Moby Dick

Moby Dick Herman Melville

Resenhas - Moby Dick

Ingridh.Weingartner 04/12/2022

Audiobook curtinho e rápido, ouvi no Scribd, queria muito ler a história em quadrinhos, adoro o filme também (no coração do mar)

June Nony 02/12/2022

O capitão e a baleia
Esse é um dos clássicos que eu estava mais curiosa para ler pelas várias referências e citações que têm em outras obras sobre essa história do capitão que têm uma obsessão em matar uma determinada baleia. Porém vou ser bem rápida e direta ao falar que não gostei, o livro foca muito mais na tripulação que no enredo que é vendido e mesmo sendo a versão resumida ele ainda é chato. Eu vou terminar logo a versão na íntegra, mas já posso dizer que existem bem poucas coisas a mais no texto original que me foram agradáveis, triste que entrou para a lista de livros que me decepcionaram.

Alberto 02/12/2022

Procurando Moby Dick
Eu comecei a leitura esperando por vários embates entre um cachalote branco e um baleeiro. Afinal, é um livro muito longo para que isso ocorresse só uma vez. Mas o livro trata mesmo é da jornada dessa tripulação cujo capitão é obcecado por Moby Dick, graças a um encontro entre os dois, não narrado no livro, e apenas nos últimos capítulos o tão esperado encontro ocorre.

O que realmente deixa o livro longo é o fato de o autor pausar diversas vezes a narrativa para explicar termos náuticos desnecessários e para tratar de assuntos irrelevantes para a história, como a brancura de Moby Dick ou gravuras de baleias. Isso deixa a leitura cansativa e arrastada. Os trechos com história são realmente bons, o que causa certa frustração por precisar ler as outras partes.

Pelo que vi, há versões do livro editadas, deixando apenas a história. Eu recomendo uma edição dessas, pois certamente será uma leitura mais agradável.

Raíssa 01/12/2022

Edição linda
Uma estrela pelo lindo cuidado que a editora faz pra ilustrar e produzir o livro. É lindo demais pra enfeitar a prateleira. SÓ. História chata, gente chata, a gente torce pra baleia que felizmente teve um bom final. Esse livro justificavelmente é o pior do autor, por isso não fez sucesso.

Sol 62 30/11/2022

Moby Dick de Herman Melville, editado pela Antofágica, com tradução de Rogério W. Galindo e arte de Letícia Lopes, a meu ver é uma verdadeira obra de arte! Um livro literalmente de peso, em qualidade literária e tamanho (135 capítulos, 736 páginas). Além da obra propriamente dita de Herman Melville, a edição da Antofágica nos presenteia com textos de Luiz Ruffato, Caetano W. Galindo, Rita Isadora Pessoa e de Vinicius Duarte Figueira, que analisa e complementa o conhecimento ofertado pela caçada a Moby Dick.

Apesar de ser um livro ?grande? a escrita do autor é atraente, algumas partes bem objetiva, outras com reflexões filosóficas, científicas, religiosas e, até poética. Apesar de eu ter lido algumas críticas em relação ao excesso de descrição, isso não me incomodou, muito ao contrário, me estimulou a leitura.

Um verdadeiro curso sobre as baleias e a caça à baleia, principalmente sobre os baleeiros.

Indico a leitura.

Rafa 29/11/2022

Para mim, Moby Dick foi um exercício de paciência. Foi como sentar no barco e olhar para o mar por horas e horas refletindo sobre as minúcias dessa baleia que é a obsessão de um homem transmutada em animal. Durante 3 meses corridos em meio a muitas coisas pessoais pra resolver, trabalho, estudo e outros livros, Moby Dick foi uma pausa desse tumulto, um convite a me obrigar a desacelerar e observar, deixar de querer que tudo ande rápido e acabe logo, se entregar à narrativa. Favorito da vida.

@retratodaleitora 28/11/2022

Poderoso!
"Sim, estes olhos são as janelas e este meu corpo é a casa. Que pena que não fecharam as fendas e as rachaduras com um pouco de linho aqui e ali. Mas agora é tarde demais para fazer qualquer melhoria. O universo está terminado; a última pedra foi colocada, e os restos levados embora há um milhão de anos."?
??
Moby Dick foi uma das leituras mais fascinantes que já fiz. Mesmo sendo talassofóbica e sofrendo para criar as imagens na cabeça, foi simplesmente INCRÍVEL viver esse momento com o livro, que é genial. Demorei anos até fazer essa leitura, e que livro...?
A escrita do Herman Melville eu já conhecia, mas o que li anteriormente não é nada comparado a grandiosidade dessa obra sobre uma expedição marítima de caça à baleias.?
É um livro complexo, repleto de personagens bem construídos e passagens tão lindas que tiram o fôlego. O nosso protagonista, o Ishmael, é um senhor que resolve embarcar em um navio e é ele que nos conta todas as histórias que envolvem aqueles que também embarcaram, cada qual com seus motivos.?
"Ele vive no mar (...) Fica anos sem ver terra; quando por fim regressa, sente nela um cheiro estranho, mais estranho do que sentiria um homem na Lua. Como a gaivota marinha que ao pôr do sol fecha as asas e embala seu sono entre as ondas; assim, ao cair da noite, o nantucketense dobra as belas em mar alto e se deita para descansar enquanto sob o travesseiro correm manadas de morsas e baleias."?
Eu quero mesmo é indicar essa edição mega completa da @editora34, pensando em fortuna crítica e custo-benefício. É uma edição muito confortável, com margens grandes para anotações e muitas notas de rodapé. O prefácio é por Albert Camus e o posfácio por Bruno Gambarotto. ?
Leiam! É um clássico que merece muito ser lido e mais comentado, pois sua importância é enorme.?
Recomendo! ?

