O Colecionador

O Colecionador John Fowles

Resenhas - O Colecionador

Clara2345 13/02/2024

Pertubador
Achei que iria amar esse livro.
O começo foi bem promissor, te envolve e corre bem. Em alguns pontos, mesmo que você saiba quão errado o Caliban está, você tenta entender o "lado" dele (horrível, eu sei) e fica meu deeeeus como a Miranda é insuportável. Até você ver o lado da Miranda e perceber que tudo o que ela faz ali é para sua sobrevivência. Confesso que não gostei da Miranda, ela me pareceu mesquinha e em seus momentos narrados com o G.P parecia uma criança influenciável. Ela não consegui me conquistar como personagem, mas conseguiu eliminar todo o lado do Caliban e perceber o HORROR que ela estava vivendo ali. Por fim a gente percebe o quão perturbado o Caliban é e como ele não reconhece isso.
O livro é bom. Obs.: tive pesadelos com a parte do sequestro rs

Felipe1503 11/02/2024

Livro importante, mostrando dois lados da história
Acho interessante o livro abordar tanto o lado do sequestrador quanto da sequestrada, é uma mistura de sentimentos que você vai sentindo com o passar da história (pena, aflição, raiva, tristeza, desprezo) é muito desconfortável as situações que Miranda faz para tentar escapar de Clegg, um livro importante para retratar assuntos importantes, mas que recomendo ler em um tempo correto e com o psicológico preparado.

valeska.ng 11/02/2024

Pensando em como posso definir essa experiência, a escrita do autor foi envolvente e nos faz transitar pela mente perturbada de uma prisioneira, vitima e extremamente chata e de um solitário, obcecado sequestrador.. a escrita nos faz perceber o delírio de uma mente aprisionada.. de uma mente egoísta e manipuladora (conseguimos ser manipulados por ele). O que salvou a leitura em minha opinião de fato foi a escrita, por mais cansativa e maçante que tenha sido. Não gostei da historia (um tanto previsível), esperei muito desse livro. Vale a experiencia se você não tiver nada mais interessante pra ler (e tiver tempo para se estressar, rs.)

Ranny 11/02/2024

Pertubador
O autor consegue manipular a nossa visão de uma forma INCRÍVEL.
No começo você consegue até sentir pena do Frederick, ver ele como uma pessoa solitária que só quer a companhia da Miranda. Depois vem a parte do ponto de vista dela, e eu particularmente a achei uma pessoa extremamente prepotente, com todo o seu ar de superioridade. Mas ai chega o final, e você percebe como o Frederick é um psicopata egoísta, e que a Miranda não merecia o destino que teve, mesmo sendo tão arrogante.
E tudo isso só mostra que ver a mesma história em pontos de vista diferentes faz toda a diferença na nossa opinião, e o autor do livro sabe usar disso muito bem ao longo da narrativa. É uma leitura instigante!

Débora 11/02/2024

O Colecionador
É um misto de sentimentos, um livro fácil de ler, mas ao mesmo tempo complexo, são muitos sentimentos, muitas opiniões, muitas vezes me vi contra Miranda e favor de Caliban, ele é simples e cativante, ela já é difícil e chata (talvez eu esteja com síndrome de Estocolmo?!).
A gente se confunde nos pensamentos dele, tenta entender algo que é incompreensível e injustificável, apoia o romance o amor platônico dele por ela e ficamos com raiva dela por não corresponder.
Eu sinceramente achei a Miranda BEM chata, as partes do diário dela foram as mais difíceis de ler porque o jeito dela me estressa, esse ar de superioridade, e jeito como ele trata ele da raiva, o tanto que ela fala desse G.P. é entediante, o cara é um insuportável como ela, um egocêntrico e esnobe, com certeza as partes que ela falava dela ao meu ver foram as mais entediantes.
Mas é um livro muito bom, e agora tenho que pensar um pouco pra entender todos esses sentimentos que o autor põe no livro, ódio, amor, raiva, posse?

Barbara602 11/02/2024

Livro envolvente
Gostei da leitura, achei bastante envolvente, isso fez com que eu terminasse bem rápido. Achei um pouco maçante em alguns momentos (no relado da Miranda). O final é inesperado e perturbador. Recomendo!

