Os Irmãos Karamázov

Os Irmãos Karamázov Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Os Irmãos Karamázov

brearantes 28/11/2022

Resenha "Os Irmãos Karamazov"
Minha cabeça é uma bagunça desde então! Uma leitura dificílima que muito exigiu de minha capacidade intelectual. Uma narrativa natural e densa, rica de detalhes e críticas, que me fez enlouquecer!

Pablo Marcelo 28/11/2022

Somos Karamazóv
Escrever sobre Dostoiévski é quase um pecado, justamente por faltar palavras e adjetivos pra tentar alcançar a sua grandeza.

Esta obra é uma obra-prima, um compêndio sobre o ser humano, e brutalmente escrito por este gênio.

E ler Irmãos Karamazov é nos ler no mais profundo da alma.

Enfim, ler este livro é tipo uma das coisas que se tem que fazer antes de morrer.

gcaldas2 25/11/2022

Clássico atemporal
Um dos melhores livros que já li. Ele é cheio de nuances sobre o comportamento humano, a sociedade, política, religião etc. que personificam a vida na Rússia do século XIX.

Apesar de extenso, vale muito a pena ler e se perder nos diálogos. Há um vocabulário riquíssimo e passagens bem elaboradas. Dostoievski é um escritor de mão cheia. Esse livro resume toda sua verve.

hanul_ 15/11/2022

Consagrou Dostoièvski como um dos meus escritores favoritos.
Quem sou eu pra resenhar uma obra como Os Irmãos Karamázov? Dito isso, eu não pretendo nem de longe tentar se quer abordar tudo o que pode ser dito sobre esse livro, para isso seria necessário outro livro, e eu não pretendo fazer isso (por ora).
Então vamos.

Aqui, temos tudo. A mescla perfeita e equilibrada do discurso de ideias, da escrita e do enredo.
A grande corrente de diálogos, monólogos e poemas que abrem debates aos mais variados temas (aspecto comum nas obras de Doistoievisk) nos convidam a generosamente chorar em posição fetal por uma semana após termos os alicerces mais profundos de nossas crenças sociais, políticas, relacionais e religiosas abaladas (sim, isso sou eu depois de O Grande Inquisitor e dos momentos finais do Padre Zózimo). Ainda sim, esses diálogos entram em combinação perfeita com o enredo da história. Aqui, Doistoievisk demonstra como era um grande escritor! A trama de Os Irmãos Karamázov, cresce de forma linear, atinge um de seus ápices e então somos novamente levados a momentos tortuosos onde não sabemos de nada, desconfiamos de tudo e torcemos para que todos estejam errados. Foi difícil parar de ler pois há essa necessidade absurda de saber o que realmente aconteceu, o que cada coisa realmente significa. Ainda temos os personagens. Creio ser impossível não se identificar com pelo menos um personagem um algum aspecto de suas personalidades nas obras, um perfeito exemplo de, como ao criticar e expor a sociedade russa do século 19, Dostoièvski também expunha toda a humanidade em seus personagens.
A "cereja do bolo" pra mim, é conhecer um pouco mais da vida do autor e ver como tem tanto dele disseminado pelos personagens, suas histórias e suas crenças. A doença, a morte de familiares, a dor, a culpa, o vício, a crítica a Igreja, a religião, o amor, a cadeia, etc. É quase como uma carta aberta de sua alma.

É um livro que quero reler de novo algum dia, mais no futuro, pois tenho certeza que essa é uma daquelas obras que é impossível compreender todos os pormenores de uma só vez. Eu ri e chorei profundamente com essa história, que é o perfeito exemplo da força que possui a arte.
Parafraseando o pequeno Kólia: "Viva, viva Karamázov!"

Fábio 14/11/2022

Os irmãos Karamázov
O livro trata da família karamazov, uma família um tanto conturbada consistindo de Fiodor(pai) e seus 3 filhos: Dmitri(compulsivo, irascível, farrista e apaixonado ao extremo por uma jovem), Ivan(racionalista e ateu) e aliocha(cristão que sempre tenta reconciliar partes inimigas). Além de alguns outros personagens importantes como smierdiakov(suspeito de ser tbm filho de Fiodor) e os criados.

