Moby Dick

Moby Dick Herman Melville

Resenhas - Moby Dick

GuiCalvin 08/06/2022

Cuidado com que deseja
Um livro clássico que demostra bem como funcionava a caça as baleias ao menos tempo que reflete sobre a falta de controle do capitão que deseja ir a atrás de Moby Dick.

Georgeton.Leal 18/03/2021

A pequenez do homem diante da natureza
Após anos vendo opiniões negativas sobre a obra máxima de Melville, resolvi tirar minhas próprias conclusões quanto a Moby Dick. Constatei que mesmo com tantas passagens repletas de digressões extensas, o livro não perde em nada de sua grandiosidade. É verdade que a história não possui tantos momentos de ação como a maioria imagina (talvez, tal perspectiva surgiu devido as inúmeras adaptações duvidosas que a obra sofreu tanto na TV quanto no cinema). O grande mérito de Moby Dick não se resume nas passagens que narram os conflitos da tripulação do Pequod com as baleias, mas envolve toda uma série de detalhes minuciosos em torno do cotidiano do navio e seu ofício. Além disso, os diálogos (e monólogos) do capitão Ahab são essenciais na trama, mostrando toda sua obsessiva sede por vingança como força motriz na incansável busca pelo cachalote branco.
Dentre as muitas interpretações da obra, pude ver o grande Leviatã principalmente como a representação da fúria e impetuosidade da natureza que se nega a ser domada pelo homem. Já Ahab é a síntese da obstinação humana na perene luta contra os poderes ancestrais, sempre frustrada em suas pífias tentativas contra aquilo que está longe de seu alcance mortal. Moby Dick, apesar de ser uma baleia, ganha um status quase que mítico em toda sua opulência como titã dos mares. Ela se torna o símbolo de tudo aquilo que nunca venceremos em nossa ânsia pelo controle absoluto das coisas.

site: https://senso-literario.blogspot.com/2022/02/a-pequenez-do-homem-diante-da-natureza.html
Talys 21/03/2021minha estante
Nos vídeos da Tatiana Feltrin da leitura de Moby Dick tem uns comentários maravilhosos, que me abriram pra outras interpretações, especialmente bíblicas, já percebi que Melville sempre explora interpretações bíblicas em suas narrativas, em Billy Budd várias referências.

Georgeton.Leal 21/03/2021minha estante
São ótimos mesmo esses vídeos da Tatiana. Cheguei a assistir alguns que ela fez da leitura conjunta de Moby Dick e esclareceu certos pontos que deixei passar despercebido. As referências intertextuais que Melville faz da Bíblia são muito bem colocadas dentro do contexto da obra (ainda bem que elas não se perderam na tradução). Billy Budd também me encantou, ainda que fosse uma narrativa bem mais curta.

Vini 29/09/2023

Eu não curti 'Moby Dick', eu achei tudo muito chato.
Sobre a leitura em si, eu achei ela bem arrastada e cansativa, eu demorei mais de dez dias para ler essa obra, não consegui me engajar com nada no livro. A obra inclui também muitos capítulos descartáveis. 'Moby Dick' era um dos clássicos que eu mais queria conhecer e me afoguei de tão decepcionado, o livro é literalmente sobre a caça às baleias. A obra não funcionou para mim. Eu recomendo esse livro para os leitores que gostam de mar e aventura.

site: https://www.estantedovini.com.br/post/moby-dick-resenha

Mychs 20/06/2022

Eu esperava mais desse livro por ser uma clássico tão falado, ele me cansou muito e saí da leitura saturada. Eu simplesmente não precisava saber os diferentes tipos de nariz das baleias pra entender o enredo... (enredo esse que é mínimo) Pelo menos agora conheço a obra e bora partir pra próxima

Albino 16/12/2023

Um clássico em uma edição perfeita
Moby Dick é do tipo de livro que a pessoa terá o maior amor ou o maior desprezo. Mas, se a leitura for feita na edição da Antofagica a experiência será a melhor possível.

Moby Dick é a representação de nossa própria vida pela insistência e insanidade de coisas despropositadas em colocamos em nossas vidas, mas que não deveriam estar.

É uma jornada profunda, de uma sagacidade, de um amor pelo ego e de um respeito pelo ofício. Ismael, que não tem lá suas habilidades pesqueiras, embarca no Pacequod sob comando de Ahab.

A diversidade de etnias, crenças e culturas que Ishmael encontra no navio contrasta com a cultura segregaria em terra firme.

A jornada do Pequod ao longo do mundo, em busca da Moby Dick, a cachalot que é o algoz de Ahab, que em outra incursão lhe tirou a perna, mostra como homem pode ficar cego com a fúria e com seu ego ferido.

