Questões do coração

Questões do coração Emily Giffin

Resenhas - Questões do Coração

Silvia 23/05/2012

Questões do Coração
Maravilhoso, amei este livro altamente recomendado. Emily Giffin escreve de uma maneira simples e deliciosa, sobre um assunto corriqueiro "traição".

Tess ja tinha desmanchado um noivado de anos, por amor a Nick Russo hoje seu atual marido. Nick além de lindo é um famoso cirurgião plástico pediátrico, que após se deparar com um adorável garotinho vítima de um terrível acidente, onde teve uma parte do rosto e a mão direita queimados, conhece a sua mãe Valerie Anderson. Nasce uma química entre a Valerie e Nick, e agora será que vale jogar fora seu casamento com a Tess mãe de seus dois filhos e a sua profissão? Pois ao se envolver emocionalmente com a mãe de seu paciente Nick está agindo fora da ética. Venham se aventurar nessas páginas e descobrir quem é o verdadeiro amor de Nick e será que a Tess vai perdoá-lo?

"As pessoas que você mais ama são as mais difíceis de manter por perto."

ElisaMarianaUF 21/05/2012

Tessa Russo é mãe de dois filhos e esposa de um renomado cirurgião pediátrico. Apesar de todos os seus receios, ela recentemente abandonou sua carreira para se concentrar em sua família, na busca pela felicidade doméstica. Por fora, parece destinada a viver uma vida encantada.
Valerie Anderson é advogada e mãe solteira de um garotinho de seis anos, Charlie, que nunca conheceu seu pai. Depois de muitas decepções, Valerie desistiu do amor e até mesmo das amizades, acreditando que é sempre mais seguro não criar muitas expectativas. Embora as duas vivam na mesma área de Boston, elas têm pouco em comum, com exceção do amor incondicional por seus filhos. Mas em uma noite, um trágico acidente faz suas vidas convergirem para um mesmo ponto de maneira inimaginável
Márcia 26/05/2012minha estante
Tipo, isso é a sinopse do livro (?)

ElisaMarianaUF 28/05/2012minha estante
Sim márcia, sempre coloco a sinopse dos livros aqui e quando termino a leitura e publico a resenha coloco o link da resenha (como outras resenhas já postadas aqui)

Camila 21/05/2012

Acredito que aquilo que está escrito na capa do livro seja, basicamente, uma descrição pura do que encontramos mergulhando em suas páginas.

"As pessoas que você mais ama, são as mais difíceis de manter por perto".

No decorrer desse belo romance - metade em primeira pessoa, metade em terceira - nos deparamos com sinceros sentimentos. Com momentos que muitas vezes também vivemos, com questões que nos fazemos diariamente, com planos e ações inesperadas de nós mesmos e, principalmente, dos outros.

Acompanhamos Tessa, em sua vida mais ou menos com Nick, seu marido, cirurgião plástico que só não consegue melhorar a aparência de seu casamento e sua vida em família. Por outro lado, do ponto de vista de um narrador observador, temos Valerie, simples e frágil, mãe solteira e desacreditada do amor.

Por fim, temos todo o incidente com o filho de Valerie no dia do aniversário de casamento de Tessa e Nick, fato que mudará a vida dos três para sempre. Dos três e de suas famílias, também.

"Questões do coração" foi um livro que me prendeu como há muito tempo não acontecia. Eu não conseguia parar de ler, queria saber com urgência como cada personagem iria reagir, sempre esperando o melhor até mesmo do pior personagem. Sempre esperando um ato de caráter mesmo dos traidores, para que pudesse de fato acreditar novamente no ser humano.

É um livro para os fortes. Como muitos já disseram, é "intenso". É delicado, polêmico, cada lado da moeda com seu respectivo valor. Emily Giffin não deixou margem para que gostássemos mais de um e o defendesse com as entranhas; ao contrário. O que eu percebi, foi que a autora quis mostrar o melhor e o pior de cada um, com várias lições a serem aprendidas a partir disso. Me chamou a atenção a ênfase de que ninguém, absolutamente NINGUÉM é perfeito a ponto de nunca errar; e também que a nossa felicidade pode destruir a felicidade de muitos outros. Muitos.

