Moby Dick Herman Melville

Resenhas - Moby Dick

Alemão 31/12/2022

Moby Dick
Um clássico da literatura mundial, escrito por Herman Melville! Livro escrito por volta de 1850, conta a história de vingança do capitão Ahab contra a Baleia Branca!! Indico a todos a leitura deste clássico!!!

Esté 30/12/2022

Entediante
Nem todo livro clássico é chato mas esse com certeza é. As aventuras descritas no livro até são interessantes mas os períodos não tem nenhum desenvolvimento durante o livro todo e além disso tem personalidades poucos profundas e desinteressantes. Talvez por ser uma adaptação do texto original muito tenho se perdido e por isso boa parte do livro parece mais um manual náutico do que um romance.

Paloma 29/12/2022

Sem dúvidas é um livro emblemático. Pela multiplicidade das formas de narrativa que há no livro, pelo extenso número de páginas, pela grandiosa viagem baleeira que Ismael narra e que surge a partir de uma vingança de Ahab - até onde o ser humano é capaz de ir por vingança? Melville não poupou densidade nessa narrativa, desde o próprio mistério que acompanha o mar e suas criaturas, até mesmo aprofundamento de conhecimentos sobre a navegação, a cetologia, da fé, Bíblia e preceitos cristãos, até mesmo na magnitude mistério que acompanha ela, a protagonista da saga toda, Moby Dick.

Esses pontos fazem o livro ter um mix de magnitude que se espalha, ao decorrer da narrativa, em curiosidade pela caça à baleia, pela tentativa de entendimento de por que homens se acham tão superiores à natureza a ponto de embarcar em uma viagem de anos apenas para (tentar) sacramentar uma vingança a Moby Dick. Tudo é muito envolto nessa aura de mistério e curiosidade, o que instiga a narrativa.

Mas, confesso que não é assim o tempo todo, rolou um esforço para tentar terminar a história que, como me pareceu, acompanha o mesmo ritmo da maresia e da sensação que deve ser estar, por dias, talvez anos, embarcada em um navio baleeiro, longe de qualquer pedacinho de terra à vista. Por horas, a narrativa fica intensa, veloz, como o mar quando se agita, por outras, ela fica monótona, como quando o mar repousa e parece descansar. Esse ritmo oscilante transforma a narrativa em algo quase que tedioso, os melhores momentos eram os agitados, mas abruptamente eles eram interrompidos pela calmaria de um dia de sol no meio do oceano.

Outro ponto de choque é que o cerne da narrativa é a vingança de Ahab à Moby Dick, mas entre o conhecimento disso por parte do leitor e de fato a aproximação desse embate entre homem x baleia demora praticamente o livro inteiro. Nem preciso dizer que o decorrer da narrativa faz com que todos os baleeiros se tornem repugnantes e que eu torci até o último minuto pela baleia. E que final maravilhoso é o do livro.

O que fica de reflexão é todo questionamento da petulância do ser humano em se achar superior a todos e a tudo.
Joao 29/12/2022minha estante
Paloma, adorei a tua resenha. Pensando agora se realmente valeria a pena tentar encarar essa obra no próximo ano

Paloma 31/12/2022minha estante
Oi João, realmente é uma questão a se avaliar, especialmente pela extensão da obra e da multiplicidade de formas narrativas que ela possui que atribui esse aspecto, as vezes, enfadonho. Mas acredito que a experiência seja muito válida, apesar de tudo, as reflexões são muito boas e a obra inteira, em si, é um marco que vale a pena ser conhecido de perto.

Loh Valente 28/12/2022

Não gostei muito, pois esperava uma coisa, mas não foi o que estava pensando.
Isso não torna a história ruim, só não foi o que eu esperava mesmo.

Izamara Ferreira 27/12/2022

Um calhamaço.
Foi como viver essa aventura com o Ismael!! Um livro completo, uma experiência imersiva sobre um assunto que eu não sabia nada!

Ps: Sempre torci pelas ?!

QUEIJO460 22/12/2022

Esperava mais
Bom, eu esperava mais desenvolvimento dos personagens presentes na obra, não ouve isso. O personagem que eu acreditava ser o príncipal se tornou um simples narrador e a sua amizade com Queequeg que tinha muito potencial de desenvolvimento não se desenvolveu, o mesmo aconteceu com outros personagens, todos tiveram apenas uma pequena apresentação na sua primeira aparição, (E ficou apenas nisso).
O que me cativou no começo da leitura foi a amizade entre esses dois personagens, mas acabou que o livro se mostrou mais sobre o capitão Ahab e a sua antagonista baleia.
Enfim, foi uma quebra de expectativa.

anarontani 21/12/2022

?tendo pouco ou nenhum dinheiro no bolso e nada em particular que me interessasse em terra, quis navegar um tanto e ver a parte líquida do mundo. É meu jeito de expulsar os maus humores e regular a circulação. Sempre que me pego com a boca crispada; sempre que na minha alma faz um novembro úmido e chuvoso; sempre que me vejo involuntariamente parando diante de lojas de caixões e seguindo todo cortejo fúnebre com que me deparo; e em especial sempre que a melancolia toma conta de mim a ponto de ser preciso um forte princi pio moral para me impedir de deliberadamente ir à rua e de maneira metódica sair arranjando encrenca à toa... quando isso acontece, creio ser hora de ir ao mar o quanto antes. Eis o meu substituto para a pistola e o projétil.?

ainda amo esse primeiro capítulo ?

ainda inconformada com o final, apesar de imagina-lo quase como foi?

