Questões do coração

Questões do coração Emily Giffin

Resenhas - Questões do Coração

Ana Luísa Ramalho 26/10/2013

Livro muito previsível
O livro tem uma narrativa muito boa, a linguagem é de fácil entendimento. Porém, a estória é muito previsível. Desde o capítulo 3, eu já estava entendendo o que ia acontecer. A cada capítulo, eu tinha mais certeza do fim do livro. Faltou, em minha opinião, mais suspense em torno da estória. Penso que todo livro deve ter um pontada de mistério, que faça com que os leitores tenham mais curiosidade pelo que vai acontecer.

fernandaugusta 24/10/2013

Gostei do estilo da escrita da Emily Giffin, nunca tinha lido nenhum trabalho dela e me surpreendi. A história tem os componentes de um bom romance: crise e reconciliação, conflito e perda. Os contrapontos entre as personagens Valerie e Tessa são bem interessantes, e é possível simpatizar com elas, pois são pessoas quase reais, de tão simples. A história é fluida, o texto é cativante, o que torna a leitura fácil e rápida, ao contrário de livros com muitas tramas/personagens, que requerem mais atenção aos detalhes.

JuRodrigues 14/10/2013

Questões do Coração
Em Questões do Coração, Emily Giffin conta como uma tragédia impacta não só as vidas das pessoas imediatamente envolvidas nela, e como a reação de cada um a ela é diferente.
Tessa e Valerie são as personagens principais, duas mulheres e mães, cada uma com seus problemas e desafios, cada qual com sua história e ambas contam sua vida em capítulos alternados.
Charlie, o filho de Valerie, acaba se queimando numa festinha infantil, e passa a ser tratado pelo cirurgião plástico pediátrico Dr. Nick Russo, pai de 2 filhos e casado com Tessa.
Aos poucos vamos entendendo essas duas mulheres, mesmo que não concordemos com todas as suas atitudes.
A princípio parece que a história de superação vai ser toda relacionada com o pobre Charlie e sua mãe. A criança teve a mão direita e parte da face muito queimadas e agora tem que passar por cirurgias e terapias para tentar se recuperar. E com isso vem os questionamentos iniciais, por que isso tinha que acontecer, o que ele fez para merecer isso e por que com ele?
Charlie passa por uma batalha física e emocional, mas conta sempre com o apoio e amor de Valerie e de seu tio Jason. Aos poucos paciente e médico criam um bonito laço de camaradagem que acaba se estendendo entre os adultos. E, um novo incidente está criado. Será que Nick vai mesmo se envolver com Valerie, será que ela não está só buscando um apoio emocional, um ideal?
Por outro lado, Tessa está perdida, sem saber mais ao certo quem é, e por que sua vida, aparentemente perfeita, não lhe está dando tanto prazer quanto imaginava que daria ao largar o emprego para cuidar de suas duas crianças.
A autora descreve de forma singela as angústias e dúvidas que muitas mães de tempo integral passam, o de como não cair no ciclo extenuante de ser mãe, planejadora, cozinheira, psicóloga, entre outras diversas tarefas, e esquecer de seu lado mulher, esposa, um adulto interessante e com uma vida própria também.
A história nos mostra como um casamento pode ser afetado quando uma das partes não está bem, mesmo que ela ainda não tenha se dado conta disso, e como é importante que o(a) parceiro(a) não simplesmente entregue os pontos. Afinal toda relação é feita por duas pessoas, e tanto para nutri-la quanto para desgastá-la são precisas as participações de ambos os envolvidos.
Será que Tessa consegue sobrepujar a crise na sua vida? Como Charlie vai superar o acidente que lhe marcou a pele e a alma? Valerie é capaz de vencer seus medos e rancores?
É uma linda história, com vários personagens bem construídos e fáceis de se relacionar.
Um bom livro para uma tarde no sofá.

site: http://leiturasdajurodrigues.blogspot.no/

Myris 06/10/2013

[Resenha] Questões do Coração
Esse é o tipo de livro que nos leva a se por realmente na situação dos personagens. Fala sobre amor, paixão, traição e perdão. Ele nos conta a estória de Tessa e Valerie, duas mulheres distintas mas ao mesmo tempo buscam ter o amor em suas vidas.

