Fahrenheit 451

Fahrenheit 451 Ray Bradbury

Resenhas - Fahrenheit 451

Laura Regina - @IndicaLaura 21/02/2020

um Livro sobre as burrices por aí

Numa sociedade, as artes e os livros foram abolidos, as pessoas são treinadas para executar apenas trabalhos braçais, todos são vigiados e aqueles que não se adequam são presos.

“A escolaridade é abreviada, a disciplina relaxada, as filosofias, as histórias e as línguas são abolidas, gramática d ortografia pouco a pouco negligenciadas e, por fim, quase totalmente ignoradas. (...) Por que aprender alguma coisa além de apertar botões, acionar interruptores, ajustar parafusos e porcas?”

A sociedade caracterizada aqui é vazia, não traz beleza ou reflexões, não há espaços para outras ou novas opiniões, todos são achatados em regras de condutas e pensamentos - tudo muito bem vigiado e manipulado pelo Governo e pela mídia.

Este livro é mais conhecido por seus ‘bombeiros’: empregados públicos que confiscam livros e outros objetos proibidos e os queimam! 🔥 E o pior, está parecendo tanto com nosso momento atual... 😣 Mas o que mais me chamou a atenção foi a manipulação feita sobre a população através da mídia e da educação sucateada - é pra ficar de olho!

Mais indicações no Instagram @indicalaura

site: https://www.instagram.com/indicalaura/?hl=pt-br
Adauto 21/02/2020minha estante
Gostei muito de sua resenha. O livro está na minha lista para esse ano... ;)

Theo.en 27/11/2023

Distopico
De um futuro onde carros voadores são mais velozes do que nossa visão nos permite ver, e, livros aliados ao nosso conhecimento é a arma mais poderosa e temida que pode existir.
Onde livros são queimados por felizes e estupidos bombeiros, um lugar onde a inteligencia e conhecimento, dão espaço para prazeres momentâneos.
O livro traz uma otima e, clara critíca à sociedade contemporânea e seus vicios e atitudes, com personagens bem construidos e complexos retrata suas emoções, pensamentos e reações, de modo a se tornar realista e impactante.
Gostei da historia por diferentes motivos ela possui alguns detalhes que por defeituosos(considero eu) não darei cinco estrelas mas ainda sim, sem duvida, recomendo.

Nane 13/09/2021

Obra perfeita!
Após ler o livro busquei um complemento desta história que foi tão marcante e triste para mim. Esta HQ conseguiu fazer um compilado do livro sem perder o contexto da história. Alguns elementos ficaram mais claros para mim pois as ilustrações auxiliaram muito. Gostei muito das cores utilizadas para expressar o sentimento geral da história. Nada mais triste que um livro distópico estar tão próximo da nossa realidade. Com certeza vale a leitura!!! Bora agora procurar o filme?

Faline.Ferreira 15/09/2023

E igual ao livro
A história é igual ao livro , então li somente para visualizar algumas coisas . Adorei . Li no tablet , então as cores representavam mais emoção.

Larissa @laridallabrida 08/04/2020

HQ linda
E temos uma clássico por aqui ?.
Depois que li ?As crônicas Marcianas? também de Ray Bradbury tinha como meta ler Fahrenheit 451, e nesse meio tempo recebei do @clubeskoob essa adaptação autorizada, onde Fahrenheit 451 virou uma HQ.
Ilustrações bem trabalhadas onde tudo foi feito em cima das cores preto, amarelo e azul dando um ar bem de melancolia, medo e imposição ?.
Ainda quero ler o livro, mas essa HQ valeu muito a pena. Considero uma obra necessária para ter na estante.

