O colecionador

O colecionador John Fowles

Resenhas - O Colecionador

Cryjuh 10/03/2024

O final foi péssimo, assim como a narrativa do segundo ponto de vista da história. O livro até começou interessante mas ficou muito chato.
AliJu 10/03/2024minha estante
Péssimo demais, uma semana de leitura perdida kkkkkkk

Lola.dedos 11/03/2024minha estante
tava louca pra ler

NFR! 10/03/2024

"O que ela nunca entendeu foi que aquilo me bastava. Ter ela ali comigo era o suficiente. Nada precisava ser feito. Só queria que ela fosse minha, e a salvo, finalmente" Obrigada John Fowles por essa bomba literária

Laura 10/03/2024

"Logo percebi que estava enlouquecendo tambem"
É um livro que eu particularmente não gostei da forma de escrita como:
Diálogos em aspas ou diálogos decifrados, não gosto muito desse tipo de escrita e perdeu pontos.
A história no começo é chata, depois fica muito bom e no final me decepcionou, vc poderá gostar, o final é o menos esperado, dava para ser melhor, porém o final é chocante, tenho certeza que surpreende a todos.
apucarana 10/03/2024minha estante
esse livro é daquela banda paramore?

Laura 10/03/2024minha estante
Apucarana: Não moça kkkkkkkk

belbel4 07/03/2024minha estante
mds chocada. n lerei

Devlin 07/03/2024

Final anticlimático, apesar de ser justamente essa a intenção do autor. Caliban é assustadoramente verossímil.

Kassia.Castro 06/03/2024

Comprei esse livro por ser um clássico da literatura inglesa sem saber que era tão perturbador assim. Publicado em 1963, torna-se best-seller mundial. "O Colecionador" foi a inspiração para Thomas Harris escrever "O Silêncio dos Inocentes" e também serviu de inspiração para Stephen King, que teve sua inspiração com a obra Misery, onde o personagem principal do livro até cita o livro o colecionador. Além disso, foi mencionado como inspiração por alguns serial killers como Ted bundy e sequestradores. Um exemplo foi o caso de Leonard Lake e Charles Ng em 1985, que sequestraram duas garotas em uma operação que chamaram de "Operação Miranda", em referência à personagem sequestrada do livro.
O livro é tão realista que poderia facilmente ser confundido com uma obra autobiográfica. O autor nos apresenta Frederick Clegg, aparentemente um homem normal que acaba de ganhar dinheiro na loteria. No entanto, não há nada em sua vida que possa identificar sua índole extremamente distorcida.
"O Colecionador" é um thriller psicológico dividido em quatro partes, narrado em primeira pessoa, que contém a perspectiva de Frederick Clegg, o sequestrador, e a vítima Miranda Grey.
O livro está repleto de discussões políticas, filosóficas, sociais e psicológicas nas quais os britânicos estavam inseridos. Reflexões sobre o comunismo, sistema de castas, burguesia, citações de obras de arte, livros, músicas e até mesmo borboletas são apresentadas.
Uma das interessantes observações sobre a relação de Miranda com Fred é o apelido de Caliban (um personagem mitológico monstruoso, egoísta e obsessivo) que ela dá para ele. Além disso, ela passa por um misto de sentimento em relação a ele, incluindo pena, nojo, perdão e raiva, à medida que os dias passam.
A palavra que define esse livro é perturbador.

Nat Wissinievski 06/03/2024

Realmente esse livro me impactou. Serei breve, pois não tem muito o que falar sem dar spoilers. O livro mostra os dois lados da história com o ponto de vista dos 2 personagens principais e você fica o tempo todo com sentimentos conflitantes, mas no fim, você sabe em que lado você deve estar. Tem alguns momentos monótonos, de muita divagação, principalmente da personagem Miranda, mas isso não atrapalha a experiência e nem a tensão que o livro vai construindo. Achei uma escrita muito interessante, assim como a história. E eu ainda tô superando o final.
Joks Lobo 06/03/2024minha estante
Quero muito saber o que rolou nesse final kkkkkkk

Agatha.Lanorce 05/03/2024

Reflexos
" Volto a olhar para meu rosto,para meus olhos. Tento ver o que meus olhos dizem... O que sou. Que razão me trouxe aqui."
Leitura fluída , romance gótico .
Nota 9/10

Raphaella.Saintclair 04/03/2024

Muito bom, mas muito agonizante.eu fiquei inquieta e apreensiva pela protagonista o livro todo, e o final do livro nem sei o que falar sobre...

Lariabooks 04/03/2024

Quando soube que o livro era sobre a narrativa tanto do sequestrador quanto da vítima já fiquei interessada! Mas ao decorrer do livro na mesma proporção que você fica presa pra saber mais sobre, você acaba desistindo de saber.. A visão dela sobre tudo é simplesmente dispensável (inclusive tive que pular páginas pra aguentar chegar ao final) e o final achei fraco.

Bea Duarte 03/03/2024

Escrita fluida.
É impressionante ver a história dentro da mente do Clegg que é uma pessoa perturbada, doentio e cruel e ao mesmo tempo, ter o ponto de vista de sua vítima.
Te faz pensar como agiria se fosse a sequestrada e o que faria se fosse o sequestrador ??

Fernando.Espinha 03/03/2024

Começa bem, mas...
O livro começa interessante mas fica muito chato e repetitivo, principalmente na narrativa da vítima. Eu até pulei umas partes pra conseguir terminar.

Rayca.Martins 02/03/2024minha estante
quero muito ler esss?

Bruna Jackeline 02/03/2024

Perturbador
Que escrita!
Muito diferente
Mas que escrita boa
Com conteúdo
Você fica agoniado esperando e esperando e esperando
Até porque a sensação não está no ato em si mas na expectativa e o autor trabalha isso com maestria