Tessa é uma mulher que abandona sua carreira para dedicar-se integralmente à sua família. Casada com o Dr. Nick, cirurgião pediátrico, com 2 filhos, tem a vida considerada por todos como perfeita.

Valerie é uma mãe solteira de um menininho de 6 anos e vive para a sua profissão e seu filho. As duas têm suas vidas cruzadas a partir de um terrível acidente com o pequeno Charlie – filho de Valerie – que terá sua vida nas mãos do Dr. Nick. Daí a estória se desenrola e vamos perceber as mudanças pelas quais passam as vidas dessas pessoas que precisam descobrir o que é realmente importante.

Esse livro aborda justamente estas questões: Você perdoaria uma traição? Ou melhor ainda: O que vale mais? Estar bem por um dia todo ou por toda uma vida? Essas respostas vocês vão ter ao fim dessa comovente estória de vida. É um livro que vale muito a pena ser lido.

Leia a resenha completa no link abaixo:

site: http://www.nacabeceiradacama.com.br/2011/05/resenha-questoes-do-coracao.html

Clã 05/10/2013

Clã dos Livros - Questões do Coração
Questões do coração é um livro maduro, que fala sobre o depois do felizes para sempre, depois do amor a primeira a vista, do encantamento. Trata de questões reais como casamento, filhos, carreira, rotina, casais, inseguranças, mudança de planos.
Adorei o livro, mostra de forma muito bem costurada e desenhada a vida de duas mulheres que tem vidas bem diferentes, apesar de morarem na mesma rua e seus filhos frequentarem o mesmo colégio. Que por uma dessas surpresas do destino, nem sempre boas, tem suas vidas cruzadas. As duas são boas pessoas e amam muito seus filhos. A narração é intercalada por elas, seus sentimentos e pontos de vista. A narrativa da Tessa é sempre em primeira pessoa e da Valeria em terceira, o que faz com que você se envolva mais com a Tessa.
Uma delas é Tessa Russo, uma agora dona de casa, mãe de dois filhos e casada com um cirurgião pediátrico Rick. Abandonou sua carreira para se dedicar a família e as vezes se questiona sobre sua escolha. Rick é um médico muito dedicado ao trabalho e seus pacientes, além de charmoso, simpático e bonito.
A outra é Valeria Anderson , uma mãe solteira, advogada, que depois de muitas decepções fechou-se para o amor até mesmo amizades, protegendo-se de qualquer decepção. Ela tem um irmão, seu amigo para todas as horas, Jason.
As relações são muito bonitas, principalmente a dos irmãos de ambas, relações reais de cumplicidade e amor.
O livro traz reflexões sobre situações cotidianas, algumas que vão minando as relações e que por muitas vezes podem passar despercebidas, como a falta de diálogo, a sinceridade, a comunicação...os problemas, que se não resolvermos, vão virando uma bola de neve e no final nem sabemos como chegamos lá...porque foram situações do dia a dia, sapos engolidos, situações mal resolvidas.
Nos mostra como a vida é frágil e como estamos propensos a erros e a nos decepcionar com aqueles a quem mais confiamos. Mas o que temos que decidir no final, é o que é mais importante para sermos felizes.

O livro é lindo, emocionante, um presente para refletir sobre os relacionamentos, perdão e o que é mais importante a busca da felicidade.

Recomendo!

site: http://cladoslivros.blogspot.com.br/2013/10/resenha-questoes-do-coracao-emily.html

Jenni 23/09/2013

Questões do Coração (resenha) por Jennifer dos Santos
Questões do Coração conta a história de Tessa Russo e Valerie Anderson, ambas moram em Boston, com vidas e histórias bem diferentes a única coisa em comum entre elas é o amor que sentem por seus filhos.

Tessa Russo é casada com o cirurgião pediátrico Nick Russo a 7 anos, juntos eles tem dois filhos: Ruby de 4 anos, e Frank de quase 2 anos. Eles se conheceram em um metrô, ela estava de casamento marcado e ele solteiro, mas com o passar dos dias a amizade deles começou a ficar mais forte desenvolvendo amor entre eles, a fazendo terminar o noivado e começar a namorá-lo.