Por mais clichês que sejam, o que fazem dessas lições importantes a ponto de estarem aqui é que são reais. Fazem parte de nós, seres humanos, que erramos para aprender. Que sentimos dor, que nos machucamos e que machucamos os outros também.

O que mais gostei, é o quanto esse livro é próximo das pessoas. O quanto, em várias passagens, eu me perguntei se não seria eu pensando aquilo. O quanto cada sensação é real, cada dor dá um aperto real no coração e o quanto cada dilema, cada erro, cada acerto, me emocionaram...

Não há mais como descrever. Recomendadíssimo.
Márcia 26/05/2012minha estante
Concordo plenamente com sua opnião. Mas não estou conseguido gostar do livro, justamente porque não estou conseguindo gostar dos personagens. Não consigo compreender personalidades passivas o bastante para deixar uma situação dessas se desenrolar sozinha e dessa maneira.
Tomara que eu consiga pelo menos chegar até o final.

Dayane 14/05/2012

Livrão, Livrão, Livrão!!!!
Meu Deus do Céu! Que livro intenso, uma daquelas histórias quebradas, cheias de nuances e onde nada é preto ou branco, mas que pinta a vida como ela é: uma paleta enorme de cinzas.

Trata-se sobre dois momentos muito marcantes e particulares na vida de uma mulher: a descoberta de um novo amor e a crise de um casamento maltratado pelo tempo e pela rotina. E estes dois momentos entrelaçam-se divinamente pois o apaixonar-se de Valerie tem como conseqüência o abalo no casamento de Tessa.

Os pontos de vista das duas mulheres são tão bem descritos e tão reais, a descrição das emoções, dúvidas, angústias e idiossincrasias são tão intensas e paupáveis que diversas vezes eu me peguei imaginando se era mesmo uma obra de ficção, tamanho o realismo e a verdade embutidas na personalidade das personagens.

Há quem diga que a história é clichê e óbvia, que não oferece muita margem para grandes discussões filosóficas, tampouco oportunidade para maiores dissertações existenciais. Mas e a vida? Por acaso não é ela também um grande e simples clichê? Não somos tomados todos os dias por "e ses" dolorosamente obtusos e nem por isso fáceis de resolver?

E se eu houvesse me sentado em outro lugar naquele metrô? E se seu tivesse me atrasado cinco minutos? E se eu tivesse perdoado...

Nick Russo, o grande pivô desta situação incômoda e dolorida, para mim até quase o final do livro foi um traidor sacana e egoísta. Não porque o corpo dele foi em busca de alívio em outra mulher, ele não fez isso! Mas porque ele dedicou para uma estranha, um carinho, uma consideração e uma preocupação que ele não oferecia em sua própria casa. A minha dor e indignação ao ver tal disparate era tanta, que a minha empatia com Tessa quase me tornou Tessa.

Imaginem uma esposa, que tinha uma carreira e desistiu dela para dar aos filhos e ao ocupadíssimo marido cirurgião um lar mais confortável e saudável, de repente se ver jogada de escanteio como se sua vida não fosse interessante, relevante ou produtiva o suficiente para ser partilhada com o marido.

Ele dava essa impressão o tempo todo, e ao mesmo tempo, a insatisfação latente dela com as escolhas feitas, paralisava Tessa para tomar alguma atitude e mudar aquele cenário. Como se ela merecesse tal punição por suas ecolhas.

Nick Russo projetou suas insatisfações em um ideal fora de sua rotina, e prefiriu resolver sozinho e do jeito errado suas frustrações e desenganos. Também é difícil condená-lo quando ele finalmente se abre, a intensidade dos sentimentos dele quando a autora nos deixa conhecê-los, mostra claramente a luta amarga que ele lutou em silêncio por toda a trajetória. Brutalmente real essa quietude.

Já Valerie, uma mãe solteira, advogada formada em Harvard e bem sucedida, tentava desesperadamente ser mãe e pai, ser perfeita para o pequeno Charlie, até que um acidente grave com seu menino testa suas convicções e força, e ela vê-se arrastada por um mar de carência, afeto e atração física pelo médico que salvou Charlie.

