Los Hermanos Karamázov

Los Hermanos Karamázov Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Os Irmãos Karamázov

Johny Cash 28/03/2024

Ansioso pelo próximo
Livro em dois volumes a minha edição, ansioso pela próxima parte. Sensacional o enredo, a trama e os personagens, como o livro ficou muito interessante nas paginas finais, eu acredito que a segunda parte será ainda melhor.

WhisperwindChronicles 25/03/2024

Sobre tudo o que eu poderia escrever a respeito das quase 1000 páginas de Os Irmãos Karamázov, creio que este trecho resuma tudo: ?Por quê? Justamente porque somos naturezas amplas, karamazovianas - pois é nesse sentido que conduzo a questão -, capazes de encerrar todas as oposições possíveis e contemplar de uma vez ambos os abismos, um abismo que está acima de nós, o abismo dos altos ideais, e o abismo que está abaixo de nós, o abismo da queda mais vil e funesta?. Por mais difícil e cansativa que seja a leitura, em alguns momentos, digo a quem estiver lendo essa resenha para que não desista dessa aventura sobre a natureza humana que se define através do corpo (Dmitri), mente (Ivan) e alma (Alieksiéi) tão brilhantemente escrita por Dostoiévski no final da vida.

Marcia 20/03/2024

Minhas impressões sobre o livro
Leitura concluída com sucesso!
Livro: Irmãos Karamázovi de Fiódor Dostoiévski.
Esse é o quinto livro dele que leio e assim como os outros termino muito feliz com a jornada literária.
Esse livro é um calhamaço maravilhoso e recomendo a todos. Não se intimidem pelo número de páginas pois vale cada uma delas. Se forem ler, leiam com calma, dividam o livro em páginas por dia e vai se aventurando. Eu me propuz a ler 15 pg/dia assim não atrapalhava outras leituras que faço. Confesso que teve dias que li muito mais páginas kkk
A TENÇÃO AO TRADUTOR!
Amigos, essa é uma informação importantíssima. Eu li essa edição da Abril, traduzido por Natalis Nunes e Oscar Mendes e tenho uma versão no Kindle da Montecristo, tradução de Augusto dos Santos. Comparei as duas e a edição da Montecristo é péssima.
Vejam exemplo:
Frase tradução Abril:
"- Ilucha, meu querido filhinho..."
Tradução da Montecristo:
"- Ilucha, Velhinho, meu querido..."
O ideal é da Editora 34 que tem tradução direto do russo mas essa da Abril nao perdemos o conteúdo, as diferenças não atrapalham a compreensão. Mas d Montecristo é terrível, não recomendo.
A história é maravilhosa, adorei conhecer os 3 irmãos Karamázov, tão diferentes entre si e a escrita de Dostoiévski nos transporta para a história.
Um livro que super recomendo.
Valeu!!
Regis 20/03/2024minha estante
Que ótima recomendação, Márcia, adorei a dica da melhor tradução. Obrigada. ??

rafamassagardi 20/03/2024

"Somos naturezas amplas, karamazovianas"
Os Irmãos Karamázov é um livro extremamente profundo, reflexivo, filosófico e psicológico. Provamente, é o melhor livro que já li; e definitivamente uma obra-prima.
Nesse sentido, com um enredo marcante e significativo, Dostoiévski nos apresenta personagens que representam diferentes tipos de pessoas no contexto da Rússia czarista da segunda metade do século XIX. Dentro desse panorama, o autor têm a habilidade impressionante de nos colocar na pele de cada um dos irmãos; é como se nós vivêssemos a história não apenas junto com eles, mas sendo eles. Ademais, cada um dos participantes do enredo têm sua psique muito bem desenvolvida, melhor do que em qualquer outra história que já li.
O escritor também aborda várias questões relevantes tanto na época quanto hoje em dia. Religião, política, filosofia, ideologias, moralidade, relações familiares e psicologia são algumas das temáticas presentes na trama.
Para mim, foi uma leitura bastante lenta e pesada, uma vez que é uma obra que demanda atenção e tempo. Entretanto, definitivamente valeu a pena. Todas as pessoas do mundo deveriam ler esse escrito sublime!!!

Jolie 18/03/2024

Irmãos Karamázov - Fiódor Dostoiévski
Um clássico é um clássico por algum motivo e este livro têm vários para ser considerado um clássico não só da literatura russa mas da literatura mundial.
Ele pode, inicialmente, assustar pelo seu tamanho, seu autor ou somente por ser um livro russo, cheio de nomes estranhos e prolixidade. Não vou dizer que foi uma leitura fácil (apesar de ter sido muito mais do que achei que seria), mas foi sim muito fluida e envolvente. Amei conhecer essa família um tanto quanto disfuncional e tantos outros personagens marcantes.

