Questões do coração

Questões do coração Emily Giffin

Resenhas - Questões do Coração

Tati 14/04/2012

O livro é ótimo, daqueles que não dá vontade de parar de ler. São duas protagonistas e o livro é escrito de uma forma diferente, em cada capítulo são relatados os acontecimentos pelo ponto de vista de uma das duas.O único problema é que o livro na verdade não tem um final, pelo menos não um final tradicional, parece que as páginas acabaram antes de a história ter terminado...

Thatá Lucas 06/04/2012

Iniciei a leitura deste livro em dezembro do ano passado, enquanto aguardava meu amigo no café de uma livraria famosa de Belo Horizonte, mas só neste mês desenvolvi realmente a leitura, pois no dia q fui encontrar meu amigo não o comprei, então quando comprei Precisamos falar com o Kevin resolvi comprar também Questões do Coração e digo que foi uma excelente compra.

O livro é narrado em primeira e segunda pessoa, o que pode ser um pouco estranho essa divisão, mas não deixa de ser interessante. O livro trata de duas mulheres, Tessa Russo, muito bem casa, mas que está passando por um momento de duvidas quanto a sua felicidade, ela ama seu marido, mas sua vida passou por algumas mudanças que ela mesma escolheu para si. E Valerie Anderson, mãe solteira e que faz de tudo para proteger seu filho Charlie e fazê-lo feliz. Em uma noite Charlie sofre um acidente e quem irá cuidar dele é Dr. Nick Russo, esposo de Tessa.

“Sempre que fico sabendo de alguém que passou por uma tragédia, não penso no acidente ou no diagnóstico, nem mesmo no choque inicial ou no posterior sofrimento. Em vez disso, encontro-me recriando os momentos corriqueiros que antecedem a tragédia. Momentos que compões nossa vida, momentos que passaram despercebidos e que, provavelmente, seriam esquecidos se não fossem os eventos que seguiriam. As lembranças anteriores à tragédia.”

Ao lermos esse inicio, pensamos que Tessa irá tratar sobre o acidente de Charlie, porém o que não sabemos é que ela está tratando de seu próprio casamento, claro que não é uma morte, mas é um momento de dor, sofrimento.

No decorrer do livro pensamos que ele irá tratar apenas de traição, mas no final descobrimos que sua mensagem é muito maior que isso.

Durante a narrativa percebemos que a autora desejou passar o ponto de vista das duas mulheres envolvidas na história e que ela o fez muito bem, de um jeito muito peculiar, o que não nos fazer sentir ódio de nenhuma delas, mas questionar o que leva alguém a trair a pessoa que ama.

Bem, no mais, super recomendo a leitura, acho que Emily Giffin é uma leitura obrigatória para todos, pois ela nos faz questionar alguns pontos em nossos relacionamentos diários, ela não trata apenas de casamento, namoro, apesar de que nos dois livros que li esses foram assuntos centrais, mas ela nos faz pensar sobre nossas amizades, sobre a vida, sobre a família.

Raianny 04/04/2012

Reflita sobre as questões do SEU coração
Sempre ouvi falar super bem da autora Emily Giffin talvez por esse motivo iniciei a leitura com enormes espectativas, espectativas estas que de certa forma se cumpriram. O romance é forte e assim como eu imaginei nos deixa uma lição e algo para pensar é interessante e fascinante o modo como fica impossível tomar o partido de alguém, a cada capítulo você muda sua opnião e seus conceitos. Ao longo da leitura senti pena, carinho e até raiva, algumas vezes do mesmo personagem, me perguntava se agiria da mesma maneira, sim, não, talvez, impossível responder sem vivenciar. Por fim enfatizo o quanto o livro te leva a refletir e a pensar nas "questões do coração", mesmo com finais abertos e detalhes que ficam por conta da sua imaginação e dedução.