É difícil condená-la também... Uma mãe, no limite da dor, passando por tudo só... Até encontrar um ombro para apoiar-se. É fácil ser magnânima em situações corriqueiras, nas extremas... Nem tanto.

A verdade é que a autora soube construir uma ballet de emoções maestralmente, soube dividir nossos corações em três pedaços e nos tornar indecisos sobre quem é bom, quem é mau... Quem é vítima e quem é agressor.

Quanto ao final, ele é agridoce, ele é um ato de fé, uma ponta de esperança, mas sem cara de ponto final...

Leitura maravilhosa!

Trechos marcantes:

"-Por que você faz isso, Tess? Por que inventa problemas?
-Por que você não quer voltar para casa? - deixei escapar, esperando que ele se comovesse. Que me dissesse que eu estava sendo ridícula.
Mas em vez disso ele bradou:
-Jesus, sei lá! Porque você deixa tudo aqui tão desagradável!"

"Ela forçou-se a desligar o telefone, sentindo um misto de melancolia e culpa enquanto imaginava sua casa e as três pessoas lá dentro.Mas, mesmo assim foi dormir esperando que ele ligasse pela manhã"

"Ela o olhou esperançosa, pensando como tudo soava tão inocente, tão simples. E talvez fosse. Talvez a vida fosse assim mesmo, talvez fosse assim que a vida acontecia para muitas pessoas. E muitas dessas pessoas, eram pessoas boas. O coração de valerie batia forte e doía ao mesmo tempo, enquanto o olhava nos olhos..."

"-Val - ele tinha tanta angústia em sua voz que dava a ela uma pequena quantidade de conforto - Posso ver você? (...)
-Onde posso encontrá-la?
-Perto do Frog Pond- ela respondeu da maneira mais indiferente possível, fingindo não ser uma escolha otimista e sentimental. Fingindo que não queria andar ao seu lado em um local que ela amava, respirando o frio ar do inverno juntos."

"E mais uma vez fechei meus olhos, pronta para um ato de fé, pronta para a estrada longa e árdua que viria pela frente. Não fazia idéia de como seria, mas nunca realmente soube."
Luci 24/06/2012minha estante
Amei, amei, amei esse livro. Adoro esses temas: crise no casamento, infidelidades, etc. Mas queria tanto outro livro c/ história da Valerie, será que a autora vai nos brindar c/ isso? Como nesse livro a autora cita os personagens de Dex-Rachel, do "Noivo da minha melhor amiga" quem sabe daqui um tempo ela escreve uma continuação p/ a Valerie...

Andressa 08/05/2012

Questões do Coração - Emily Giffin
Questões do Coração foi o terceiro livro de Emily Giffin que li, principalmente por ter ouvido dizer que é uma espécie de continuação de Presentes da Vida e O Noivo da Minha Melhor Amiga. Digamos que o livro não é exatamente uma sequência deles pelo fato da história ser completamente distinta e o único ponto em comum entre eles ser que este conta a história de Tessa, irmã de Dex e protagonista do primeiro e que se passa alguns anos após ele. Apesar disso, quem não leu aquele e pretende, seria melhor começar por ele, já que neste podemos ver Dex no futuro e saber o que acontece em sua história anterior.

A trama deste gira em torno de duas personagens distintas, Tessa e Valerie. Incrível como foi tão bem descrita pela autora a diferença de personalidade entre essas duas protagonistas: um exemplo seria o quanto Tessa é daquelas mulheres que querem ser aceitas na sociedade a qualquer custo mas sem perder os valores morais e Valerie, pelo contrário, ser bem mais retraída e solitária. Tessa tem uma família e morre de medo de perdê-la, a ponto que Valerie tem apenas seu filho.

No começo da leitura fiquei em dúvida de qual das duas personagens era minha preferida. Com todas suas qualidades e defeitos, tinha criado uma afeição por ambas e isso tinha me deixado incapaz de decidir até ao menos a metade do livro. Depois disso, comecei a perceber que Tessa havia me cativado mais, por ser daquelas mulheres que apesar de perceberem que a família pode estar à beira de ruínas, tem a vontade e coragem de tentar mudar isso e ir atrás do que deseja.

