Os Irmãos  Karamázovi

Os Irmãos Karamázovi Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Os Irmãos Karamázov

agapetae 17/07/2023

O que muitos não entendem é que a figura do delirante tem um simbolismo superior. Está nela atrelada todos os segredos da psique humana. Aos russos medievais, eslavos e ortodoxos, o louco é santo e febril: ?holy fool?. Esse é aquele entregue à religiosidade de tamanha forma que, em um ato de sacrifício, prefere ser incompreensível. Um vidente cego e mudo. Não se responsabiliza pelos seus atos. Mendigo e fora de si, vaga por aí, sem se importar com como os outros o vê. Prefere a santidade. Se não for possível tê-la, então o nada. Faz uma escolha, e ela é resoluta: ou o pão de Deus, ou a fome.

Ana 15/07/2023

"Quem não deseja a morte do seu pai?"
Publicado em 1880 pelo escritor Russo Fiódor Dostoiévski, esse é considerado um dos maiores clássicos da literatura Russa e ocidental. É o último livro do autor e ele tinha planejado escrever outros contando a saga dessa família, mas infelizmente não teve tempo, falecendo alguns meses depois. Isso é importante de se ter em mente já que o livro deixa algumas pontas soltas. Aqui temos uma família totalmente disfuncional. Um pai, Fiódor Pavilovitch Karamázov, um senhor bufão, desagradável, desrespeitoso, mulherengo, egoísta e hedonista ao extremo. A sua única preocupação é satisfazer suas vontades mundanas e vis. Acaba se casando duas vezes e é um péssimo marido para ambas. Contribuindo inclusive para a morte de uma delas. Junta dinheiro a partir do dote delas e de negócios escusos. Tem 3 filhos. Dmitri, da primeira esposa, Ivan e Aliosha, da segunda. Não se importa com eles que são criados separados por servos e parentes distantes. Tem um outro personagem, Smerdiakov que dizem ser filho bastardo de Fiódor com uma mulher com comprometimento cognitivo. A história gira em torno de um embate entre Fiódor e Dmitri. Dmitri acredita ter direito a uma herança que pertencia a sua mãe, além disso acontece uma situação constrangedora que é eles se apaixonarem pela mesma mulher, que tem má fama na cidade e gosta de manipular os outros.
A narrativa é muito atrativa e mesmo quando estamos acompanhando as personagens secundárias, a construção delas é tão crível, bem construída e complexa que não fica entendiante. A sensação que dá é que algo muito ruim vai acontecer a qualquer momento.
Aborda questões filosóficas, psicológicas, éticas, morais, entre outras. Envolve a crença ou não em Deus e as consequências disso. "Se Deus não existe, então tudo é permitido." Ivan não chega a falar exatamente isso, mas várias vezes fala quase isso. Defende um ponto de vista ateu, pois enxerga um mundo cruel onde pessoas inocentes sempre sofrem. Dimitri é o mais parecido com o pai, só com um pouco mais de consciência moral, Ivan é o intelectual e com aspirações revolucionárias, Aliosha é gentil, compreensivo e tem uma aura quase santa. A leitura foi uma jornada incrível, envolvente e reflexiva. Eu amei e com certeza lerei outras vezes.

Rodrigo.Artioli 12/07/2023

Realmente épico!
Karamázov me convenceu que seria interessante já nas primeiras páginas. O conflito entre eles e os diálogos reflexivos e impactantes fizeram dessa obra uma das minhas favoritas. Realmente Dostoievski colocou muito de si nela...

Elizangela 09/07/2023

A Rússia
Último romance de Dostoiévski, traz para a ficção a vida na Rússia czarista. Sua cultura, seu povo, seus modos de encarar a religião, a morte e a vida. Romance denso, por vezes de leitura cansativa, mas muito bem escrito e envolvente.

Larih 06/07/2023

No início foi um pouco complexo me adaptar ao linguajar da literatura Russa,mas depois que você pega o jeito, a história se torna formidável. É incrível acompanhar a histórias dos 3 irmãos,principalmente a do Dmitri que eu criei um apego muito grande. Confesso que esperava um pouco mais do final,mas com o Dostoievski queria fazer uma continuação,eu entendo o final aberto que teve. Muito bom!

Sônia Gregoski 02/07/2023

Denso e por vezes cansativo,mas que a cada capítulo nos remete a analisar e se questionar internamente sobre nossas atitudes.
Não é uma leitura fácil,a cada capítulo lido várias questões se abrem em nossa mente,é preciso parar e refletir.
Dos irmãos Karamázov não tenho um personagem favorito, carrego um pouco de cada um.
Alieksiêi com sua fé inabalável,o apaziguador,o mediador que tenta ver o lado positivo de cada pessoa.
Ivan o estudioso,o questionador que busca entender e analisar tudo a sua volta,por vezes sofre por não encontrar uma resposta plausível.
Dimítri o impulsivo,romântico e sonhador,nos traz a esperança de dias melhores,mesmo com tantas adversidades.

