Questões do coração

Questões do coração Emily Giffin

Resenhas - Questões do Coração

Doug 18/01/2016

"Questões do Coração" - Retrato das relações humanas de forma sutil e coerente

No casamento, nem sempre uma boa situação social e econômica é garantia de felicidade plena, assim como uma linda história de amor também não é garantia de que a relação será um eterno conto de fadas.

Os problemas existem em qualquer relação; e é preciso muita flexibilidade, companheirismo e muito amor de ambas as partes para saber lidar da melhor maneira possível com as questões da vida e do coração.

A relação e a convivência entre casais é o principal tema de discussão do romance "Questões do Coração", de Emily Giffin, lançado pela editora Novo Conceito, em 2011.

O primeiro romance de Emily Giffin que conheci foi "Ame o Que é Seu", que li no ano passado. A sinopse atraente e os bons comentários em relação às obras da autora me fizeram iniciar a leitura com expectativas demais, o que acabou ocasionando uma pequena frustração. Apesar de Emily escrever com uma sensibilidade e habilidade que poucos têm, não foi possível evitar a decepção sobre a história da protagonista Ellen, que só empolgou mesmo nas últimas páginas.

Já em relação à "Questões do Coração", fui mais prudente e, já conhecendo o estilo da autora, resolvi não criar nenhuma expectativa em relação a ele, embora a sinopse seja extremamente atraente. [...]

(Leia a resenha completa no link abaixo)

site: http://blogventonorte.blogspot.com.br/2016/01/resenha-questoes-do-coracao-por-emily-giffin.html#more

Fabiana Oliveira (Bia Oliveira) 04/01/2016

"As pessoas que você mais ama são as mais difíceis de manter por perto"
Este livro me chamou chamou pelo título, é por essa frase. (acima).
E posso afirma é um baita livro, diria que é um belo roteiro para um filme. Falar das questões do coração, nunca é fácil o tempo todo o livro nós leva a questionas, os nossos sentimentos. Existe sim um lado certo e um lado errado, em todas as histórias, sobre amor,e traição Tessa, Valerie e Nick

são os personagens central da história, que já garanto pra que, não tem como ficar definitivamente, do lado de um personagem durante toda a história.

Tessa é uma esposa super dedicada. A casa os filhos e ao marido. Nick é um médico, muito conceituado. Por isso muitíssimo, requisitado. Entre as ocupações de Tessa com a família, e de Nick com o trabalho. O relacionamento, conjugal vai de mal a pior.

Valerie. Mãe solteira, que tem o filho gravemente, queimado no rosto em uma acidente. Nick o conceituado médico, irá cuidar do pequeno e frágil, garotinho, que no decorrer do tratamento, encontra no Dr Nick o carinho, e atenção que ele nunca teve, do pai que ele nunca conheceu.

Tessa é uma esposa resignada, aceita sem discussão, quando sai com o marido para jantar e o telefone dele toca, para ir atender, mais um paciente, na emergência, ela sabe que isso faz parte na profissão do marido. E nada tem a fazer a não ser aceita. Mas resignação de mais pode causa desinteresse, descuido. Muitas vezes devemos e queremos que o outro nós cobre, mais carinho e atenção, nada em excesso, faz bem. Nem a cobrança nem o descaso.

Valerie assim como o filho, começa a se encantar pelo Dr Nick como um dedicado, médico o herói. Que salvou a vida do filho. Aos poucos está relação vai se tornado uma amizade, de companheirismo e afeição mútua, definitivamente, Valerie aos poucos estava se sentindo cada dia mais envolvida por Nick.

Este é o primeiro livro que leio de Emily Giffin, e tenho muita vontade de ler os outros, seu jeito de escrever é muito, simples e mexe muito com o nosso lado emocional, eu em alguns momentos do livro, perguntava a mim mesma e se fosse eu? eu me comportaria de que forma?.