Books Bella 28/11/2022

Clássico
Não tem muito o quê falar, é um clássico, a escrita é beeem arrastada, glorias ao audiobook kkkk gosto muito da baleia moby dick e em todas as teorias e etc que existe hj em dia, mas os caçadores me irritam...

Igor Rocha 23/11/2022

Pra matar a curiosidade
Sempre ouvir falar da baleia mais famosa da literatura mundial e decidi conhecer a história pra saber o que se sucedia.

Kaleb.Muniz 19/11/2022

Um clássico
Gosto muitos desses clássico, pois refletem pensamentos de tempos passados. O livro tem uma atmosfera de documentário, com muitas descrições de como a atividade a caça a baleia funciona. E demonstra com profundidade os sentimentos da tripulação, como o capitão vingativo incita os outros a perseguirem seu objetivo de caçar a baleia branca. Um livro sensacional.

Evandro199 15/11/2022

"...É um mundo perverso em todos os seus meridianos..."
Moby Dick ou A Baleia, é um livro de contrastes. A narrativa intercala bastante entre marasmo e momentos épicos, de uma leitura tranquila e até cômica que muda para uma leitura brutal e sombria.

Assim como o mar.

Ishmael, nosso narrador, cansado da vida em terra decide embarcar em um navio baleeiro, para caçar os terríveis cachalotes, e acaba por ir ao mar no Pequod, navio destinado a caçar o monstruoso leviatã que deu nome à obra, graças ao coração vingativo do seu capitão, Ahab, que tem uma questão pessoal com o monstro.

Um grande clássico, excelente leitura, embora as vezes um pouco maçante devido às explicações detalhadas das tais "ciências leviatânicas" onde nosso narrador explicará sobre as baleias e sobre sua caça, sobre os pormenores das embarcações e tambem por muitas vezes aproveitando para discorrer sobre questões filosóficas.

Quanto mais próximo do final, mais o livro vai perdendo a leveza do começo e ficando sombrio e pesado, levando a um encerramento brutal, que dificilmente se imaginaria quando se começa a leitura.

Excelente leitura. Não virou um grande clássico a toa.
D'ow 15/11/2022minha estante
Acertou em cheio na analogia com o mar! rs

D'ow 14/11/2022

BREVE RESUMO de um livro QUASE perfeito
A trama é muito boa, os personagens muito bem construídos; a história parece uma biografia, de tão bem contada que é.

No entanto tem demasiadas descrições que quebram as pernas, corta a brisa, manda o ritmo para "pqp". rs Descrições que poderiam ir para o final do livro, na forma de notas do autor. Por exemplo: tem um capítulo que fala sobre os tipos de baleias e suas características (resumidas) e tal. É muito cansativo, além de não agregar em nada, ainda quebra o ritmo da leitura. Talvez quem goste do assunto baleias, oceanos, navios e pesca, até goste dos termos técnicos descritos, eu que nunca pisei nem na praia com meu calcanhar rachado e micose entre os dedos, não gostei muito dessas partes/capítulos.

No mais é um livro fora do comum, muito bem escrito. Quem gosta de ler fica imaginando o trabalho de pesquisa que o autor teve, o esmero dos detalhes (alguns cansativos), porém admirável.

Para alguns essa história tem uma crítica social; Moby Dick seria o estado atrapalhando a vida das pessoas. Para outros é uma mensagem religiosa, onde o capitão seria o ser humano inconformado com DEUS (que seria representado pela baleia). Pra mim as duas teses estão certas, a gente pode pegar as referências de cada ponto de vista e criar a nossa própria opinião. Mas acredito que Herman Melville só queria escrever uma história legal para todo o público. E deu certo. É surpreendente, engraçado (pelo menos no começo) e com um final surpreendente!

NOTA 8,5

FRASE DA HORINHA: "Ninguém pode salvar ninguém. Temos de nos salvar a nós próprios."

Rafael.Kimura 13/11/2022

Ótima leitura
Primeiro livro lido em 2022 , gostei muito do detalhamento sobre a pesca de baleias , levando em consideração quando este livro foi escrito, acredito que é uma boa leitura