Os Irmãos Karamázov

Os Irmãos Karamázov Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Os Irmãos Karamázov

isa 27/06/2022

Viva Karamázov!
foi um desafio ler esse livro em 15 dias, e eu me esforcei pra conseguir, foram madrugadas e manhãs totalmente focadas nesse livro pra conseguir ler e ao mesmo tempo ter um bom aproveitamento da obra. por ser um livro imenso (o maior que eu já li) e com uma linguagem bastante formal (diferente do que eu estou acostumada a ler) combinados com os imensos detalhes que Dostoyevsky escreveu (não é uma reclamação, e sim apenas um comentário) vários momentos da leitura foram cansativos, mas não deixa de ser um livro extraordinário. os diálogos sobre religião, moral e justiça, combinados com a diferença - e ao mesmo tempo, semelhança - dos irmãos Karamázov foram muito bem escritas, tinham partes do livro que eu ficava sem reação de tão boas que elas eram. apesar de ser um livro praticamente perfeito, crime e castigo continua sendo minha obra favorita do autor. mesmo assim, eu consegui me apegar aos três irmãos e da construção de cada um, e também à história, que foi um romance muito muito bem feito.
é um livro que todo mundo poderia ler pelo menos uma vez na vida, vale muito muito a pena :)

Leonardo Bezerra 25/06/2022

O trabalho final de Dostoiévski traz memórias de seus romances antecessores manifestada na marca existencialista que percorreu toda sua obra e, ainda que com alguns percalços durante a leitura, inegável sua excelência. Ainda que o "mistério" da obra tenha sido solucionado quase 300 páginas antes de sua finalização, toda a sequência do julgamento deu um brilho fantástico ao livro. Os personagens, sendo Mítia o melhor deles (ainda não entendi a preferência do narrador por Aliocha), se destacam por suas singularidades e cada um traz sua importância na narrativa - esta escrita com detalhes que podem cansar o leitor, mas compensam nos ápices da trama. Sem dúvidas um dos melhores livros dele.

Carlos.Eduardo 21/06/2022

Tudo é permitido?
Irmãos Karamázov e um desses livros que te desafiam, não só pelo tamanho, mas pela extensão de sua complexidade. Não somente, Dostoiévski esmiúça o espírito humano, sobretudo de seus compatriotas russos, pois há uma evidente reflexão sobre a sociedade russa coetânea ao autor, como também uma preocupação com a sociedade que surgirá doravante.
Os limites da moral e da honra também são explorados em situações tão marcadamente dramáticas, onde, através de seus personagens, o autor reflete sobre a seguinte premissa: se Deus não existe, então tudo é permitido?
É através das diferenças gritantes entre os três irmãos, os três Karamázov, que Dostoiévski se debruça e desenvolve esse questionamento.
Contudo, a narrativa tem seus altos e baixos, com alguns momentos de introspecção que se tornam um pouco maçantes. O epílogo também deixa a desejar um pouco, sendo algo muito aberto, se dar uma conclusão satisfatória a seus personagens, mas entendo que isso se dá, possivelmente, porque Dostoiévski planejava continuar a história em outro livro, algo que foi interrompido por sua morte.
No mais, Os irmão Karamázov é uma estória interessantíssima, cheia de reviravoltas e questionamentos filosóficos que põem em xeque nossas próprias crenças.

Marcos.Alexandre 04/06/2022

Perfeito
Dostoiévski nos leva a mergulhar nos pontos mais escuros e sombrios do ser humano. Nesta obra imortal as nossas fraquezas são realçadas e colocadas de forma real em vários personagens. Tão real que muitas vezes identificamos pessoas conhecidas e porque não nós mesmos? Inesquecível.

Mamay 29/05/2022

QUE LIVRO!!!!!
Foi bem dificil pra mim essa leitura, teve vários momentos que era dificil me concentrar e pegar um ritmo bom. É um livro muito longo.
Existem essas 'pausas' no livro, momentos que ele para um pouco de contar a história de fato, e leva a gente pra outro patamar na leitura, por meio das convicções dos personagens, de seus pensamentos, suas buscas, e nos faz mergulhar nesses questionamentos. E isso é um tesouro nesse livro. É espetacular.
Queria ter lido algo menor dele, algo mais 'fácil' talvez, me ajudaria a ter um ritmo melhor pra embalar essa leitura.