Neste livro Dostoiévski aborda diversos assuntos e "compila" em uma estória fascinante um suspense com teor histórico, filósofico, religioso e psicológico. Acompanhamos as ações e fluxos de pensamento do impulsivo e cativante Dmitri; ao intelectual e racional Ivan (meu preferido); ao amável e espiritualizado Aliéksei (e seu mentor Zóssima), filhos do irresponsável e egoísta Fiódor Pavlovitch; sendo, também, suposto pai do insano e renegado Smierdiákov; além de alguns triângulos amorosos, um assassinato e um julgamento que fecha esta obra-prima com chave de ouro.

Meus capítulos preferidos deste livro foram: o famoso "O Grande Inquisidor", o discurso final de Zóssima e o diálogo entre Ivan e o Diabo. Infelizmente Dostô não viveu para escrever mais volumes dessa estória incrível.

marielensantanna 16/03/2024

Resenha Os irmãos Karamazov
Pessoalmente, não foi um livro fácil de ler. Principalmente no começo, onde os personagens e suas complexas personalidades estão sendo apresentadas. Mas os livros finais foram umas das leituras mais intrigantes que já fiz, me fazendo passar por diversas emoções enquanto lia.

Nazrat 14/03/2024

Pacote completo
É um clássico. Tem questões atemporais nele, e é, sim, pelo que tive acesso até agora, uma espécie de resumo de toda a obra de Dostoiévski. A complicada relação entre a família karamazoviana, questões sociais e religiosas que surgem reiteradamente, as tratativas em relação a adoecimentos físicos e psicológicos... Sem contar a parte do júri, especialmente a defesa de Mitia, que é uma coisa a parte!

Também não deixa de ser trabalhosa a leitura, pelo tamanho do livro, pela narrativa em si e pela já conhecida questão dos nomes russos. Mas a partir do segundo volume da primorosa edição da 34, isso tudo não foi mais tão problemático assim.

Enfim, é um daqueles livros obrigatórios de se ler. Que finalmente tomei coragem para adentrar e cuja jornada realmente valeu muito a pena!

najuliass 14/03/2024

"Papai, pergunta ele, papai, os ricos são os mais fortes no mundo?" - "Sim, Iliúcha, digo eu, não existe no mundo ninguém mais forte do que um rico."

WhisperwindChronicles 12/03/2024

Através de personagens extremamente complexos e contraditórios, seja por suas palavras, gestos ou atos, temos vislumbres de como pensamentos, vida e situações cotidianas que cercaram Dostoiévski pulsam a cada linha apresentada na narrativa deste primeiro volume de Os Irmãos Karamázov.

Monalisa.Costa 12/03/2024

A filosofia vence a narrativa!
O livro apresenta uma narrativa repleta de elementos secundários em todos os seus detalhes. A psicologia, os aspectos históricos, mas principalmente a filosofia são a delícia dessa leitura. A impressão constante é a de que são várias obras num só compilado. Até mesmo os personagens são representativos da sociedade russa da época.

Me impressionou como o autor conseguiu discutir e defender sob diferentes prismas o mesmo assunto, apenas variando o personagem, levando sempre o leitor a ter que parar, respirar e refletir.

Existem sim capítulos que se sobressaem, mas em toda a leitura se pode desfrutar da boa escrita. Só não dei 5 estrelas por ter achado um pouco prolixo em alguns momentos, mas nada q desmereça excessivamente a obra. É justo que seja um clássico!

Lu F. 09/03/2024

?Porque assim é o caráter de um Karamazov? (..) capaz de todas as contradições, dos voos mais elevados, das quedas mais profundas?

Uau, que jornada. Eu demorei muito tempo pra ler esse livro não apenas porque ele é gigante, mas também porque eu tive uma ressaca literária terrível no início desse ano. Mas consegui, acabei!

Nossa é muito bom. Nós, enquanto leitores, somos engolidos pela trama dramática dessa família completamente maluca (pobre Aliocha, o único são no meio desses doidos) até o ponto da gente achar que nós também somos Karamazov.

Muito, muito bom. Qs discussões sobre humanidade, religião, Deus, tudo é escrito de uma maneira tão profunda, sabe? Eu adorei.