Alguns fatos:

1. Fiodor(o pai) e Dmitri(seu filho mais velho) disputam pelo amor de uma mulher
2. Um dos melhores capítulos é o Inquisidor onde há um relato de um poema/diálogo entre uma autoridade eclesiástica da igreja católica medieval e Jesus Cristo;
3. Haverá um crime, um culpado e um julgamento e no julgamento haverá uma fala bastante reflexiva e bem legal.
4. Aliocha é o personagem que sempre se apresenta com a prudência e sabedoria de um cristão quase ideal.
5. Há muitas reflexões filosóficas e religiosas que devem/deveriam ocupar a mente de muitas pessoas.

O livro tem muitas reflexões filosóficas e religiosas e requer uma certa maturidade existencial e interesse no assunto para ser minimamente assimilado em suas temáticas. As reflexões nos trazem um mínimo de formação que educam e auxiliam no caráter da pessoa.

Fábio 14/11/2022

Alguns fatos:

Reginaldo Pereira 10/11/2022

?Buscando algum sentido na balbúrdia geral?
Depois da terceira tentativa, finalmente um Dostoiévski que me empolgou!! Após ?Crime e Castigo?e ?O Idiota?, já estava quase desistindo deste autor, mas decidi apostar em ?Os Irmãos Karamázov?, e não é que valeu a pena!!!!

A obra, como o próprio próprio nome diz, gira em torno dos três irmãos: Dmitri, Ivan (de quem eu mais gostei) e Aliócha. Totalmente diferentes entre si, desde a criação, mas principalmente na personalidade, os três se envolvem em um trágico drama familiar, envolvendo paixão, dinheiro, culpa? e morte.

Além disso, a trama é extremamente rica com diversos outros personagens (alguns bastante sedutores!), e sobretudo por abordar questões de religiosidade e jurídicas. Neste sentido, as partes das quais mais gostei foram o ?diálogo? entre Ivan e o diabo, mas principalmente todo o desenrolar do fatídico julgamento (ápice da obra!).

Talvez pelo fato de Dostoiévski inicialmente ter planos de continuar esta obra, na minha opinião o final do livro ficou como que faltando algo mais? algumas explicações pendentes, mas principalmente o ?pós? de cada personagem. Uma grande pena Dostoiévski não ter finalizados seus planos?. puxa vida!!

Mas em nada prejudicou a qualidade de uma excelente leitura! E que me trouxe novas perspectivas desse grande autor russo!!! Que venham ?Os Demônios?!

Fernanda631 10/11/2022

Os irmãos Karamázov
Primeiro livro que li do autor, e logo depois li diversos ouros, me afeiçoando e me apaixonando pela forma que ele escreve, pois considero uma escrita envolvente, fluida, suave e crua.
Um clássico da literatura russa. Nessa obra Os Irmãos Karamazov temos um misto de romance, filosofia, teologia, trama policial, social, suspense policial, tudo que você imaginar, enfim, é um livro completo que engloba basicamente tudo e resume as principais características de Dostoiévski. Um livro lindo e perfeito!
História muito envolvente. Incrível como esse livro parece uma enorme novela, pois realmente parecer que eu estou assistindo uma grande teia de aranha. Gostei bastante da escrita, por mais que eu na época não estivesse tão acostumada a ler livros que vai falar de tantas e todas as camadas dos personagens (mesmo os que não parecem ser tão importantes ou relevantes para a trama).
Fiódor Dostoiévski consegue nessa magistral obra-prima refletir sobre os mais importantes temas da humanidade, sobre verdade e mentira, sobre destino e livre-arbítrio, sobre a existência ou não de sentido na vida, sobre a justiça, o amor, as paixões, culpas e arrependimentos, as fraquezas e as forças de cada um. A narrativa, de cunho filosófico, expõe de maneira trágica e sublime as contradições do que é ser um humano.
Dostoiévski nessa obra permite discutir com equilíbrio e igual profundidade os valores de todos os personagens, dando peso e profundidade à vivência de cada um, sem explicações simplistas. A reflexão sobre o ser humano vai muito além disso, obra recorre ao suicídio, ao orgulho ferido, destruição dos valores familiares,
Corrupção, imoralidade, ganância e desprezo pela família regem a vida de Fiódor Karamázov, um cidadão ordinário que leva uma vida degradante na Rússia.
Extremos e contradições de valores se tocam e convivem nas relações dos personagens, principalmente os 3 filhos que dão o título da obra: O mais velho é um militar irritadiço e um amante dos prazeres da vida, revoltado com o que alega ter sido injustiçado pelo pai em relação aos bens deixados pela mãe. O segundo é um intelectual ateu e questionador, utilitarista, que acha que tudo é permitido para alcançar seus objetivos. O terceiro é um jovem religioso, que procura praticar atos de caridade e bondade, que perdoa e tem empatia, seguidor do líder religioso Stárietz Zossima, mas suas convicções são fruto de profundas dificuldades, reflexões, sofrimento e autoconhecimento. E, por fim, um possível filho bastardo, que vive como criado na casa, desprezado por todos, com problemas de saúde e que nutre inveja e revolta por não ter nenhum respeito ou reconhecimento dos demais.
Resumo do perfil da Família Karamázov:
Fiódor, o pai: o devasso, libertino.
Dmitri, 1° filho: o coração, as emoções, o raivoso.
Ivan, 2° filho: o racional, aquele que observa.
Aliocha, 3° filho: o espiritual.
É preciso estar preparado para toda uma gama de fatos e acontecimentos que envolvem a Rússia do século XIX bem como de outros que permeiam a vida do escritor.
A cada leitura de um livro de Dostoievski eu fico mais encantada com sua genialidade.
É uma leitura surpreendente, apaixonante, prazerosa, interessante, curiosa, insinuante e fascinante.
Essa obra literária é atemporal.
Recomendo.