Ju 21/12/2022

É um livro que necessita de um mergulho profundo para sentir de fato a mensagem do livro.

Fiquei refletindo em muitas passagens, mas senti falta do desenvolvimento de alguns personagens.

Vale muito a leitura, uma grande obra.
Will 21/12/2022minha estante
Capitão Ahab é um dos personagens mais fascinantes da literatura, na minha opinião. Sua obsessão cega, desafiante e visceral sobre Moby Dick (ou seria sobre Deus?) possui camadas que seria preciso um TCC para arranhar a superfície.

Joao.Alessandre 21/12/2022minha estante
Grande obra mesmo. Essa versão da antofagica torna a jornada mais interessante ainda!

Francesco.Calderan 17/12/2022

Moby Dick
Essa leitura não me agradou. Foi uma adaptação bem ruim.
É só a história bem batidona e acabou.
Acho que poderíam melhorar.

JP_Felix 15/12/2022

Cansativo
Eu sei que um clássico deve ser reconhecido pelo valor que ele trouxe na época em que foi escrito, mas este livro requer uma força de vontade gigante do leitor. Tal qual Queequeg se desapontou com a ideia da cristandade, pois não ers o que imaginava, eu estou aqui vendo que o livro também não o é.

Nem de longe é uma obra ruim, mas é extremamente cansativo e denso. Há capítulos inteiros dedicados a falar da brancura da baleia, de sua cauda, de seu cérebro, outros que exploram o estudo e a catalogação desses mamíferos e seus estudos, e nisso a história se dilui em infinidades de devaneios e reflexões e pouco ou nada adicionam à trama.

O livro é muito mais sobre a ideia humana que sobre a caça à baleia. Como todo bom clássico britânico, há aqui muita filosofia embutida na história, mas fiquei um pouco exausto com a quantidade de devaneios e filosofia.

O começo é bem atrativo é interessante, mas, por deus, procure uma versão de bolso deste livro, pois ele é tão recheado de informação e de uma linguagem clássica que sequer parece uma história, mas um livro de filosofia e biologia com uma narrativa para organizar as pesquisas apresentadas.

Sim, o livro ainda é ótimo, a culpa de não aproveitar é minha por insistir em uma leitura densa demais para mim, mas ainda acho que esta história poderia ser atemporal se tivesse uma linguagem mais acessível e uma trama mais concisa, então, por mais que eu não costume fazer isso, considero a narrativa clássica desta obra como um dos pontos que mais prejudica a história como história.

Simplesmente 90% dos leitores não conseguiria ler este livro aproveitando de verdade a obra por causa de sua narrativa torturantemente densa.

myrayyyyyy 07/12/2022

Se eu pudesse, jamais teria lido.
O que pensei que seria uma experiência única, realmente foi: um livro extenso, chato e que só tem algum desenvolvimento nas últimas 15 páginas.
Fim.
Dani 07/12/2022minha estante
Nossa...kkkkk

Lelê 07/12/2022minha estante
Também achei isso, levei um tempão pra ler a ADAPTAÇÃO (cerca de 150 páginas), achei muito chato

Laura F Souto 06/12/2022

Um grande clássico que mostra a enorme jornada pelos mares em busca de Moby Dick. O personagem se perde algumas vezes em grandes devaneios e detalhes muitos técnicos sobre baleias e o mar. Uma obra que deve ser lida e também questionar e não deixar passar o racismo presente na obra que mostra como eram as coisas na época que foi escrito.

Emyy <3 05/12/2022

O mostro dos mares ?
Primeiro clássico que consegui finalizar, achei alguns capítulos muito detalhados e meio entediantes, mas isso não muda o fato do livro ser realmente incrível, demorei mais do que imaginava pra finalizar esse livro, os capítulos são bem curtos, o final me surpreendeu um pouco e na minha opinião se o capitão Ahab, fizesse terapia esse livro não existiria!!

thiagocarrera 05/12/2022

Obrigatório!
Depois de 2 anos tomando coragem para ler Moby Dick em uma edição ordinária que comprei por aí, eis que me deparo em uma livraria com a maravilhosa edição da Antofágica e, acometido de uma monomania, compro o livro, passo para frente o outro e decido imediatamente lê-lo para ser arrebatado pela jornada de Ahab.

Este livro é muito rico em detalhes, referências... pensa num livro rico, mas rico mesmo... é grandioso!

A edição da Antofágica é uma obra prima, é um colosso de literatura/obra de arte que deu muito mais prazer de ler uma obra que já é prazerosa. É como beber um vinho harmonizando com um excelente queijo.

A leitura é fluida nessa excelente tradução, não cansando o leitor e me fazendo adentrar madrugadas na leitura.

E quando você finalmente acaba o livro, fica aquela sensação de: "puxa, esse cachalote insano podia ficar mais umas 100 páginas demonstrando seu poder incomensurável"....

Leitor feliz!