Os Irmãos Karamázov

Os Irmãos Karamázov Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Os Irmãos Karamázov

Liliane 10/10/2022

livro incrível para fofoqueiros, é briga atrás de briga e treta atrás de treta.
um dos livros mais emocionantes que eu já li, cheios de clímax e cenas muito reais (fáceis de visualizar). perfeito!

Fernanda631 06/10/2022

Os irmãos Karamázov - obra atemporal
Primeiro livro que li do autor, e logo depois li diversos ouros, me afeiçoando e me apaixonando pela forma que ele escreve, pois considero uma escrita envolvente, fluida, suave e crua.
Um clássico da literatura russa. Nessa obra Os Irmãos Karamazov temos um misto de romance, filosofia, teologia, trama policial, social, suspense policial, tudo que você imaginar, enfim, é um livro completo que engloba basicamente tudo e resume as principais características de Dostoiévski. Um livro lindo e perfeito!
História muito envolvente. Incrível como esse livro parece uma enorme novela, pois realmente parecer que eu estou assistindo uma grande teia de aranha. Gostei bastante da escrita, por mais que eu na época não estivesse tão acostumada a ler livros que vai falar de tantas e todas as camadas dos personagens (mesmo os que não parecem ser tão importantes ou relevantes para a trama).
Fiódor Dostoiévski consegue nessa magistral obra-prima refletir sobre os mais importantes temas da humanidade, sobre verdade e mentira, sobre destino e livre-arbítrio, sobre a existência ou não de sentido na vida, sobre a justiça, o amor, as paixões, culpas e arrependimentos, as fraquezas e as forças de cada um. A narrativa, de cunho filosófico, expõe de maneira trágica e sublime as contradições do que é ser um humano.
Dostoiévski nessa obra permite discutir com equilíbrio e igual profundidade os valores de todos os personagens, dando peso e profundidade à vivência de cada um, sem explicações simplistas. A reflexão sobre o ser humano vai muito além disso, obra recorre ao suicídio, ao orgulho ferido, destruição dos valores familiares,
Corrupção, imoralidade, ganância e desprezo pela família regem a vida de Fiódor Karamázov, um cidadão ordinário que leva uma vida degradante na Rússia.
Extremos e contradições de valores se tocam e convivem nas relações dos personagens, principalmente os 3 filhos que dão o título da obra: O mais velho é um militar irritadiço e um amante dos prazeres da vida, revoltado com o que alega ter sido injustiçado pelo pai em relação aos bens deixados pela mãe. O segundo é um intelectual ateu e questionador, utilitarista, que acha que tudo é permitido para alcançar seus objetivos. O terceiro é um jovem religioso, que procura praticar atos de caridade e bondade, que perdoa e tem empatia, seguidor do líder religioso Stárietz Zossima, mas suas convicções são fruto de profundas dificuldades, reflexões, sofrimento e autoconhecimento. E, por fim, um possível filho bastardo, que vive como criado na casa, desprezado por todos, com problemas de saúde e que nutre inveja e revolta por não ter nenhum respeito ou reconhecimento dos demais.
Resumo do perfil da Família Karamázov:
Fiódor, o pai: o devasso, libertino.
Dmitri, 1° filho: o coração, as emoções, o raivoso.
Ivan, 2° filho: o racional, aquele que observa.
Aliocha, 3° filho: o espiritual.
É preciso estar preparado para toda uma gama de fatos e acontecimentos que envolvem a Rússia do século XIX bem como de outros que permeiam a vida do escritor.
A cada leitura de um livro de Dostoievski eu fico mais encantada com sua genialidade.
É uma leitura surpreendente, apaixonante, prazerosa, interessante, curiosa, insinuante e fascinante.
Essa obra literária é atemporal.
Recomendo.

Marcos Ferraz 04/10/2022

Um dos maiores romances que o gênio humano já produziu
Por que sofremos, se poderíamos simplesmente ignorar a verdade e viver uma vida de ilusão e autoengano?

Se não existir Deus nem a imortalidade, qual o sentido das leis morais? Tudo então seria permitido? Há uma moral absoluta que preexiste à humanidade ou é tudo criação dos homens?

O que é melhor: termos o livre-arbítrio – e, em razão dele, sermos responsabilizados por toda a eternidade por nossos atos e escolhas erradas – ou termos um ser superior que determine o nosso destino, porém pagando o preço de não termos liberdade?

Corrupção, imoralidade, ganância e desprezo pela família regem a vida de Fiódor Karamázov, um cidadão ordinário que leva uma vida degradante numa Rússia que sofre a influência do niilismo em voga na Europa do Século XIX.

