Questões do coração

Questões do coração Emily Giffin

Resenhas - Questões do Coração

Aline 23/10/2012

Apesar de um final confuso, foi um bom livro !

Drigouvea 11/10/2012

"Escrita maravilhosa. História perfeita. Raiva, carinho, compaixão e aflição se misturam. Faltou energia para o final do livro. Dava mais umas 100 páginas. Nota 4,5 na verdade."
Algumas perguntas em aberto. Mas vale muito a pena. Lindo livro!

Nany 03/10/2012

Perfeito!
Que livro incrível! Emocionante, envolvente e ao mesmo tempo questionador. Deixa vários; " ..E se..." no ar, faz refletir e avaliar melhor a forma como encaramos os relacionamentos e as armadilhas que podem surgir pelo caminho.

Recomendo!! =)

Katia 30/09/2012

Creio que esperei demais desse livro! Não correspondeu as minhas expectativas, apesar de muito bem escrito.

Carlinha 20/09/2012

Emoções Intensas!
Olá Pessoal,

poderia falar tanto sobre esse livro...mas demoraria muito(rs).
Então meu breve resumo sobre ele: Um livro intenso, cheio de emoções que a todo tempo nos deixam na expectativa de como será o próximo capitulo, do que mais falta acontecer...Você vive a história, se identificar com os personagens... Também mostra claramente a vida dos casais de hoje em dia, o quanto a vida anda corrida, o quanto que as vezes nos disponibilizamos por coisas tão pequenas,tão banais....e deixamos de viver o que de fato seria intenso, e importante... que é a nossa família,nossos filhos,nosso companheiro(a)a base de uma vida bem sucedida, nos deixamos levar pelo excesso de trabalho, pelo cuidado abundante com os afazeres de casa, e nos esquecemos de cuidar do que de fato é mais importante: a Família!
Aprendi que por mais complicado que nosso dia a dia possa ser,por mais tarefas tenhamos de cumprir,ainda sim o dialogo sempre será o mais importante, a atenção aos nossos queridos familiares(não em excesso,mas moderada)...Enfim, a personagem que mais tocou meu coração, com certeza foi a Tessa, resumiria ela, como uma mulher de fibra, madura, e com uma postura incrível perante a tudo que ela veio enfrentando desde o começo de sua história (quando rompeu seu noivado)...todas as suas renuncias e realizações...com tudo ela me provou que o verdadeiro amor sempre irá prevalecer, que a família ainda sim,com todos os problemas previstos, sempre será a melhor das escolhas.
Rir,me emocionei e me envolvi muito com esse lindo romance, com tudo aprendi muito,aprendizados que levarei por toda vida.

Jois Duarte 12/09/2012

De um lado temos Tessa Russo: dona de casa, esposa e mãe dedicada de duas crianças, que abriu mão de sua carreira para se dedicar exclusivamente à família. Tem um casamento estável com Nick, cirurgião plástico pediátrico... ou, ao menos, pensava ter.

Do outro, Valerie Anderson: advogada e mãe solteira, que tenta bravamente ser mãe e pai de um garoto de seis anos, que nunca conheceu o pai... vive para o filho e para o trabalho.

Apesar de não se conhecerem, têm um ponto de ligação, Nick, que, em um jantar em comemoração ao 7º aniversário de casamento, é chamado às pressas ao hospital... e tem início o triangulo amoroso.

Passando por um momento difícil, no qual um ombro amigo é bem vindo, Valerie se encanta com toda a atenção de Nick, cirurgião de seu filho, e, conversa vai, conversa vem, um cafezinho aqui, outro ali, e acompanha até em casa, um relacionamento começa a pintar. Ambos sabem estarem errados, mas isso não os impede de seguirem em frente.

O casamento de Nick e Tessa caiu na rotina - não sei se por conta da famosa crise dos sete anos -, mas as coisas já não funcionam mais. Parecem mais estranhos do que marido e mulher, sem tempo para eles. Já Tessa acha o casamento perfeito e normal. Normal que aquela euforia do começo vá se desgastando com o passar do tempo e, ainda mais, quando se tem filhos, pois as crianças tomam todo o seu tempo. O distanciamento de Nick só passa a preocupá-la quando ele passa mais tempo no hospital do que em casa, lê mensagens estranhas no celular dele, amigos vêm lhe dizer que o viram com fulana e, pegando informações daqui e dali, Tessa vai juntando as peças...

