Moby Dick

Moby Dick Herman Melville

Resenhas - Moby Dick

JuPenoni 24/03/2021

Leitura muito arrastada
Fazia muito tempo que não lia um livro que fosse, pra mim, tão cansativo. Persisti na leitura devido ao clube, que tornaram as discussões e o livro um pouco mais interessante.
No texto que precede a história da edição da Cosacnaify, o autor (do texto) comenta que Moby Dick carrega mais de um livro dentro dele. E eu tenho que concordar. As partes de cetologia são cansativas, tornando a leitura chata. Por outro lado, a parte da narrativa focada em Ahab e sua vingança, e todos os marinheiros a bordo do Pequod é muito mais interessante.
Por fim, fico feliz de finalmente ter finalizado o livro e conhecer a história de Moby Dick!

maryelli0 22/10/2023

Gays em alto mar?
Li esse livro inteiro pensando na relação homoafetiva e nas simbologias, o que de certa forma tornou mais interessante a leitura. E, a história em si, trabalha bem legal com o ritmo. Com a maior parte da história bem lenta, porque eles estão em alto mar correndo atrás de uma baleia branca, e então, no desfecho acontece tudo bem rápido. Deu até uma alegria terminar esse livro.
Marcello 28/10/2023minha estante
Gays em alto mar ?????? (eu também tô sentindo essa vibe com a cena na estalagem e os dois caras dormindo juntos kskksksk foi tudo)

maryelli0 28/10/2023minha estante
"um casal aconchegante e amoroso" um ícone queer

Loh Valente 28/12/2022

Não gostei muito, pois esperava uma coisa, mas não foi o que estava pensando.
Isso não torna a história ruim, só não foi o que eu esperava mesmo.

Thaci 17/07/2023

Foram 7 dias bem interessantes ao lado de Moby Dick, surpreendentemente foi muita fluída, eu esperava que com tantos termos náuticos e descrições marítimas e detalhes sobre a baleia fosse ser cansativo mas até que achei bem interessante, descobri coisas que nem se quer havia pensando sobre.
Fiquei sentindo quanto as baleias que eram caçadas ao decorrer do livro e como elas eram mortas e todo processo de tirar pele, óleo e tudo o mais, me deu uma pena mas entendo que era fonte de renda desses homens na época. Outro ponto que gostei no livro foi que ele desecou não apenas as baleias como o próprio ser humano, ele trás diversas reflexões sobre a natureza humana, principalmente sobre o medo, vingança, vaidade. A relação do Ismael com o canibal foi muita boa e gostaria que tivesse detalhado mais durante a travesia no mar, o começo da amizade dele é hilário, eu amei, o conflito religioso deles também é algo que nos da o que pensar.
Achei interessante também as várias referências que Herman faz, principalmente (e, obviamente) a bíblia, sobretudo a Jonas, que foi engolido por um peixe grande, o que mais seria além de uma balei? Pois sim, descobri só por causa desse livro que é verdade que uma baleia não consegue engolir um ser humano, a exceção de uma única, a Cachalote que tem espaço para engolir mas não somos o seu alimento, ainda bem.
Aliás, a Moby Dick é uma cachalote branca, a espécie mais rara e eu pesquisei e descobri que uma foi supostamente vista em 2021, bom, percebi pelas resenhas que não fui só eu que fiquei viciada em baleias lendo Moby Dick kkkk.

Obs.: Eu gostaria de ressaltar que a edição da Antofagica é perfeita, não me incomodou nenhum pouco ela ser absurdamente grande.

Schimas 04/06/2022

Mui bom mas não recomendo pra qualquer um
Não vou mentir, é um livro grande, é uma leitura cansativa e longa por várias páginas parecia que o capítulo não chegava ao fim apesar de ter muitos capítulos. Me lembrou um pouquinho Dom casmurro onde diversos capítulos parecendo que iria acelerar a história e mesmo assim não chegando em ponto nenhum, porém eu gostei bastante do desenvolvimento da história apesar de ser lento, se tiver uma certa paciência, tem um potencial pra ser um livro ótimo

paloma519 18/04/2020

leitura densa e complicada, mas vale a pena!
nos primeiros capítulos, eu não conseguia largar o livro - Ismael é engraçado, sarcástico e irônico; sem falar das pessoas que ele vai conhecendo no decorrer de sua estadia em Natucket, e na vizinhança.

a leitura foi esmaecendo quando começaram aqueles capítulos enormes e minimalistas, com descrições detalhadas sobre baleias - tipos de baleias; origem de cada uma etc. apesar de tornar a leitura um pouco enfadonha, por ser tão esmiuçado, eu não consigo deixar de sentir admiração por Melville - eu senti o capricho e a dedicação no livro todo; ele realmente juntou a experiência que tinha e o estudo dedicado que fez desse cetáceo.

como todos devem saber, Moby Dick é um livro cheio de simbolismos. como referência principal, temos a Bíblia - muitos personagens do livro tem nome bíblico, como o nosso protagonista, Ismael. seria então, interessante conhecer um pouco sobre os personagens no contexto bíblico, entendendo, então, o motivo pelo qual o autor fez essa relação entre seus personagens e os personagens bíblicos.

além da Bíblia, encontramos referências às muitas peças de Shakespeare; entre elas, Macbeth, A Tempestade, Hamlet, e outras.

