Os Irmãos Karamázov

Os Irmãos Karamázov Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Os Irmãos Karamázov

Jucier0 31/07/2022

Denso
Creio que foi um dos maiores desafios literários que já enfrentei. Já tinha lido Crime e Castigo e entrei em uma leitura coletiva que me consumiu três meses e que foi o principal responsável por eu chegar ao final desse clássico sem pensar em desistir algumas vezes. Não que seja ruim. Não mesmo. O livro, em muitos aspectos, é fluido e divertido. Mas há momentos muito densos e difíceis de ler, como o capítulo O Grande Inquisidor, que por si só já nasceu clássico. Também assusta o tamanho da obra e os nomes difíceis em russo. É um livro espetacular, última obra de Dostoiévski. O final, infelizmente, não me agradou, mas não foi culpa do escritor. Ele planejava uma sequência, mas não teve tempo de escrevê-la
Dany 01/08/2022minha estante
Terminei ontem e sentí o mesmo

MIRANDA 28/07/2022

Realmente a literatura Russa não é meu forte . Esse livro , na minha opinião , vale pela conversa sobre tema de não crença religiosa.
palavra para o livro : 1.500

Matheus.Ferrari1 27/07/2022

QUE LIVRO!!!
Um clássico da literatura russa, Os Irmãos Karamazov é um misto de filosofia, teologia, trama policial, social, enfim, é um livro completo que engloba basicamente tudo e resume as principais características de Dostoiévski. Adorei a forma como foi contada a história, é uma pena o escritor ter falecido antes de escrever a continuação, porém é um livro completo e só não dou 5 estrelas porque sinto que preciso relê-lo, principalmente o capítulo "O Grande Inquisidor".
Deixo aqui uma das passagens que mais gostei no livro: "Nossa passagem pela Terra é breve, fazemos muitas coisas más e pronunciamos palavras más. Por isso aproveitemos o momento oportuno de nosso convívio para dizermos palavras agradáveis uns aos outros."

Larissa.Peri 23/07/2022

Como pude me apaixonar dessa maneira?
Apaixonada estou! Será possível se apaixonar por um livro e seu autor? Sim!!

Estou fascinada com os personagens, personagens que são tão humanamente comuns, vejo nitidamente como Dostoiévski é brilhante e intenso.

Creio que comecei por uma de suas melhores histórias e não me arrependo, o conheci em uma de suas melhores fases.

Grandes aprendizados com essa história e grande admiração pela performance de Dostoiévski, temos aqui, uma de suas Obras-primas, admito minha difículdade, tive alguns problemas com as primeiras 200 páginas, não foi um processo fácil, acabei desistindo da leitura algumas vezes antes de engatar e me sentir arrebatada pela história!

Grandes temas são abordados ao longo da história, existem muitos momentos de lentidão, algumas partes acabei lendo mais de uma vez, como, por exemplo, ?O grande Inquisidor? que li e ouvi o áudiobook 2 vezes, essa é minha recomendação mais importante, leia tudo 2 vezes, sempre com calma para que, não se perca, informações importantes, uma releitura é altamente recomendável.

Me atentei a não falar absolutamente nada sobre a história por um único motivo. Espero sinceramente que você descubra os prazeres de ler essa história sem saber uma única palavra, fica aqui minha recomendação.

Com carinho,
Larissa Peri.

Monica.Fusco 23/07/2022

Irmãos Karamazov
História complexa da família Karamazov, com momentos tensos e trágicos. Embora em outros momentos são até divertidos.

Carolina.Gomes 23/07/2022

Forjados a partir do castigo
O título da resenha é o significado da palavra Karamázov: nome escolhido, pelo autor, para denominar a família mais complexa e incrível da literatura mundial.

?Os Karamázov tecem a própria desgraça? e o leitor se vê embrenhado nessa tessitura. Esse é um romance extremamente psicológico e com isso, quero dizer que, na primeira parte, o leitor vai acompanhar as reflexões filosóficas e questões existenciais dos personagens. Isso faz com que o ritmo seja lento.

É preciso ler com atenção e buscar se aprofundar, em textos complementares, para compreender os meandros do pensamento do narrador que omite propositadamente fatos e só entrega ao leitor o que lhe convém, no momento que lhe é oportuno.