Eu não gosto de histórias que girem em torno do tema traição. Sempre me coloco no lugar dos personagens e não consigo achar outra saída, para ambos os lados, que não seja a separação. Confiança é algo dificílimo de ser reconquistado... sabe aquele ditado "se fez uma vez, o que impede a pessoa de fazer uma segunda"? Mas aqui não dá para julgar. Não dá para tomar partido. São muitos os argumentos das duas protagonistas, que te fazem pensar demais. Se eu pudesse descrever o livro em uma palavra, seria TENSO! Cada personagem é testado de maneira que nunca pensou ser possível e, assim, vão descobrindo o que realmente importa.

~> Tessa não me cativou, mas, no final, teve uma atitude bem legal que a fez ganhar vários pontinhos comigo.
~> E tem um diferencial: os capítulos que envolvem Tessa são narrados em primeira pessoa e os que envolvem Valerie são em terceira pessoa. No começo é estranho, mas isso torna a leitura mais dinâmica.
~> Ótimo livro!
Edna 06/04/2015minha estante
Traição é complicado mesmo e pra mim não dá pra tomar partido e se tomar fico do lado da traída. Más estou com vontade de ler esse livro, uns dizem que é clichê outros dizem que é uma realidade, enfim... gostei da tua resenha Jois.

Lu 11/09/2012

Questões do coração, decisão sua!
"As pessoas que você mais ama são as mais difíceis de manter por perto.", está é a frase que introduz e explica o livro logo na capa, e se trata de uma verdade indiscutível na vida.

"Questões do Coração" foi um livro cujo título me chamou a atenção juntamente com a capa. Comprei, pensei em iniciá-lo, mas achei que não seria do meu agrado, o que me surpreendeu quando não consegui parar de ler. Li capítulos na academia enquanto pedalava, antes de dormir, depois que chegava da escola antes do sono da tarde. É uma história totalmente envolvente.

Tessa e Valerie, duas mulheres de mundos completamente diferentes que têm algo em comum: o amor, um sentimento que não se mede, não se julga, não se compara...
Porém, ambas amam o mesmo homem, Nick, que por um lado é marido da primeira e, de outro, é médico e amante da segunda.

Fácil dizer o que Tessa deveria fazer ou não, afirmar se determinada atitude é certa ou errada, difícil é ser Tessa e enfrentar a situação. Da mesma forma, é simples julgar Valerie por sua história de vida, considerar apenas o que é visto, complicado é sentir, ser Valerie, amar um homem casado e ser, da mesma forma, amada por ele.

Pode-se dizer que o acaso ou quem sabe o destino permitiu que esses mundos paralelos se cruzassem por conta de um acidente que ocorrera com o filho de Valerie, Charlie, um menino adorável que nos encanta a cada capítulo.

Nick, como todo médico, é sempre muito ocupado, sendo obrigado, em nome da profissão, a deixar Tessa muitas vezes sozinha, interrompendo qualquer comemoração ou qualquer outro momento. A esposa o aceitou assim, mas não podia prever que ele iria se doar tanto ao caso ao ponto de ter realmente um caso.
O fato é que Nick se torna mais que um médico para Charlie, mas um amigo, companheiro, até mesmo um pai, alguém que compartilha ideias, músicas, filmes, fantasias.... Dessas pessoas que são capazes de mudar o dia, de fazer esquecer as dificuldades e viver da forma mais leve. Nick estende essa atmosfera à mãe do menino, que passa a reencontrar o prazer e alegria de viver que se restringia apenas a Charlie.

Sem pensar, de repente nos deparamos torcendo para esse novo casal, que passa a cativar em cada encontro, fazendo-nos esquecer completamente de Tessa e seus filhos. Tal como a paixão, apagamos tudo... acreditamos na possibilidade desse amor, que aos poucos se torna mais que uma aventura, mais que uma noite...
E a decisão, o rumo dessa história fica nas mãos de Nick, cabe tão somente a ele decidir onde vai construir seus pequenos grandes momentos de felicidade.

Pensando no título, quais seriam então as questões do coração?!

Até que ponto vale a pena lutar por um novo amor?
Qual o peso de um casamento?
Perdoar ou não uma traição?
Que amor é esse que aceita e espera, que perdoa e esquece?
O que se faz por amor está acima de qualquer coisa?
O que se faz por amor é nobre independente do caso?

Há inúmeros questionamentos, portanto, quando nos referimos ao amor, é impossível encontrar respostas racionais, precisas, porque o amor também é loucura, é emoção, é coração, é muito além...

Aldalene 08/09/2012

Para refletir...
Uma história interessante, misto de casualidade e e ilusão. Culpa, esperança, desesperança, fato! Uma bela oportunidade para reflexão!