Literatura 04/04/2012

Porque arriscamos o amor?
Amar é uma tarefa árdua. O amor é construído aos poucos, tijolo por tijolo. Lapidado. Não é simples como a paixão, pois exige dedicação. Mas tem um resultado lindo. Traz uma segurança e paz inigualáveis, uma sensação de plenitude. Mas mesmo assim, erramos, e insistimos em derrubar com picareta, os tijolinhos que erguemos com suor.

Mas quem controla as Questões do Coração (Novo Conceito, 438 páginas)? Algumas vezes tomamos decisões equivocadas, ou algumas coisas que parecem verdades se revelam mentiras com o tempo. E é sobre a dificuldade das relações amorosas que este livro trata.
Alternando a narrativa entre duas personagens: Tessa e Valerie, Emily Giffin nos presenteia com uma narrativa fluida, ora em primeira pessoa, ora em terceira. A autora escreve de uma maneira leve e agradável, o que nos faz acabar mais de 400 páginas em dois dias. A linguagem é simples, mas mantendo a norma culta.

São duas as protagonistas. Tessa, uma dona-de-casa que abandonou a profissão para dedicar-se ao marido e aos filhos. E Valerie, uma mãe solteira, advogada, que rala muito para educar o filho. E no dia que Charlie, filho de Valerie, sofre um acidente, queimando parte de seu rosto, a vida das duas mulheres se une, de uma maneira nem um pouco agradável para uma delas.

Não sei se gostei deste livro. A escrita da autora me manteve presa à história, mas confesso que várias vezes senti raiva do que acontecia. As partes narradas em primeira pessoa por Tessa me irritavam, pois pareciam um capítulo chato de Desperate Housewives, com uma vida sem graça e monótona, cercada de fofocas e vizinhas metidas. Mas acredito que foi proposital, para nos fazer refletir sobre as decisões tomadas pela personagem sobre sua vida. Por outro lado, Valerie é uma personagem encantadora, esforçada e com um filho adorável, e as partes sob seu ponto de vista, narradas em terceira pessoa, rapidamente tornaram-se as minhas preferidas.

Quer saber mais? Viaje pelo Literatura de Cabeça:

cotonho72 02/04/2012

Belo livro !
Muitos podem ver o título “Questões do Coração” e o rotular como um daqueles romances apaixonantes, mas lendo a sinopse nós percebemos que esta longe disto, e também muito além do que imaginamos na sinopse.
O livro conta história de Tessa e Valerie, duas mulheres diferentes, mas que passam por um momento conturbado, no qual não sabem como lidar. Tessa teve o casamento que muitas mulheres sonham em ter, casada com Nick, um médico bem sucedido que se dedica com amor ao que faz, no qual essa dedicação às vezes lhe faz uma pessoa ausente no seio da sua família e com isso o relacionamento com Tessa não é o dos melhores gerando assim um problema no seu casamento, que ela custa admitir que esteja ocorrendo.
Valerie é mãe solteira que vive para o seu filho, sem expectativas, amizade e totalmente fechada para o amor e seu único amigo ao qual se confidencia e confia é o seu irmão Jason. Um acidente marcará e ligará as suas vidas para sempre.
Emily Giffin escreve muito bem sobre um tema atual com estas duas protagonistas e faz o leitor refletir, a cada momento do livro, como seria a sua reação, se por algum momento, estivesse passando pela a mesma situação, e qual seria o nosso julgamento e reação se estivesse na mesma situação. Cada capítulo do livro fala sobre as duas personagens e você não consegue ser a favor nem de uma e nem de outra.
O livro nos mostra o quanto a nossa vida e nosso coração esta ligado à pessoa que dedicamos e entregamos nosso amor e confiança, e que esta pessoa, no qual nunca esperamos, possa nos decepcionar e deixar um imenso buraco no nosso coração, uma realidade que infelizmente ocorre nos dias de hoje.

