A educação para além do capital

A educação para além do capital István Mészáros

Resenhas - A Educação Para Além do Capital

Ed Carvalho 06/11/2022

Gostei, mas achei incompleto!
Este livro é sem dúvida uma leitura interessante e inteligente. Fiquei porém num estado de dualidade quanto a ele. Ao mesmo tempo que é um livro esclarecedor, que abre a nossa mente e nos faz refletir sobre as condições atuais da educação, que sem dúvida ainda atende muito aos ideais elitistas do capitalismo selvagem, ele não apresenta, de fato, as soluções práticas da tal revolução que o processo de mudança da realidade exige. Irei reler, pois sem dúvida deixei algo escapar, mas fiquei com esta sensação de que faltou algo mais específico e pragmático.

Yoyo 23/10/2022

Muito muito bom
Estou buscando ler sobre temas e perspectivas diversas, e livros de ensaio está sendo uma ótima opção.

O autor aborda de forma franca as questões sobre como a educação é fundamental na manutenção do poder, recomendo a todos a leitura.

Sandra 12/02/2015

Educação para além do Capital - Necessidade!
Excelente leitura. Indispensável para quem sonha e deseja viver numa sociedade mais justa e fraterna. Mészáros nos mostra que é possível sim construirmos uma sociedade melhor. Mas esse sonho só poderá se tornar realidade se trabalharmos duro. Devemos nos educar constantemente neste sentido. A Educação (formal, informal e não-formal) é o caminho para a construção de uma nova sociedade; de uma sociedade que possa se livrar dos dogmas e dos flagelos do Capital. A história não acabou. Somos seres culturais e históricos e podemos construir uma nova história para a humanidade. Há opções! Devemos fazer nossa escolha: permanecer nesse caos da sociedade capitalista ou trabalhar para superá-la. Depende de nós, humanos desejosos e esperançosos de uma nova sociedade.

Japa 26/07/2022

Vou ter q ler mais do Mészaros, não vai ter jeito
Eu li por curiosidade, parecia interessante e era um autor que eu nunca tinha lido.

Esse livro é sobre política mas tbm sobre organização popular, sociologia, educação e luta de classes, redijido de uma forma brilhantemente maravilhosa.

Me apaixonei.

#Releitura: 2024
Mesmo após a leitura em 2022, quis reler o livro em 2024 pois não lembrava de alguns aspectos tratados por Mészáros.

Foi reconfortante. A educação por si só não consegue revolucionar a sociedade, é verdade, mas consegue ao menos mudar qualitativamente a consciência das pessoas rumo, aí sim, à revolução comunista.

Foi bom reler A Educação Para Além Do Capital pois acho que pessoalmente, eu precisava de um frescor no sentido de reavivar o gosto pela educação, além de lembrar que a institucionalização não é tudo nessa vida: há educação pra além das vias formais e precisamos explorá-las pra poder alcançar mais pessoas.

É um pouco angustiante ver que ainda estamos tão longe da transição mencionada por Mészáros, mas não podemos esquecer que os espaços de luta existem pra serem utilizados.

Tento não ser pessimista, é difícil. Mas enquanto há vida, há luta.

Anderson 03/05/2022

Nesta pequena, porém substancial, obra, Mészáros defende a máxima de que é imprescindível romper com a lógica do sistema capitalista na educação. Não basta querer reformar o sistema, pois "o capital é irreformável porque pela sua própria natureza, como totalidade reguladora sistêmica, é totalmente incorrigível."

Sheyla.Batista 26/03/2022

"O capital é irreformável"
"Portanto, a nossa tarefa educacional é, simultaneamente, a tarefa de uma transformação social, ampla e emancipadora. Nenhuma das duas pode ser posta à frente da outra. Elas são inseparáveis. A transformação social emancipadora radical requerida é inconcebível sem uma concreta e ativa contribuição da educação no seu sentido amplo...?

Martony.Demes 21/02/2022

Continuando, sobre as obras que venho lendo durante esses dias, apresento aqui Istvan Meszáros com:

A educação para além do capital.

O livro apresenta o debate acerca da possibilidade da superação da lógica do capital por meio de processos educativos amplos e de ruptura dessa lógica.

Ótima leitura!

