O Colecionador

O Colecionador John Fowles

Resenhas - O Colecionador

Lorena.Arantes 26/07/2024

Um clássico do suspense
Quem curte suspense esse é um bom livro para se ter uma noção de como os livros com psicopatas começaram a surgir.

O livro é bem interessante, em que temos o sequestro de uma menina por um psicopata e mostra para a gente o ponto de vista dele.

Esse ponto de vista é bastante perturbador porque o personagem principal não vê que o que ele está fazendo é um crime e que ele está ferindo, mesmo que não fisicamente, outra pessoa. Você fica muito perturbado por acompanhar uma mente dessa.

Mas depois que vem o ponto de vista da menina que é sequestrada o livro fica muito repetitivo, é muito interessante mas ele se repete demais ao ponto de ficar maçante.

Os dois pontos de vista são bastante interessantes mas chega uma hora que não dá mais. Vá com a mente aberta para que tenha essa situação. Às vezes é somente eu que senti isso, às vezes as outras pessoas curtiram mais.

Keytson Menezes 26/07/2024

Talvez eu seja "Gente Nova"
Primeiramente, o livro nos apresenta Frederick Clegg, um homem solitário que ganha na loteria e vive com sua tia e prima. Até aí, tudo bem. Mas então conhecemos sua outra face: ele é um stalker. Clegg sabe todos os passos de sua vítima, Miranda Gray. Segundo as palavras de Clegg, ele ama Miranda, e faz o que qualquer rapaz "normal" faria em uma situação de conquista: a sequestra. Ele acredita que, assim, poderá fazer com que esse sentimento seja recíproco.

Miranda, obviamente, não sente nada além de nojo e pavor por ele. Ela tenta a todo custo negociar com Clegg para obter regalias.

No livro, temos dois pontos de vista. Conhecemos a mente doentia e pervertida de Clegg, que vê Miranda como parte de sua coleção. A todo momento, pensamos que ele terá algum tipo de atitude em relação a ela, mas isso não acontece. A parte dele, é a mais interessante do livro. Na segunda parte, temos a visão de Miranda, marcada por muita arrogância. A partir daí, o livro começa a se arrastar com suas discussões sobre arte, filosofia e política, que sinceramente tiram o foco da ação.

Não recomendo a leitura, é muito mais vantagem ler Dias Perfeitos ou A Inquilina Silenciosa.

Senhorita10 25/07/2024

Eu gostei do livro não sei o que realmente esperava dele, mais não foi uns dos que mais me chamou atenção. Demorei muito para conseguir terminar de lê-lo a história não me pegou achei um pouco cansativo

Morgan.Morango 22/07/2024

Um livro incrível, muito bem escrito e que traz a sensação tanto de estar nos pensamenos de Miranda quanto de Clegg/Caliban. O livro me destruiu, de certa forma, mais por conta do final mesmo mas ainda sim tudo aconteceu de forma que eu acho que posso dizer que senti parte do desespero de Miranda

Larissa 19/07/2024

Que erro
Odiei esse livro! O início estava legal, passou para a segunda parte do livro, ficou confuso e chato! O final então, affff! Fiquei meses doidaaaa pra lê-lo, no fim, só o arrependimento por ter me tomado tanto tempo. Quase abandonei a leitura, só finalizei por muita persistência.

Cibelle.Susan 19/07/2024

Um clássico! Um romance psicológico bem desenvolvido, um desejo obsessivo e assustador! Uma história perturbadora!

