O Colecionador

O Colecionador John Fowles

Resenhas - O Colecionador

fefe222 03/08/2024

Gostei ??
Esse cara é um maluco mas gostei de como o autor explorou a loucura do protagonista. Algumas partes são um pouco cansativas por causa da repetição mas acredito que teve um propósito e recomendo. Confesso que fiquei triste com o final mas com certeza foi desse jeito pra provar o ponto do livro.

?Todo o mal do mundo é feito por ações e atitudes que, de início, pouca importância tiveram.?

leomous 03/08/2024

A autoestima de um homem nunca deve ser subestimada
Apenas um fud!d0 inglês que depois que ganhou na loteria achou que poderia comprar Miranda. oque ele não esperava era que nunca conseguiria comprar uma artista esnobe e loira apaixonada por um londrino

vivian 02/08/2024

Leitura rápida e fluida, porém admito que esperava mais do livro!
achei muito interessante a forma que Fowles (o autor) desenvolveu a relação de ?hierarquia? entre os personagens, retratando muito bem suas personalidades e psicológicos.
de maneira geral gostei do livro, entretanto esperava um final mais impactante.

siarra 02/08/2024

Não sei se classificaria esse livro como romance, talvez sim, ou talvez classificaria como um amor obsessivo. Esse livro me impactou tanto de forma negativa, quanto de forma positiva, mas continua sendo um livro que vou indicar. Teve momentos que tive vontade de abandonar a leitura (do começo até mais ou menos o meio do livro), não sei se mudei minha opinião, depois da reviravolta eu ainda não tenho opinião formada, mas de uma coisa eu sei, recomendo esse livro pra todos que gostam de romance.

_Anny_ 01/08/2024

Revoltante.
Miranda foi sequestrada por um homem chamado Clegg que há um certo tempo vinha observando seus passos. Na casa do sequestrador, ela passa por situações muito humilhantes e dolorosas tanto para o seu corpo como para sua alma.
O enredo traz consigo muitas questões sociais, políticas, referências literárias, citações de pintores, compositores, enquanto os personagens travam um embate não só físico, mas também intelectual e moral que acaba culminando na degradação cruel de uma das partes, mesmo acreditando que ambos estavam se degradando, só que em conceitos diferente...
Esse livro tem seus momentos bons, mas quando a narrativa se prolongava nas questões sociais, etc, confesso que achei um pouco chato. Foi quase como se estivesse numa palestra, mas as reflexões foram necessárias pro contexto. Fora isso, a história é boa, trágica, profunda e REVOLTANTE.

Laysa.Beatriz 01/08/2024

ESSE LIBRO É UMA BOMBA, NÃO LIGO QUE ELE FOI REVOLUCIONÁRIO EM 1900 E CACETADA, EU ODIEI E QUASE ABANDONEI

Carolbanban 01/08/2024

O livro é bom? mas achei que teve muitas partes cansativas.

As narrativas por parte do sequestrador são boas e prendem bem mais que as partes onde a Miranda coloca o ponto de vista dela.

Nessas partes da Miranda eu achei uma enrolação extrema que me cansou bastante, principalmente quando ela falava de G.P (meu Deus achei insuportáveis essas partes)

Admito que pensei em desistir da leitura várias vezes por conta das partes dela, mas consegui finalizar. Por fim o livro é bom e tem uma história boa, mesmo sendo um livro bastante cansativo

salessth 31/07/2024

🤬 #$%!& Q LIVRO BOM
O livro já começa insano, você vê todo o planejamento e tudo isso pelo ponto de vista dele, até o meio do livro você se pega até simpatizando com o frederick (até ele fazer as coisas horríveis que ele faz) mas o livro na minha opinião só realmente mostra o que estava acontecendo qnd passa pro ponto de vista da Miranda, o leitor consegue sentir o medo, a angústia, consegue se colocar no lugar dela, o livro é tão bem escrito que eu não conseguia parar, eu queria em todo o tempo saber o q iria acontecer no final, resumindo john fowles foi um gênio da escrita nesse livro, simplesmente magnífico

Mariana.Nicolau 30/07/2024

É um bom livro.

