As barbas do Imperador

As barbas do Imperador Lilia Moritz Schwarcz

Resenhas - As Barbas do Imperador

Analice 21/11/2023

A lilia schwarcz arrasa demais. é um livro que fala sobre absolutamente todos os aspectos do dom pedro e a sociedade da época, perfeito mais para aprender sobre e ele e o segundo reinado. a linguagem é simples, as analogias que ela faz são incríveis, como a do rei nu, não tem aquela linguagem pesada da historiografia. é enorme, mas tem tantas fotos que não tornam a leitura pesada. e apesar de romantizar a figura dele por conta do grande imaginário ao seu redor, trata do que tem que tratar. muito bom

francezju 22/08/2023

Esse é um livro pra quem gosta mesmo de História. Ele conta sobre o império de Dom Pedro II, e contextualiza também um pouco o antes e o depois.
É um livro bem extenso e detalhado: fala desde o cenário político, ao social da época, mas foca principalmente em Dom Pedro e sua imagem - o que ele representava.

Celaro 05/08/2023

Café, fumo e penas de tucano
Me ajudou a esclarecer quem foi Dom Pedro II, o imperador que nasceu brasileiro e que promoveu o país tropical mundo afora em feiras, viagens e mesmo em sua vestimenta.

BeatrizFonseca1 30/04/2023

Lilian é foda, assistir uma palestra dela em 2019, ele manja do meio historiográfico, e analisa a vida de D.Pedro II e seu reinado cheio de controversias como o envolvido do Brasil na guerra do Paragui .
Ela salienta o império deste seu apogeu até a sua queda por fatores como a lei Áurea que só foi assinada por causa de pressão da Inglaterra, tem alguns capítulos meios monotos por que ela explica demais ascptos como roupas da época, toda via é um livro muito maravilhoso.

Lucas Lobo 23/08/2022

O Imperador
Uma ótima biografia sobre Dom Pedro II, uma das pessoas que foram mais importantes para o Brasil. Minha admiração por esse homem só aumenta. Infelizmente os brasileiros não conhecem seus heróis, mas nesse livro podemos conhecer mais sua verdadeira história.

"Dom Pedro não morreu, apenas homens ordinários morrem, heróis não.

- José Bonifácio

Bárbara 10/08/2022

Um viva a Dom Pedro II
O livro é excelente para àqueles que querem conhecer a história de Dom Pedro II, ao mesmo tempo em que nos ensina muito sobre o Império Brasileiro.

Thiago 18/04/2022

O livro é satisfatório ao analisar Pedro II a partir de sua iconografia, como se propõe a fazer. É um ponto d exista interessante, mas tem algo de repetitivo. Procurei a leitura porque eu sempre achava que havia uma lacuna em minha mente quando se pensava neste personagem histórico, mas o livro nãoe acrescentou muito além do que eu já sabia relaxao aos fatos.
Apesar de alguns capítulos cansativos, tem bons momentos.

brunna84 19/03/2022

Eu não li todos os capítulos, mas digo com certeza que é um ótimo livro e que reafirmou o meu interesse pela história do Brasil

Ricardo Tamanini 29/09/2021

Barbas de molho...
Para quem procura uma biografia do Imperador, segue a nota de rodapé: "Gostaria de destacar, logo no início, que a intenção deste trabalho não é realizar uma ampla e detalhada biografia de d. Pedro II, tampouco uma história política do Império."
Na primeira parte do livro vão encontrar mais do cotidiano e costumes do país, e na segunda parte trás mais detalhes do imperador.
Nota-se que a autora sempre pincela menção a escravidão em diversos capítulos devido a quantidade de livros que a mesma produziu.
O capítulo sobre a Guerra do Paraguai é fraquíssimo e mal explicado, dizendo que o Paraguai planejava a industrialização, mas furta-se de comentar que tanto Solano Lopéz como seu pai eram os donos de quase todo o território paraguaio, que era agrícola e não se preocupava com isso. E olhe que usam citação de um livro de Francisco Doratioto. Falando nisso, a bibliografia está errada. O livro usado chama-se "O conflito com o Paraguai".
No mais, a parte de imagens é bem rica de conteúdo.

Thiago662 23/08/2021

O homem e o mito
O objetivo do livro é analisar como se construiu o mito Pedro II, como mártir da nação (o órfão ainda criança; o homem que queria ser professor e não imperador; o casamento arranjado; o pai que perdeu seus filhos em tenra idade; o velho que morreu exilado após anos de dedicação ao país). Uma memória que foi fabricada, desde o início do seu reinado, e que vem sendo difundida no Brasil desde então. Nesse sentido, a autora não está tão preocupada com o relato biográfico. Certas passagens passam meio que batidas, por exemplo: as viagens do imperador ou uma análise mais detida de seus escritos e diários.

Mesmo assim é um livrão, ricamente ilustrado com as diferentes imagens de Pedro II. Interessante ler as análises que explicam como uma monarquia se constituiu no Brasil justamente num momento de crise do antigo regime e do antigo sistema colonial e cercada de repúblicas. Em alguns momentos do livro o imperador parece até um personagem secundário. O capítulo "Como ser nobre no Brasil" é dos mais chatos, por ser altamente descritivo.