Na segunda parte, o romance assume um ritmo de cunho policial, mas ele não vai descrever a cena do crime, tal qual fez em Crime e Castigo. O leitor tem que esperar? Essa condução foi absolutamente genial!

Há cortes intencionais, na narrativa, o que leva o leitor à loucura. Por vários momentos me vi entre a indignação, o embevecimento e entregue às gargalhadas. Chorei, ri, me indignei, me revoltei, briguei com Dostô e fiz as pazes com ele.

Ao final, fiquei muda, por um tempo? olhando pro nada, pensando: o que foi tudo isso q eu li?! Livro bom é aquele que cala nossa voz e reverbera na nossa alma!

Que privilégio conhecer essa obra magnânima! Quão gigante era Dostô! Esse é um legado para humanidade e eu me orgulho de ter lido.
Se puder influenciar outras pessoas a conhecerem a saga dos Karamázov, vou me sentir muito feliz.

Registro, aqui, a minha emoção e encantamento, apenas?Sem nenhuma pretensão de discorrer ou analisar esse espetáculo da literatura que dispensa recomendações e elogios.

Foi uma experiência INCRÍVEL!
Victoria 23/07/2022minha estante
Esse é o meu livro favorito da vida e sua resenha fez jus a tudo que eu penso a respeito dele!

Carolina.Gomes 23/07/2022minha estante
Que bom, Victoria! ?

Eliza.Beth 23/07/2022minha estante
Aplaudindo com as mãos e os pés!!!!!!!
IK é isso: sentimentos.
Um livro que fica conosco embora já tenhamos saído dele.

Carolina.Gomes 23/07/2022minha estante
Que bom q lemos juntas, Beth! ??

joao 22/07/2022

Uma Obra-Prima da Literatura Mundial! Dostoievski!
Senhores, gostaria de iniciar essa resenha mencionando o fato de que o grande psiquiatra Sigmund Freud clamava que esta obra se trata do maior romance da história!

A profunda filosofia e espiritualidade do livro são simplesmente magnânimas, é como olhar diretamente para o abismo da psique humana e todas as suas facetas.

A história dos três irmãos: Ivan, Alexei, Dmitri e seu pai Fiodor Pavlovitch, é em essência muitíssimo realista. Dostoievski está a parte de muitos autores de seu tempo, pois pincela através de suas palavras o retrato de uma Rússia antiga, grandiosa, mas corrompida.

As incontáveis alegorias e menções a Bíblia Sagrada enriquecem a obra, as conversas entre o herói Alexei (Aliocha) e Ivan ( seu irmão cético com o Cristianismo), foram um dos diálogos mais interessantes que já li em um livro; incluindo claro o poema deveras "Grandiose" feito por Fiodor Doistoievski: O Grande Inquisidor, que me levou as lágrimas.

Eu gostaria de mencionar que a Edição da Martin Claret é maravilhosa e embora se trate de um livro de bolso, possui qualidades de uma edição de luxo; para uma obra como esta, se trata de uma qualidade condizente.

Nota: 5/5, um GENUÍNO CLÁSSICO, um dos melhores livros da história. Embora se trate de um livro muy longo, você está embarcando em uma verdadeira viagem de emoções meu amigo!

Alexlivros 20/07/2022

Uma boa leitura
Essa obra literária é atemporal. Aleixei Fiodorovitch, Dimítri Karamázov e Ivan Fiodorovitch são, cada um, diferentes; representantes de diferentes lados da faceta humana. O primeiro representando todo o amor e generosidade de um santo, incrustado com ótima capacidade de ouvir o próximo (de longe o personagem mais bondoso do livro, ao lado do mestre Zózimo), o segundo sendo o palco da obscuridade confusa dos sentimentos humanos de ódio, impulsividade, amor romântico e obstinação; o terceiro e último sendo o espelho da inteligência que mata e corrói por dentro da alma e faz brilhar toda a filosofia niilista, embora, em contrapartida, com viés um tanto diferente do normal, provocado pela confusão das ideias. O livro é um verdadeiro calhamaço (912 páginas) que vai exigir bastante tempo e atenção na leitura. Em alguns momentos, achei a leitura um tanto arrastada, entretanto, isso não comprometeu a boa qualidade da obra.