Márcia 09/11/2022

Um monstro da literatura mundial
Que aventura foi viajar pelas 916 páginas de Os irmãos Karamázov, obra em que Dostoiévski se põe por inteiro: ali encontramos sua vivência na Sibéria como exilado, o pai autoritário, a morte de um filho, a epilepsia, além de podermos visualizar a Rússia de seu tempo, com suas variadas classes sociais, o perfil de seus homens e mulheres, seus bêbados, seus criminosos, seu gélido clima. Me dei de presente essa edição verde maravilhosa no dia do meu aniversário, 20/05/22. Não dá pra ler numa sentada, óbvio, mas houve momentos em que a leitura me pegava e seguiam-se horas a fio.

Bakhtin tinha razão; ele sempre teve. Dostoiévski é o representante máximo do romance polifônico. Em Os irmãos Karamazov, vemos um universo plural, em que a representação das personagens é a representação de consciências plurais, em interação, nunca da consciência de um eu único e inseparável, mas sempre dotadas de valores próprios, que dialogam entre si, interagem, preenchem com suas vozes as lacunas e evasivas deixadas por seus interlocutores. Belíssimo!

E como Dostoiévski faz isso? Com suas personagens fazendo-se inseparáveis na história. Os três irmãos, Dimítri, o impulsivo; Ivã, o cético; Aliéksiei, o magnânimo. Somam-se a eles Fiódor Pávlovitch, o pai, boêmio e irresponsável, o austero monge Zósimo, a promíscua Grúchenhka, o pérfido Rakitín, o insano epiléptico Smierdiákov, filho bastardo de seu pai e desprovido de ética, que acaba por cometer parricídio.

O monge Zózimo assim se pronuncia na p. 277: ?Confesso com humildade que não compreendo os motivos desse estado de coisas. Os homens são os culpados: deram-lhes o paraíso, mas eles desejaram a liberdade e roubaram o fogo do céu, sabendo que seriam infelizes; eles não merecem perdão algum. Com meu pobre espírito terrestre, só sei que o sofrimento existe, não há culpados, tudo se liga, tudo passa e se equilibra?.

Definitivamente, Os Irmãos Karamazov é uma obra inesquecível, um monumento da literatura mundial, que deve ser lida pelos amantes da literatura um dia na vida.

Mandy 31/10/2022

Os Irmãos Karamazov
Os irmãos Karamazov é uma obra prima! Um livro profundo, denso e repleto de reflexões!
Aliocha ganhou o meu coração! Gostaria que Dostoievski tivesse vivido um pouco mais para termos a continuação do livro.

Sabrina.Uliana 30/10/2022

Uma obra atual e atemporal
Primeira coisa: vocês já viram Dostoievski errar em algum livro? Não né. Então, esse não é diferente.

Afinal de contas, se Deus não existisse, tudo seria permitido? Em uma sociedade sem Deus, como nós nos comportariamos? Tememos mais as leis dos homens ou as leis morais e religiosas?

O livro data do século passado, mas poderia tranquilamente ser escrito hoje ou daqui a 100 anos e continuaria trazendo assuntos atuais para discussão.

Maravilhoso, final excepcional.
Filosofia e psicologia pura. Uma obra de arte.