Gabriella168 09/02/2024

Não sei como começar essa resenha , tenho tento a dizer sobre esse livro mas não encontro palavras! Então vamos tentar..

O colecionador é uma obra que está na minha estante a muitos anos e nunca conseguirá ler ele , quando comecei tive dificuldades de continuar pois é um livro muito maçante.
A primeira parte contada por calibã não cativa o leitor mas em certos momentos chegamos a sentir pena do personagem e coloca-se ao lado dele , Miranda por sua vez é uma pessoa desprezível, por ter ido a lugares , visto a arte de perto e conhecido pessoas ela se ver superior , julga ele burro , sem entendimento, o final foi agoniante e no final entendemos perfeitamente que ele é um Colecionador !

Eduardo 07/02/2024

Bom, este livro é um clássico e com certeza possui diversos fatores positivos; entretanto, também possui seus defeitos.

Achei muito interessante, perturbadora e intensa essa narrativa, de sequestrador e sequestrado (consegui até perceber que outras obras com tramas parecidas, utilizaram desta como referência). Ele aborda muito bem a mente de um psicopata, e ele é tão manipulador que, se você não tomar cuidado, vai acabar ficando do lado dele. Uma coisa que achei muitíssimo interessante, foi a obra mostrar tanto o ponto de vista do sequestrador, como o ponto de vista de Miranda, a sequestrada. Quando terminei a parte e vi que isso ia acontecer, fiquei animadíssimo, achando que poderia ver o quão sufocante aquilo devia ter sido na perspectiva dela, mas... não foi tão bom assim.

Nesta segunda parte do livro, na perspectiva dela, ele se torna muito mais maçante e denso. Fica entediante e de certa maneira irrita, porque, sim, conhecer a vida da Miranda é importantíssimo para nos conectarmos à personagem, mas tem MUITOS detalhes chatos. Eu não quero saber tuuudo isso da sua vida, eu quero ver você reagindo à situação do sequestro, sabe? No prefácio do SK ele mesmo diz algo do tipo "Sim, Miranda, muito legal sua vida, mas como vai o sequestro?".

Após a segunda parte, o livro volta a ficar mais cativante e o final foi muito perturbador, mas muito bem feito. É claustrofóbico, agoniante. O suspense se o Clegg vai ou não fazer aquela coisa (digo assim para não falar spoiler).

No geral, acho que deve ser um livro lido porque é sim bom e é um clássico do gênero; entretanto, a lentidão do livro e o excesso de um detalhamento quase irritante, acaba atrapalhando um pouco a leitura (tanto que uma grande parte dos que abandonaram a obra, abandonaram na perspectiva da Miranda).

Lali 07/02/2024

O autor te leva para um passeio assustador a mente de um psicopata obsessivo, que concentra toda a sua ?loucura? na figura de Miranda. A manipulação na fala do personagem é tão bem executada que te leva a ficar do lado ?errado? em diversos momentos do livro. Uma leitura intensa e angustiante. Perfeito para os fãs do gênero.
luuandra 07/02/2024minha estante
Noooossa sim, como se tudo se justificasse por ele "amar" ela

Pedro 05/02/2024minha estante
Pesquise sobre hibristofilia. É um assunto que aborda o conteúdo da sua resenha.

Erika 05/02/2024minha estante
Meu deus???? não me senti atraída por ninguém, estava com empatia, indo para um lado de distúrbio e dependência do que psicopatia, pela forma que segue o livro, inclusive é proposital pela estrutura do livro e reforça o suspense. Tanto que logo em seguida, vendo o outro lado da história isso muda completamente.
Que loucura ficar fazendo afirmações e diagnosticando dessa forma, não consegue interpretar uma opinião de 10 linhas sobre um livro.

Pedro 05/02/2024minha estante
Calma, Erika.
Eu não quis dizer que você está se sentindo atraída pelo psicopata do livro.
O que eu quis dizer é que psicopatas, muitas vezes, consegue despertar empatia em nós. É por isso que muitas vezes nos identificamos com vilões.
Isso também já aconteceu comigo várias vezes.

Estamos em paz? ?