Os Irmãos Karamázov

Os Irmãos Karamázov Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Os Irmãos Karamázov

Ricardo Eberhardt 24/04/2022

Irmãos Karamazov
Os Irmãos Karamazov (em russo ?????? ??????????, Brat'ya Karamazovy, AFI ['brat?j? kar?'maz?v?]) é um romance de Fiódor Dostoiévski, escrito em 1879, uma das mais importantes obras das literaturas russa e mundial, ou, conforme afirmou Freud:[1] "a maior obra da história". Freud considera esse romance, juntamente com Édipo Rei e Hamlet, três importantes livros a respeito do embate pai e filho, e retratam o complexo de Édipo.

Alan.Felipe 24/04/2022

Irmãos Karamázov
Sempre quis ler o livro que é considerado a Obra Prima de Dostoiésvki e gostei bastante.

Eu descreveria esse romance (policial!?) com uma história bastante complexa, densa, com vários personagens, vários debates religiosos e muita psicologia envolvida. A trama tem algumas partes que achei bem maçantes e longas, mas outras partes que são divinas e até emocionantes. A descrição que Dostô faz de cada personagem é magnífica, até mesmo dos menos importantes para a trama.

Achei a parte final um pouco cansativo, mas que como um todo o livro é muito bom e traz muita reflexão.

Berenga 23/04/2022

De fato marcante
Terminei de ler e é fato que vc nao sai ileso da leitura. Gostando ou não, Os irmãos Karamazov nos apresenta uma leitura visceral, cruel e fria (e aqui cai bem o cenário russo).

Por vezes me incomodou o aprofundamento em personagens periféricos e que pouco acrescentaram à trama (como o jovem Kólia, por exemplo).

Talvez eu releia um dia
Maria.Jiennalle 28/04/2022minha estante
gostei do seu ponto de vista!

Paulo Vitor 21/04/2022

Muito bom!
Um tipo de livro que apesar de ser enorme te prende de uma forma que você não quer mais desgrudar dos personagens. Cada um dos irmãos tem um pouco de personalidade de algum ser humano. O Dimitri o impulsivo, valente, mas que é de um coração enorme. O ivan que tem uma inteligencia magnifica, ateu e sempre no embate com as crenças do cristianismo. Por fim o aliocha o casula, o garoto bondoso que mesmo desviando do caminho da luz, seguiu sendo muito compreensivel e generoso. Super recomendo essa leitura clássica.

eupoetizo 21/04/2022

Genial, Dostoiévski é incrível na escrita desse romance, me indignei em muitas partes, refleti muito e pensei o tanto quanto somos acusados quando, embora, inocentes. Os pré-conceitos levam-nos a jogarem a prisões os mais sinceros e honestos dos homens. Demorei 3 meses, mas enfim, conclui a leitura e pretendo reler essa obra, de certo, ainda tenho muito para usufruir desta leitura.

Davi.Ferreira 19/04/2022

Profundidade
Esse livro mostra uma perfeita análise psicológica de cada personagem e a dualidade de cada um nos mínimos detalhes, muitos momentos somos enganados por pré conceitos formados em alguns personagens, o homem é profundo e tem mais lados do que podemos imaginar

Anny 18/04/2022

? Em seu último romance, Dostoiévski escreveu sobre uma família decadente formada pelo pai, Fiódor Karamázov, e seus três filhos, frutos de seus dois casamentos: Dimitri, Ivan e Alexei. Girando em torno dos três irmãos protagonistas, cada um com o seu jeito diferente de ser, o autor tem a intenção de mostrar um pouco como era a realidade russa da época.

O questionamento da religião cristã é muito abordado na história. Há inclusive muitos trechos tirados da bíblia. O autor criou tanto personagens bem religiosos e devotos como também outros que eram mais afastados dos ideais cristãos. Dentro da própria família Karamázov havia essa discordância.

Muitas temáticas são debatidas no livro, como a desigualdade social, a fragilidade dos laços familiares e amorosos, a situação financeira do país na época, as relações e os valores humanos num modo geral.