Valerie Anderson, advogada e mãe solteira, era loucamente apaixonada por Lion, engravidou dele, mas antes dela contar a novidade ele sumiu. Jason é o seu irmão e melhor amigo, única figura masculina na vida de Charlie (filho da Val). Após um acidente com fogo na casa de um amiguinho de escola, Charlie vai parar no hospital tendo que fazer várias cirurgias para restaurar as partes de seu corpo que foram queimadas.

O médico cirurgião é Nick. Charlie desenvolve um carinho de filho por ele, e Nick também passa a ter um carinho especial por Charlie e também por sua mãe Valerie, colocando a família Russo em perigo.

A Emily escreveu Questões do Coração com pontos de vista alternados entre a Tessa e Valerie, questionando o que elas acreditavam e o que realmente importava, fazendo elas tomarem boas decisões.

Esse foi o primeiro livro que eu li da Emily e já gostei dela como escritora, a forma de escrita dela (pelo menos nesse livro) é de fácil compreensão. Emily Giffin é autora do Best-seller The New York Times.

“As pessoas que você mais ama são as mais difíceis de manter por perto.”

site: http://hiwarrior.tumblr.com/

Day 12/09/2013

Recomendadíssimo
O primeiro livro em que eu fiquei com um ódio irracional de um personagem, ele nem era o vilão da história - tá de certa forma era - até porque nesse tipo de enredo não tenha como se classificar alguém como vilão...
O livro é contado de dois pontos de vista, o que é interessante mas senti falta de uma exposição maior dos sentimentos do Nick durante a história, ele as vezes me parece um coadjuvante na trama e não um dos protagonistas.
Mas em resumo é um livro espetacular, a Emily escreve maravilhosamente bem e nos mostra que ser humano é estar propenso a erros, decepções, acertos, e que no fim temos de decidir o que realmente é importante para nossa felicidade!

Júlia 09/09/2013

União
A vida de duas famílias unidas por um acidente. Mostra as reviravoltas na vida dessas duas famílias, o dia a dia e como se sentem.

Tárcia 05/09/2013

Encantador
Antes de começar a ler o livro li a primeira opinião sobre ele que dizia "Encantador, sedutor e real (Glamour)" e após o término estas eram também os meus adjetivos para ele.
Emily Giffin, utilizando de uma escrita leve, com detalhes na medida certa para que os personagens fossem ganhando vida em minha mente, acabou por fazer surgir um carinho especial pelos personagens a cada página.
Apesar do livro tratar de um assunto difícil,a traição, nesta história, para mim, não houve um culpado ou alguém a se odiar. Todos os personagens viviam suas vidas mas precisam de algo a mais, de um carinho, de amor que não era obtido com sua família. Isto é algo que acontece muito nos dias de hoje, com a vida corrida que temos que levar, com as escolhas que temos que tomar que nem sempre acabam sendo as melhores para nós ou aquelas que vão nos trazer a felicidade, o sorriso no rosto a cada manhã, a alegria que é transmitida ao outro.
E é nesse cenário que ocorre o acidente que acaba por juntar as duas famílias que estavam sentindo a falta desse carinho, ocorrendo um envolvimento muito grande entre eles. Neste ponto, o leitor acaba se envolvendo mais ainda com os personagens, já começa a escolher um final para cada um deles e o desejo por saber do final se torna muito grande.
Talvez seja por isso que preferiria que tivesse ocorrido um outro final para Valerie e seu filho Charlie, que eles fossem felizes no final, que Charlie tivesse um pai, um pai de verdade, presente e carinhosos. Ele era um menino encantador e muito forte, assim como Valerie foi uma mãe forte e corajosa quando ocorreu o acidente. Não deve ser nada fácil ver o filho naquele estado e não ter nada que se possa fazer para mudar o que ocorreu. Gostei do final, quando ela mesmo não podendo perdoar de coração a Romy, ela achou que o melhor a se fazer era dizer a ela que a perdoava.
Claro que Tessa e seus filhos mereciam ser felizes também mas talvez ela não tenha aprendido tanto quanto Valerie, não sei se ela se enxergaria e mudaria suas atitudes para continuar com sua família.
Também entendi o lado do Nick na história, ver o seu casamento mudar, sua esposa mudar e por não querer magoá-la preferiu não se abrir e dizer a ela o quanto ela estava mudada, que ela já não era mais aquela por quem ele se apaixonou e resolveu casar.
Neste livro, cada leitor, terá sua opinião, uns criticarão Tessa, outros não perdoarão Nick, mas acredito que todos se encantarão com Charlie, perceberão o quanto ele foi forte para um menino com apenas 6 anos de idade.