Na primeira parte temos a narrativa do sequestrador e na segunda, os relatos da vítima.

A primeira parte flui muito bem, me incomodou um pouco no início porque ela não é separada por capítulos, então vamos longas 140 e poucas páginas sem pausa nenhuma, visualmente. É uma narrativa perturbadora porque ele tem certeza que é uma pessoa maravilhosa, compassiva, cuidadosa e caridosa, e em outras circunstâncias até seria mesmo, mas ele estava mantendo-a em cárcere por puro egoísmo.

A segunda parte é bem mais chatinha, também flui se você ignorar algumas coisas e não ficar tentando entender tudo kkk, a parte do G.P é insuportável, acho que ele é um personagem dispensável demais, porque isso só demonstra que ela não tem ideias próprias e nem personalidade, moldou tudo porque ele disse, porque ele é autêntico e blá blá blá. A Miranda é uma personagem bem ame ou odeie, e na maior parte da leitura achei ela chata.. mas não consigo me imaginar na situação dela e em tudo que passa na mente nesses momentos.

Como disse Stephen King no início da leitura, eu me identifico como leitora mediana, não soube aproveitar os outros nichos da narrativa, achei que não acrescentaram muito no enredo principal. Mas gostei de ter lido!

liriel6 30/07/2024

Achei o livro incrível. A narrativa do Ferdinand é limpa, clara e direta, e a te prende de tal maneira que é quase impossível parar de ler. As versões do personagem principal me deixaram vidrada e sem fôlego, é uma livro muito bem escrito e a escrita "anos 80" só me deixaram mais entretida. Nunca peguei uma história tão antiga pra ler. Confesso que a narrativa da Miranda me deixou um pouco desanimada no fim do livro, mas me mostrou que a personagem era o oposto do que sequestrador pensava ser, deixando o mesmo desiludido por ela em certa parte do livro. Mas leria sim mais algumas vezes??

@isbellasf 30/07/2024

Li esse livro em 2016, foi um presente vindo da estante de livros da minha mãe. É um dos preferidos dela e que ela me recomendou, pois achou que eu gostaria. E eu amei! Mãe não erra mesmo kkk. Eu amo o fato de termos dois narradores, de conseguirmos ter acesso às duas perspectivas e ir entendendo o psicológico de cada um. Consegui me conectar com a personagem principal em vários pontos. Consegui me envolver com os relatos, as memórias, as angústias. É uma leitura que pretendo refazer em breve, pois alguns aspectos me escapam depois de tantos anos, mas sei que vale a pena. É um grande pequeno livro. Muito bem construído. Está entre os meus favoritos.

Maria18167 27/07/2024

Não é exatamente meu tipo de livro, eu prefiro mais os romances/fantasias da vida, mas eu li este para um trabalho da escola e NOSSA, é insano?!?! sinceramente, mudou toda minha percepção de "amor" e me causou algumas crises existenciais quando eu parava pra pensar e analisar os niveis da obsessão humana, sabe? eu perdia o sono pensando no "relacionamento" dos dois porque sinceramente mostra muito da nossa sociedade, só que de uma forma exponencialmente mais "intensa"(?)... quantos de nós não dizemos amar, na verdade querendo é alguém que seja mais uma borboleta em nossa coleção, para admirarmos e extraírmos toda a beleza e pureza, até que não reste nada do espécime original, para então acharmos o próximo? talvez em escalas menores, mas ainda sim...

Nessa 27/07/2024

Não leiam a introdução da edição da Darkside se não curtem spoilers.

A edição é belíssima e me encantei logo de cara quando a vi . Não sabia nada do me aguardava.
A história sobre um stalker e seu objeto de desejo é muito interessante. e notando a alternância de domínio entre eles e um jogo de gato e rato bem astuto no qual o rato nem sabia que era uma presa e perde o jogo.