O colecionador

O colecionador John Fowles

Resenhas - O Colecionador

Chrisnayra 18/03/2024

GOSTEI!
No geral o livro é bem legal, em alguns momentos a história fica monótona e um tanto cansativa, mas logo passa.

Foi muito legal acompanhar a história com perspectiva/visão do psicopata.

Enquanto lia, me coloquei no lugar da Miranda e também no lugar de Ferdinand (rs), tentando imaginar formas de escapar e formas de melhorar o cativeiro para não escapar, rs. O livro nos desperta sensações interessantes.

Vale a leitura!

Dirtyusedcondom 17/03/2024

O livro começa e termina muito bem, pelo menos pra mim. O que ESTRAGOU parte da minha experiência foi a perspectiva da Miranda. Eu tava tão empolgado pra saber o que se passava na cabeça dela diante da situação toda e as atitudes questionáveis que os dois tomavam, pra quando finalmente podemos ver o ponto de vista dela, se tratar mais de personagens que não são relevantes pra trama por não terem tempo de desenvolvimento, ou no mínimo uma introdução decente. Essa dependência no G.P não me diz nada, e eu não queria saber mais sobre a personagem através de como ela se sentia por outro homem, por mais que ele faça um contraponto ao Clegg. Ainda assim, todas as partes que se tratavam sobre o cativeiro em si me prenderam bastante, mas os diálogos serem quase todos em aspas é um ponto que não me agradou muito.
Independente da Miranda não ter conseguido a minha empatia, a antipatia que o Clegg despertou em mim me fez odiar muito ele por tudo que ele é, mesmo passando o livro todo tentando nos convencer da sua boa índole, moralidade e desse amor deturpado. Há muito pra se observar sobre como o machismo se reflete na personalidade dele e em todas suas atitudes, o que torna ele um personagem muito complexo e interessante. O Colecionador é um bom livro, mas ainda falta muito arroz e feijão pro Clegg ter um carisma como o do Joe de You (brincadeira)

Luciana 17/03/2024

Perturbador!!!
O livro conta a história de um homem que se ?apaixona? por uma mulher da cidade, e com isso, começa a segui-lá até ao ponto de raptá-la.
A história apresenta a perspectiva do sequestrador e da sequestrada, e estas perspectivas fazem total diferença para a história.
O livro segue neste contexto, e não há como não ficar perturbada com a história, e como é o desfecho desta história clássica!
Se você gosta de histórias fortes, então leia!

Adrienne 17/03/2024

O "incel" de antigamente
O livro conta a história de um homem, stalker e sociopata, que, após ganhar na loteria, decide sequestrar Miranda, uma estudante de arte, por quem nutre uma obsessão.
Nesse cenário de cárcere privado, a jovem reflete sobre seus arrependimentos, projetos e sonhos.
Em contrapartida, Ferdinand, tenta, pateticamente, convencer o leitor de que não é uma pessoa de todo ruim, que é ingênuo e até digno de pena. Inclusive, justificando suas ações em nome do "amor".

Eduarda 17/03/2024

??
Em "O colecionador" John Fowles, nos conta um romance que narra a história de Frederick Clegg, um funcionário público que coleciona borboletas e de um dia para o outro se torna dono de uma fortuna; não satisfeito ele tem a ambição de sequestrar seu amor platônico, Miranda.

A ideia da trama é maravilhosa, tanto que já havia lido o livro outras vezes, mas por ser cansativo demais nunca de fato havia terminado, então resolvi dar outra chance; a leitura vale a pena sim, e não é atoa que se tornou um best-seller mundial em pouco tempo de publicação; além disso, "O colecionador" está repleto de discussões filosóficas, sociais e mesmo políticas, e também com referencias a obras clássicas, artes e músicas que enriquecem o livro.

Em um geral "O colecionador é bom sim, mas cansativo na mesma medida.
??

Pitowen 16/03/2024

Resenha do livro: O Colecionador
Estou simplesmente sem palavras. O livro é surpreendente. Comecei a ler sem esperar nada do livro, e talvez, foi por isso que me surpreendeu. Os dois personagens, que são extremos um do outro, me cativaram bastante. A Miranda, é uma personagem com pensamentos tão complexos, mas tão simples ao mesmo tempo. E lendo seu diário, ela me fez refletir sobre a verdadeira beleza do mundo. Sobre o quão belo são as coisas tão simples do mundo. Quanto ao Ferdinand, ele é um personagem que achei complexo também. Seus sentimentos, que nem ele mesmo sabe o que são, mas por você saber a escuridão de seus pensamentos, é algo aterrorizante. Você não espera o que ele vai fazer. No final, o livro entregou muito, de certa forma, por mais que de certa forma, o final foi simples. Recomendo a leitura.

isawhdy 16/03/2024

Méh?
Eu demorei MUITO tempo pra terminar de ler o colecionador. Não é um livro ruim mas eu em específico não consegui sentir algo com ele, não senti empatia pelos personagens, não me apeguei a história. No começo a escrita me prendia bastante, mas chegava horas que era exaustivo, por exemplo quando aparece o ponto de vista da Miranda. Eu tava a meses parada nessa parte de tão chato que era. De resto a história e o final não me cativou. Pra oque tantos dizem, esperava mais.

Iris Cristina 15/03/2024

Gostei muito do livro!
Muita gente falando que não gostaram da parte da Miranda, provavelmente porque a narração dela foi mais extensa, devagar e sem muita ação! Antes do sequestro ela tinha uma vida bem tranquila com preocupações pequenas! o fato de grande parte da narração dela estar no meio de grande euforia de acontecimentos não ajudou! Eu realmente queria que acabasse logo a parte dela para saber o encaminhar das coisas!
O personagem principal tem um autoestima muito baixo e podemos ver uma grande carência principalmente materna, ao meu ver ele pegou Miranda para a ter como uma peça de apego emocional muito grande e preencher esse vazio
O final do livro foi bom, pois acredito que seria assim mesmo que uma pessoa como ele pensaria e agiria! Podemos ver como a mente humana pode ser Fria, cruel , egoísta e sem empatia!

skuser02844 14/03/2024

O livro começa de uma forma incrível e que te prende logo nas primeiras páginas, todo o primeiro capítulo é bem envolvente etc, mas quando chega no segundo capítulo a história muda... Chega a ser impressionante como diferente os dois primeiros capítulos são, o primeiro é INCRÍVEL e o segundo é cansativo e maçante.
A narradora começa a falar de TANTAS coisas irrelevantes e que não acrescentam em N A D A na história (tanto que pra conseguir ler fluidamente, tive q pular várias páginas), porém acho q seria injusto falar desse capítulo sem citar que nele tem comentários bem pertinentes e reflexivos que são bem interessantes.
De resto, o livro continua num fluxo bom, acho que terminou de uma forma interessante com um final bem aberto para hipóteses.

Isadora 13/03/2024

O livro é bom demais, a narração do "ferdinand" me fez ter pesadelos, a da miranda apesar de lenta é mt boa, com mts referências e pontos interessantes. Amei a introdução do Stephen king.

katerina1 12/03/2024

Tinha que ser o livro favorito do morrissey
A profundidade da miranda e os pensamentos dela foram a salvação desse livro realmente uma bela borboleta