lu areias 02/09/2013

Resenha do blog - Fluffy
Questões do Coração
Emily Giffin
Editora Novo Conceito
438 páginas

Tessa Russo é mãe de duas crianças e esposa de um renomado cirurgião pediatra. Apesar dos avisos de sua mãe, Tessa recentemente abriu mão de sua carreira pra se focar na família e na busca da felicidade doméstica. Ela parece destinada a viver uma boa vida.

Valerie Anderson é advogada e mãe solteira de Charlie que tem apenas 6 anos e nunca conheceu o pai. Depois de muitas decepções, ela desistiu do amor – e até mesmo das amizades – acreditando que é sempre mais seguro não ter muitas expectativas.

Embora as duas mulheres vivam no mesmo subúrbio de Boston, elas tem muito pouco em comum além do amor pelos filhos. Mas numa noite, um trágico acidente faz suas vidas se encontrarem de um jeito inesperado.

Em uma história alternativa e com vários pontos de vista, Emily Giffin nos emociona com um livro luminoso em que boas pessoas são pegas em circustâncias insustentáveis. Cada um sendo testado de maneiras que nunca pensaram ser possível. E cada um deles descobrindo o que realmente importa.

Questões do coração é um livro realmente tocante, real e emocionante. A autora coloca todos os personagens como se fossem de verdade, com seus pensamentos vívidos, e faz com que acreditemos no que ele pensa, faz e diz. A narrativa se dá através de duas mulheres, que são as protagonistas do livro: Tessa e Valerie. Tessa fala em primeira pessoa, enquanto Valerie é narrada em terceira pessoa. No início, achei isso estranho e pensei: “como assim, duas vozes diferentes no livro?”, mas depois reparei que, se não fosse assim, eu me confundiria sem saber quem estava narrando seus sentimentos naquele momento. A base da história se dá através do que as pessoas sentem de verdade, tanto em relação ao amor quanto em relação à vivência familiar, o que é bastante retratado no livro.

Tudo começa quando ocorre um acidente e o filho de Valerie, Charlie, sofre queimaduras enquanto ele e seus amigos de seis anos assam mashmallows no quintal da casa de um amigo. Ele é tratado no hospital pelo dr. Nick Russo. Valerie é mãe solteira, pois o pai da criança abandonou-a antes mesmo de saber que estava grávida de um filho seu, e nunca mais o contatou – até por não saber onde ele está. Nick é casado com Tessa e tem dois filhos pequenos, Ruby e Frank. A união de ambos sempre foi muito estável, apesar das saídas repentinas de Nick enquanto estava de plantão no hospital. Como aconteceu no dia do aniversário de casamento de ambos, quando o doutor é chamado para uma emergência, onde um menino de seis anos sofreu queimaduras e precisa ser atendido.

O casamento de Tessa e Nick, repentinamente, começa a desmoronar aos poucos, na medida em que Tessa narra diversos acontecimentos e as mudanças de humor de Nick.
Valerie sempre achou que nunca teve sorte para o amor, e sempre se martirizou por não ter proporcionado a Charlie a alegria de ter um pai.

Estão em jogo diversos sentimentos: o amor de Val pelo filho, Charlie; o sentimento que sente por Nick, que não sabe explicar direito o que é; a tristeza de Tessa, ao constatar a realidade atual de seu casamento; a história dos pais de Tessa, que são divorciados; o sofrimento da perda e a capacidade de perdoar.

Este livro é mais do que uma história, é uma lição que levamos pra vida, por abordar tantos temas importantes e que, ultimamente temos a mania de não darmos muita atenção. Ele é um aprendizado, pois ensina-nos a fazer as melhores escolhas e optar para o que é o melhor para nós, sabendo que precisamos pedir o perdão e perdoar, assim como precisamos aprender a confiar, mesmo depois de termos motivos para não darmos a nossa confiança a alguém. E, acima de tudo, é um livro de convivência, em que nos ensina a viver sem que precisemos passar em cima de outras pessoas, para que aprendamos a valorizar não só os nossos sentimentos, mas os sentimentos alheios também.