Este livro nos leva a fazer uma bela reflexão embora, ele não seja um livro de auto-ajuda, mas todo bom livro nos leva a refletir, e se questionar. Na história não encontramos, nada longe do nosso cotidiano, "Questões do Coração" é realmente um livro pra refletir sobre as relações, familiares, conjugais.

Pequenos descuidos cotidianos, pode levar a grandes tragédias, familiares, um carinho e atenção faz uma grande diferença, quando falamos de amor.

Sabe como pode se perder um grande amor? deixando de realizar pequenos gesto de amor.

Sabe como recuperar, um grande amor? fazendo pequenos gestos de carinho que somados ao longo do tempo, como no mosaico, se transforma em uma grande história de amor.

Por BiaOliveira

Viviane 29/12/2015

1 ano e 6 meses. Esse foi o tempo que levei para concluir a leitura desse livro. Daí surge a pergunta: a Emily Giffin escreveu tão mal assim? A resposta é não. O livro é bem escrito, exceto por alguns erros de ortografia e concordância que eu, talvez ingenuamente, culpo a tradução e digitação. Mas a história em si é bem escrita, com uma linguagem fluída (posso me referir assim quando trato de linguagem?).

Atribuo essa minha relutância em concluir a leitura ao seu tema nada atrativo: traição. Não gosto desse tema, acho detestável. Como acredito que a maioria (senão todos) de nós também. Mas acontece que não sou imune a viver isso, por mais que queira acreditar que sim. A traição pode acontecer nos mais variados tipos de relação, inclusive naquelas que observamos de fora e julgamos serem perfeitas. O que nos mostra o quão equivocados somos ao julgar e que nenhum direito temos para isso.

“O que você faria se descobrisse que foi traída(o)?” Quantas vezes já nos questionaram isso? A Tessa, personagem do livro, também se viu diante desse embate e no seu caso ela realmente precisou descobrir o que fazer. Seu marido Nick mesmo quem lhe confessou a traição. Claro que a trama toda se desenvolveu de maneira mais complicada, repleta de sentimentos e descobertas que vão além do que eu disser aqui. Mas a questão é que Tessa se viu diante de uma situação que jamais imaginou viver e precisou escolher entre o caminho do perdão e da segunda chance ou o caminho onde uma traição condena por completo a relação.

Por mais que a gente não queira admitir, esse é um tema um tanto recorrente. E por mais que sejamos rápidos em responder que não é possível perdoar aquele que nos traiu, quando se trata de questões do coração não saberemos qual será nossa reação até que sejamos nós a vivenciar a mesma experiência.

É meu desejo que nenhum de nós tenhamos que responder ao que faríamos se descobríssemos uma traição. Mas se for esse o caso, talvez a Tessa tenha algo a nos ensinar sobre como, no final das contas, olhar com sinceridade para aquilo que realmente queremos, para aquilo que nos fará bem, sem preconceito ao admitir isso e aceitar que seja esse o melhor caminho. E não digo que eu aprove ou não sua decisão, até porque ela e nenhuma outra pessoa em igual circunstância precisa da minha aprovação. Mas digo que ao final, o que precisamos mesmo fazer é silenciar todas as vozes alheias que ecoam em nós, todos os julgamentos, e entender que a resposta para esse tipo de dúvida será pessoal e intransferível. Por mais confuso que o coração possa ser, ele também é sábio e poderá mostrar o caminho, inclusive quando nada mais fizer sentido.

Enfim, esse foi um livro que demorei muito a ler e que não consigo falar com muita empolgação, mas como todo livro e tudo na vida se treinarmos nosso olhar sempre terá algo a ensinar.

Viviane K Sousa

site: Texto original em vivianeksousa.wordpress.com

Letícia 10/12/2015

Traição
Nunca um livro me fez chorar tanto. Provavelmente a maior parte das lágrimas foram de ódio de Valérie, nunca antipatizei tanto com um personagem.