Outro personagem que me comoveu foi Charlie, filho de Valerie. Ele mostra ao mesmo tempo uma criança inocente e madura, o que pode ser facilmente percebido através de seus atos e falas. O que sempre me emocionou também no personagem foi a sua vontade, maior do que tudo, de ter um pai. Podemos ver que ele ama Valerie mais do que qualquer coisa, mas que sente falta de uma presença masculina ou de ter uma família unida, e por muitas vezes isso me comoveu.

Outro ponto que vale a pena ser ressaltado é a modernidade do livro. Trata com uma naturalidade que muitas vezes não vemos nem na vida real assuntos como a homossexualidade, mas sem parecer forçado demais ou irreal. Apesar de não ser a trama principal do livro, o fato de Valerie ter um irmão homossexual é um ponto legal da trama, que também as vezes é tratado com certo humor. Outro ponto mais moderno é vermos Tessa preocupada em aceitar seu ex namorado no Facebook, o que é de certo modo engraçado já que a maioria das mulheres, principalmente as inseguras, já passaram por isso.

Posso dizer que este livro me trouxe um misto de emoções diferentes: compaixão, pena e até mesmo raiva do rumo que a história tomou. O final, na minha opinião, foi um tanto inesperado e na hora fiquei sem saber se isso tinha sido algo positivo ou negativo. Porém, após certo tempo percebi que para mim tinha sido negativo e que mudaria o curso que ela tomou. Isso me desanimou um pouco porque tinha gostado muito da história criada por Emily até lá, e acabei não apreciando tanto o livro quanto achei que fosse. Apesar disso sei que não foi em nenhum momento um desfecho fantasioso e sim, apenas algo que vemos sempre no dia a dia.

Raquel Lima 04/05/2012

Clichê !!!!
Estava em uma fase de clássicos e uma amiga quis que lesse este livro para uma leitura menos tensa...mas confesso que troquei a tensão de uma analise existencialista pelo total desprezo e chatice extrema... Uma mulher casada , a amante, o bonitão marido e traidor, filhos do casamento , blá, blá... Roteiro daquelas revistinhas Bianca, Sabrina, Julia ...Perda de tempo!
Daniele 21/07/2012minha estante
Concordo plenamente:)

Victoria 01/06/2013minha estante
kkkkkkkk 'roteiro de revistinhas Bianca, Sabrina, Julia' kkkkk ri muito

Clóvis Marcelo 02/05/2012

Intenso
Emily Giffin traz em "Questões do coração" um tema bem peculiar,a fidelidade.

O livro conta a história de Tessa Russo e Valerie Anderson, duas mulheres que,embora vivam na mesma região de Boston, nunca se cruzaram e tem pouquíssima coisa em comum. Contudo, isso muda quando um trágico acidente acaba ligando-as de uma forma inesperada.

Cada capítulo é narrado por uma delas e, a medida que as histórias se entrelaçam, enxergamos dois pontos de vista para uma mesma situação.

Nick Russo é um renomado cirurgião plástico que ajudará o filho de Valerie, Charlie, em sua recuperação após o acidente, fazendo com que essas mulheres se liguem de alguma forma.

A medida que que Val e Nick se conhecem uma grande amizade nasce entre eles. Com isso, as turbulências vividas entre Tessa e seu marido contribuem para o decorrer da história.

A principal questão abordada pelo livro é: "Até que ponto somos capazes de perdoar? O que nos impede de seguir em frente?" Enfim,as questões do coração de cada um de nós.

A autora nos mostra a capacidade de criar personagens com angústias e perguntas tão reais quanto as nossas. Além disso, soube aproveitar bem a inserção de Dexter, irmão de Tessa, e Rachel na história. (O NOIVO DA MINHA MELHOR AMIGA)

O desenrolar da trama e a diagramação do texto faz com que a leitura seja rápida e agradável. Gostei bastante do romance, embora seja tentador não soltar nenhum spoiler.