O navio baleeiro novamente perde a batalha para a cachalot e Ismael é o único sobrevivente, que relata toda a jornada.

uma obra rica em simbolismo e temáticas profundas. O romance é uma meditação sobre a natureza humana, a obsessão, a vingança, a justiça e a mortalidade. Ahab é um personagem trágico que personifica a futilidade da busca obsessiva pela vingança. Ishmael, por outro lado, representa a visão mais equilibrada da vida, e sua sobrevivência ao fim da história sugere a importância da moderação e do equilíbrio

Herman Melville, o autor, também passou pela jornada longa, sendo seu único livro escrito. Ele, talvez, tenha alcançado a sua Moby Dick

Leiam, leiam na edição da Antofagica.
AndrAa58 16/12/2023minha estante
Muito obrigada pela dica da edição. Vou ler em 2024 ?

Jujuba 17/02/2022

Clássico e classico
Otima historia. E mesmo a gente ja achando que conhece sempre encontra eçememtos que só a leitura trás. Fora que descobrir das experiencias vividas pelo autor antes de.escrever deixou ainda mais com cara de historia real.

Evelyn.Leone 11/06/2023

Maravilhoso, complexo e difícil. Feliz por ter saído da minha zona de conforto e embarcado na caça à moby dick.

Ludmila 18/03/2022

Optei pela versão resumida do livro. Pelo menos aqui a história foi bem fluida e direta, sem enrolação. Tem várias críticas comportamentais e sociais abordadas, muito pertinentes nos dias de hoje.

Lia 19/04/2022

Um livro muito bom
Narrado em primeira pessoa, uma história envolvente e intrigante ,no audiobook muito bem narrado ,um enredo bem construído e um desfecho inesperado.

Thaci 17/07/2023

Foram 7 dias bem interessantes ao lado de Moby Dick, surpreendentemente foi muita fluída, eu esperava que com tantos termos náuticos e descrições marítimas e detalhes sobre a baleia fosse ser cansativo mas até que achei bem interessante, descobri coisas que nem se quer havia pensando sobre.
Fiquei sentindo quanto as baleias que eram caçadas ao decorrer do livro e como elas eram mortas e todo processo de tirar pele, óleo e tudo o mais, me deu uma pena mas entendo que era fonte de renda desses homens na época. Outro ponto que gostei no livro foi que ele desecou não apenas as baleias como o próprio ser humano, ele trás diversas reflexões sobre a natureza humana, principalmente sobre o medo, vingança, vaidade. A relação do Ismael com o canibal foi muita boa e gostaria que tivesse detalhado mais durante a travesia no mar, o começo da amizade dele é hilário, eu amei, o conflito religioso deles também é algo que nos da o que pensar.
Achei interessante também as várias referências que Herman faz, principalmente (e, obviamente) a bíblia, sobretudo a Jonas, que foi engolido por um peixe grande, o que mais seria além de uma balei? Pois sim, descobri só por causa desse livro que é verdade que uma baleia não consegue engolir um ser humano, a exceção de uma única, a Cachalote que tem espaço para engolir mas não somos o seu alimento, ainda bem.
Aliás, a Moby Dick é uma cachalote branca, a espécie mais rara e eu pesquisei e descobri que uma foi supostamente vista em 2021, bom, percebi pelas resenhas que não fui só eu que fiquei viciada em baleias lendo Moby Dick kkkk.

Obs.: Eu gostaria de ressaltar que a edição da Antofagica é perfeita, não me incomodou nenhum pouco ela ser absurdamente grande.

Laís 26/05/2020

Difícil falar sobre esse livro tão surpreendente. Curiosamente o que menos aparece é a própria Moby Dick - a fantasia, mistério e mágica fica por conta do navio baleeiro mais fantástico já escrito pelo homem. Obrigada pela jornada, Pequod!

Nic 31/10/2022

Uma obra prima
Que livro sensacional, que obra de arte!!! Um livro de 1851 (171 anos), Moby Dick é um tratado sobre cetáceos, sobre navios, navegação e sobre a caça às baleias. Para quem não conhece, o livro trata de Ismael que embarca em um navio baleeiro, a partir daí são mais de 700 páginas de uma leitura riquíssima sobre às baleias, recheada de citações filosóficas, históricas, psicológicas, figuras, além da história do livro em si.
Tá aí um livro que recomendo a todos que gostam de biologia e aventura. Posso dizer que passei o livro inteiro na expectativa de como seria o final, e o final me foi muito satisfatório.

Geovanna.Holanda 14/05/2020

Moby Dick é um clássico da literatura universal do século XIX, e posso ver o porquê.
Neste livro conhecemos Ismael, um jovem que embarca (literalmente) em aventuras pelos mares quando está triste, com raiva ou entendiado. Este, narra uma de suas aventura à bordo do navio Pequod, cujo o capitão quer vingança à Baleia Branca, também conhecida como Moby Dick. Esse sentimento de vingança cega é muito bem retratado durante o livro, assim como as consequências do mesmo.
A narração do livro, também como as descrições são muito bem escritas, o que gera uma real noção da ambientação da estória. O enredo em si, é naturalmente desenvolvido, o que resulta em uma leitura rápida e simples.
Um ótimo livro pra quem gosta de aventura.

Tom 07/08/2021

O orgulho e o ódio do capitão, levam a todos numa jornada alucinada em busca de vingança. Uma jornada épica.