Isadora 30/06/2023

Como sempre, Doistoiévski cria personagens multifacetados, verossímeis, com qualidades e defeitos que os fazem interessantes. É impressionante como até mesmo personagens que apareceram somente por uma única página são capazes de evocar emoções tão fortes no leitor com suas histórias. O autor se preocupa tanto com sua construção de personagens que dispende de capítulos inteiros para apresentar personagens que sequer estão entre os principais, descrevendo suas motivações, personalidades, relações com os outros, tudo de forma detalhada, de forma que aquele personagem parece uma pessoa real.
O livro em si tem uma temática bastante religiosa, sem ser moralista, algo claro desde o princípio, com o personagem do mestre Zózimo. O contraste entre os irmãos, Alexei, Dmitri e Ivan é o grande foco do livro, que demonstra claro favoritismo ao Alexei, que é o personagem mais religioso.
É um livro grande, porém uma leitura de qualidade inestimável, não obstante a decisão do autor de não escrever uma conclusão para todos os relacionamentos entre personagens, a jornada é certamente mais valiosa do que os pormenores que restaram sem solução.

mariana113 23/06/2023

Obra prima de Dostoievski!
"E, mesmo se estivermos tomados pelas mais importantes ocupações, mesmo se tivermos atingido as mais altas honras, ou caído em alguma grande desgraça, pouco importa: jamais nos esqueçamos de como, um dia, nós estivemos bem aqui, todos juntos, unidos em um só sentimento tão bom que, enquanto amamos o pobre menino, talvez nos tenhamos um tornado melhores do que somos na realidade."

Valinhos 22/06/2023

?Penso que, se o diabo não existe? se ele foi criado pelo homem? o homem fez o diabo à sua imagem e semelhança.?

Eilym 20/06/2023

Um belo desafio
Esse foi o segundo livro em que eu não queria saber o final, mas sim somente o meio me interessava, como aconteceu com em "Um lugar bem longe daqui".
A maneira como estava escrito dificultou o entendimento, nos primeiros capítulos, mas depois a única coisa que eu queria era saber da história.
A cada momento amei entender ainda mais os personagens(alguns), seus tormentos, suas culpas e seus desafios.
Os desafios como doença, colapsos familiares, pesadelos, loucura, pobreza; Dostoiévski soube escrever maravilhosamente.
A maneira como Dostoiévski retrata a concepção de cada personagem sobre a religião é magnífica.

Elizangela 05/06/2023

Aventuras
Dostoiévski tem a rara habilidade de trasnformar fatos corriqueiros em grandes aventuras. Drama, ironia, espanto. Encontramos nesta e em muitas outras obras do autor. Leitura para instruir e viajar à Rússia czarista.

Gabriela.Faria 03/06/2023

Sensacional
Terminei já faz alguns dias e esqueci de resenhar, como sempre.

Não é a primeira vez que leio Fiódor Dostoiévski, muito menos a primeira vez que me surpreendo com suas histórias.
Se você, como eu, ama um calhamaço e um drama familiar envolvendo crime, te garanto, você não vai se arrepender de ler este livro.

Dostoiévski nos traz aqui, não somente um crime a desvendar, mas valores a questionar. Sua forma de trazer opiniões distintas, te mostrando 3 mundos diferentes, é incrível.

Temos personagens amorosos, e outros que te farão passar raiva. Haverá momentos que você irá se perguntar inúmeras coisas e se emocionar em muitas outras.
Diria eu que este livro é um banquete de ensino e valores.

Sem spoilers, mas confesso que estou com saudade do Aliocha, um dos irmãos, e gostaria de aprender muito mais com ele.
Sinto um carinho enorme por tantos outros personagens, sem citar nomes para não estragar sua imaginação ao abrir essa obra.

Poderia falar deste livro o dia todo e sobrou até para minha mãe haha a cada capítulo eu contava tudo para ela.

Não tenha medo dos clássicos, principalmente dos russos, é enriquecedor, te garanto ?

Italo139 02/06/2023

Na Sibéria pai autoritário conflitos romance brigas serio obra prima, a vamos la leia isso logo e incrível

Michela Wakami 29/05/2023

Embora eu tenha gostado bastante desse livro, Crime e castigo ainda é o meu favorito do autor, até o momento. (Não li todos dele ainda)

A espiritualidade é latente aqui, embora não condiz totalmente com a minha, agradará bastante quem segue a mesma doutrina.

Os personagens são muito marcantes e inesquecíveis.

Teve algumas partes que achei maçantes, mas a grandeza do livro supera isso, facilmente.
Janaina Edwiges 29/05/2023minha estante
Também gostei mais de Crime e castigo do que este.

Rogéria Martins 29/05/2023minha estante
Adorei a resenha! ??

Michela Wakami 29/05/2023minha estante
Janaína, estamos juntas então.???

Michela Wakami 29/05/2023minha estante
Rogéria, obrigada.???

Raimundo.Sales 02/06/2023minha estante
Belíssima análise! Parabéns!

Michela Wakami 24/01/2024minha estante
Obrigada, amigo!

Dani 28/05/2023

Clássico
Um livro muito grande e às vezes cansativo de ler, mas a narrativa dramática e agitada prende. É interessante a metalinguagem em algumas partes que o autor se desculpa pelo jeito que escreveu, por exemplo, e isso nos deixa mais próximos dele.

Uma família desequilibrada: Um pai que paga de bobo da corte, um filho quieto que não crê em nada, um filho revoltado com o pai, um filho tranquilo e discípulo de monge.
Uma mulher que dois membros da família amam.
Um crime e um julgamento.
E vários personagens secundários interessantes, inclusive o... demônio.

Muito bom.