Mariana113 18/07/2024

Bizarramente bom
Esse livro foi uma verdadeira montanha russa pra mim, porque ao mesmo tempo em que eu estava completamente obcecada ao ponto de ler ele direto por 3h e pouquinho no primeiro capítulo, quando chegou no capital da Miranda eu não via a hora de chegar o próximo.
Mas acho muito genial a ideia do autor mostrar como funciona nossa mente quando entramos no completo estado de tédio, onde só as lembranças antigas prevalecem, foi muito bom também, apesar de ser um pouquinho maçante, mostrar que a vítima (Miranda) não era só uma vítima, e que ela tinha uma vida antes do sequestro, opiniões(muitas incluisive) amigos, paixões, e o jeito dela contar isso pra o leitor foi muito bem escrito, as partes que ela descrevia o que ela estava passando então, foram melhores ainda, conseguia sentir o verdadeiro desespero dela nas últimas páginas do seu capítulo.
Gostei da forma como o autor fez pra mostrar a verdadeira loucura na que se passa na cabeça do Clegg, mostrando que o tempo todo ele não achava que ele estivesse errado, até no final, ele ainda tentava culpar ela, o jeito frio de descrever as coisas foi muito bom.
Só não foi perfeito por algumas partes meio "lentas" porque na hora da tensão a gente não vai querer saber sobre as opiniões da vitima sobre alguma coisa.

Camila1856 18/07/2024

Que livro!
Ainda estou tentando processar essa leitura. A forma como John Fowles desenvolve o suspense juntamente com a parte filosófica e psicológica é extraordinária. Amei a ideia de mostrar o ponto de vista tanto da Miranda quanto o de seu sequestrador, ao mesmo tempo que mostra que ela é sim uma vítima, mas não precisa ser perfeita, tem o direito a ter seus defeitos igual a todos os seus seres humanos e que ela não é o sequestro dela, ela tinha uma vida, toda uma história antes do crime. O final tanto da vítima quanto do sequestrador deixa um gosto amargo, mas é completamente compreensível e esperado na narrativa que o Fowles queria passar.

RhaAssa0 18/07/2024

Meu favorito do gênero! ?
Eu num dava nada por esse livro, mas eu estava tremendamente enganada. MUITO BOM! Não vou dar spoiler, mas é bem clichê. Confesso que o final me pegou um pouco. Muito imersivo, li por horas a fio. Fiquei impressionada. Leitura muito boa, principalmente quando somos adolescentes. ?

czewny 18/07/2024

Esse livro ficou encalhado na minha estante por uns 4 anos e finalmente decidi ler, mas ainda não sei dizer se gostei ou não.
A escrita acaba sendo meio arrastada e maçante, mas ao mesmo tempo a história te prende por te fazer querer saber o que vai acontecer em seguida.
Vi algumas pessoas reclamando da narração da Miranda, mas pra mim foi a melhor parte. Você vê que ela não era o que o Fred idealizou, que ela era só uma garota normal com problemas normais e que todas suas banalidades foram roubadas a custo de nada.
O final não me surpreendeu porque acredito ser algo que podemos esperar de um personagem com a mentalidade do Fred, mas é bom para entendermos que ele não vai simplesmente mudar ou se arrepender do que está fazendo, afinal, essas pessoas são assim na vida real.

Larissa1260 17/07/2024

O maior clássico
Fred Clegg, um funcionário comum do anexo da câmara, de um dia para o outro fica milionário quando a sua aposta no futebol é sorteada.
Sem grandes aspirações em sua vida ignorante, ele decide utilizar esse dinheiro com sua obsessão, a jovem Miranda, e manter-lá para sempre ao seu lado.
Minha opinião vem maculada por alguns níveis de frustração das minhas expectativas, mas esse livro está longe de ser ruim.
Um clássico do mundo de thriller e suspense psicológico. O trabalho feito com o personagem principal foi minuciosamente bem feito, suas características psicológicas dele que trazem a realidade do tema abordado são expressas em sua totalidade.
O problema para mim é a narração desse livro, eu odiei como a parte dois foi conduzida e produzida, mas as outras partes fazem valer a pena a leitura.
Esse tipo de livro funciona como um filme, você se envolve com o enredo e não consegue parar até ver a resolução da história.
Um clássico recomendado.

Isabelly.Rosendo 16/07/2024

O livro me prendeu muito,mas foi mais pela curiosidade e pena da Miranda.No geral ele é meio monótono,mas um bom livro p refletir sobre algumas coisas e sobre a solidão,quando corta p ponto de vista da Miranda é absolute cinema dms,eu gostei bastante mas reconheço que não é um livro p todo mundo