Cris 26/05/2022

Só o bicho homem para querer se vingar de uma baleia rs...
"? Sou atormentado por uma coceira interminável por coisas distantes. Eu adoro navegar por mares proibidos."

'Moby Dick' de Herman Melville foi publicado em 1851 e narra a incessante caça à grande cachalote. A nível histórico o livro foi inspirado no naufrágio do návio Essex e na baleia albina Mocha Dick, capturada e morta na década de 1830.

O narrador da história é Ismael, um jovem já experiente na marinha mercante, que decide viajar até Nantucket a bordo de um návio baleeiro, antes de alcançar seu destino, conhece o experiente arpoador Queequeg e com ele estabelece uma estreita relação de amizade. O homem não apenas mostrará seus conhecimentos como o alertará do perigoso ser que habita a escuridão do oceano. Ismael também fará amizade com o caçador de baleia, capitão Ahab. Ele como tantos outros teve um triste desfecho ao tentar capturar o animal e sofre desde então ao ter junto de seu corpo as inesquecíveis lembranças do fatídico dia. Tendo enfim conhecido a todos na tripulação, o baleeiro Pequod segue rumo ao desconhecido.

" ? Bebei, arpoadores! Bebei e jurai, homens que tomais lugar à proa da baleeira vingadora ? Morte a Moby Dick! Que Deus nos cace, se não caçarmos Moby Dick até a morte! Os longos e afiados cálices de metal foram erguidos; e, proferindo gritos e maldições contra a baleia branca, o álcool lhes desceu pela garganta ao mesmo tempo com um sibilo."

Bem, se pudesse resumir o livro em apenas um trecho, seria o de cima. Basicamente tudo se enquadra na diária e incessante caça à baleia branca. É um tanto insano travar um plano de vingança nesse nível tendo em mente a vastidão do mar e todos os seres que ali habitam, mas, creio que a partir desse intuito que 'Moby Dick' é um livro tão rico e profundo, ele traz diversas reflexões sobre o comportamento humano e trato aos animais. Também fala de escolhas e consequências, e foi justamente por más escolhas que o navio teve o fim que teve.

Profundamente filosófico e com muitas metáforas, 'Moby Dick' beira a complexidade e exige do leitor aquela costumeira dedicação que todo clássico pede. Por outro lado, é sim uma linda obra de arte, ele reúne em cada capítulo todas as características que compõe um ótimo livro. E com uma narração detalhada e minuciosa terminamos a leitura orgulhosos do que lemos e certos de que a imensidão do mar já abrigou uma lenda que continuará rendendo histórias, sejam elas contadas em adaptações para o cinema, desenhos, exposições artísticas, documentários etc.

No fundo, Moby Dick é uma poesia melancólica e mostra, claramente, onde o homem está na ordem natural das coisas. Mostra também como a natureza pode ser avassaladora!!!

" ? E quem chegasse ao caos da boca deste monstro, fosse besta, navio ou pedra, ele engolia incontinente com sua bocarra enorme e fétida, e perecia no abismo sem fundo de seu estômago."

Nic 31/10/2022

Uma obra prima
Que livro sensacional, que obra de arte!!! Um livro de 1851 (171 anos), Moby Dick é um tratado sobre cetáceos, sobre navios, navegação e sobre a caça às baleias. Para quem não conhece, o livro trata de Ismael que embarca em um navio baleeiro, a partir daí são mais de 700 páginas de uma leitura riquíssima sobre às baleias, recheada de citações filosóficas, históricas, psicológicas, figuras, além da história do livro em si.
Tá aí um livro que recomendo a todos que gostam de biologia e aventura. Posso dizer que passei o livro inteiro na expectativa de como seria o final, e o final me foi muito satisfatório.

Laís 26/05/2020

Difícil falar sobre esse livro tão surpreendente. Curiosamente o que menos aparece é a própria Moby Dick - a fantasia, mistério e mágica fica por conta do navio baleeiro mais fantástico já escrito pelo homem. Obrigada pela jornada, Pequod!

Luan539 20/12/2021

Tudo sobre baleias
O livro trás inúmeras curiosidades e características sobre as baleias, ótimo para quem gosta de saber todos os detalhes.

Manu5 14/01/2024

Acabou graças a Deus
Eu já sabia que não ia gostar do livro, mais dei uma chance pq uma amiga me pediu pra lermos juntas, o começo do livro eu achei muito bom li 100 páginas super rápido, até que chegou o momento deles ir pro mar e aí foi só ladeira a baixo, eu não concordo com as pessoas que falam que quem não gosta desse livro não entendeu, pq não tem nada pra entender kkkk é um doido que quer matar moby Dick, tem várias espécies de baleias e as características, e como cozinhar carne de baleia, e como desmembrar uma baleia, quanto vale o óleo de baleia.
A única coisa que eu gostei são as referências bíblicas.

Regina 30/05/2023

Maravilhoso
O clássico Moby Dick é um livro que trata de uma baleia. Um livro com reflexões filosóficas e sociológicos. Merece ser lido por mais de uma vez. Favoritei