A educação para além do capital

A educação para além do capital István Mészáros

Resenhas - A Educação Para Além do Capital

Thais.Coletto 14/03/2024

Muito bom!
Livro importantíssimo para compreendermos a relação da educação com o capitalismo. Traz inúmeros questionamentos relevantes ao tema

IsabelaFeh 18/02/2024

É possível conceber uma educação libertadora dentro da lógica de mercado?
Eu simplesmente me perdi nos questionamentos que este livro tece, revi minha prática e pensei em formas de alinhar minha prática ao meu discurso progressista.

Diversas passagens no livro nos convidam a problematizar o que está posto, simplesmente incrível!

Arthenis0 18/10/2023

Para uma educação humana
Lendo esse texto como um dos textos obrigatórios para entra no mestrado, me vi em conflito com alguns colocações do autor, principalmente nas que dizem respeito a Marx. Porém, em uma conceito posso ter certeza em concordar um o autor que a escola nada mais é que uma instituição reprodutora do sistema capitalista em que vivemos, por isso, devemos lutar para que essa instituição se torne um lugar de pensamento crítico, para as futuras gerações.

Thais764 27/08/2023

Todo professor deveria ler
É uma leitura extremamente necessária a todo professor que acredita na educação como forma de transformação e superação das desigualdades e injustiças no mundo. De uma maneira realista (embora não de simples compreensão à primeira leitura), Mèszáros aborda diversas questões relativas ao papel da escola, do professor e da educação que acreditamos.

JAlia 20/07/2023

Li esse livro devido à faculdade e recomendações de professores e estou pensando seriamente aonde é que eu fui me meter!

Maria 14/03/2023

Muito importante
Li depois da indicação de um professor e não me arrependi, o livro é curto mais muito completo, Fundamental para quem trabalha na área da educação e pra quem acredita que vamos mudar a sociedade com ela. Venceremos.

Juju 24/01/2023

Uma Educação para a consciência
Ao ler "Educação para além do Capital, percebi o quanto essa leitura me apresentou complexidades e da alienação de nossa sociedade capitalista. O grande desafio é de como romper com essa lógica de sociedade atual? A resposta seria através de uma educação e de uma auto educação para a consciência pela lógica socialista. De pensar em uma nova sociedade que tenha substância da igualdadel e seja sustentável.

Maria.anamariaprof 23/01/2023

A cartilha para a implementação do socialismo
Não quero me alongar, embora tenha muito o que falar desse livro.

Em resumo, temos aqui uma cartilha de implementação do socialismo através da educação.

Ele pode falar as besteiras que quiser, mas eu prezo muito pela qualidade de um texto. Sua clareza, suas palavras, sua construção...

O que o autor fez foi pensar "como devo convencer os leitores de minha ideia?" e decidiu por repetir exaustivamente o mesmo argumento.

Adrian.Daniel 20/01/2023

Livro muito especifico
Tentei ler, não achei instigante, apesar de discutir a respeito da educação e do capital social, a forma que o faz não é muito instigante nem incentiva a continuar a leitura

Ed Carvalho 03/01/2023

Releitura
Li este livrinho no ano passado e procurei reler agora no começo de 2023 só para fixar melhor na mente os seus ensinamentos.

Gaby.Ferrari 31/12/2022

Muito bom e realista
O livro trás algumas reflexões e busca trazer soluções aos problemas da educação capitalista, mostrando que é necessário uma reforma estrutural completa na sociedade para que a educação mude permanentemente.

Carlos 10/12/2022

A educação para além do capital é uma obra fundamental para todo aquele que compreende a educação como um processo emancipador e transformador. Mészáros apresenta a ideia de que é preciso uma transformação social, saída do capitalismo, em estreita ligação com o processo de desinternalizacão do modo de produção como algo sem possibilidade de superação.

Ed Carvalho 06/11/2022

Gostei, mas achei incompleto!
Este livro é sem dúvida uma leitura interessante e inteligente. Fiquei porém num estado de dualidade quanto a ele. Ao mesmo tempo que é um livro esclarecedor, que abre a nossa mente e nos faz refletir sobre as condições atuais da educação, que sem dúvida ainda atende muito aos ideais elitistas do capitalismo selvagem, ele não apresenta, de fato, as soluções práticas da tal revolução que o processo de mudança da realidade exige. Irei reler, pois sem dúvida deixei algo escapar, mas fiquei com esta sensação de que faltou algo mais específico e pragmático.

Yoyo 23/10/2022

Muito muito bom
Estou buscando ler sobre temas e perspectivas diversas, e livros de ensaio está sendo uma ótima opção.

O autor aborda de forma franca as questões sobre como a educação é fundamental na manutenção do poder, recomendo a todos a leitura.