Mais importante ainda: precisamos saber que nem sempre tudo é como a gente quer, e vou dizer: o final do livro é totalmente inesperado, e confesso: não foi nem um pouco o que eu esperava e queria que acontecesse, mas nem por isso deixou de ser lindo!

Obrigada mais uma vez à editora Novo Conceito por me proporcionar conhecer essa história linda. E parabéns pela arte da capa, uma das mais bonitas do acervo da editora, na minha opinião.

Sarah 19/08/2013

Perfeito.
Achei super interessante, diferente, ensina demaissssssssss! Os personagens tem personalidades próprias e pensamentos próprios, nem parece que foi escrito pela mesma autora (que por sinal, é um gênio). É a história de Valerie, uma mãe solteira e Tessa, a esposa de um cirurgião. Graças a um acidente, a vida dessas duas mulheres se "cruzam". O livro garante muita revolta, raiva e reflexões que por dias a fio. É MUITOOO ÓTIMO!

Suellen 18/08/2013

Envolvente!!!
Este livro relata uma realidade que várias mulheres passam, por isso dei a nota máxima para ele.
Narra a história de 2 mulheres, Valerie - mãe solteira, advogada e anti-social devido a um trauma amoroso.
Tessa - mãe de dois filhos, casada e abdicou de seu emprego para dar atenção a família. São duas mulheres extremamente diferentes que se cruzam pelo falo de um terrível acidente e consequências que eu não posso contar para quem vai ler!
Gostei do final apesar de duvidoso, para quem já leu gostaria de saber a continuação no que aconteceu na vida dessas duas personagens!
Questões do coração realmente é um livro marcante!
Ellen 28/10/2013minha estante
Eu fiz o final pro livro.
O Nick ficou sozinho. E Valerie tb.
Tessa a única personagem boa disso tudo, vai encontrar um novo amor. kkkkkk
Porque cá entre nós a mulher é quase uma santa. kkkkkk

Ellen 28/10/2013minha estante
O livro é bem escrito mas não deixa de ser comum. Qualquer pessoa um pouco mais "vivida" conhece histórias reais até mais emocionantes que esta.

Juliana 15/08/2013

Questões da vida que muitas vezes só podem ser respondidas pelo coração.
*Não irei escrever a sinopse do livro pois creio que a maioria das pessoas que vão ler a resenha já leram o livro ou então viram parte da sinopse em algum momento.

Esse foi o terceiro livro que li da Emily (e por um lado bem pessoal, admito que ela se tornou uma das minhas autoras favoritas), e claro, mais uma vez fui surpreendida pela incrível capacidade dela nos fazer pensar durante e após a leitura, sobre como escolhemos viver as nossas vidas e sempre nos questionarmos se fizemos a escolha certa.
Questões do Coração foi um dos livros em que eu mais senti ódio do que qualquer outro sentimento. É inenarrável o ódio que eu senti e ainda sinto por alguns personagens.. Nick é um deles.
A história realmente pode ser algo que qualquer um de nós podemos vivenciar algum dia, e Emily abordou isso de uma forma tão profunda e sensível que fez com que pudéssemos nos sentir parte da história e desejar ser qualquer um dos personagens.
Confesso que em momento algum tive dó ou qualquer outro sentimento bom pela Valerie, aquela mulher foi odiosa. Tendo ela passado pelo que passou e ainda sim ter a capacidade de fazer coisas daquele gênero a família de Tessa. Eu realmente tenho um ódio quase mortal por aquela mulher mesquinha e que não queria transparecer, mas no fundo sempre quis ser vista como uma mocinha...
É óbvio que Nick não sai ileso dessa, pois assim como a Valerie Nick foi um crápula, egoísta e manipulador, sempre se fazendo de profissional bom moço e pai de família. Ok, ele pode sim ter se apaixonado por Valerie, eu compreendo. Mas isso, não lhe da o direito de trair, mentir e tentar manipular sua esposa para que ela entendesse de que ele foi vítima de si mesmo.
No entanto Tessa foi passiva a história inteira (o que de fato não me agradou nem um pouco)ela realmente deveria ter se mostrado forte e sábia quanto suas atitudes, ela foi forte, sábia, mas não poderia ser tão passiva a tal ponto de encarar Valerie da forma como a encarou.