Alessandra 29/03/2012

Tessa Russo é mãe de duas crianças e esposa de um renomado cirurgião pediatra. Apesar dos avisos de sua mãe, Tessa recentemente abriu mão de sua carreira pra se focar na família e na busca da felicidade doméstica. Ela parece destinada a viver uma boa vida. Valerie Anderson é advogada e mãe solteira de Charlie que tem apenas 6 anos e nunca conheceu o pai. Depois de muitas decepções, ela desistiu do amor - e até mesmo das amizades - acreditando que é sempre mais seguro não ter muitas expectativas. Embora as duas mulheres vivam no mesmo subúrbio de Boston, elas tem muito pouco em comum além do amor pelos filhos. Mas numa noite, um trágico acidente faz suas vidas se encontrarem de um jeito inesperado. Em uma história alternativa e com vários pontos de vista, Emily Giffin nos emociona com um livro luminoso em que boas pessoas são pegas em circustâncias insustentáveis. Cada um sendo testado de maneiras que nunca pensaram ser possível. E cada um deles descobrindo o que realmente importa.

Erica Carla 29/03/2012

Trechinhos marcante (pra mim)
[...]" Concordei pensando em quanto um CASAMENTO pode ser COMPLICADO, na quantidade de esforços necessários para MANTER um sentimento entre duas pessoas. Aquele sentimento que se espera ser IMPOSSÍVEL de ACABAR no INÍCIO do relacionamento, quando tudo era tão simples. Pensei em como CADA pessoa em um casamento DEVE à OUTRA a procura pela FELICIDADE INDIVIDUAL, mesmo em uma vida COMPARTILHADA. Que essa é a ÚNICA maneira VERDADEIRA de crescerem JUNTAS, e não SEPARADAS. [...]"

‎[...] A vida pode ser difícil, monótona... e extenuante. E não é a viagem romântica que achamos que seria quando começamos... Mas isso não significa...não dá a ninguém o direito... Não me dá o direito de fazer o que fiz... Qualquer que fosse a razão, ela não era boa o suficiente. E, ultimamente, tenho achado que não havia razão alguma.

Rainy Girl 26/03/2012

Tudo pode mudar em uma noite...
Encontre outras resenhas aqui > http://www.the-sook.blogspot.com.br/

O livro é dividido em capítulos alternados de Tessa e Valerie. Ambas são completamente diferentes e nunca se viram apesar de morarem na mesma cidade – Boston. E é em uma noite que tudo isso muda. Tessa está comemorando mais um aniversário de casamento jantando ao lado de seu marido Nick Russo, um renomado cirurgião pediatra, quando ele recebe uma ligação do hospital e sai do jantar para ir atender a emergência. Valerie é uma advogada bem-sucedida e independente e também é mãe solteira. Pela primeira vez ela deixa seu filho Charlie dormir na casa de um amiguinho, porém recebe a inesperada ligação de que seu filho estava assando marshmallows perto da fogueira e acabou sofrendo graves queimaduras. Nessa noite, Tessa volta para casa, paga a babá e vai dormir com seus dois filhos Ruby e Frank. Valerie corre para o hospital e conhece o Dr. Russo o médico de seu filho. Nessa noite o destino de Tessa e de Valerie começa a caminhar lado a lado. Nessa noite, ambas começam a ter suas vidas aproximadas, mesmo que nenhuma delas saiba disso... pelo menos não ainda!

Tessa largou o emprego como professora universitária para se dedicar mais aos filhos, assim ela passa horas em casa com eles, ou ao telefone com seu irmão Dex e a melhor amiga, e as noites com o marido. Valerie nunca contou a Lion que ele tinha um filho e continua escondendo tudo de Charlie com o apoio de seu irmão gêmeo Jason.