Crixtina 18/07/2022

Experiência
Livro com muitas críticas sociais e religiosas ! Dosto é sempre muito bom ! Aprendendo cada vez mais com os clássicos

Diogo 16/07/2022

O Magnum Opus Literário
É notório, que ao longo do livro muitas discussões estão embutidas nesse romance, muitas facetas diferentes da vida. Acredito que tentar isolar as principais ideias e analisá-las singularmente, destrói a unidade essencial do romance. Talvez essa seja a grande chave desta obra: a capacidade do autor de integrar diversos elementos divergentes em um todo unificado.
A capacidade de acastelar e construir uma história com base em diversas discussões chave: Livre-arbítrio, necessidade de leis morais, determinismo psicológico e social, liberdade amoral, faz com que, para mim, esse seja provavelmente o melhor livro que eu terei contato na vida.

O livro traz um conflito entre a fé e a dúvida, através de uma série de acontecimentos numa família completamente disfuncional. Um pai asqueroso e devasso, um filho apaixonado e orgulhoso, outro intelectual e atormentado, todavia existe um balanço com um puro e místico no último. Cada filho é extremamente diferente do outro. Ademais, as diversas formas de se referir ao mesmo personagem são perfeitamente assentadas ao longo da história, dando um quê de carinho durante a leitura.

Por fim, "Os irmãos Karamázov" é muito mais do que um mistério de um crime, é um romance sobre choques de visões de mundo opostos. O hedonismo presente em Dimitri, contrasta com o ateísmo de Ivan e o cristianismo de Aliócha. Cada visão de mundo é aprofundada, e o livro provoca uma reflexão extremamente intensa e profunda com o desfecho da história, especialmente se tratando de Ivan.

Garanto que não há de se arrepender por tocar nesta obra. Por fim, deixo aqui minha frase e reflexão favorita ao longo do livro:

"Meu sonho é encarnar — mas que seja definitivamente, irreversivelmente — em alguma mulher de comerciante, gorda, que pese umas sete arrobas, e acreditar em tudo que ela acredita. Então seria o fim de meus sofrimentos."

juliao.pdf 13/07/2022

eu demorei muito pra fazer essa resenha então vou deixar muita coisa passar. mas eu tô realmente feliz que esse livro foi escrito, eu amo como dostoievski consegue causar tantas emoções com sua escrita.
eh um livro com passagens incríveis, tem uma profundidade fodid. com certeza vou ler de novo pra poder sentir tudo oq senti de novo.

letturissimas 06/07/2022

Apesar do livro incrível, é muito triste lidar com os erros da editora. As últimas três páginas do meu livro vieram com as letras duplicadas uma sobre a outras, o que tornou difícil de ler.

Carol 05/07/2022

"Sobretudo não minta a si mesmo. Aquele que mente a si mesmo e escuta sua própria mentira vai ao ponto de não mais distinguir a verdade, nem em si, nem em torno de si; perde pois o respeito de si e dos outros. Não respeitando ninguém, deixa de amar."
O enredo do livro é baseado em um crime, bem como um debate moral, filosófico e religioso. Todos os personagens principais do livro, que são brilhantemente desenvolvidos, são levados por uma jornada árdua que testa seus pontos fortes e fracos e os ajuda a entender a si mesmos, sua fé e suas crenças. É um romance longo com demasiado detalhamento dos elementos literários, mas que, ao decorrer da obra, compreende-se que essa riqueza em detalhes é transformadora para a percepção da individualidade de cada personagem principal: o progenitor, Fiódor Pavlovitch Karamazov, um libertino grosseiro e vulgar cujas principais preocupações são ganhar dinheiro e seduzir mulheres; seu primeiro filho, Dimitri, que se assemelha consideravelmente com a personalidade e hábitos de seu pai; Ivan, o filho possuidor de extrema inteligência e gênio forte; e o filho mais novo, Aliócha, portador de um coração puro e misericordioso. Além disso, o autor tem o dom de articular seus personagens de modo a torna-los cada vez mais reais e humanos, comovendo das mais diferentes formas o leitor. Eles são tão bem caracterizados que, possivelmente, o leitor poderá se identificar e ter uma experiência profunda e introspectiva.
A técnica narrativa de Dostoiévski permite que muitas ideias, filosofias e visões de mundo interajam, imitando a complexidade do mundo real e abordando a questão fundamental da existência humana. É, de fato, uma leitura complexa e densa, que exige atenção constante do leitor mais experiente e consciência de que estará lidando com uma linguagem excessivamente literária. É uma obra excepcional e que faz jus ao título de maior romance já escrito, segundo Freud e Nietzsche.
Minha dica é reservar um mês sólido para mergulhar apropriadamente nessa obra-prima de Dostoiévski.