Mas no fundo, era exatamente isso que Emily quis mostrar a todos nós, perdoar e ser perdoado. Antes de Tessa perdoar qualquer um, ela se perdoou, ela realmente olhou para dentro de si e viu o que poderia ser mudado, encontrou sua essência e suas verdades, e entendeu que todos erramos, mesmo que seja da pior maneira possível e que mesmo quando o erro do outro possa ser indiscutível, o amor sempre vai estar ali, para perdoar e fazer um novo começo.

Esse livro nos mostra o real sentido do amor, e que muitas vezes algumas questões da vida só podem ser respondidas por nossos corações .
Anne C. Souza 09/09/2013minha estante
Sua resenha diz exatamente tudo o que senti ao ler este este livro. Nada serve como justificativa para uma traição. Obrigada por sua resenha! ;)

Juliana 01/12/2013minha estante
Anne, eu que agradeço por tomar o seu tempo e ler a resenha!

Laura941 04/08/2013

Tessa é uma mulher bonita que abandona sua carreira para poder se dedicar ao marido e aos seus dois filhos. Ela é casada com Nick, um cirurgião plástico bonitão, inteligente e pai dedicado. Eles possuem uma situação econômica razoável e um casamento estabilizado e, por isso, as pessoas acham que eles possuem uma vida perfeita.

Valerie é uma advogada graduada em Harvard, que, após ser abandonada grávida pelo namorado, se tornou uma mulher solitária. Sendo assim, ela precisa da ajuda do irmão, Jason, para cuidar do filho Charlie, que se tornou sua única felicidade. Porém, durante um aniversário na casa de um amigo, Charlie sofre um acidente e passa a ser paciente do Dr. Nick Russo. É dessa maneira que a vida dessa duas mulheres cruzam-se de maneira inimaginável.

Eu não tinha expectativa nesse livro, porque tinha lido O Noivo da Minha Melhor Amiga e Presentes da Vida, que também são da Emilly Giffin, na mesma semana e percebi que gostava do enredo e dos personagens que a autora criava, porém, algumas vezes, ela enrolava e descrevia situações que não tinham importância e isso me deixava cansada (veja bem, eu gostei dos dois livros e dei 4 e 3 estrelas respectivamente, mas acredito que se não fosse esses problemas os livros iriam ganhar 5 estrelas). Além disso, o fato da capa não ser tão bonita e da sinopse não revelar qual seria o tema abordado na estória também me fizeram ficar “com o pé atrás”. Sendo assim, só me senti empolgada para ler Questões do Coração quando descobri que Dex e Rachel (personagens dos outros livros) seriam irmão e cunhada, respectivamente, de Tessa. Confesso que me arrependo de ter subestimado e demorado tanto para ler esse livro.

O leitor consegue perceber o amor, a angústia, o medo, a dor, as dúvidas e até a esperança que os personagens estão sentido, pois a autora descreve tão bem as emoções deles que parece que é o leitor que está passando por determinada situação e, por isso, várias vezes eu pensei: O que eu faria se fosse ela? O que se faz por amor está acima de qualquer coisa? Eu seria capaz de perdoar? Eu ainda não sei a resposta para a maioria das questões que esse livro propõe e acredito que vou continuar sem saber por um bom tempo, afinal, como a Tessa concluiu, não conseguimos entender nem pensar em uma boa solução até que a gente esteja passando por determinada situação e é por isso que não devemos julgar a atitudes das outras pessoas.

Esse livro levanta questões como: diferença entre amor e paixão, mãe solteira, conflitos familiares, coerções sociais, sinceridade e perdão (trata de outro assunto atual e polêmico, mas não vou falar para não soltar nenhum spoiler). Além disso, Questões do Coração me fez refletir sobre a importância que damos para o que as pessoas pensam e sobre o que eu realmente quero para a minha vida. Esse livro realmente mexeu muito comigo, mas a autora soube dosar todas essa reflexões com momentos engraçados e, por isso, o livro não se torna cansativo. Questões do Coração é mais do que um simples romance clichê, é uma lição de vida!

site: http://densidadefemininaa.blogspot.com.br/2013/01/resenha-questoes-do-coracao-emily-giffin.html