Charlie é submetido a diversas cirurgias e nesse tempo Valerie não desgruda de seu lado, é assim que ela acaba passando bastante tempo com Nick, o homem que é tão carinhoso e preocupado com seu filho. Tessa comece a sentir a distância de Nick, e o fato de ele sempre estar no hospital, só faz a relação deles ficar cada vez mais distante, tão distante até que ela acha uma mensagem em seu celular. Uma mensagem que a faz tomar decisões e iniciativas que ela nunca pensou que teria que fazer em seu casamento. Um casamento invejado pelas amigas e tido como perfeito por todos que os conheciam.
Silvia 09/06/2012minha estante
Gostei muito deste livro :-)

Cíntia Mara 20/03/2012

Eu estava bem desconfiada com esse livro, porque não gostei muito de O noivo da minha melhor amiga. Porém, quando comecei a ler - à 00:30 de um sábado - não consegui mais parar. Em poucas páginas, vi-me envolvida na história, querendo saber como aquele triângulo amoroso iria se formar e como tudo terminaria.

Creio que o parte do que acontece seja do conhecimento de quem já pelo menos ouviu falar sobre o livro ou sobre a autora. Não revelarei nada que comprometa a leitura, mas algumas coisas, embora não sejam ditas na sinopse, são inevitáveis. Sim, o livro fala de traição. Mas, apesar do tema previsível para a autora, a história corre de uma forma diferente do que eu esperava. Os personagens são bem mais humanos e menos estereotipados que os do outro livro. Nada de noiva nojentinha, noivo perfeito e amiga panaca boazinha; todos são, de certa forma, culpados pelo "problema". Não que um erro justifique o outro, e não é isso que o livro passa. A mensagem final é a de que devemos dar valor ao que é realmente importante - ou, como diz o título original, o "coração da questão". A aparência de família feliz? Fazer o que todo mundo faz? Pertencer à alta sociedade? Manter sua identidade a qualquer custo? Só lendo pra saber...

Não caí de amores por ninguém, mas também não odiei. Não, mentira. Eu odiei o Nick por algum tempo, mas depois voltei ao normal. Em alguns momentos, senti-me solidária; em outros, raiva. Mas um personagem de quem eu realmente não gostei foi o Dex. Pra quem não sabe, Dex é o protagonista de O noivo da minha melhor amiga. Só que agora, a traída é irmã dele. Achei que seria interessante ver sua opinião "do outro lado", mas achei foi bem hipócrita. Aquele papo de "pode trair se for com a pessoa certa" só deve colar mesmo com a tontinha da Rachel! Também não gostei da amiga rica de Tessa e nem da filha dela, Ruby (até onde o politicamente correto me permite não gostar de uma criança). O melhor personagem é Charlie; uma graça o garoto! Não vou achar ruim se Emily resolver incluí-lo em alguma outra história futura.

Ao contrário da maioria, eu gostei do final. Não posso explicar o motivo porque seria um super spoiler, mas gostei do que aconteceu e de como aconteceu. Só achei que poderia ter um epílogo, mostrando os personagens depois um ou dois anos. Pra terminar, só um comentário sobre a capa brasileira: Perfeita. Depois que li, vi como ela expressa muito bem o clima do livro e ilustra um momento crucial da história.

No final, foi uma leitura boa. Não excelente, que vá entrar para os meus favoritos. Mas boa o suficiente para entreter, prender minha atenção e me fazer pensar.

nykholle 22/02/2012

Questões do Coração - Emily Giffin
:Tessa Russo é mãe de dois filhos e esposa de um renomado cirurgião pediátrico. Apesar de todos os seus receios, ela recentemente abandonou sua carreira para se concentrar em sua família, na busca pela felicidade doméstica. Por fora, parece destinada a viver uma vida encantada.
Valerie Anderson é advogada e mãe solteira de um garotinho de seis anos, Charlie, que nunca conheceu seu pai. Depois de muitas decepções, Valerie desistiu do amor e até mesmo das amizades, acreditando que é sempre mais seguro não criar muitas expectativas. Embora as duas vivam na mesma área de Boston, elas têm pouco em comum, com exceção do amor incondicional por seus filhos. Mas em uma noite, um trágico acidente faz suas vidas convergirem para um mesmo ponto de maneira inimaginável.

----------------------------------------------------------------------

No aniversário de casamento de Nick e Tessa,o filho de Valerie,Charlie sofre um acidente.Nick é chamado ao hospital.Lá ele conhece Valerie e Charlie que acaba tornando´se seu paciente.