Esse é um daqueles livros que nos deixa extasiados quando terminamos. Principalmente por dividir opiniões sobre seu desfecho. O final me surpreendeu, mas pensando bem, a vida nem sempre é como um conto de fadas.

Lou 28/04/2012

O livro "Questões do Coração" é um básico clichê da literatura.Todos os comentarios por ser um livro inovador e reflexivo podem ser retirados.Não sei onde pode ser inovador um livro onde a protagonista sofre alguns problemas familiares e tem de refletir o quanto o seu marido a trai.....Muito muito ruim. Acho que essa historia deve ter acontecido com essa autora q em meu pensar,é frustada,e esta resolveu relatar o quanto foi corna.
Raquel Lima 07/05/2012minha estante
Concordo, plenamente. Pura perda de tempo. Muito ruim mesmo.

Daniele 21/07/2012minha estante
Concordo plenamente, terrível este livro.

O poder das pal 17/10/2012minha estante
True!
Um dos piores livros que já li. Só finalizei porque odeio deixar livros pela metade.
Um clichê sem graça. Chifre, perdão, vidinha enfadonha... E todos viverão "IN"...felizes?!!!!

Rosângela 06/03/2013minha estante
Não ficou claro se Tessa perdoou o marido por amor ou por medo de perder o estatus de mulher casada, o conforto dos filhos, além do medo de que Valerie assumisse seu lugar caso ela optasse pela separação. Achei o final da história mal desenvolvido.

Edna 06/04/2015minha estante
Vixe! rss.

Janete 22/04/2012

Amei ler a estória dessas duas mulheres e a forma que elas amam o mesmo homem! Elas são exatamente os opostos uma da outra mas amam igual Tem outra coisa em comum deixar o amor de suas vidas escolher ser feliz mesmo que não seja ao seu lado.

Bookaholic Girl 18/04/2012

Questões do Coração
Questões do Coração é uma história emocional e dramaticamente carregada, dessas que a cada página é como se dessem uma punhalada em seu peito, retratando uma história que pode acontecer a qualquer momento e a qualquer pessoa, uma história em que não se pode determinar quem é o vilão e quem são os mocinhos pelo simples fato de não existirem. Emily Giffin retrata a história de Tessa, que casada com o brilhante Dr. Nick Russo teve de aprender com o tempo a aceitar cada jantar interrompido por culpa de uma emergência, feriados e finais de semana também, até que na noite de seu aniversário de casamento a emergência que o fez ter de ir correndo para o hospital envolve Charlie, um menininho de seis anos que teve parte de seu rosto e uma de suas mãos queimadas em um acidente envolvendo uma fogueira, marshmallow e crianças pequenas. Claro que Charlie não está sozinho no hospital, e é justamente a presença de Valerie, sua mãe, que faz a história ter uma reviravolta. É nessa noite que a história de Tessa e Valerie se cruzam de um jeito que nunca imaginaram.
O enredo gira em torno do casamento de Nick com Tessa, mas também de sua afeição com Charlie e sua aproximação de Valerie... Mostrando claramente que as coisas acontecem em consequência de tantas outras, fazendo os três se perguntarem em que parte do caminho acabaram se perdendo, mudando e se tornando quem são hoje, se perguntando quando a situação começou a sair do controle e a felicidade foi deixada de lado, para assim passarem a entender e conhecerem a si mesmo e aprenderem a perdoar.
É uma história emocionante, atual e que faz você pensar. Li o livro super rápido e me apaixonei!

Jéssica Aline Karoleski 16/04/2012

Uma história linda...
Nick, um renomado cirurgião plástico, marido de Tessa, pai de dois filhos vive uma "paixão" fora do casamento. Por um acontecimento grave, Nick conhece Charlie e Valerie. Cuida de Charlie, e acaba apaixonando-se por Valerie.
Essa história me deu uma agonia, pois, fiquei com dó da Tess. Achei linda a história do pedido de casamento que Nick fez a ela! Tão "diferente" haha. Fiquei meio triste em certas partes do livro, pois o casamento deles não poderia se desfazer! A Valerie não poderia ficar com Nick! Mas chegando ao fim, fiquei feliz de novo e foi o melhor final que a história poderia ter.