Fernanda 06/09/2012

Questões do Coração—Emily Giffin

Tessa e Valerie têm apenas uma coisa em comum o amor incondicional por seus filhos, quando elas menos esperar os seus destinos se cruzam, por causa de um grave acidente com Charlie o filho de Valerie. Questões do coração... Traz questões confusas, muitas vezes insanas e malucas, mas ainda assim apaixonantes... Esse livro nos leva a sermos o juiz da vida dessas duas mulheres em torno desse homem.

Titulo: Questões do coração
Autora: Emily Giffin
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788563219312
Ano: 2011
Páginas: 438

O livro é narrado por Tessa e Valerie. Através de Valerie vemos todos os acontecimentos, o que torna a vida da protagonista ainda mais difícil. Diante dos acontecimentos simples do cotidiano, que pode acontecer “comigo ou com você” somos colocados na vida dessas mulheres, que vivenciam temores, de momentos onde estão presentes a duvida, raiva, tristeza e amor. Emily nos convida a julgar o certo e o errado dos vários fatos da história. Sendo que cada uma tem o seu lado da história.

Nick é casado com Tessa tem dois filhos e é feliz. Mas quando conhece Valerie e Charlie tudo muda, Nick quer fazer o papel de pai na vida do garoto e diante do carinho que Nick sente pelo menino, Valerie que é uma mulher fechada para a vida e o amor, se apaixona pelo médico do filho. É onde começa a verdadeira luta pelo certo.

Esta é a realidade que vivenciamos hoje no nosso dia-a-dia, agora também estão presentes nos livros, sim é uma realidade chocante para quem acredita em contos de fadas.

''As pessoas que você mais ama são as mais difíceis de manter por perto''

Recomendo!

Eliana 26/08/2012

Como é típico desta autora, é um romance bem realista, com problemas e cotidiano que muitos enfrentam na vida real.

Márcia 24/08/2012

"Questões do coração" já começou mal, me surpreendendo negativamente. Esperava um chick lit leve, com uma história emocionante, mas encontrei uma leitura pesada e "profunda" demais para meu momento. A cada página a certeza que tinha era de que não estava gostando nem um pouco do rumo que a história estava tomando.

Os personagens são construídos de modo bastante minucioso, admito, e talvez por isso eu não tenha gostado de nenhum. São mostrados com as suas várias faces, e apesar das posições que assumem na história, são antes de tudo seres humanos. Todos errados, todos certos, todos com suas razões.

O livro não é ruim, mas a leitura torna-se tão pesada e arrastada que requer uma energia tremenda - até mesmo por causa da carga emocional que uma situação como essa proposta carrega (por mais clichê que seja).

Durante a leitura, o livro me fazia sentir engraçada: não gostava de personagem algum (todos me enojavam e enjoavam - a maneira como eles sentiam tantas coisas importantes e empurravam com a barriga ao invés de botarem a boca no trambone e dar um basta na situação) mas lia a história com uma espécie de angústia a cada passo que eles davam por perceber o rumo que as coisas tomavam e por ter consciência que esse tipo de coisa poderia acontecer com qualquer um.

Há algo nesse livro que te faz temer a próxima página. Mas não gostei da sensação.

Dressa Oficial 22/08/2012

Resenha Questões do Coração.
Esse livro nos mostra a visão de Tessa da mulher compreensiva com o marido que larga tudo em nome de um amor, que compreende o trabalho do marido e sempre fazendo tudo para ser uma boa esposa.
Nick é o marido de Tessa trabalha como médico cirurgião plástico pediátrico, onde duas mulheres se encantam pelo seu jeito sedutor, charmoso e inteligente.
Valerie é advogada tem um filho Charlie que acaba sofrendo um acidente e tem grande parte do corpo queimado.
No dia de aniversário de casamento de Tessa e Nick acontece o imprevisto com Charlie filho de Valerie e Nick precisa atender a emergência, Tessa muito acostumada com a vida corrida de Nick aceita a ausência e compreende o trabalho de Nick.
Nick acaba cuidando de Charlie por algum tempo e acaba se aproximando de sua mãe Valerie e depois de algum tempo com várias consultas os dois acabam criando uma intimidade.
Nesse meio tempo o casamento de Nick com Tessa entra em crise e ela decide viajar para a casa de uma amiga.
Nessa viagem Nick e Valerie acabam tendo um rápido envolvimento amoroso .
É um livro com muitas emoções a gente se envolve com as duas mulheres pois tem a versão de cada uma da história, ficamos com raiva também pois todos eles tem defeitos.
Vale a pena a leitura para quem gosta de romance.