O Colecionador

O Colecionador John Fowles

Resenhas - O Colecionador

Pedro 05/02/2024minha estante
Pesquise sobre hibristofilia. É um assunto que aborda o conteúdo da sua resenha.

Erika 05/02/2024minha estante
Meu deus???? não me senti atraída por ninguém, estava com empatia, indo para um lado de distúrbio e dependência do que psicopatia, pela forma que segue o livro, inclusive é proposital pela estrutura do livro e reforça o suspense. Tanto que logo em seguida, vendo o outro lado da história isso muda completamente.
Que loucura ficar fazendo afirmações e diagnosticando dessa forma, não consegue interpretar uma opinião de 10 linhas sobre um livro.

Pedro 05/02/2024minha estante
Calma, Erika.
Eu não quis dizer que você está se sentindo atraída pelo psicopata do livro.
O que eu quis dizer é que psicopatas, muitas vezes, consegue despertar empatia em nós. É por isso que muitas vezes nos identificamos com vilões.
Isso também já aconteceu comigo várias vezes.

Estamos em paz? ?

Dorian.Bevilaqua 04/02/2024

Um livro que te prende
Eu li esse livro faz alguns anos. Segue sendo um dos meus favoritos do gênero de suspense. Durante toda a leitura eu senti aflição, quase como se estivesse em cárcere junto com a personagem, com medo do que o sequestrador - um homem bastante peculiar e, por isso, imprevisível - poderia fazer.
Além disso, o autor brinca com uma relação diferente entre criminoso-vítima, que foge de um maniqueísmo determinante e confunde as opiniões dos próprios leitores, que são expostos à perspectiva do antagonista.
Outra coisa que eu achei interessante é a analogia que o autor faz do título do livro com o hobby de Frederick e sua obsessão por Miranda.

Luciano.Soares 02/02/2024

Um livro atemporal
Interessante demais a forma como Fowles conta a história de Clegg e Miranda: onde na primeira parte do livro os fatos são narrados pelo olhar "distorcido" de Clegg e na segunda é narrado pelo diário escrito por Miranda. Na terceira parte temos o terrível desfecho do encontro dos dois.
Apesar de ser interessante, a segunda parte do diário de Miranda é um pouco enfadonho, mas nada que acabe diminuindo a obra como um todo.
Renata 03/02/2024minha estante
A série You foi baseada na saga de livros de mesmo nome, You ou Você pra nós Brasucas

Luciano.Soares 03/02/2024minha estante
Não sabia. Já editei a resenha. Valeu pela informação

Ariel 02/02/2024

No começo quase desisti da leitura, achei muito devagar para o que eu tinha em mente do que era esse livro, mas persisti, quando chegou na narrativa da vítima eu fiquei um tanto: oq essa menina tá falando? Fiquei me questionando se as questões que ela tanto retratava no seu diário eram as mais essenciais para se ter em um cativeiro, eu acho que tinham coisas mais importantes para se questionar, mas em fim, achei que quando a narrativa ficou interessante para mim o livro acabou, fiquei com gosto de quero mais, tinha que ter mais, em fim não me conformei com esse final. Contudo foi um bom livro, mas continuo pensando sobre ele.

Rafa 02/02/2024

Fantasia de redpill
O livro é praticamente a descrição de um sonho molhado de um incel. A escolha da estrutura da narração pode até ser boa, mas fica repetiva e o final corrido.

Bruna 01/02/2024

Contém spoiler
Gostei muito da narrativa ser dividida em duas partes, a do sequestrador e a da vítima. Quando li a parte narrada pelo Frederick consegui sentir certa "empatia" por ele, imaginei que no fundo ele fosse ser uma pessoa boa ( boa não, talvez menos pior do que era) que seria só solitário e ao final do livro até cheguei a imaginar que se arrependeria, que amaria Miranda de verdade.
Já na parte da Miranda consegui enxergar como realmente a situação toda era terrível e bizarra, senti nojo do Frederick, como Miranda diz, ele não tinha nada de humano.
Achei bem repetitiva e me deu uma preguiça de ler as partes onde ela escrevia sobre o G.P. e tal, mas gostei de ver o lado forte e esperançoso dela.

Não gostei muito do final, imaginei diversas situações que poderiam acontecer, até cheguei a imaginar que ela desenvolveria uma síndrome de estocolmo talvez? e com o passar da leitura foi ficando bem óbvio a morte da Miranda, mas não queria acreditar, esperei até o final por um plot twist, a questão de o final acabar "meio aberto", ele com planos para um próximo sequestro não me surpreendeu, só fiquei meio indignada por sentir empatia por ele e achar que ele seria capaz de amar ela, e no fim foi comprovado que era realmente só obsessão e foi atrás de outra.

Senti falta de saber notícias sobre os conhecidos da Miranda, se a família e G.P. a procuravam, se ele sentia sua falta e etc.
Mas em geral a leitura é muito boa, meio lenta mas intrigante e as referências artísticas tornaram o livro ainda mais interessante.

PAmela 01/02/2024

Livro muito bem escrito, toda a nuance de temas como artes, classes sociais, política e livros, misturado com o suspense da história de Clegg e Miranda, tornam o livro cativante, terminei em um dia praticamente. Fowles consegue tornar os sentimentos do leitor conflitantes...Ao mesmo tempo em que desejamos que Miranda escape, mate-o, em alguns momentos o autor quer que sentimos pena do Clegg e que sentimos repulsa só de pensar nisso, tudo para mostrar que Clegg é um monstro e você leitor é humano.

TainA550 30/01/2024

Não esperava muito desse livro, mas amei ele
Esse livro tem uma história muito boa e que me prendeu muito,e os personagens principais tem personalidades marcantes (apesar de a Miranda ter uma dependência emocional muito grande num cara que tem o dobro da idade dela).
Eu achei que o livro iria se perder no meio do caminho porque a Miranda não parava de falar de um cara chato pra caramba, mas o livro foi muito bom e o final foi um pouco surpreendente e revoltante (na minha opinião) .

Karla.Loureiro 30/01/2024

O Colecionador
Li e gostei muito, é muito sensível e tocante, talvez um pouco perturbador, marcante. A narrativa é fantástica, eu simplesmente adorei esse livro.

Ana Lu 29/01/2024

RIDICULO DE BOM
Cara q livro foda! muito massa q ele narra primeiro e dps ela em forma de cartas, só achei meio maçante qnd ela falava do GP e tal. mas loucura dms. e o final eh muito massa tbm! ele eh igual o Joe de You