Bárbara 28/10/2015

Questões do Coração, Emily Giffin
Costumo dizer que Emily Giffin tem uma facilidade incrível de pegar temas do dia a dia e transformá-los em histórias capazes de fazer qualquer leitor parar por alguns minutos e pensar sobre a grandiosidade do ensinamento que elas nos passam.

Eu fiz isso com todos os livros dela que li, exceto pelo primeiro, Ame o que é seu, já que o fiz num momento em que não tinha a cabeça formada para ler e compreender o que ela queria passar com aquela história.

Com Laços Inseparáveis e Uma Prova de Amor, por outro lado, fui mais a fundo, li com outros olhos, sem levar em conta a minha opinião, de forma pessoal, sobre o que os personagens tinham ou não tinham que fazer e simplesmente aceitei o que ela havia preparado para mim e para tantos outros leitores.

Acredito que tenha sido por conta disso que gostei e aproveitei muito mais a leitura destes últimos dois do que daquele primeiro. E foi pelo mesmo motivo que gostei tanto do que encontrei em Questões do Coração.

O fato de Emily utilizar questões do dia a dia e falar não apenas sobre o amor, mas sobre tantos outros assuntos, de forma tão simples, sem rodeios e mostrando apenas a realidade é o que mais me encanta. Nós sabemos que nem tudo acontece como nos filmes quando se trata da vida real; e penso que é exatamente por isso que gosto do que encontro em sua obra. Coisas que poderiam acontecer com qualquer pessoa.

Em Questões do Coração encontramos a história de duas mulheres: a primeira é Tess Russo, mãe de dois filhos que acaba de abrir mão de sua carreira para poder se dedicar mais à sua família, enquanto seu marido continua trabalhando como um cirurgião plástico, na área da pediatria; a segunda é Valerie Anderson, advogada, bem sucedida e mãe solteira de um filho só, Charlie, que em uma festa de aniversário, acaba caindo em uma fogueira onde várias crianças assavam marshmallows sem a supervisão de um adulto e que tem seu rosto desfigurado. A partir daí, Nick, marido de Tess, se torna o cirurgião de Charlie, fazendo com que as duas famílias acabem por se encontrar.

O livro é muito bem narrado. Vemos as coisas sob o ponto de vista das duas mulheres. Tess narra em primeira pessoa, mostrando todos os seus sentimentos, suas dúvidas, seus medos e suas felicidades, enquanto o dia a dia de Val nos é mostrado em terceira pessoa, mas não de forma menos pessoal.

É impossível ler e não escolher uma personagem preferida, ou simplesmente encontrar aquela que parece mais com você. Eu, por exemplo, me senti muito mais ligada à Valerie. Val é mãe solteira, teve que correr atrás do que queria e, mesmo se vendo grávida e abandonada pelo pai da criança, não abandonou a faculdade, formando-se em Direito e se tornando uma boa advogada, pensando sempre em ser uma ótima mãe e cuidar maravilhosamente bem do seu filho.

Tessa abriu mão de sua carreira e, como isso é algo que eu jamais faria, não gostei muito de ver que ela resolveu tomar essa atitude. De qualquer forma, compreendo sua decisão: vou ficar em casa, curtir mais as minhas crianças e estar mais presente aqui para vê-los crescer enquanto Nick trabalha para prover o necessário – foi uma decisão dela, algo que não foi imposto por ele. Nick não passa, em momento algum, a impressão de ser uma pessoa machista ou que pensa apenas em si mesmo, apesar de estar sempre tendo que sair no meio de um jantar ou outro para responder a algum chamado no hospital.

Acredito também que, mesmo tendo me identificado mais com uma das personagens, não deixei de gostar da outra. As duas tinham atitudes que às vezes me irritavam, mas isso foi bom por ter me colocado pra pensar no que eu faria se eu estivesse no lugar de cada uma delas.