Gabriel Farias Martins 22/05/2022

Todos somos um pouco Karamázov
Mais uma leitura de Dostoiévski concluída.
Um mergulho em contradições, amor e ódio, mulheres histéricas e ganância.
Uma leitura longa repleta de reflexões, com certeza vou reler e sempre descobrir mais.
Monumental!

Ira 17/05/2022

Que obra!
Dostoiévski é um gênio. Não há mais o que dizer. Não se assuste com o tamanho da obra (900 pág), apenas leia.Se deleite. Se maravilhe, chore e ria. Gênio.
Dhewyd 19/05/2022minha estante
Tô começando ele agora, espero gostar.

Fred Vasconcelos 15/05/2022

Lembro da ansiedade ao virar as páginas de Crime e Castigo para saber se Raskolnikov seria pego e de que modo! E das noites em que avancei pela madrugada seguindo as aventuras do príncipe Myshkin em O idiota, me privando de horas de sono tão necessário. Dostoiévski nunca me decepcionou e também seus personagens de psicologia tão intensa e viva.
Os Irmãos Karamazov é o último romance escrito por Fiódor Dostoiévski antes de sua morte em 1881. Fyodor Pavlovich Karamazov é um proprietário de terras que acumula vícios: devassidão, desonestidade, falta de princípios. Viúvo duas vezes, ele é um pai ruim para seus três filhos e um quarto filho, considerado ilegítimo. Dmitri, impulsivo, briguento, orgulhoso, Yvan, um ateu um pouco provocativo, educado, voluntariamente desdenhoso, Aliócha, piedoso, cândido e impossível de odiar (o herói da história segundo as próprias palavras do autor, diga-se de passagem), e Smerdiakov, filho ilegítimo, cínico libertino e inspirando pouca confiança.
Cada um desses quatro segue um caminho oposto um do outro. Tudo muda quando o pai, Fiodor, é encontrado assassinado em seu quarto. Não há dúvida de que se trata de um parricídio. Mas quem é o autor?
Tramas entrelaçadas e muitos personagens secundários marcantes, histórias familiares sórdidas, histórias de amor, reflexões metafísicas vertiginosas e muita espiritualidade e debate humanístico...

felipe.demattos.94 12/05/2022

O maior romance de todos os tempos?
Primeiramente, quem sou eu para avaliar este livro?
Apenas recomendam que leiam e após isso vejam a aula do professor José Monir Nasser sobre o livro.
E respondendo o título da resenha, SIM.
Ainda que gosto não se discuta este é um livro de outro nível, como poucos já escritos.
Leo 18/05/2022minha estante
Eita dica boa. Achei essa aula dividida em 3 partes no Spotify. Obrigado.

felipe.demattos.94 18/05/2022minha estante
Recomendo ouvir depois, porque tem spoiler. A qualidade do áudio é precária, mas o conteúdo é primoroso!

Leo 18/05/2022minha estante
De fato, o áudio está bem zoado. Mas já li o livro tbm e agora muitas coisas fizeram mais sentido. Ainda falta terminar a parte 3, mas gostei demais.

Karlla2 05/05/2022

Os irmãos Karamazov
Foi um dos livros que mais me surpreendeu! Me trouxe reflexões e dúvidas sobre os personagens! Eu amei demais! Dostoiévski se tornou meu escritor favorito!! ?

Leo 30/04/2022

Muitas lições...
... em meio a tantas loucuras. Os Irmãos Karamazov é o tipo de literatura que me comove, me deixa indignado, me faz duvidar da sanidade todos aos meu redor, heheh. Por sorte o narrador não é tão louco quanto os personagens. Excelente livro!

Carolina.Gomes 30/04/2022

Sensacional!
Primeiro volume desse que é o mais denso e psicológico dos livros do Dostô. Já esperava muito e ele não decepcionou. É tudo que promete e muito mais. Uma leitura transformadora.

Um livro para ler e reler! Não entendi porque l skoob fez essa divisão, mas ok.

Ansiosa para iniciar a leitura do volume 2.
Douglas Finger 02/05/2022minha estante
? quero mto ler!

Cristina 29/04/2022

Nossa, enfim terminei essa história, gostei mais do primeiro livro, esse foi mais arrastado, o julgamento foi a melhor parte.

Rodrigo.Rodrigo 28/04/2022

Um típico romance russo, mostrando a crueldade e a verdade da vida através de três personalidades conflitantes e complementares.

Raphael 24/04/2022

Transcendência vs Imanência
Penso que a melhor parte do livro é aquela em que a espiritualidade é explorada.
Dostoiévski consegue filosofar de forma fantástica enquanto escreve seus romances.