Questões do coração

Questões do coração Emily Giffin

Resenhas - Questões do Coração

Carla 06/08/2012

Este é o 1º livro de Emily que eu leio. Um romance que vendeu bem nos EUA, pelo que li na orelha já sabia que seria um livro light e rápido de ler. Mas isso não significa que minha primeira resenha iria para o blog da Livraria Outubro, porque minha irmã, dona do blog não curtiu a 1ª resenha e me mandou escrever algo melhor rsrsrs, exigente esta editora Claudia.

Questões do coração conta um mesmo período na vida das duas protagonistas.

Tessa Russo - uma mulher inteligente e bem educada que abandona sua carreira para se dedicar exclusivamente a seus 2 filhos e o marido, um médico muito conceituado.

Nick Russo é o cara perfeito (para os padrões das americanas), lindo, dedicado, charmoso e o melhor cirurgião plástico das redondezas, um homem que prefere fazer cirurgias com significado, acidentes ou defeitos de nascença, sim Nick é o máximo.

Valerie Anderson - uma mãe solteira que se esforça para equilibrar a criação de seu filho Charlie e seu trabalho como advogada em um importante escritório em Boston. E tem como melhor amigo o irmão que está sempre disponível a ajuda-la na criação do menino.

A narração fica por conta das personagens que se intercalam entre os capítulos deixando o leitor a parte dos acontecimentos nos dois estilos de vida tão diferentes. As duas não se conhecem, e se analisássemos como a vida real, elas certamente não seriam amigas. Um acidente vai aproximar essas personagens, e não de uma forma muito boa, porém humana.

Manter as pessoas que você mais ama por perto é difícil? propõe o livro, eu diria que sim, a história é muito bem construída e acho que é fácil se identificar com as personagens e torcer em alguns momentos, especialmente quando você viveu algo parecido.

A capa me lembrou “A menina que roubava livros”, mas não a ponto de acusar de plágio. Uma bela edição.

O desfecho surpreendeu, não acertei a previsão e também não foi como eu queria, algo que me agrada, pois adoro ser surpreendida no final. Um livro bom para aqueles dias de chuva e frio.

Boas leituras!

CrisGomes 19/07/2012

Resenha de Questões do Coração, de Emily Giffin.
A capa é linda (achei tão singela), a linguagem é fácil, rápida e o desenrolar da história leva o leitor a querer saber o que vai acontecer com os personagens.

No decorrer do livro, a gente vê que a vida de Tessa não é tão perfeita quanto aparenta. A vida de mãe em tempo integral não é tão fácil quanto ela pensou e ela continua achando que falta algo. (Curiosidade: o irmão de Tessa, Dex, é o personagem principal do livro “O noivo da minha melhor amiga”, e podemos ver o que aconteceu com ele depois do final).

Ao mesmo tempo vemos Valerie, com a responsabilidade de criar e cuidar sozinha do filho pequeno, sem amigos, já que ela se isolou do mundo depois de sofrer uma decepção. Ela conta apenas com a ajuda do seu irmão gêmeo.

Por mostrar os dois lados da história, temos uma visão completa dos acontecimentos e é fácil acabar nos identificando nem sempre com os personagens, mas com suas atitudes, algumas certas, algumas erradas.

É o tipo de livro que nos faz pensar em como agiríamos, o que pensaríamos e que decisões tomaríamos se estivéssemos em seus lugares, ou seja, nos faz refletir sobre os aspectos dos relacionamentos, principalmente os conjugais.

Acho difícil falar mais alguma coisa sem dar spoiler, mas recomendo pra quem gosta de romance. Muito bom mesmo!!

Ady 18/07/2012

" Questões do coração..."
Livro que me surpreendeu bastante e apesar de já tê-lo lido a algum tempo é um livro que nunca esquecerei que li.
Retratando a familia e como podemos nos envolver facilmente com nosso sentimentos a "EMILY GIFFIN" mostra como algumas coisas podem ser complicadas e como algumas razões não são trazida a tona logo quando descoberta.
O envolvimento repentino de um homem cansado da rotina de seu casamento e de tudo que rodiava sua vida com uma mulher sozinha e com seu filho carente de amor,que causou bem a todo mundo...
Uma familia que depois de todos os acontecimentos ficou mais unida e passaram a trata o amor de uma forma especial .
Mostrando que a felicidade é algo a ser conquistado e não mantido e escondido em um espaço vazio.(A).

Thaís 04/02/2013minha estante
Primeiramente obrigada pelo comentário. O que eu gostei no final foi ele voltar arrependido e sabendo a burrada que fez, não sei se faria como ela (acho que hoje não, mas vivendo a situação quem sabe?).

Mas gostei que ele tenha voltado, só achei que ele deveria "pastar" um pouco para ela resolver que eles poderiam tentar outra vez.

Mais uma vez obrigada pelo comentário.