Felipe 15/04/2012

Questões do Coração
Tendo como pano de fundo, problemas reais, a autora insere em sua história personagens que se aproximam do dia-a-dia da sociedade e se aprofunda em seus sentimentos e dificuldades, criando uma conectividade com o leitor, fazendo-o sentir participante da própria trama.

A história em si, como a própria vida, mostra-se imprevisível em seus acontecimentos, podendo tomar qualquer rumo ao seu desenrolar, às vezes surpreendendo em determinados momentos, e entristecendo em outros.

Em quesito descrição, percebe-se que Giffin é mais focada em descrever as características psicológicas de suas personagens do que o próprio contexto que as envolve, mostrando-se indiferente com cenários e objetos, deixando o leitor às vezes perdidos “geograficamente”, talvez para não criar barreiras sociais ou étnicas, criando uma universalidade.

O desfecho é simplesmente arrebatador e emocional, fazendo o coração de quem ler pulsar mais depressa. Terminando com ares de auto-ajuda, justificável a história, sem estragar o final.

Com toda certeza, Questões do Coração é um livro marcante que encanta sem muitos esforços. Com uma narrativa simples e bem trabalhada prende a quem lê do começo ao fim.

Tati 14/04/2012

O livro é ótimo, daqueles que não dá vontade de parar de ler. São duas protagonistas e o livro é escrito de uma forma diferente, em cada capítulo são relatados os acontecimentos pelo ponto de vista de uma das duas.O único problema é que o livro na verdade não tem um final, pelo menos não um final tradicional, parece que as páginas acabaram antes de a história ter terminado...

Thatá Lucas 06/04/2012

Iniciei a leitura deste livro em dezembro do ano passado, enquanto aguardava meu amigo no café de uma livraria famosa de Belo Horizonte, mas só neste mês desenvolvi realmente a leitura, pois no dia q fui encontrar meu amigo não o comprei, então quando comprei Precisamos falar com o Kevin resolvi comprar também Questões do Coração e digo que foi uma excelente compra.

O livro é narrado em primeira e segunda pessoa, o que pode ser um pouco estranho essa divisão, mas não deixa de ser interessante. O livro trata de duas mulheres, Tessa Russo, muito bem casa, mas que está passando por um momento de duvidas quanto a sua felicidade, ela ama seu marido, mas sua vida passou por algumas mudanças que ela mesma escolheu para si. E Valerie Anderson, mãe solteira e que faz de tudo para proteger seu filho Charlie e fazê-lo feliz. Em uma noite Charlie sofre um acidente e quem irá cuidar dele é Dr. Nick Russo, esposo de Tessa.

“Sempre que fico sabendo de alguém que passou por uma tragédia, não penso no acidente ou no diagnóstico, nem mesmo no choque inicial ou no posterior sofrimento. Em vez disso, encontro-me recriando os momentos corriqueiros que antecedem a tragédia. Momentos que compões nossa vida, momentos que passaram despercebidos e que, provavelmente, seriam esquecidos se não fossem os eventos que seguiriam. As lembranças anteriores à tragédia.”

Ao lermos esse inicio, pensamos que Tessa irá tratar sobre o acidente de Charlie, porém o que não sabemos é que ela está tratando de seu próprio casamento, claro que não é uma morte, mas é um momento de dor, sofrimento.

No decorrer do livro pensamos que ele irá tratar apenas de traição, mas no final descobrimos que sua mensagem é muito maior que isso.

Durante a narrativa percebemos que a autora desejou passar o ponto de vista das duas mulheres envolvidas na história e que ela o fez muito bem, de um jeito muito peculiar, o que não nos fazer sentir ódio de nenhuma delas, mas questionar o que leva alguém a trair a pessoa que ama.

Bem, no mais, super recomendo a leitura, acho que Emily Giffin é uma leitura obrigatória para todos, pois ela nos faz questionar alguns pontos em nossos relacionamentos diários, ela não trata apenas de casamento, namoro, apesar de que nos dois livros que li esses foram assuntos centrais, mas ela nos faz pensar sobre nossas amizades, sobre a vida, sobre a família.