Seu brutal e misterioso assassinato, mesmo não causando nenhuma comoção especial, coloca como suspeitos alguns de seus filhos, gerando a investigação que permeia o livro - muito embora não se trate propriamente de um romance policial, mas sim uma magnífica investigação sobre a alma humana.

Extremos e contradições de valores se tocam e convivem nas relações dos personagens, principalmente os filhos que dão o título da obra: O mais velho é um militar irascível e bon vivant, revoltado com o que alega ter sido injustiçado pelo pai em relação aos bens deixados pela mãe. O segundo é um intelectual ateu e questionador, utilitarista, que acha que tudo é permitido para alcançar seus objetivos. O terceiro é um jovem religioso, que procura praticar atos de caridade e bondade, que perdoa e tem empatia, seguidor do líder religioso Stárietz Zossima, mas suas convicções são fruto de profundas dificuldades, reflexões, sofrimento e autoconhecimento. E, por fim, um possível filho bastardo, que vive como criado na casa, desprezado por todos, com problemas de saúde e que nutre inveja e revolta por não ter nenhum respeito ou reconhecimento dos demais.

Dostoiévski consegue nessa magistral obra-prima refletir sobre os mais importantes temas da humanidade, sobre verdade e mentira, sobre destino e livre-arbítrio, sobre a existência ou não de sentido na vida, sobre a justiça, o amor, as paixões, culpas e arrependimentos, as fraquezas e as forças de cada um – e de todos nós, que “não passamos de miseráveis pecadores”.

A polifonia prevalecente na obra, como é comum nos livros de Dostoiévski, permite discutir com equilíbrio e igual profundidade os valores de todos os personagens, dando peso e profundidade à vivência de cada um, sem maniqueísmos simplistas.

Para Freud e Nietsche, um dos maiores romances já escritos na história. Só posso concordar.
Mel Fernandes 11/10/2022minha estante
Depois de uma resenha dessas eu vou escrever mais o que? Faço minhas as suas palavras ?

Jonathas dos Santos Benvindo 30/09/2022

História muito envolvente! Fiquei com mais vontade de ler a versão integral agora que já conheci melhor a história. Traz questões muito importantes sobre sociedade!

Andy76 25/09/2022

Viva Karamázov!
Incrível cm esse livro parece uma enorme novela da globo, no sentido de parecer q eu estou assistindo uma grande teia de aranha. Gostei bastante da escrita, por mais que eu não esteja tão acostumada a ler livros que vai falar de todas as camadas dos personagens (msm os que não parecem ser tão importantes para a trama). E é muito interessante a forma como os personagens são realmente humanos, dá pra sentir a alma e os pensamentos/sentimentos de todo mundo, em especial nas cenas do julgamento.

Rick Muniz 20/09/2022

Os Limites da Alma Humana
38 dias, 1000 páginas, números desconexos, paixões avassaladoras.
Bem, terminar a obrar maior de Dostoievski foi um passeio por uma Montanha Russa radical, confesso que após terminar a leitura, a ficha ainda não caiu.
A narrativa, de cunho filosófico, expõe de maneira trágica e sublime as contradições do que é ser um humano, carregamos em nós mesmos os abismos que compõe o perfil psicológico da Família Karamázov
Fiódor, o pai: o devasso, libertino.
Dmitri: o coração, as emoções, o colérico.
Ivan: o racional, aquele que observa.
Aliocha: o espiritual.

Uma família com tantas diferenças é um reflexo da nossa psique, que esta todo o tempo numa corda bamba, em que a qualquer momento pode ceder a um dos extremos. E é nesse momento que Dostoiévski mostra toda sua genialidade e força criativa, ao sintetizar em Aliocha a busca por uma vivência ideal e equilibrada. Esse herói improvável não é perfeito, mas se esforça para manter os seus semelhantes em condições que sejam ao menos virtuosas, sob o ponto de vista humanitário.
Fraternidade, é uma palavra-conceito que poderia ser muito bem aplicada ao definir boa parte da filosofia do caçula da família, que ousa demonstrar compaixão num mundo que desaba aos seus pés.
O final do livro é em “aberto”, até porque Dostoiévski pretendia continuar a obra em outro momento, mas isso não prejudica a grandeza do livro, que assume, como a Grande Rússia, múltiplas reflexões, desafiando o leitor a tomar parte no Grande Palco que é a experiência humana...

