O Colecionador

O Colecionador John Fowles

Resenhas - O Colecionador

Jessyka18 13/08/2024

Gostei muito da narração desse livro fica fácil de imaginar o cenário e os diálogos, os personagens são envolventes a sequestrada é tão chata que quase fiquei do lado do sequestrador KKKKK

sasa 12/08/2024

Um livro que te prende do início ao fim, uma montanha russa de sentimentos. e o final... sem palavras, tô em choque até hoje.

Maira 11/08/2024

Achei a parte da Miranda um pouco chata de ler, mas é um bom livro. Uma história diferente. Te prende, te faz sentir muitas emoções e repensar em muitas coisas.

carmilaswift 11/08/2024

LIVRO ÓTIMO
Gostei muito é um livro que recomendo bastante, faz te prender muito do início ao fim, mas o final é algo que não esperava e que realmente não gostei mas no geral o livro é muito bom, favoritado

jackzxxx 09/08/2024

Achei insuportável ler esse livro. Nenhum dos personagens me cativou, da mesma forma aconteceu cm a história. Achei tudo mto enfadonho, mas reconheço a importância q ele teve lá no passado, o que não me fez gostar mais do livro só muda que eu não vou desvalorizar o valor atribuído a ele.

Bia 09/08/2024

O Colecionador
Nunca tinha lido um livro na visão do sequestrador. O livro começa devagar, mas depois que vc entende o estilo dele, ele fica viciante

Marta 08/08/2024

“Você se acostuma com sua voz e fala com ela porque não há outra alternativa.”
Esse livro foi presente de um dos meus filhos e adorei a edição da DarkSide e claro a leitura do livro. Esse livro foi originalmente publicado em 1963 e continua a fazer sucesso, inclusive esteve por anos esgotado no Brasil. Também foi adaptado para o cinema duas vezes. Nessa edição o prefacio foi escrito por Stephen King e já vou recomendar se não quiser spoiler não o leia antes do livro. A história é bem interessante, o autor colocou só dois personagens: o sequestrador e a sequestrada. A primeira parte do livro traz Frederick Clegg um homem solitário, que coleciona borboletas. Obcecado por Miranda Gray, jovem que ele acompanha e observa de longe, ele encontra a oportunidade de tê-la em sua vida quando ganha na loteria e passa a planejar o sequestro da moça. A narrativa em primeira pessoa, primeiro dada por Clegg, depois por Miranda, não apenas demonstra as diferentes perspectivas de um e de outro, mas permite tanto ao leitor penetrar no mais íntimo de cada protagonista quanto permite à Miranda um mínimo de libertação, já que ela, dessa forma, tem direito à própria voz. O autor explora a tensão dada pelo embate psicológico dos protagonistas: eles são sequestrador e vítima; homem e mulher, o que é relevante especialmente pelas muitas declarações machistas de Clegg e pelo fato de Miranda enfrentá-lo. Por fim, há também a tensão gerada no leitor em relação aos sentimentos criados pelas personagens em um jogo antagônico de encantamento e repulsa, é até possível se afeiçoar a Clegg em certo grau, mesmo o odiando, fazendo com que compartilhemos com Miranda certa Síndrome de Estocolmo. Eu particularmente gostei mais da primeira parte do livro, mas isso não quer dizer que não gostei da segunda. É uma leitura tensa e em alguns momentos angustiante, mas vale cada página lida.

Lari 08/08/2024

Um livro bom, confesso que não tive muito apego pelos personagens, mas a história em si é muito boa.

Rafael2767 06/08/2024

O colecionador
A escrita do livro e o andamento da história, muitas vezes se torna muito repetitiva e cansativa, ainda que valha a pena insistir um pouco
O que mais me deixou preso no livro foi como a Miranda e o Clegg conseguiam me irritar. Nunca vi dois principais tão chatos assim
O personagem mais legal na minha opinião foi o Piers, que era gente como a gente
Ainda assim, é muito legal ir vendo o desenvolvimento dos personagens e ir criando suas própria opiniões em cima deles, de suas personalidades
Só dou essa nota pelas várias vezes que achei o livro muito repetitivo, mas é uma história muito cativante

rayannyz 08/08/2024minha estante
Oi. Você sabe no que se refere quando chama o caliban de ele é como "o velho e o mar"? É referência de quê?

ofkarnstein 06/08/2024

Themyscira passa de ser sonho e passa a ser esperança.
De verdade.

A cada vez que leio livros assim eu sinto mais medo de andar na rua com esse tipo de livro em mão. Sinto como se um homem estivesse vendo que eu descobri o maior segredo entre os homens e a qualquer momento eu vou ser sequestrada ou algo assim.

Já vi esse tipo de livro com homens violentos, burros, inteligentes e todo o tipo de jeito e isso é meio assustador demais pra parar pra pensar.

Esse livro, quando cheguei pra lá do meio dele eu fiquei com medo de verdade. Eu fiquei com raiva da Miranda. E isso, quando paro pra pensar, me assusta. Mas no final eu decidi que todos me irritam nesse livro mas ainda é assustador pensar que em alguma parte, minha empatia sumiu pela vítima.

Esses livros me assustam mais do que os de terror e já li muitos livros de terror.
rayannyz 08/08/2024minha estante
Oi. Você sabe a que Miranda se refere quando fala que caliban é que nem "o velho e o mar"? Se é referência de algo...

ofkarnstein 10/08/2024minha estante
O velho e o mar não é um livro antigo? Eu pensei que era sobre isso

Geovanna389 05/08/2024

Muito interessante que o livro tenha o ponto de vista dos dois protagonistas. Um rapaz que é apaixonado por uma mulher e resolve sequestrar ela e a manter em cativeiro para obriga-la a se apaixonar por ele. Gosto que ela age com a razão e tenta a todo custo formas de escapar... O final do livro me pegou de surpresa, eu realmente não esperava o que aconteceu.

Mylar 05/08/2024

Boom, mas oscila
É um livro mto interessante e começa chamando sua atenção maaaas em alguns momentos te deixa um pouco cansado já que são muitas informações e sempre a mesma coisa se repetindo.. gostei muito do fato de mais pro final o livro fzr valer a pena o cansaço já que tem um plot (não muito surpreendente pra mim) mas que traz uma adrenalina pra leitura?
Adorei a forma como o autor aborda as questões e como traz de forma realista os fatos
É uma boa leitura?

Benn_y 04/08/2024

"Eu nunca poderia curá-lo. Porque eu sou sua doença."

Senti compaixão, aflição, nojo enquanto lia, ou seja, o livro mexeu comigo, o que é bom.
E muitas vezes me questionei sobre a minha própria moral enquanto lia, ao simpatizar com o Clegg e até entender ele, ou pensar entender.
Pelo menos ele não é um gênio como sempre são representados esses tipos de criminosos.

No meio do livro teve uma quebra no ritmo e acho que o livro perde um pouco.

Os diários da Miranda também são um pouco questionáveis, a quantidade deles também.

É um livro envolvente, você fica curioso para entender os dois personagens, nesse duelo psicológico entre eles.

E gerou muitas histórias depois dele.

Vale ser conferido, sim.