Após passar por várias cirurgias Charlie e Valerie ficam muito próximos de Nick.Ele querendo que Nick fosse seu pai e Valerie sufocando uma paixão que crescia dentro de si.

O casamento de Tessa e Nick começa a mudar,e o próprio Nick também muda ficando cada vez mais próximo de Valerie.Até que eles começam a ter um caso.

É aí que começa o grande desenrolar do livro,que eu achei excepcional,pois Emily escreve de uma forma que faz com que no sentimos como os personagens.E o mais incrível é que não conseguimos sentir raiva das atitudes dos personagens.

Amanda Azevedo 17/02/2012

"As pessoas que você mais ama, são as mais difíceis de manter por perto."

Emily Giffin é uma das autoras mais comentadas nesses últimos tempos. Questões do Coração é o primeiro livro que leio da autora, e confesso que valeu a pena. O livro trás uma estória linda e emocionante que nos permite analisar os mesmos acontecimentos através de pontos de vista diferentes.

Tessa é uma mãe dedicada que abandonou o trabalho para dar atenção integral à sua família. Ela é casada com um dos cirurgiões mais respeitados da cidade, Nick, com quem tem dois filhos, Ruby e Frank. Valerie é uma renomada advogada e mãe solteira de um garotinho encantador chamado Charlie. A narrativa é dividida entre essas duas personagens, e à medida que a estória vai passando nos sentimos ligados a essas duas famílias.

Tessa e Valerie vivem na mesma cidade mas não se conheciam. O que vai unir essas famílias é o triste acidente que Charlie, filho de Valerie, sofre. E Nick, marido de Tessa, é o médico que cuidará dele. A partir daí a narrativa se desenvolve.

O fato de o livro ser narrado por duas personagens, faz com que tenhamos uma visão ampla da situação. E não foi possível, pelo menos pra mim, criar uma relação de amor com uma personagem, e de ódio com outra. Durante toda a leitura digamos que eu fiquei em cima do muro.

O livro trás dramas da vida real, que estamos sujeitos a enfrentar a qualquer momento. Então é de se esperar que nos coloquemos no lugar das personagens. E é inevitável deixar de pensar o que faríamos caso estivéssemos na pele de uma dessas mulheres. É aquele tipo de situação onde geralmente temos duas escolhas, e o fato que torna essas decisões tão difíceis é que elas são capazes de mudar o rumo de nossas vidas por completo... e para sempre.

Questões do Coração é uma leitura simplesmente apaixonante e indispensável para aqueles que gostam de um bom romance. Ele não é um livro que vai lhe arrancar lágrimas, mas te fará, talvez, rever alguns conceitos. E pensar nas tantas atitudes que as vezes tomamos por vergonha. E nas vezes que fazemos algo que não queremos, nem gostamos para sermos bem vistos pelas pessoas que nos rodeiam.

Amanda — Lendo & Comentando
Visite: lendoecomentando.blogspot.com
22/10/2011minha estante
fiquei com uma vontade enorme de ler o livro!!!

Amanda Azevedo 14/11/2011minha estante
Leia sim, flor! É um livro com dramas adultos, se você curte livros assim, tem tudo pra gostar dele! \o/
Beijos.

Flavinha 13/02/2012

Resenha: Questões do Coração - www.chatadoslivros.blogspot.com
ALERTA SPOILERS!!!

Questões do Coração foi um livro muito intenso pra mim, não por ser um livro cheio de reviravoltas, pelo contrário, a história é até muito tranqüila. Mas os fatos narrados ali mexem com a cabeça de qualquer mulher que tenha um namorado ou marido, e principalmente com a cabeça das que tem filhos.

Tessa é esposa de Nick, um cirurgião renomado, que trabalha com cirurgias plásticas infantis e mãe de duas crianças encantadoras e bagunceiras. Apesar de levar uma vida financeiramente estável, ela sente que sua vida está entrando numa monotonia tremenda, e que seus dias tem se tornado vazios.