Fer Paimel 23/10/2022

Impressionante!
É difícil resenhar esse livro, porque são muitos aspectos merecedores de atenção e, com certeza, uma única leitura da obra é incapaz de mostrar toda a profundidade de seu conteúdo.
Este parece ser um livro que nada foi colocado lá por acaso, ainda que não faça muito sentido a princípio. O próprio nome da família tem uma razão de ser, o que me faz pensar em quantas mensagens dos autores nós, leitores, deixamos passar quando não estudamos um pouco sobre a obra... Óbvio que nem toda leitura cabe e pede essa análise, mas me fez refletir sobre a profundidade das minhas leituras recentemente. Ah, tô divagando igual ao Dostoievski já kkkk
Voltando sobre a história, eu adorei cada personagem, até os chatos e irritantes kkkk é maravilhoso ler algo bem escrito, que você consegue, realmente, visualizar tudo que está sendo descrito. Eu comecei a ler em janeiro, em uma LC, mas acabei me atrasando e deixei a leitura de lado para somente pegar agora; foi uma jornada mais solitária, mas muito prazerosa.
O enredo tem de tudo: filosofia pesada, romances, tragédias e comédias, psiquiatria/psicologia, direito... enfim, as quase mil páginas não deixam nada a desejar e atendem a um público bem variado. A parte jurídica da investigação e do julgamento foi muito interessante para mim, que sou da área, mas o destaque vai para os diálogos existencialistas, sem sombra de dúvida!
As questões morais dentro do livro são inquietantes e objeto de estudo de muitas pessoas. Pensar se a liberdade humana é um fardo ou uma benesse é algo bem doido, temática de outras leituras que fiz, principalmente de cunho distópico. Dostoievski, por sua vez, aborda-a mais cruamente, em um diálogo arrebatador entre os irmãos Ivan e Aliocha, meus personagens preferidos! Dentro das questões sobre liberdade, ele também passa a questionar nosso senso moral, para refletir se existe alguma referência moral absoluta fora da religião ou se a falta de fundamento da moral ensejaria em uma permissão absoluta para qualquer comportamento... Olha que loucura! Se não me engano, acho que vi que Nietzsche se dedicou a explicar a moral longe da religião, tendo ele sido um leitor de Dostoievski...
O contraste dos personagens é marcante e a maneira como o autor oscila entre momentos de diálogos pesados, com descrições de personagens aleatórios e interessantes, me prendeu à leitura, embora eu imagine que seja algo que talvez cause dificuldades na leitura para outras pessoas. Achei tudo dinâmico e surpreendente!
Não dei nota máxima porque achei o final um anti clímax... Vi que este foi o último romance de Dostoievski e, parece, que ele pretendia escrever um segundo volume, mas faleceu antes de começar ou concluir (não sei se ele começou!). Alguns pontos não ficaram bem resolvidos para mim, mas, ainda assim, é possível traçar um final para cada personagem.
Aff, já falei demais!! É uma leitura que dispensa apresentações e vale a pena o esforço de tantas páginas... A ressaca literária ta grande, vai ser difícil esquecer um pouco essa história!
Joao 23/10/2022minha estante
Dostoievski é realmente um dos autores que, talvez, "apenas" a leitura não baste heheheh. Sempre tem muito mais que nós não pegamos. Esse livro tá na minha lista já pois muita gente comenta que é A obra do autor.

Emerson Meira 23/10/2022minha estante
Linda resenha Fernanda! ???????
Achei que você pegou muito bem os pontos relevantes e reflexões da história, apenas na primeira leitura. Você é atenta e fez uma boa análise.
Sobre Nietzsche, ele aborda essa questão em "Genealogia da Moral", onde resumidamente ele explora a origem das palavras "bom" e "mal" para além do senso comum, moldada assim a moral por classes sociais e intervenção de valores religiosos. Nesse sentido, diz que a moral se perdeu e afastou os homens, acabou ficando relativa, longe da verdade, de girar em torno do humano, do real. Ele propõe um resgate dessa moral.
Fico feliz que tenho gostado e tenha valido a pena pra você, é um livro muito longo pra não valer! ??
Um dia com tempo e coragem vou reler! :)

carlosdeangelis 23/10/2022minha estante
Ótima resenha! É uma das melhores e a mais profunda leitura da minha vida. É algo que precisa ser revisitado durante a vida devido à complexidade da obra. "O Grande Inquisidor" é simplesmente magnífico. Sua opinião sobre o final é fruto da vontade de continuar a obra e é justa.

@willamsrodrig 24/10/2022minha estante
Sabia que você ia gostar! Foi uma leitura que me marcou muito.