Lanne 04/07/2012

Se alguém me dissesse; defina esse livro com apenas uma palavra, eu diria, intenso, mas também não resistiria à tentação, e incluiria muitos outros adjetivos, envolvente, emocionante, inspirador, também incluiria outra palavra, que é o oposto de todas que citei agora; decepcionante, essa palavra não é relacionado ao livro, e sim, ao Nick. No começo de tudo ele é um homem que toda mulher desejaria, porém quando chegar o meio, ele se torna o homem que toda mulher odiaria, mas não é só o Nick que contribui para que ele se torne assim, a Tessa, sua mulher, ajuda muito para isso.

Esse livro nos faz pensar, por que certos casais, com o passar do tempo deixam que suas vidas virem rotina? Por que às vezes dá a perceber que o amor entre os dois esfriam? Por que nos achamos que a grama do vizinho é mais verde?

A Emily nos mostra que na verdade o amor sempre esteve lá, que os grandes culpados somo nós mesmos, e que muitas vezes tentamos buscar coisas em outras pessoas ou em algo, que achamos que não temos mais. Ela nos mostra também, que nossas vidas são ótimas e que a vida do outro não é como pensamos ser, basta tentar viver a vida do outro para perceber isso.

Depois de ter lido Ame o Que é Seu, - e ter gostado muito -, fiquei muito curiosa para saber se esse me conquistaria do mesmo jeito que o outro livro me conquistou.

Os personagens são tão vulneráveis e ao mesmo tempo, tão fortes, que transmitem suas emoções, e seus medos para o leitor, de um forma diferente - não sei explicar como -. O leitor se identifica e também se apaixona por eles, fazendo com que seus sentimentos e suas dores se tornem reais para quem ler.

Quando comecei a ler, no começo foi aquela coisa, nem quente nem morna, mas quando cheguei no meio do livro, não queria mais largá-lo por nada, fiquei tão fissurada no que ia acontecer com os personagens que quando percebi já eram duas horas da manhã, quando foi no outro dia, acordei, e nem pensei em tomar café, já fui logo lendo e sem perceber, acabou. É tão bom ler um livro que você não perceber que acabou e quando acaba fica aquele gostinho de quero mais.

Paulo 01/07/2012

Questões do Coração - Emily Giffin
Trata-se de um livro que mostra duas histórias de pessoas com vidas diferentes e, ao mesmo tempo, comuns.

Surpreendi-me com o enredo desse livro, principalmente pelo fato da autora Emily Giffin conseguir trazer, durante a narração, histórias reais de pessoas que passam por várias situações do cotidiano e conseguem mostrar o que realmente é mais importante. Dois perfis de mães com características diferentes e, ao mesmo tempo, comuns. A capacidade de suportar controvérsias em prol da proteção dos filhos, incluindo a traição como um dos temas do livro.

Uma história muito encantadora, gostei muito!

HoN Br Site 29/06/2012

Resenha HoN Br SIte: Questões do coração
Resenha disponível em: http://www.houseofnight.com.br/resenha-literaria-hofn-site-questoes-do-coracao/

Quando li a sinopse do livro fiquei bastante interessada para saber como a vida de duas famílias bem diferentes se entrelaçariam. A autora, Emily, na qual escreveu incríveis historias me cativou bastante com sua escrita intensa de seus personagem que me faziam achar que eram reais. Além disso ele fala sobre amor, paixão, traição e perdão.

O livro e narrado por cada uma das personagens principais, Tessa e Valerie, e cada capitulo se refere a cada uma delas. Tessa tem 2 filhos – Ruby de 4 anos e Frank de 1 – e é casada com Nick, um cirurgião pediatra incrivelmente bom. Valerie é mãe solteira, seu filho é o Charlie de 6 anos, ela é advogada e se conecta à vida de Tessa de uma maneira inesperada

Achei interessante a forma como a autora coloca as narrações: a visão de Tessa é em primeira pessoa e a visão da Valerie é em terceira Com o passar da leitura você acaba se conectando mais a uma das personagens do que com a outra. Eu particularmente me identifiquei mais com a Valerie por causa da superação de vida que enfrentou para cuidar do Charlie, fazendo com que eu ficasse ansiosa para ler seu capitulo e odiando cada vez mais a Tessa por ser bastante fútil.

Contudo o que a autora nos mostra é que ambas, Tessa e Valerie, são mulheres muito fortes com suas vidas difíceis tendo que balanceia-las com das duvidas, insinuações e dilemas do coração.

O fato é que Emily Giffin consegue fazer com que a leitura desperte em nós sentimentos bem parecidos com os das personagens, por descrever reações sempre tão reais e vívidas que podem acontecer no nosso dia a dia. As dúvidas que também teríamos em cada situação, o não aceite da sociedade em certos assuntos e a sensação de que o final poderia ou não ser daquele jeito. Simplesmente brilhante.

