Macbeth

Macbeth William Shakespeare

Resenhas - Macbeth

arthur966 30/11/2022

tens medo de ser na própria ação e no valor o mesmo que és em teu desejo? queres ter aquilo que, por tua estimativa, é o adorno da vida e, no apreço que tens de ti mesmo, levas a vida como um covarde, não é assim? deixas que o teu "não me atrevo" fique adiando tua ação até que o teu "eu quero" aconteça por milagre.

Thais 20/11/2022

Que livro! ??????????
Apaixonada. Simplesmente demais.
Ambição e poder. ?Desde que eu não perca a honra ao buscar aumentá- la, desde que continue o meu coração imune a sentimentos de culpa, desde que permaneça eu um súdito leal, receberei de bom grado o seu conselho.?

Luiz 14/11/2022

Macbeth, a conquista do mundo e a perda da alma no processo.
Livro: A Tragédia de Macbeth
Autor: William Shakespeare

Acompanhamos a história de Macbeth, o barão de Glamis, que no meio da guerra entre a  Escócia e a Nuruega, encontra três feiticeiras que revelam pra ele, que se tornaria barão de
Cawdor e depois Rei, enquanto que seu amigo que o acompanha neste momento, Banquo, daria origem à uma linhagem de reis. Pouco tempo depois, Macbeth é nomeado barão de Cawdor, devido o antigo barão ter sido traidor da Escócia e ter se aliado a Noruega, e executado por isto.

Desta forma, começa-se um conflito ético devastador dentro de Macbeth, sobre se render ao destino para se tornar rei ou eliminar todos que se colocam no caminho para a coroa. Incentivado por sua esposa, Lady Macbeth, o personagem inicia uma jornada de morte e derramamento de sangue jamais visto no país.

Ainda que seja um conto famoso de Shakespeare, não me marcou tanto quanto Hamlet e Otelo, mas ainda sim genial por levantar questões como a natureza caída do ser humana, sua corrupção, o que faz um homem em busca de poder ganhar um mundo se no processo perde sua alma. Com certeza, se hoje Crônicas de Gelo e Fogo/ Game Of Thrones é famoso, muito provavelmente possui inspiração de Macbeth nisso.

Há também uma certa discussão, em uma camada mais profunda, de até que ponto existe a ideia de livre arbítrio e predestinação, seria Macbeth realmente rei, sem toda a matança realizada ou foi o fato dele desencadear isso que provocou esse cumprimento da revelação? Macbeth era predestinado a matar ou ele, livremente, escolheu isto, seria ele feito um assassino para que os filhos de Banquo pudessem torna-se reis? Sua alma foi corrompida para trazer glória a um terceiro e sua linhagem?

Questões essas que certamente são pensadas durante a leitura do livro, mas que refletem dúvidas na nossa vida concreta fora do mundo da imaginação, bem como nos é apresentado o como somos ficamos bestializados por nos rendermos aos nossos anseios e angústias, buscando salar nossas ambições nos corrompemos a ponto de nos deixamos de ser humanos, nos sentido virtuoso da palavra, assim como Macbeth se corrompe, juntamente com a esposa, o reflexo desse caos é em certa medida passado para o reino tutelado por Macbeth.

"[...] muitas vezes os instrumentos das trevas nos dizem parte da verdade com o intuito de atrair-nos para levar-nos à nossa própria destruição. Conquistam-nos a confiança ao nos revelar a verdade sobre insignificâncias, para depois trair-nos quando sofremos as piores consequências."
(Banquo / William Shakespeare, p. 25)

"Estrelas, escondeu vosso lume! Que a luz não veja os profundos e sombrios desejos em meu íntimo; que o olho porque para a mão, deixei acontecer o que, quando feito, o olho teme ver."
(Macbeth / William Shakespeare, p.29)

"Nada ganhaste e tudo desperdiçaste, quando conseguiste o que desejadas, e continuas infeliz. Parece-me melhor ser aquele que destruímos do que sermos o assassino e viver atormentados pela ansiedade."
(Lady Macbeth / William Shakespeare, p. 63)

Luciana 13/11/2022

Segunda vez lendo
A leitura continua sendo bem difícil para mim. Mas a história né maravilhosa. Ele escreve temas muitos importantes

nara.monize 09/11/2022

Adorei!!!
Esse é o segundo livro que leio do autor e adorei a leitura!!! Tem uma linguagem bem poética porém de fácil entendimento.

Eduardo937 26/10/2022

Shakespeare
Não tem como falar mal do livro.
Como se trata de uma peça, deve ser lido de uma vez só, e acabei fazendo isso errado. O livro para mim muitas vezes se tornou chato e monótono.
Ganhando apenas minha atenção próximo ao fim.
Em breve vou reler e acredito que terei novas impressões.

Giovanna1920 25/10/2022

Perfeito!!! Primeira obra de ?Shakespeare que tive oportunidade de ler e estou maravilhada, amei a construção textual e a história dinâmica. Foi um dos melhores livros que ja li.

Jurandir2 22/10/2022

O poder e a tragédia.
Uma peça interessante. Relata como a cobiça e a traição podem ser plantadas no coração do homem e, por consequência, como o poder adquirido levá-lo a ruína. Macbeth vendo-se enfeitiçado pela sua esposa e levado a alcançar o posto de rei sujando suas mãos de sangue. Tal culpa traz grande reviravolta e a sua destruição.

Dinho.Evangelista 19/10/2022

Macbeth
Nesse livro Shakespeare conta a história de um general (Macbeth) que, influenciado por 3 bruxas, assassina o seu rei, toma o seu trono e a partir desse momento da início a uma série de atos maldosos para se manter no poder.

O legal dessa história é que ela nos leva a refletir sobre como o homem pode ser mau quando é dominado pela cobiça e sede de poder. Macbeth fez coisas terríveis para continuar no trono, porém de nada serviu tudo isso.

Viveu sua vida assombrado pelo fantasma do medo, sofreu com o peso da maldade dos seus atos e no fim suas mãos manchadas pelo sangue receberam a sua inevitável recompensa, a morte!

Esse foi o primeiro livro do Shakespeare que eu li, e fiquei maravilhado com o vocabulário e com o domínio poético que ele tinha das palavras!!!

Já quero ler os outros livros dele.
nara.monize 19/10/2022minha estante
Que orgulho ??????????

Dinho.Evangelista 19/10/2022minha estante
??

Louise Rodrigues 17/10/2022

Como não amar Shakespeare?
Gosto muito desse formato de peça em forma de livro.
Leitura bem rapida de um classico atemporal.
Shakespeare nunca envelhece.

Alícia 16/10/2022

Um clássico é um clássico.

Após tanto ler sobre esta obra, resolvi dar uma chance. É incrível como o trabalho de Shakespeare não envelhece, sempre tratando de assuntos atuais e importantes para a sociedade.

Para quem deseja entrar mais no mundo dos clássicos, essa é uma leitura rápida e que vale muito a pena.

Le 09/10/2022

O que a ambição não pode fazer, em?
Essa peça sempre foi umas das que mais tinha vontade de ler, mas apesar disso tinha expectativas muito baixas, mas conforme a história se desenvolve e você entende toda a magnitude do que está acontecendo, e com a complexidade de cada personagem, você se apaixona pela narrativa toda e não quer parar de ler ate descobrir o final.
A cada detalhe, a cada toque de mistério, comédia e suspense me deixava cada vez mais e mais animada.

Uma história sobre amores, sobre assassinato, mas principalmente como o ser humano pode e consegue fazer qualquer coisa quando está cego de poder e ambição.