidou com os esforços para ser rico e com as paixões da juventude.
Uma dualidade em sua alma se formou. Um Sorel apresentava-se diante da sociedade, porém, outro Sorel questionava suas decisões e afetos. Perdido em si mesmo, o rapaz trouxe consigo as marcas do passado.
Sthandal apresenta um livro sobre sentimentos, paixões e principalmente, sobre como agimos diante das oportunidades que aparecem em nossos caminhos.

Santos 30/04/2021

Um livro completo
As vezes parece que precisa de várias leituras só pra ter certeza de que não deixou escapar nada.
Julien é muito talentoso e teve uma vida bem difícil que fez com que ele carregasse marcas profundas. O ambiente familiar meio complicado influencia muito na personalidade dele. Parece muito ser a história do autor só pelo jeito incrível que ele construiu a narrativa já que parece que ele conhecia os personagens tão bem.
Ele sempre foi rejeitado pelo pai. Tomem cuidado com os gatilhos para maus tratos físicos e psicológicos talvez um pouco pesados presentes nesse livro.
O livro tem um Q politico já que o Napoleão Bonaparte aparece muito aqui, mas nesse livro com muito carinho (geralmente ele era tratado muito mal nos livros franceses daquela época) como se estivéssemos acompanhando seu herói.
A leitura é super rápida e bem fluida, deixou saudades.

fabio.orlandini 30/04/2021

Decepcionado
Escrita perfeita. Descrição histórica muito boa. Personagens chatos. Enredo mais chato ainda. Detalhe: amo clássicos, mas, demorei para ler e imaginava ser uma história de lutas e coragem e não lenga lenga de amor.

renanlp 19/04/2021

Merece ser lido!
Caso você se interesse pelo tema não hesite ou deixe com que o número de páginas o desmotive, pois vale cada uma delas! A leitura é fluida, os personagens são bem trabalhados e acompanhar o desenvolvimento de cada um deles durante a obra é um prazer. Os capítulos finais do livro mereceriam uma resenha a parte de tão bem elaborados.

As notas de rodapé presentes na edição da Penguin enriquecem muito a leitura, pois trazem informações relevantes de acontecimentos históricos e também de pessoas importantes citadas no decorrer do livro.

Mpbeatriz 30/03/2021

Não comprem essa edição (Martin Claret)! Rs
A história é interessante, afinal, o livro é um grande clássico. Mas essa edição é horrorosa. O texto está mal organizado, falta pontuação, muito ruim. Em alguns momentos dificultou a leitura. Mas, venci. Rs.
Em relação à história, gostei muito pelos aspectos políticos que envolvem a obra. Não me simpatizei com nenhuma personagem, mas gosto da forma com que elas são descritas e como se desenvolvem.
Pavozzo 30/03/2021minha estante
Meu sonho era conseguir ter comprado a edição da Cosac&Naif. Infelizmente essa edição entrou em extinção...

Mpbeatriz 02/05/2021minha estante
Nossa. Seria um sonho mesmo. Tudo o que eles faziam era excelente. Acredito que tenham edições boas com boas traduções no mercado, é só ver a editora!

Antonio 10/07/2021minha estante
Tudo dessa Martin-Claret é muito ruim

Mpbeatriz 13/07/2021minha estante
É mesmo, Antonio. Eles estão num movimento de tentar mudar essa imagem e a qualidade dos produtos, mas eu particularmente evito rs. Tem tanta editora melhor!

Antonio 13/07/2021minha estante
Eu acho elogiável o esforço deles em oferecer obras com baixo custo, mas são muito descuidados. A LP&M, por exemplo, consegue oferecer ótimas edições/traduções com preço bem acessível

Otoniel.Filho 27/03/2021

O vermelho e o Negro
Livro incrível de Stendhal, retrata a vida de Julien Sorel em sua tentativa de ascensão social

Kauana 21/03/2021

Julien, o personagem jovem desta história tem uma vontade de ascender socialmente, para isso o único caminho para ele seria tornar-se padre ou do meio militar. Como a carreira de militar não é disposta, o seminário tornou-se sua aspiração mais próxima já que ele possuia amigos desse meio que o ajudariam a entrar no seminário. Julien por ser pobre e não ter ajuda de seu pai, é chamado para trabalhar como preceptor na casa de um prefeito. E é onde se inicia a grande saga de Julien. Sua inteligência e seu desejo por tornar-se rico e ter uma posição social produzem o seu destino entre a vida burguesa e nobre que encontra a sua frente

Silvana.Freitas 09/03/2021

O Vermelho e o Negro
Julien Sorel, o protagonista da história, é um jovem camponês, filho de um rico carpinteiro de Verrieres, pequena cidade provinciana da França do século XIX. Nada afeito à atividade do campo nem à carpintaria, e tendo recebido educação por intermédio do padre do povoado, Julien, simpatizante de Bonaparte, enxerga na carreira eclesiástica sua única possibilidade de fazer fortuna e superar sua condição de nascimento.

Ao narrar as aventuras e desventuras do herói, o autor privilegia as diálogos internos dos personagens, muito mais do que os fatos em si. Daí "O Vermelho e o Negro" ser considerado um romance psicológico, e um dos maiores clássicos de todos os tempos.

A obra além de extensa é de um texto denso por causa, não só do vocabulário, como também em razão das reflexões psicológicas, filosóficas e políticas. Mas nem por isso trata-se de uma obra desinteressante, muito pelo contrário. A profundidade de reflexão dos personagens nos provoca, nos toca e permite inclusive estabelecer relações com pensamentos mais recentes e contemporâneos, o que reitera o título de clássico, dado à obra.

Comprei esse livro num sebo, há uns 20 anos atrás, e não tinha nenhuma informação sobre autor, enredo, nada. Foi uma grata surpresa. A escrita dele se assemelha à de Flaubert, do qual também gosto bastante. Enfim, gostei bastante e recomendo!

Gisa 02/03/2021

Um livro que eu sempre tive 'medo' por causa do tamanho, me surpreendeu por ser uma leitura bem fluida e envolvente.

Math 𤠠23/02/2021

Um começo chatinho, mas um final emocionante!
O vermelho e o Negro é um livro do realismo francês do século XIX, citado como principal obra do Stendhal e conta a história de Julien Sorel, o ambicioso filho de um carpinteiro, na aldeia fictícia de Verrières, no Franco-Condado. É composto por 2 livros, onde no primeiro ele é contrato para ser professor dos filhos do Prefeito de Verrières e daí da início a sua vida amorosa e o começo de toda a trama da história. Depois de adquirir fama entre um grupo de senhores, é enviado para Paris, onde começa o segundo livro da história e narra sua vida, suas paixões e suas ambições na casa do Marquês de La Mole, onde trabalhava como secretário.

É um romance psicológico e amoroso, onde se ver os dois lados da história e a luta e ambições do jovem Julien. Conhecido também como "Crônicas do século XIX", a história do vermelho e negro conta como era a vida na França pós Napoleão e o período da Restauração Francesa.