A obra foi escrita em 1879 e é considerada uma das principais da literatura russa. A ideia inicial de Dostoiévski era de escrever uma biografia de um dos protagonistas, o Alexei, que ele até chama de seu herói, e de escrever inclusive uma continuação. Porém, infelizmente, o autor morreu antes de terminar a segunda parte.

? Primeiro calhamaço lido no ano para o #ProjetoLendoCalhamacos e diga-se de passagem uma leitura um tanto cansativa. Houve sim partes que fluíram bem, porém a sua maior parte foi BEM DENSA. Uma narrativa repetitiva, com alguns capítulos que pareciam não ter fim de tão longos e muitas vezes o autor se aprofundava demais na história de personagens secundários.

?? Por isso #ficaadica pra quem quiser conhecer a história e ler o livro: não é um livro para passar o tempo, aconselho dividir em dois, três meses e ler um pouco por dia.

Rômulo 18/04/2022

Drama familiar
A obra enquadra-se perfeitamente no conceito de "clássico". É atemporal, no dizer de Italo Calvino. Os dramas vividos pelos Karamázov estão espalhados pela sociedade hodierna e residem também em muitas famílias pelo mundo. A receita do drama familiar fica mais saborosa com os temperos da traição, da inveja e da cobiça. Durante a leitura, é quase impossível não se colocar na pele de algum dos irmãos. Quem está certo? Quem foi injustiçado? Quem foi o assassino? A culpa será carregada apenas pelo executor? É o tipo de enredo que me atrai.

Guilherme 17/04/2022

Não é atoa que este foi considerado o maior romance para Nietzsche e froid ate entao. Dosto faz, por meio da narrativa e das ações dos personagens, exprimir todas as suas ideias e intenções, tudo está ali, basta um olhar mais arguto para enxergar. Toda essa peculiaridade na sua escrita faz salientar sua grandiosidade como autor e filosofo, e até mesmo psicólogo.

Josana.Baltazar 14/04/2022

Então....após 4 meses e muitos dias terminei a leitura desse grande clássico, entendi a história como um todo, gostei da escrita, achei interessante a relação familiar e as características dos personagens, mas tenho dificuldade em entender a existência de passagem de alguns personagens, talvez me falte conhecimento. Como se faltasse motivo para aparecerem existirem. Não vi conexão de alguns fatos com o centro da história que para mim seria o assassinato. Mas gostei igual e indico o livro

Lívia 13/04/2022

Dostoievski
O grande Dostoievski não decepciona jamais!

Não se assuste com o tamanho do calhamaço, pois a leitura é fluida, as cenas são dinâmicas e os capítulos curtos.

Recomendo!

Kowa 10/04/2022

Um excelente livro, com uma história muito rica em detalhes e de uma história envolvente do começo ao fim.

juliao.pdf 06/04/2022

acabei de perceber que apaguei todo o histórico de leitura que fiz do livro e agora estou muito triste
mas fora isso, o livro eh bom demais dosto eh top e agora entendo o hype do capitulo do grande inquisidor

dreckelberg 02/04/2022

Esse livro pra mim não rolou, achei chato. Essas discussões filosóficas do Dostoiévski pra mim são cansativas. Dos livros dele só Crime e Castigo eu amei.
Vitória Marques 15/06/2023minha estante
Estou lendo e confesso que há personagens que aparecem e desaparecem repentinamente na estória. Isso me deixa um tanto confusa. Contudo, espero que eu goste da obra!

dreckelberg 17/06/2023minha estante
Hoje depois de um ano já penso em reler esse livro. Pensando hoje, acho que me agradaria acredito que deixei passar muita coisa.
Mas realmente são muitos personagens

Cristiane 02/04/2022

Os irmãos Karamàzov
Fiódor Karamàzov foi um péssimo pai e homem de moral duvidosa. Neste segundo volume, o leitor tentará desvendar, solucionar seu assassinato. Quantos inocentes estão nas prisões deste mundo de meu Deus? O que te torna cúmplice de um assassinato? Este livro é uma obra prima...