Valerie é uma advogada bem sucedida e mãe solteira de um garotinho. Sua vida muda quando seu filho sofre um acidente e tem parte do rosto e a mão queimados. Desesperada pela situação de seu filho, ela terá que aprender a lidar com as adversidades que apareceram em seu caminho. Quando o cirurgião Nick entra na vida de seu filho para ajudá-lo a se recuperar do trauma, ela sente que a sua vida de alguma forma, também começa a mudar.

Acompanhamos a história dessas duas mulheres que se pegam apaixonadas pelo mesmo homem, sem saber lidar com a situação em que elas se encontram. Tessa não sabe o porquê de seu casamento estar ficando desestruturado, enquanto Valerie se vê no dilema de entrar ou não numa relação com um homem casado, mesmo indo de encontro com os seus princípios.

Este é o segundo livro que eu leio da Emily, e posso dizer que a narrativa dela me conquistou completamente. Apesar de Valerie ser a outra, vemos que as coisas se desenrolam naturalmente entre ela e Nick, nada vulgar ou forçado, o que nos faz pensar que essa é uma situação que poderia acontecer com qualquer pessoa.

Não sei como eu lidaria com uma situação como essa, nem se seria capaz de ter uma atitude como a de Tessa, mas sinceramente, este livro me fez encarar esse tema de outra maneira que não a de revolta, como normalmente agimos.

Chorei demais, e refleti demais também. Definitivamente foi uma ótima leitura e eu recomendo de olhos fechados!

www.chatadoslivros.blogspot.com

Gíh Santos 08/02/2012

Questões do Coração por Emily Giffin
Minha Opinião:

Questões do Coração é o segundo livro de Emily que eu leio, o primeiro foi Ame o que é Seu, do qual gostei, mais devo confessar que Questões do Coração realmente me emocionou,adorei!

Este livro nos conta a historia de Tessa e Valerie, o livro é narrado em duas visões, a primeira em Tessa em primeira-pessoa e em terceira-pessoa na visão de Valerie.

Para as amigas de Tessa ela tem a vida perfeita, casado com Nick Russo,o famoso e lindo cirurgião pediátrico, com um casal de filhos e uma vida tranquila. Porem ela sabe que nem tudo são flores, ela percebe que seu casamento já não é mais o mesmo, sente seu marido distante, e ela por si só já esta triste, se sentindo fracassa, abandonar seu emprego para se dedicar aos filhos, lhe pareceu uma ótima ideia no começo, porem agora ela não tem tanta certeza.

Valerie é mãe de Charlie, um lindo garotinho de 6 anos, sendo mãe solteira, ela tem que suportar as criticas de uma sociedade hipócrita, e por este motivo ela decidiu, esquecer do amor, dos círculos de amizades, para ela é mais seguro não criar expectativas, e seu irmão gêmeo Jason é o melhor amigo que podeira ter.

Porem a vida as vezes segue por um caminho inimaginável, e seu pequeno Charlie sofre um acidente, que o colocaria na vida de Nick.

Nick passa a se sentir responsavel pelo garoto e quer reparar todo o dano emocional que o pequeno venha a sofrer e começa a se tornar amigo intimo de sua mãe,Valerie, a qual lhe é totalmente grata.

Uma atração passa a existir entre eles. E uma possível traição esta a caminho!

Emily Giffin tem uma maneira de escrever que nos faz sempre se colocar no lugar dos personagens, fazendo-nos se perguntar o que fazia em cada situação.

Fiquei confusa em certos acontecimentos, pois não sabia a quem "apoiava", cada uma das duas tem sua essencia e nenhuma se torna melhor que a outra, porem me sensibilizei mais com Tessa, afinal ela é a Traida, porem também me pergunto se ela não podia tentar se esforçar mais pelo seu casamento.

E o final realmente me agradou, apesar de ter desejado mais uma páginas ;)