Além de nos trazer uma história que poderia ser real, com personagens que poderiam ser nossos amigos ou conhecidos, Emily ainda nos dá tapas e mais tapas na cara por conta do que ela coloca como desfecho. De como ela termina o livro e de como ela deixa em aberto a nossa interpretação.

Não diria que Questões do Coração ou qualquer outra das obras de Emily Giffin sejam para qualquer leitor. Elas não são. Não é qualquer um que goste de uma dose cavalar de realidade, que goste de encarar aquilo que acontece no dia a dia e que goste de ver um desfecho como os que ela utiliza em suas histórias. Acredito que muitos ainda pensam que livros são formas de escapar da realidade, não de encará-la. Aos que pensam desta forma, não recomendo que leia qualquer coisa que ela escreva, mas àqueles que gostam de se deparar com isso, a única coisa que tenho a dizer é que se você ainda não leu, não sabe nem metade do que está perdendo.

Lane 26/10/2015

Intenso e Marcante
"Pego no sono sem saber a resposta. Sem saber, no entanto, se essa será a noite da qual me lembrarei para sempre" (Tessa- Questões do Coração)
Vi a indicação desse livro em um grupo de leitura e logo me interessei por ele e o coloquei na minha "pequena" lista de desejados..RS
E só posso classificá- lo como um dos livros mais intensos e marcantes que já li, talvez pelo tema abordado pela autora Emily Giffin, que nos leva a refletir sobre um assunto tão comum e as diversas maneiras de reagir a ele; que Nunca devemos dizer Nunca até passarmos por determinadas situações.. É perturbador quando nos damos conta do quanto nosso futuro, nossa felicidade e paz interior se tornam vulneráveis quando apostamos todas as fichas em alguém ou algo que julgavamos conhecer...
Minha empatia pela Tessa foi imediata, me identifiquei com ela em muitos momentos.. e por mais que tentasse não posso dizer o mesmo da Valerie, enfim são dois lados de uma mesma moeda. Gostei da leitura e indico para quem curte esse estilo literário e quer fugir um pouco dos clichês de contos de fadas e felizes para sempre ;)

Juliana2420 04/09/2015

Livro bastante intenso, nos faz sentir as emoções sentidas pelos personagens, toda a angustia é palpável. Nunca tinha tido contato com a escrita da escritora, gostei bastante, achei muito envolvente e fluída.
O livro não tem um ritmo alucinante e nem muitas reviravoltas, mas mesmo assim a narrativa consegue nos prender.
É narrado em primeira pessoa e se reveza entre as narrativas de Tessa e Valerie, nos mostrando dois ângulos da história.
Recomendo.

Sandra 04/09/2015

Gente, a Emily tem o dom de escrever tão bem, de escrever a realidade, de escrever com o coração.. os livros são perfeitos.. cativam demais.

Eu Conto Um Conto 28/07/2015

Confesso que na época em que li lembro de ter começado o livro sem muita expectativa, esperando uma estória totalmente diferente da que foi passada. Mas para a minha surpresa, me apaixonei rapidamente. Imaginei amizade e superação, mas o enredo tem muito mais a ver com aquilo que você espera da sua vida, com os seus julgamentos, com os seus conceitos de certo e errado.

O que é imperdoável para você? E o que merece uma nova chance?

O livro é intercalado nas narrações de Tessa e Valerie. Nick é o marido de Tessa, um médico cirurgião atraente, bem sucedido. O casal leva uma vida dentro da normalidade, porém a relação não parece ter a mesma chama acesa, após anos de relacionamento. Tessa tinha se acostumado aos chamados que Nick recebia do hospital em várias ocasiões, mas às vezes se via aborrecida. E foi enquanto comemorava o aniversário de casamento que Nick recebe um chamado de urgência. Um garoto havia sofrido um acidente. Era Charlie, o filho de Valerie.

Eis então o momento em que a vida dessas duas mulheres se encontram, e a partir daí a leitura te prende completamente.