Fer Paimel 26/10/2022minha estante
Obrigada, meninos!
João, eu adorei! Ainda quero ler muuuito mais Dostô, mas essa é a minha preferida por enquanto!!
Carlos, O Grande Inquisitor é surreal de bom kkkk fiquei pasma quando li, a criatividade do autor é inigualável!
William, foi marcante mesmo, quero reler daqui uns anos, ver se vou gostar do mesmo tanto kkk
Emerson, muito interessante essa perspectiva do Nietzsche, confesso que conheço muito pouco da obra dele, mas é algo que quero encarar algum dia! Releia sim, acho que essa obra é o tipo de livro que nos tiramos novas conclusões com o passar dos anos...

daniel25tomaz 05/01/2023minha estante
Eu abandonei, mas pretendo recomeçar um dia. Estava gostando bastante, aí tive que fazer uma pausa devido a questões pessoais, quando fui retomar, havia perdido o fôlego/ritmo e preferi deixar para uma nova tentativa.

Fer Paimel 05/01/2023minha estante
Aconteceu isso comigo também, Daniel. Comecei a ler em janeiro e me ocupei com outras coisas, aí retomei só em setembro, eu acho? vale a pena o esforço, é uma baita duma obra!!

Martony.Demes 11/10/2022

Livro de mais alta prateleira
Quem sou eu para resenhar Os irmãos Karamazov? Muito presunçoso não é mesmo? Mas vamos tentar!?

Bom, há algum tempo estava com esse livro como meta de leitura! Comecei-o em março. Confesso que as partes iniciais são lentas e, em certo sentido, cansativas. Contudo, entendi que para singrá-lo, devemos partir do pressuposto que não é um livro comum. Há diversos prismas e matizes de temas em cada capítulo. É explorado bastante a filosofia, a sociologia, o existencialismo, o niilismo, entre outras grandes vertentes do conhecimento. Por isso não devemos ficar intrigados se não entendermos certas partes do livro.

O livro é uma história da família: pai Fiordor Karamazov, seus três filhos Ivan, Dmitri e Aliocha. Há um terceiro filho bastardo, Smierdiakov. O pai, um beberrão, interesseiro, bufão lascivo. E cada um dos filhos tem suas idiossincrasias: Ivan, o intelectual ateu; Aliocha, o puro, religioso e o Dmitri, bem semelhante ao pai. Não será uma relação bem simples entre todos esses. E complica quando envolve uma mulher disputada entre pai e filho (Dmitri).

Ah, e qual dos três irmãos eu me encaixaria? Ou temos algo dos três!? E você quem você acha que é?

Nesse cenário embricado, acontece um parricídio. E todos os indícios levam ao filho Dmitri como autor do crime. O que vem depois!? Bem...

Bom, além dessa trama bem complexa de crime, traição, lascívia e questionamentos religiosos, temos capítulos bem interessantes e famosos como: A revolta, o Grande Inquisidor, os meninos e um longo e belo "Um erro judiciário".

Seria muita presunção eu ao menos tentar apresentar detalhes e análises, mesmo que superficiais, desses vários capítulos. Após ler o livro, escolha um e aprofunde!

Eu entendo que Os irmãos Karamazov é um livro para ler umas 3 ou 4 vezes, a despeito ter mais de 1000 páginas! E devemos, a cada nova leitura, entender por meios da fortuna crítica, resenhas, estudiosos, como o filósofo Mikhail Bakhtin, o professor brasileiro Flávio Vassoler, entre outros! Procure(mos) por vídeos, teses de doutorado e dissertações de mestrado, artigos entre outros materiais. Isso só tem um problema: a cada nova pesquisa que fizer, você descobrirá mais e mais sobre essa maravilhosa obra e vai querer imergir mais ainda.

Por tanto, mergulhe nesse clássico! E sim, ele está na minha mais alta prateleira!

Liliane 10/10/2022

livro incrível para fofoqueiros, é briga atrás de briga e treta atrás de treta.
um dos livros mais emocionantes que eu já li, cheios de clímax e cenas muito reais (fáceis de visualizar). perfeito!

Fernanda631 06/10/2022

Os irmãos Karamázov - obra atemporal
Resumo do perfil da Família Karamázov:
Fiódor, o pai: o devasso, libertino.
Dmitri, 1° filho: o coração, as emoções, o raivoso.
Ivan, 2° filho: o racional, aquele que observa.
Aliocha, 3° filho: o espiritual.
Essa obra literária é atemporal.
Recomendo.