Moby Dick

Moby Dick Herman Melville

Resenhas - Moby Dick

Igor Rocha 23/11/2022

Pra matar a curiosidade
Sempre ouvir falar da baleia mais famosa da literatura mundial e decidi conhecer a história pra saber o que se sucedia.

Kaleb.Muniz 19/11/2022

Um clássico
Gosto muitos desses clássico, pois refletem pensamentos de tempos passados. O livro tem uma atmosfera de documentário, com muitas descrições de como a atividade a caça a baleia funciona. E demonstra com profundidade os sentimentos da tripulação, como o capitão vingativo incita os outros a perseguirem seu objetivo de caçar a baleia branca. Um livro sensacional.

Evandro199 15/11/2022

"...É um mundo perverso em todos os seus meridianos..."
Moby Dick ou A Baleia, é um livro de contrastes. A narrativa intercala bastante entre marasmo e momentos épicos, de uma leitura tranquila e até cômica que muda para uma leitura brutal e sombria.

Assim como o mar.

Ishmael, nosso narrador, cansado da vida em terra decide embarcar em um navio baleeiro, para caçar os terríveis cachalotes, e acaba por ir ao mar no Pequod, navio destinado a caçar o monstruoso leviatã que deu nome à obra, graças ao coração vingativo do seu capitão, Ahab, que tem uma questão pessoal com o monstro.

Um grande clássico, excelente leitura, embora as vezes um pouco maçante devido às explicações detalhadas das tais "ciências leviatânicas" onde nosso narrador explicará sobre as baleias e sobre sua caça, sobre os pormenores das embarcações e tambem por muitas vezes aproveitando para discorrer sobre questões filosóficas.

Quanto mais próximo do final, mais o livro vai perdendo a leveza do começo e ficando sombrio e pesado, levando a um encerramento brutal, que dificilmente se imaginaria quando se começa a leitura.

Excelente leitura. Não virou um grande clássico a toa.
D'ow 15/11/2022minha estante
Acertou em cheio na analogia com o mar! rs

D'ow 14/11/2022

BREVE RESUMO de um livro QUASE perfeito
A trama é muito boa, os personagens muito bem construídos; a história parece uma biografia, de tão bem contada que é.

No entanto tem demasiadas descrições que quebram as pernas, corta a brisa, manda o ritmo para "pqp". rs Descrições que poderiam ir para o final do livro, na forma de notas do autor. Por exemplo: tem um capítulo que fala sobre os tipos de baleias e suas características (resumidas) e tal. É muito cansativo, além de não agregar em nada, ainda quebra o ritmo da leitura. Talvez quem goste do assunto baleias, oceanos, navios e pesca, até goste dos termos técnicos descritos, eu que nunca pisei nem na praia com meu calcanhar rachado e micose entre os dedos, não gostei muito dessas partes/capítulos.

No mais é um livro fora do comum, muito bem escrito. Quem gosta de ler fica imaginando o trabalho de pesquisa que o autor teve, o esmero dos detalhes (alguns cansativos), porém admirável.

Para alguns essa história tem uma crítica social; Moby Dick seria o estado atrapalhando a vida das pessoas. Para outros é uma mensagem religiosa, onde o capitão seria o ser humano inconformado com DEUS (que seria representado pela baleia). Pra mim as duas teses estão certas, a gente pode pegar as referências de cada ponto de vista e criar a nossa própria opinião. Mas acredito que Herman Melville só queria escrever uma história legal para todo o público. E deu certo. É surpreendente, engraçado (pelo menos no começo) e com um final surpreendente!

NOTA 8,5

FRASE DA HORINHA: "Ninguém pode salvar ninguém. Temos de nos salvar a nós próprios."

Rafael.Kimura 13/11/2022

Ótima leitura
Primeiro livro lido em 2022 , gostei muito do detalhamento sobre a pesca de baleias , levando em consideração quando este livro foi escrito, acredito que é uma boa leitura

Joao.Alessandre 13/11/2022

Moby Dick - jamais esquecerei de você!!
Impactante. Desafiador. Cruel. Gigantesco. Tecnicista. Várias camadas. Épico, trágico. Previsibilidade que surpreendente... adorável!!! Muitas descrições poderiam ser aplicadas ao livro. Todas adequadas e incompletas.
Surpreende e atende as expectativas a edição. Tradução primorosa e ilustrações fantásticas tornam o texto mais "digerível" para nós leitores não especialistas e calejados.

Longas digressoes existenciais,  descrições anatômicas minuciosas, aspectos náuticos peculiares com frequência irritam e tornam a progressão da leitura lenta assim como a embarcação numa tarde de calmaria, modorrenta.

Moby Dick retrata um momento histórico diverso com valores próprios que chocam quando lemos com o "código de ética" da nossa época. Porém é provocativo, perspicaz. Quase nos obriga a um planejamento futuro de releituras e novos mergulhos nesta aventura asfixiante e arrebatadora.
aartemesalva-nat 13/11/2022minha estante
Agora fiquei com mais vontade de ler.

Joao.Alessandre 13/11/2022minha estante
Recomendo muito. Exige paciência, tempo e dedicação mas deixa aquele sentimento de calor no coração que recompensa todo o esforço.

Silvana137 13/11/2022minha estante
Que resenha intensa, completa, detalhada, recheada de empolgação ... parabéns ...são estes tipo de resenha que nós despertar a vontade da leitura a curiosidade intelectual

Joao.Alessandre 13/11/2022minha estante
Obrigado Silvana pelas palavras generosas! Ler Moby Dick foi uma viajem fascinante!