Encerro com uma citação de
Paracelso utilizada no livro:
"A aprendizagem é a nossa vida, desde a juventude até à velhice, de facto quase até à morte; ninguém vive durante dez horas sem aprender".

site: https://www.instagram.com/mardemes

Nathan Oak 09/02/2022

Pra ir além
A ideia central do autor é a de que o sistema educacional, por meio das instituições de educação formal, são criados para a produção e reprodução dos consensos e da lógica do capitalismo. Nenhuma alternativa criada a partir desse modelo, mesmo pensado para mitigar as mazelas produzidas, como a evasão escolar, falta de acesso ao ensino, desvalorização dos professores e sucateamento das escolas, por exemplo, se concretizaria ou se sustentaria por muito tempo no no modelo de exploração vigente. O autor discorre sobre o formato de educação contemporâneo, seu propósito voltado à racionalidade instrumental, para fornecer conhecimentos e pessoal para a máquina produtiva, de reprodução da lógica mercadológica de aprendizado e para a perpetuação de uma sociedade de mercadorias.
Grande parte do nosso processo de aprendizagem se encontra fora das instituições formais de ensino. A maior parte da nossa experiência de vida, de sociedade, nosso contato com a arte, experiências de trabalho, conflitos e confrontos, disputas morais e políticas; apenas uma pequena parte disso está ligada à educação formal. Para o autor, é necessário um movimento que contrarie a "internalização e o consenso" da educação do capital, como alternativa ao que já existe; propõe que a educação seja um processo "sustentável", como um processo que compreende os entes livremente associados, conscientes dos processos sociais, se opondo à característica de "adversários" e competidores, da estrutura estabelecida pelo modelo do capital.

Arminda 11/11/2021

Li para ter embasamento para uma atividade acadêmica. A leitura aprimora o pensamento crítico e nos faz pensar em uma educação para além do capital. Penso que a educação precisa ser questionada, mas sempre tendo em mente que é um campo em disputa e que precisa ser aprimorada, jamais desmerecida.

ClaudiaMF 22/05/2021

Educação e trabalho para a emancipação
Os elementos que são as bases para a libertação da espiral de opressão do capital. A educação que ultrapasse a demanda de formação de mão-de-obra para o capital tem a perspectiva de autonomia, autogestão e liberdade. Fundamentado nos princípios marxistas de compreensão da vida social, Meszaros traz o foco para a importância da educação para a emancipação tanto do trabalhador como de toda a sociedade.

Arthur 12/12/2020

Para além do capital
É possível realizar uma educação transformadora dentro da lógica capitalista? É isso que Mészáros questiona e sobre o que discorre nessa obra.
Seguindo a sua orientação metodológica materialista histórica, Mészáros demonstra como atores hegemônicos, dentro do processo de globalização, orientam o desenvolvimento da sociedade dentro de determinados "padrões", dentre os quais está a desigualdade em todas as suas formas. Questionar e transformar essa lógica perpassa por uma educação libertadora, nas palavras do autor. Porém, essa educação libertadora só seria possível "para além do capital". Essa educação libertadora, no entanto, não é tão simples de ser realizada, justamente pela força dos atores hegemônicos que atuam dentro da lógica do capital, e da própria sociedade obnubilada por essa lógica, que tende a reproduzí-la. Inclusive os educadores. Nesse sentido, essa obra é fundamental para educadores e todos que sonham com uma sociedade mais justa e igualitária.

Alida Rinara 18/06/2020

Reflexões
É um livro fantástico e de muita reflexão! Nos faz pensar e criticar o mundo em que vivemos, este mundo capitalista e consumista. Trazendo a educação como um componente crucial no processo de transformação para um mundo qualitativamente diferente, mais consciente, sustentável e melhor!

Pedro Matias 11/04/2020

Um livro necessário
Esse livro faz uma reflexão de por que é necessário pensar educação para além de uma visão instrumental, em que ela é apenas uma ferramenta para o mercado de trabalho.

Anderson Alves 03/04/2020

Uma verdadeira obra contra esse sistema
Livro traz várias reflexões sobre a temática, recomendo a todos que queira ter um sociedade mais justa e igualitária.

Vitor.Canestraro 20/03/2020

Uma visão que discordo
Discordo da metodologia dialética histórica utilizada pelo autor para discorrer a cerca da educação, mas recomendo o livro, afinal é preciso conhecer os diferentes pontos de vista independentemente de se concordar ou não para com eles.