Não achei que a leitura trouxe muita novidade em relação a D. Pedro. Mas uma das teses é certamente reveladora. Na escola estudamos, e ensinamos, que a crise do Império se deve a inúmeras crises (política, religiosa, econômica, militar e etc). A autora aborda a forma como D. Pedro foi se distanciando dos súditos após a Guerra do Paraguai. A mudança na sua imagem, o abandono de símbolos majestáticos, e a configuração do imperador cidadão, que rejeita a pompa, os rituais e o glamour, faz com que o encanto em torno da monarquia se abale e, em última instância, se torne desnecessária. Por outro lado, são essas características que tornam D. Pedro um novo herói, já no panteão republicano: o imperador que não tinha luxos, que patrocinava artistas e cientistas, em detrimento da manutenção de seus próprios palácios, o mais republicano do que os próprios republicanos.

palmares 18/01/2021

Um livro necessario para quem quer se aprofundar na historia do brasil na epoca de d. Pedro II. Traz bastantes detalhes de como foi sua vida, suas escolhas, seu exilio e morte. O livro tambem apresenta muito material da epoca, muitas fotos e pinturas, o que enriquece o aprendizado.

Ricardo de Andrade 03/07/2020

O Monarca dos Trópicos em uma perfeita biografia
Magnânimo! Assim como o apelido do imperador Dom Pedro II, assim se pode definir a obra biográfica e ensaísta de Lilia Schwarcz. Nesse livro, a autora evita cair nos "mitos" já conceituados do antigo imperador e faz uma pesquisa completa, neutra e imparcial da vida do monarca e seu império tropical. Em algumas partes, a leitura se torna densa e pode ser cansativa (como na descrição detalhada dos costumes da nobreza brasileira), mas da metade do livro para o final, temos uma leitura muito agradável e que engrena de forma que queremos saber mais sobre o assunto. O fato é que ao final da leitura, não senti estima nem mesmo desprezo pela figura de Dom Pedro II. Fiquei com um certo sentimento de ter sido levemente alienado, já que o "Monarca dos Trópicos" construira sua imagem de "monarca pensador ou mecenas", ano após ano, cautelosamente, e com isso pôde garantir seu espaço no imaginário da população brasileira... Mas não sabemos se tudo que ele fez enquanto monarca, ao apoiar o florescimento da ciência, da cultura e das artes no país, foi por sua imagem e seu trono ou por querer realmente levar o Brasil a um outro patamar, comparável às grandes potências europeias. O fato de ele não se interessar pela política do país e nem mesmo por questões recorrentes e importantes no Brasil como a escravidão, reforça ainda mais a questão. Por fim, a dúvida que fica acerca da trajetória do Imperador é quando começa a história propriamente dita e quando começa o mito. Você só pode ter essa noção lendo as páginas de "As Barbas do Imperador". Recomendadíssimo.

vanessamf 18/05/2020

Um estudo da simbologia de Dom Pedro II
Este livro é acadêmico, por isso, em alguns trechos se torna bem técnico, principalmente em sua conclusão. Apesar disso, é bem interessante e serve de biografia de Dom Pedro e de um retrato dos costumes da monarquia brasileira. Por isso, tem muitas imagens ilustrativas e pode ser um complemento a quem leu 1889 de Laurentino Gomes.

Ricardo.Vibranovski 04/03/2020

O Império e seus símbolos.
Essa obra de Lilia Schwarcz não é um livro de História propriamente dito. Não se foca em eventos e personagens históricos, mas busca uma compreensão do período monárquico através dos seus símbolos, tangíveis e intangíveis, oficiais e populares. Uma ampla gama de assuntos é abordado: a mitologia erigida em torno de D. Pedro II a partir de seu nascimento, a concessão de títulos monárquicos, a construção de uma imagem alegórica do país através da romantização dos habitantes indígenas, o virtual desaparecimento dos negros das imagens oficiais, as festividades da corte e as populares, entre uma série de outros temas.

Tudo isso traz uma percepção sutil e necessária de um período significativo para a formação do Brasil como nação, e escancara, para o bem e para o mal, os pilares a partir dos quais nosso país foi erguido.

Ted 15/01/2019

Um retrato político/cultural do Brasil Império
O livro As Barbas do Imperador retrata detalhadamente e criticamente o Brasil de Dom Pedro II, um dos maiores, ou senão o maior, Chefe de Estado que o Brasil já teve.

No começo, há a recapitulação do Brasil antes de sua coroação, especialmente nos reinados de D. Pedro I e Do João VI, no qual prepararam os alicerces de seu futuro reinado.

Vemos os costumes da aristocracia recém-criada pelo Magnânimo, no qual os costumes recém-importados da Europa e a exaltação da cultura indígena contrastavam com a massiva presença de negros escravizados. Mostra também a habilidade de Vossa Majestade em conciliar com os interesses de vários setores com a sua predileção às artes, à ciência e à tecnologia.

Por fim, explica, de maneira crítica, o porquê do nosso Imperador-cidadão sofrer o Golpe Republicano de 1889, apesar da alta popularidade após a promulgação da Lei Áurea.

Enfim, é um bom registro a ser lido aos que querem saber sobre essa grande figura de nossa história, com um ampla bibliografia e sem ufanismos.