Eliza.Beth 03/07/2022

?A alma dele é uma tempestade. A inteligência o prende.?
Não é fácil fazer uma resenha sobre esse livro. São tantas temáticas abordadas que fica complicado colocá-lo dentro de uma caixinha: ? É sobre família? É sobre assassinato? É sobre religião? É sobre a Rússia? É sobre as mazelas sociais??
Enfim, acho que deu para sentir a dificuldade.

Algumas pessoas (até as mais entendidas do assunto) falam que Dostoiévski não era um bom narrador. Eu concordo que a forma de escrever não é das mais belas, mas é muito poderosa! Algo sem explicação. Um baile de consciência, psicologia, sentimentos.

Como falar sobre o enredo acaba sendo bem difícil, o jeito é falar sobre emoções.

Alguns momentos meus olhos encheram de lágrimas, outros senti meu coração acelerado, alguns arrancaram muitas gargalhadas depois de um dia cansativo e ruim na vida real.
Fala sério? não tem como isso não ser um bom narrador.

Apeguei-me bastante aos Karamazov e agora tenho dificuldade com a despedida. São personagens tão reais, dentro da sua época e país, que eu sentia q eles estavam bem na minha frente encenando uma peça. Bem diante dos meus olhos.

Que livro! Que livro!
Meu coração está em festa, pois enfim posso dizer, com um sorriso de lado e os olhos brilhando: ?Eu já li Os Irmãos Karamazov?
Alan kleber 04/07/2022minha estante
O primeiro livro que lí dele foi Crime e Castigo. Fiquei impactado.

Poly 04/07/2022minha estante
Agora deu mais vontade ainda de ler rsrs

Eliza.Beth 05/07/2022minha estante
Alan, Crime e Castigo tbm me impactou demais

Eliza.Beth 05/07/2022minha estante
Poly, leia! Não tem como não aprender algo com essa leitura ?

Alan kleber 05/07/2022minha estante
Tem um documentário no youtube sobre Crime e Castigo, e sobre a história de vida de Dostoievski. É sensacional.
Discovery Grandes Livros: Crime e Castigo.

Michela Wakami 05/07/2022minha estante
Que maravilha.?

Carolina.Gomes 05/07/2022minha estante
EU AMEI ESSA RESENHA FORTEEE! Sentimos juntas essa emoção. Foi muito bom ler c vc! ?

Michela Wakami 05/07/2022minha estante
Alan, foi o meu primeiro também. Crime e castigo é sensacional.

Eliza.Beth 07/07/2022minha estante
Ahhh que legal Alan. Vou procurar. Obrigada pela dica ?

Eliza.Beth 07/07/2022minha estante
Sempre maravilhoso ler qualquer coisa com vc, Carol! Até as bombas ??

Eliza.Beth 07/07/2022minha estante
Michela, esse livro é muito bom né.

Michela Wakami 07/07/2022minha estante
Crime e castigo é sensacional.
Quero muito relê-lo.
O meu próximo do autor será Os irmãos Karamazov.??

Eliza.Beth 07/07/2022minha estante
Não vai se arrepender. É muito bom.

Michela Wakami 07/07/2022minha estante
??????????

Indiano 30/06/2022

Simplesmente sensacional!
Se levarmos ao pé da letra que um escritor só é capaz de escrever do que ele de fato entende, então esse livro consagra Doistoievski como um dos maiores nomes da literatura mundial, o contraste entre os irmãos, a história de background, a variedade de personagens com boa história e o decorrer do livro mostram porque esse autor é tão consagrado. Foi facilmente a melhor leitura do ano que tive junto a Jane Eyre de Charlotte Bronte e se você é um fã de literatura, vale dar uma chance a este livro.