A educação para além do capital

A educação para além do capital István Mészáros

Resenhas - A Educação Para Além do Capital

skuser02844 25/03/2022

O livro é muito bom! Mas tem uma linguagem rebuscada demais até para mim que faço parte do meio acadêmico! Entendo que é um artigo, mas mesmo assim eu acredito que uma obra dessa tinha que ter uma versão com uma linguagem mais acessível... A mensagem desse livro precisaria ser difundida para mais pessoas, não somente as que fazem parte da acadêmia ou que são da área da educação.
Truga 07/07/2022minha estante
Talitha, é isso

Sandra 12/02/2015

Educação para além do Capital - Necessidade!
Excelente leitura. Indispensável para quem sonha e deseja viver numa sociedade mais justa e fraterna. Mészáros nos mostra que é possível sim construirmos uma sociedade melhor. Mas esse sonho só poderá se tornar realidade se trabalharmos duro. Devemos nos educar constantemente neste sentido. A Educação (formal, informal e não-formal) é o caminho para a construção de uma nova sociedade; de uma sociedade que possa se livrar dos dogmas e dos flagelos do Capital. A história não acabou. Somos seres culturais e históricos e podemos construir uma nova história para a humanidade. Há opções! Devemos fazer nossa escolha: permanecer nesse caos da sociedade capitalista ou trabalhar para superá-la. Depende de nós, humanos desejosos e esperançosos de uma nova sociedade.

Lucas 01/09/2016

Ótimo
Um bom livro para refletir sobre as questões que envolvem a educação, e a relação com o trabalho. Uma lição básica que pode-se tirar é que a educação ideal não é algo que profissionaliza o cidadão para passar sua vida executando um trabalho em troca de dinheiro, mas um aprendizado contínuo que desenvolva suas capacidades, e que torne ciente de que a sua condição de ser humano está acima das questões capitalistas.

Vitor.Canestraro 20/03/2020

Uma visão que discordo
Discordo da metodologia dialética histórica utilizada pelo autor para discorrer a cerca da educação, mas recomendo o livro, afinal é preciso conhecer os diferentes pontos de vista independentemente de se concordar ou não para com eles.

Anderson Alves 03/04/2020

Uma verdadeira obra contra esse sistema
Livro traz várias reflexões sobre a temática, recomendo a todos que queira ter um sociedade mais justa e igualitária.

Pedro Matias 11/04/2020

Um livro necessário
Esse livro faz uma reflexão de por que é necessário pensar educação para além de uma visão instrumental, em que ela é apenas uma ferramenta para o mercado de trabalho.

Alida Rinara 18/06/2020

Reflexões
É um livro fantástico e de muita reflexão! Nos faz pensar e criticar o mundo em que vivemos, este mundo capitalista e consumista. Trazendo a educação como um componente crucial no processo de transformação para um mundo qualitativamente diferente, mais consciente, sustentável e melhor!

Arthur 12/12/2020

Para além do capital
É possível realizar uma educação transformadora dentro da lógica capitalista? É isso que Mészáros questiona e sobre o que discorre nessa obra.
Seguindo a sua orientação metodológica materialista histórica, Mészáros demonstra como atores hegemônicos, dentro do processo de globalização, orientam o desenvolvimento da sociedade dentro de determinados "padrões", dentre os quais está a desigualdade em todas as suas formas. Questionar e transformar essa lógica perpassa por uma educação libertadora, nas palavras do autor. Porém, essa educação libertadora só seria possível "para além do capital". Essa educação libertadora, no entanto, não é tão simples de ser realizada, justamente pela força dos atores hegemônicos que atuam dentro da lógica do capital, e da própria sociedade obnubilada por essa lógica, que tende a reproduzí-la. Inclusive os educadores. Nesse sentido, essa obra é fundamental para educadores e todos que sonham com uma sociedade mais justa e igualitária.

ClaudiaMF 22/05/2021

Educação e trabalho para a emancipação
Os elementos que são as bases para a libertação da espiral de opressão do capital. A educação que ultrapasse a demanda de formação de mão-de-obra para o capital tem a perspectiva de autonomia, autogestão e liberdade. Fundamentado nos princípios marxistas de compreensão da vida social, Meszaros traz o foco para a importância da educação para a emancipação tanto do trabalhador como de toda a sociedade.