Esse livro é mágico. Tudo que os personagens creem como verdade nos leva a imaginar como agiríamos caso estivéssemos no lugar deles. O mais curioso é não saber por quem tomar partido. Quando o indiquei para minhas amigas falei muito sobre mudança de conceitos e amadurecimento. É muito importante chegar a esse ponto da vida em que somos capazes de nos colocar no lugar do outro, ou seja, quando julgamos menos e aprendemos mais.Não percam uma leitura que reserva tanta aprendizagem, a maior delas o perdão. Vale muito a pena tirar umas horas do seu tempo para ler algo tão intenso e comovente.

site: http://eucontoumcontoblog.blogspot.com.br/2015/06/resenha-questoes-do-coracao.html

Camila 07/07/2015

O amor é o máximo!!!
Eu muito despretensiosamente comprei o livro numa super promoção e o coitado passou meses amargando na minha estante até que resolvi lê-lo para o desafio do skoob. Confesso que a sinopse não fala praticamente nada do livro e depois de ler as primeiras páginas queria muito que o tipo de envolvimento entre Tessa e Valerie fosse outro do que foi, mas enfim...

Clichês a parte o livro traz umas carga grande de dramaticidade, o leitor fica completamente imerso naquele mundo, se envolve com as questões das duas protagonistas. De certa forma acho que as mulheres no geral podem se identificar com as duas e quem que nunca teve um pensamento como o delas... enfim, eu posso ficar discorrendo por horas e horas as questões que foram apresentadas no livro, como de fato fiquei o dia pensando na história depois que terminei a leitura.

Os personagens todos foram muito bem caracterizados, construidos, no sentido de uma hora você amar, outra odiar, outra sentir pena, entender, se identificar. Às vezes eu tinha vontade de dar um murro naquele Nick e outras vezes ele era tão amor, tão querido... Passei horas e horas tentando entender seu raciocínio.

Porém o que me fez gostar mesmo, de verdade, do livro foi o final! Se fosse outro provavelmente eu não teria gostado tanto. Não foi nada meloso demais, romântico demais, mas bem realista, pé no chão e era como tinha que ser. Com certeza passou uma mensagem bem forte!! O amor é o máximo!!!!

Stephany 25/05/2015

Envolvente!
O livro é narrado por Tessa Russo (em 1°pessoa) e Valerie Anderson (em 3° pessoa). Duas mulheres que nunca se conheceram (apesar de morarem próximas) mas um dia, o destino faz com que suas vidas se cruzem e mudem para sempre. O marido de Tessa (Nick Russo) é cirurgião plastico pediátrico e recebe como paciente Charlie Anderson (Filho de Valerie) ele e Valerie ficam bem próximos e começam a se envolver cada vez mais...
Bom, esse é o primeiro livro que li da Emily Giffin e posso dizer que adorei! Sua escrita, apesar de simples, faz com que você sinta toda a emoção e tensão da historia. O livro faz com que você tenha sentimentos de raiva, amor, ódio, compaixão (prefiro dizer que ele é bipolar). É preciso ver todos os lados da historia antes de sentir qualquer coisa (o que pra mim foi impossível). Vale muito a pena ler...um livro envolvente, cheio de lições para dar! e se você (assim como eu) é do tipo que adora pegar citações de livros...esse é cheio delas!!
Super recomendo a leitura!

MICHELLE300 26/03/2015

FELIZES PARA SEMPRE?!!
Um livro envolvente, muito, mais, muito bem escrito, onde os personagens facilmente se tornam reais e passam a serem amigos seus, aqueles que você tem hora que ama, tem hora que fica brava, feliz, decepcionada...um livro muito bem escrito, e o mais perfeito de tudo é que você realmente só sabe o que vai acontecer quando realmente acontece!
Uma história para fazer pensar nas relações atuais, na apresentação de família que o mundo quer que acreditemos, nos valores mais intrínsecos que nos são inculcados desde pequenos. Vale muito a pena, ler, refletir, aprender com esta história envolvente!!