Taty 16/09/2022

?Se N existe Deus e nem a imortalidade, tudo é permitido?
Primeiro livro que li do autor e já quero ler outros com certeza. A história desses irmãos nos prende do início ao fim. Cada um com uma personalidade bem marcante como Dmitri, Ivan, Aliocha e o bastardo Smierdiakov. Trata de um romance que engloba muitos aspectos sociais da Rússia, ideológicos, religiosos inclusive com muitas citações da Bíblia, jurídicos por conta do julgamento que vai acontecer mas o que mais chamou a minha atenção foi o aspecto psicológico ?
Ivan, o personagem mais intrigante sem dúvida ? Aliocha é o mediador em toda história. O prólogo também é bem interessante e traz informações curiosas como por exemplo situações da vida real de Dostoiévski que ele trouxe para o romance e a construção do personagem Ivan que exigiu uma capacidade de sintetizar vários campos como literatura, história, filosofia e religião ? criaturas que pensam em profundidade e com seu pensamento questionam a ordem social e cósmica?

? Entre todas as personagens Dostoiévskianas, Ivan é certamente a que mais se aproxima de um alter ego de seu criador?

Livro sensacional ??????????

dmassler 12/09/2022

cof cof, esse é o melhor de todos.
'"'Se Deus não existe, tudo é permitido?" Essa é a principal coluna por onde o livro cresce, onde a animalização do homem e traição vivem e perseguem
todos os personagens que cruzam o caminho da família" Fiodor ovitch Karamázov" (Por sinal, o sobrenome “Karamazov” significa “aquele que o comportamento errante vai tecendo a sua própria desgraça.")
A reflexao sobre o ser humano vai muito alem disso, obra recorre ao suicídio, ao orgulho ferido, destruição dos valores familiares, ao renascimento espiritual através do renascimento e a rejeição do Ocidente com a afirmação do czarismo russo.

Retrata as condições sociais de uma Rússia sofrida em uma época em que o capital avançava onde ainda se estabelecia um sistema de posse da terra com traço feudal então basicamente, na época do LIMITE pra
reforma agrária. 10/10.

Peter.Molina 26/08/2022

Uma verdadeira saga
Após vários dias lendo esse romance de fôlego, pois afinal são mais de 1000 páginas, reconheço ficar muito estarrecido. É um livro que merece ser relido e na minha opinião, de forma devagar e cuidadosa. São muitas camadas, muitos acontecimentos, muita crítica social, enfim, é preciso estar preparado para toda uma gama de fatos que envolvem a Rússia do século XIX bem como de outros que permeiam a vida do escritor . Obrigatória a leitura do posfácio que faz um apanhado geral das várias nuances da obra, muitas delas esquecidas por mim no decorrer da leitura. Religião, crime, paixões avassaladoras, violência, abuso infantil,enfim, são vários os temas e requer muita atenção na leitura para não perder nada. As notas de rodapé desta edição também ajudam bastante na compreensão.

Lista de Livros 26/08/2022

Lista de Livros: Os irmãos Karamázov (Volume II), de Fiódor Dostoiévski
“— É para o proveito do homem inteligente que existem os imbecis.”
“— Aqueles que sofreram pessoalmente uma desgraça são os que melhor julgam os outros.”
“— A propósito, senhores, a fantasia também tem limites.”
“— Dinheiro é necessário em qualquer situação! Com dinheiro o homem é homem em qualquer parte.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com/2022/08/os-irmaos-karamazov-volume-ii-de-fiodor.html

Lista de Livros 20/08/2022

Lista de Livros: Os Irmãos Karamázov (Volume I), de Fiódor Dostoiévski
“Pensando bem, seria estranho exigir clareza das pessoas numa época como a nossa.”
“Na maioria dos casos, as pessoas, inclusive os facínoras, são muito mais ingênuas e simples do que costumamos achar. Aliás, nós também.”
“— O principal é não mentir para si mesmo. Quem mente para si mesmo e dá ouvidos à própria mentira chega a um ponto em que não distingue nenhuma verdade nem em si, nem nos outros e, portanto, passa a desrespeitar a si mesmo e aos demais.”
“— Padres e mestres, tenho pensado: “O que é o inferno?”. E julgo assim: “É o sofrimento de não mais se poder amar”.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com/2022/08/os-irmaos-karamazov-volume-i-de-fiodor.html?m=1

Vanessa.Perin 09/08/2022

Muito difícil....
Que leitura difícil, infelizmente não foi pra mim. Não, neste momento. Muito arrastado.
Muitos personagens, por mais que eu tentasse era como se não tivesse lendo nada.
Não consegui me conectar com a história ou os personagens.
Mas quem sabe daqui um tempo eu tento de novo.

Marion 08/08/2022

A longa história dos Karamazovi
?Dá gosto conversar com um homem inteligente?. O livro conta a história da família Karamazovi e do crime que a envolveu.