Cris 14/11/2022minha estante

Comenta Livros 11/11/2022

Bom livro
Não me fixei muito no livro, achei a história bem cansativa várias vezes.
A caça a baleia e sua vingança me deixou brava e triste com os humanos, mas faz parte, fazer o que?

site: https://comentalivros.com/moby-dick-herman-melville/

Vanessa.Benko 04/11/2022

Mas é vão popularizar profundezas, e toda verdade é profunda
Uma aventura, uma jornada, uma descoberta. Um livro que me conquistou de cara só por essa edição linda e completa – cheia de notas extremamente importantes e que agregaram incrivelmente à leitura.
Cada página virada era uma sensação diferente. Aprendemos a gostar do narrador Ismael, mesmo julgando (e criticando) seus preconceitos. Crescemos com ele, aumentamos nosso conhecimento sobre mar, navios e obviamente baleias.
Cada personagem apresentado marcou uma parte da história, definiu um conceito filosófico e me fez refletir sobre a brevidade da vida. Alegorias que podem ser infinitamente interpretadas. Comparações que nos assustam, verdades que nos resgatam.
Você aprende a se afastar do calmo e da segurança ao entender que só se torna memorável aquilo que é arriscado. Aventuras secretas também valem a pena serem contadas, mesmo que sejam apenas em nossos devaneios. Pulamos de uma tempestade para outra, enfrentamos nossos medos e encaramos desafios. Porque a coragem mais útil é aquela que surge diante do perigo. Abrimos a mente para a independência; partimos deixando o porto seguro porque a essência humana precisa de liberdade e descobertas.
Enfim, a baleia. Sua grandeza não se compara com o poder subliminar de suas cicatrizes. Claro, torci por ela. E sim, adquiri um imenso respeito por suas batalhas. Ela perdurou por tantas marés. Suportou tantas perseguições. E nunca desistiu.
Um mar infinito. Um vento por vezes encorajador, por vezes amedrontador. Uma certo Ismael que aos poucos vai sumindo, dando lugar para a narrativa – porque sabe que a história relembrada pode ser melhor que sua própria existência.

ArnaldoJr 03/11/2022

Uma epopeia no Pacífico
Levei três meses para ler este clássico da literatura americana que foi escrito em 1851 pelo Herman Melville. E finalmente chegou o dia em que terminei essa obra que parecia não ter fim. Apesar de ser muitas vezes uma leitura maçante (especialmente os capítulos sobre cetologia ), a obra, no geral, é muito interessante e surpreendente em muitos aspectos, dentre eles as referências bíblicas. O final é espetacular.

Joao 31/10/2022

História boa; livro maçante
Muito bom escrito, não há o que falar sobre. O autor é muito inteligente, conseguiu deixar o livro riquíssimo em detalhes, mas tudo isso não foi o suficiente para tornar a leitura gostosa.

Poderíamos, facilmente, cortar vários capítulos da obra, confesso que não faria falta. Algumas são curtinhas, outras longas, mas muitas delas trazem textos que nos cansam demais.

Quando comecei a ler, rapidamente cheguei na página 100, entretanto, logo meu ânimo foi se esvaindo. Como eu disse, a obra é maçante. Orgulho-me por ter finalizado-a, pois no final dela, recebi um prêmio. Herman Melville termina o livro de uma forma maravilhosa, gostei muito. É como um arco-íris: ao final, há um pote de ouro.

Leiam, não se arrependerão.
Gustavo195 31/10/2022minha estante
Quero ler em breve! :)

Nic 31/10/2022

Uma obra prima
Que livro sensacional, que obra de arte!!! Um livro de 1851 (171 anos), Moby Dick é um tratado sobre cetáceos, sobre navios, navegação e sobre a caça às baleias. Para quem não conhece, o livro trata de Ismael que embarca em um navio baleeiro, a partir daí são mais de 700 páginas de uma leitura riquíssima sobre às baleias, recheada de citações filosóficas, históricas, psicológicas, figuras, além da história do livro em si.
Tá aí um livro que recomendo a todos que gostam de biologia e aventura. Posso dizer que passei o livro inteiro na expectativa de como seria o final, e o final me foi muito satisfatório.

OssosDePapel - Instagram 27/10/2022

Faço saber que escrevo esta crítica enquanto ainda processo o impactante final.

Eu realmente estou satisfeito, mas tenho algumas considerações a fazer:

Achei dezenas dos 136 capítulos desnecessários! Muitos deles são teóricos demais, tanto que chegam a ser técnicos. Eles me entediavam, talvez porque suas informações fossem obsoletas e retratassem uma prática quase totalmente extinta, ou porque fossem irrelevantes demais para a minha vida, fato é, que esses trechos não despertaram o mínimo interesse interesse em mim. Tive a impressão de que o autor queria apenas ostentar o seu conhecimento.

Felizmente tais capítulos se intercalavam com os de ação enredo, e estes, foram extremamente sedutores.

Não bastasse esse misto de conteúdo informativo e romance, o livro apresenta ainda outras facetas: uma, poética, bonita como o mar; e outra, filosófica, existencialista, também como o oceano, mas desta vez em profundidade.

Concluo: saio da leitura saciado, pois, apesar dos excessos, encontrei nela aquilo que me estimula na literatura. Enfim, antes sobrar do que faltar, não é?!