?O que é o inferno? E sustenho que é o tormento da impossibilidade de amar?

gi 06/03/2024

Os Irmãos Karamazov
E vamos falar sobre essa leitura absurda que me tomou os dois primeiros meses do ano, já comecei com o pé direito amei!?
Eu demorei uma semana para digerir mais ou menos o livro e escrever essa resenha, o que não significa necessariamente que absorvi ou entendi tudo, porque nossa nem de longe, essa obra é de um tamanho (literalmente falando também) que só com umas 3 releituras e olhe lá você consegue pegar cada ponto que Dostoiévski queria passar.
Não sou de falar muito a história em resenhas mas vamos lá, aqui temos o desenrolar de uma família meio exótica, um pai com seus filhos, dois de um casamento, um de outro e talvez quem sabe um quarto bastardo rsrsrs. E eu fui completamente seduzida a querer saber cada detalhe de cada personagem que me era apresentado, eles são complexos, incompreensíveis, muito característicos do que realmente somos, são hipócritas, loucos, generosos, arrependidos, explosivos, alguns admiráveis, outros insuportáveis mas todos, todos inesquecíveis.
Eu amo que o livro é cheio de reviravoltas, paixões e tretas familiares, do que mais o brasileiro gosta não é mesmo? Aqui você vai encontrar as mais inusitadas situações, e a cada capítulo se compadecer, rir, chorar, sentir uma angústia em algumas parte que misericórdia (o grande inquisidor que o diga).
Mas o que eu com certeza mais amei, é ver a forma como temos de certo modo uma esperança de redenção ao caráter específico de um personagem, quem leu vai me entender, amo ver a evolução do personagem, acompanhar seu crescimento interior, suas ideias e aprendizados. Dostoiévski faz isso excepcionalmente bem, as linhas de raciocínio, os fluxos de pensamentos, você acha que realmente são pessoas que estavam ali escrevendo alguma espécie de autobiografia, achei encantador (Aliócha tem meu coração pra sempre), o que me parte na alma é pensar que teriam mais volumes, e infelizmente nosso querido autor não viveu para isso?.
Enfim recomendo muitíssimo, leia sem pressa, entenda e reflita o livro, aprecie pois vale muito a pena, não por nada um dos maiores romances da literatura tanto russa quando universal. Um clássico sempre tem motivos para ser um clássico??
Uma das frases que me chamam muita atenção, e em especial-
?Vá que seja loucura pedir perdão aos passarinhos, mas seria melhor para os passarinhos, e para as crianças, e para qualquer animal que estivesse a teu lado se tu mesmo fosses melhor do que és agora, ao menos um tiquinho melhor.?
Adorável.

jp.espindola 29/02/2024

O livro sobre tudo
Irmãos Karamazov

Antes de começar a ler eu perguntei pro meu professor que me indicou o livro do que se tratava e ele respondeu: tudo. E vou dizer que tenho que concordar? Ao longo do livro, ainda que não muito tempo cronológico se passe, muitas histórias são contadas ao mesmo tempo e se interligam, com o propósito de demonstrar o que seriam os principais pecados/defeitos da sociedade russa daquela época.

Além disso, livro desenvolve muito bem os personagens, principalmente nos diálogos (definitivamente as melhores partes do livro), mas mesmo assim consegue te fazer duvidar deles, o que, pra mim, é um ponto muito positivo.

Depois dos diálogos, o que eu gostei mais foram as reflexões que o livro traz acerca da existência, da religião e até mesmo de questões políticas/econômicas, algo que tem muito a ver com o fato de ser a última obra do autor e dele querer materializar seus pensamentos nessa obra.

Eu acredito, então, que daqui a um tempo eu vá ler de novo pq tenho a sensação de que essas reflexões trazidas devem ser propostas com uma frequência ao longo nossos pensamentos mudam. Vale muito a pena, por mais que seja lento em algumas partes (algo que não me incomoda de forma alguma, mas incomodo outros) e um pouco difícil, especialmente mo início)
Arthur 29/02/2024minha estante
Parece aulas demais

Cristiane 26/02/2024

Um livraço!

Enredo apaixomante, descrições que por vezes são um soco no estômago!

Super recomendo.

eloisagroshevis 24/02/2024

Gostei, mas em vários momentos não
Eu gostei bastante do enredo e das discussões, principalmente a diferença entre a família e como eles lidavam com isso (Aliocha um guerreiro, um anjo conciliador, a Super Nanny dos próprios irmãos) e também as questões sobre a existência de Deus ou não, gostei mt mt.

Porém..... algumas vezes ele perde demais o ritmo.

E isso várias vezes. A história ta fluindo muito muito e ai o autor corta pra algo que nem é tao relevante e lá se vão 50 páginas sobre os poloneses na festa ou a história do Kólia.... pörra, quebrava demais o ritmo.

Mas gostei bastante no geral. E algumas passagens são tão marcantes que vou carregar comigo por mt tempo. No início o Mestre Zózimo dá uns conselhos pra uma mulher... e rapaz, foi pra mim, foi exatamente pra mim, eu penso nisso quase sempre e me marcou demais.