No final de tudo a autora deixa uma questão para nós pensarmos e decidirmos o que vale mais? Estar bem por um dia todo ou por toda uma vida? Adorei a historia do livro tanto que a li em menos de uma semana ficando bastante vidrada na questões que eram abordadas. Recomendo este livro a todos.

day 28/06/2012

intenso!
Assim que comecei a leitura do livro,de cara gostei das personagens Tessa,Valerie,mulheres de diferentes personalidades,porém fortes e dedicadas.
Tessa uma mãe dedicada,dona de casa que deixou de trabalhar para se dedicar a família.
Valerie uma advogada mãe solteira,que só tem seu irmão gêmeo para lhe ajudar com a criação do seu filho charlie.
Charlie sofre um acidente e doutor Nick Russo assim entra na vida de Valerie e Charlie.
É uma história que muito tem a ver com os dias de hoje,casamentos em crise e traição.
É um livro que te faz pensar se vale a pena perdoar,tentar de novo e resgatar algo que foi perdido.
De uma certa maneira o livro mexeu bastante comigo,me emocionou e me coloquei muitas vezes no lugar da Tessa,compreendi seu sofrimento e frustração.
super recomendo essa leitura,é um livro bem escrito,com personagens fortes,emocionantes.
vale a pena!
descobrimos que nada é perfeito que príncipes também pisam na bola,mais mesmo apesar dos erros,todos merecem uma chance.
"os covardes dão uma segunda chance. Os tolos dão uma segunda chance. E eu nem era covarde nem tola."

Adri 27/06/2012

Questões do Coração - Emily Giffin
As vidas de Valerie Anderson e Tessa Russo não poderiam ser mais diferentes. Enquanto Tessa é uma dona de casa dedicada à sua família, Valerie é mãe solteira e uma advogada de sucesso. Embora vivam próximas, elas nunca tinham ouvido falar uma da outra até que um acidente com Charlie, filho de Valerie, muda tudo.

Durante uma festinha, Charlie cai na fogueira e queima seriamente seu rosto e seu braço. É no hospital que ele e sua mãe conhecem Nick Russo, cirurgião pediátrico, e marido de Tessa. Ele se torna o médico de Charlie, e acaba ficando muito próximo tanto de Valerie quanto de seu filho.

E é aí que as coisas começam a mudar. Tessa começa a perceber que seu casamento está cada vez pior; Valerie começa a desfazer o muro que tinha criado em volta de si para se proteger, e começa a se apaixonar por Nick; e Nick, bem, ele vai cada vez mais se tornando parte da vida de Valerie.

Bom, essa é uma história emocionante, chorei demais em várias partes rs. Os dois únicos problemas que eu achei na história foi que demorou muito para me prender, e que eu não gostei do final, e esses foram os dois motivos de ter levado só três estrelas.

Agora sobre os personagens:
- Achei a Tessa meio chatinha, só reclamando em vez de tentar concertar as coisas, mas gostei dela, tem cenas ótimas, principalmente quando ela tá com os pais ou com o irmão e a família dele (o Dex de O Noivo da Minha Melhor Amiga, livro que eu já li e é simplesmente perfeito *--*);
- Eu até que gostei da Valerie, apesar de não concordar com algumas atitudes dela. Achei ela bem batalhadora, muito dedicada ao filho e, assim como a Tessa, as melhores cenas são quando ela está com o irmão (simplesmente amei o irmão dela);
- Eu não gosto do Nick, ele tem cenas muito lindas, mas não gostei do que ele fez (morri de raiva);
- As crianças são muito fofas, tanto o Charlie quanto a Ruby e o Frank, que são os filhos da Tessa e do Nick.

Bom, o livro é bom, mas não é o melhor da autora. Recomendo a quem gosta de ler livros realistas e tal.

Obs: Apesar de Questões do Coração e O Noivo da Minha Melhor Amiga não serem uma série nem nada, eles têm alguns personagens em comum e, como Questões do Coração se passa alguns anos depois de O Noivo da Minha Melhor Amiga, eu recomendo a leitura de O Noivo da Minha Melhor Amiga primeiro. Mas nada atrapalha se você ler Questões do Coração antes, é só que algumas coisas em O Noivo da Minha Melhor Amiga vão perder a "novidade".

site: http://stolenights.blogspot.com.br/2012/05/resenha-questoes-do-coracao-emily.html

Nina 25/06/2012

"As pessoas que vc mais ama são as mais difíceis de manter por perto."

História fascinante, porque retrata algo muito comum no dia-a-dia. Estamos sempre sendo testados e precisamos descobrir o que realmente importa.

Não consegui parar de ler até saber o que de fato aconteceria no final.

Recomendo.

Carol 25/06/2012

Questões do coração... Sempre as mais difíceis
É uma história linda, sobre amor, perdão, sobre escolhas, sobre superação... Eu recomendo!

Clara 19/06/2012

Questões do coração
Não tenho palavras para descrever, o livro envolve muito bem a pessoa, é intenso..Eu fiquei muito envolvida com ele, até pensei que ele não iria voltar para Tessa e mesmo se não voltasse, eu iria ficar amante do livro assim mesmo. Parabéns para autora, sabe muito bem envolver um leitor dessa forma.

Mileidi 11/06/2012

Questões do Coração
Mais ou menos... só não abandonei pq queria saber o fim.. e como em toda história onde há traição, não tem final feliz... E por mais que Emily Giffin se esforça em dizer o quanto os seus personagens são incríveis, a única pessoa realmente interessante no livro é Charlie. E pra falar a verdade, tive que começar a ler outro livro durante a leitura deste, porque estava ficando entediada..