Arminda 11/11/2021

Li para ter embasamento para uma atividade acadêmica. A leitura aprimora o pensamento crítico e nos faz pensar em uma educação para além do capital. Penso que a educação precisa ser questionada, mas sempre tendo em mente que é um campo em disputa e que precisa ser aprimorada, jamais desmerecida.

Nathan Oak 09/02/2022

Pra ir além
A ideia central do autor é a de que o sistema educacional, por meio das instituições de educação formal, são criados para a produção e reprodução dos consensos e da lógica do capitalismo. Nenhuma alternativa criada a partir desse modelo, mesmo pensado para mitigar as mazelas produzidas, como a evasão escolar, falta de acesso ao ensino, desvalorização dos professores e sucateamento das escolas, por exemplo, se concretizaria ou se sustentaria por muito tempo no no modelo de exploração vigente. O autor discorre sobre o formato de educação contemporâneo, seu propósito voltado à racionalidade instrumental, para fornecer conhecimentos e pessoal para a máquina produtiva, de reprodução da lógica mercadológica de aprendizado e para a perpetuação de uma sociedade de mercadorias.
Grande parte do nosso processo de aprendizagem se encontra fora das instituições formais de ensino. A maior parte da nossa experiência de vida, de sociedade, nosso contato com a arte, experiências de trabalho, conflitos e confrontos, disputas morais e políticas; apenas uma pequena parte disso está ligada à educação formal. Para o autor, é necessário um movimento que contrarie a "internalização e o consenso" da educação do capital, como alternativa ao que já existe; propõe que a educação seja um processo "sustentável", como um processo que compreende os entes livremente associados, conscientes dos processos sociais, se opondo à característica de "adversários" e competidores, da estrutura estabelecida pelo modelo do capital.

Martony.Demes 21/02/2022

Continuando, sobre as obras que venho lendo durante esses dias, apresento aqui Istvan Meszáros com:

A educação para além do capital.

O livro apresenta o debate acerca da possibilidade da superação da lógica do capital por meio de processos educativos amplos e de ruptura dessa lógica.

Ótima leitura!

Encerro com uma citação de
Paracelso utilizada no livro:
"A aprendizagem é a nossa vida, desde a juventude até à velhice, de facto quase até à morte; ninguém vive durante dez horas sem aprender".

site: https://www.instagram.com/mardemes

Sheyla.Batista 26/03/2022

"O capital é irreformável"
"Portanto, a nossa tarefa educacional é, simultaneamente, a tarefa de uma transformação social, ampla e emancipadora. Nenhuma das duas pode ser posta à frente da outra. Elas são inseparáveis. A transformação social emancipadora radical requerida é inconcebível sem uma concreta e ativa contribuição da educação no seu sentido amplo...?

Anderson 03/05/2022

Nesta pequena, porém substancial, obra, Mészáros defende a máxima de que é imprescindível romper com a lógica do sistema capitalista na educação. Não basta querer reformar o sistema, pois "o capital é irreformável porque pela sua própria natureza, como totalidade reguladora sistêmica, é totalmente incorrigível."

Japa 26/07/2022

Vou ter q ler mais do Mészaros, não vai ter jeito
Eu li por curiosidade, parecia interessante e era um autor que eu nunca tinha lido.

Esse livro é sobre política mas tbm sobre organização popular, sociologia, educação e luta de classes, redijido de uma forma brilhantemente maravilhosa.

Me apaixonei.

#Releitura: 2024
Mesmo após a leitura em 2022, quis reler o livro em 2024 pois não lembrava de alguns aspectos tratados por Mészáros.

Foi reconfortante. A educação por si só não consegue revolucionar a sociedade, é verdade, mas consegue ao menos mudar qualitativamente a consciência das pessoas rumo, aí sim, à revolução comunista.

Foi bom reler A Educação Para Além Do Capital pois acho que pessoalmente, eu precisava de um frescor no sentido de reavivar o gosto pela educação, além de lembrar que a institucionalização não é tudo nessa vida: há educação pra além das vias formais e precisamos explorá-las pra poder alcançar mais pessoas.

É um pouco angustiante ver que ainda estamos tão longe da transição mencionada por Mészáros, mas não podemos esquecer que os espaços de luta existem pra serem utilizados.

Tento não ser pessimista, é difícil. Mas enquanto há vida, há luta.