Edson Camara 01/05/2020

UM ALERTA SOBRE A ALIENAÇÃO E SUPRESSÃO DA INFORMAÇÃO
451°F é igual a 232,7°C, esta é a temperatura na qual o papel dos livros pega fogo e queima. Esta frase está logo no início do livro, como um sinal de “não brinque com fogo”.
Ray Bradbury escreveu este livro em 1953, naquele tempo havia uma grande preocupação sobre o totalitarismo e as utopias. E é mais ou menos sobre isso que trata este livro, controle das pessoas, neste caso através da informação, da leitura e dos livros.
Bradbury escreve com frieza sobre o comportamento humano e já naquela época já lançava uma luz sobre para onde a raça humana estava se dirigindo.
Não tempos Grandes Irmãos ou proibição de ler livros pelo governo, mas, olhe em volta e veja que estamos caminhando para o auto controle de nossa cultura quando cada pessoa esta imersa em seu próprio universo e em sua tela de 6 polegadas.
Este livro não assusta pelo medo de que um dia possamos vir a queimar livros, mas assusta no que nós mesmo, como humanos, possamos a vir nos infligir em prol da alienação da informação útil e função daquilo que cada um quer e deseja se instruir.
Não saí feliz da leitura, mas é um livro que recomendo ser lido como base de uma reflexão do que podemos nos tornar através do controle da informação.

Gárgula 16/02/2022

Fahrenheit 451, em quadrinhos
A temida força dos livros
Li hoje a adaptação em quadrinhos de Fahrenheit 451, desenhada por Tim Hamilton. Da mesma forma que o livro homônimo que a inspirou, fui levado novamente para as reflexões pungentes apresentadas por Bradbury.

Publicação da Editora Excelsior, conta com a tradução de Felipe CF Vieira. Ademais, eu tive acesso a edição de capa dura e vale comentar que está lindíssima e muito caprichada.

O medo que o conhecimento impõe
Poder experimentar novamente a obra Fahrenheit 451, de Ray Bradbury, foi certamente catártico. Suas reflexões acerca do poder do conhecimento e de como ele gera medo nos líderes em geral são inegavelmente incríveis e perturbadoras.

Fiz uma resenha há algum tempo sobre o livro (clique aqui para ler) e hoje retorno com a análise da adaptação em quadrinho. A arte de Tim Hamilton é inegavelmente poderosa e consegue impressionar o leitor pela sua dureza. Sem dúvida alguma não poderia ser outro desenhista.

Junto disso, temos as reflexões necessárias de Bradbury, compondo um quadrinho imprescindível e importante para qualquer coleção. Seu formato em capa dura o deixa luxuoso e no nível da mensagem que encapsula.

Considerações finais
O livro é o símbolo máximo do conhecimento em minha opinião. Sua existência única e simplesmente gera temor e normalmente acaba combatida pelos poderosos que querem se manter no poder e tem na ignorância, uma indústria que aliena e faz lavagem cerebral.

A história não poderia ser mais atual frente a um governo tacanho, maldoso e inegavelmente mal intencionado como o que vivemos hoje. Obviamente você pode optar por abrir um livro e se contaminar pela semente única do pensamento ou mantê-lo fechado. A opção é nossa sempre, assim como a perseguição ao saber, que acontecerá em qualquer tempo pelos mal intencionados.

Conhecia esta adaptação? Me conta aí…

site: https://cantodogargula.com.br/2022/01/13/fahrenheit-451-em-quadrinhos/

Bruno 14/01/2013

Boa leitura
Em tempos de internet, redes sociais, BBB, mensagens subliminares e controle estatal dissimulado a obra impressiona.

É estranho ver como o autor conseguiu prever parcela do que acontece hoje no mundo real nesta obra de ficção passados mais de 50 anos de sua criação (e o pior de tudo: se dar conta de que muito do que ele escreveu está por vias de se tornar realidade!).

O livro narra um mundo em que bombeiros não apagam fogo, mas sim põem fogo (em livros! - supostos instrumentos da discórdia).

A sociedade é controlada, telas impõem comportamentos de massa e o pensar livre é perigoso.

O enredo impressiona mas nem tudo é perfeito...

Personagens poderiam ter sido melhor aproveitados (precipuamente Clarisse).

O final que rumava de uma maneira brilhante acabou prejudicado(não vou falar as razões sob pena de spoiler).

De todo modo, leitura recomendada!

Mariana.Schmall 23/08/2021

Fantástico!
Uma distopia em HQ.

Amei a versão HQ, estou lendo o livro e já vi que é uma versão bem adaptada, não foge do livro. Li no kindle e imagino que a origebal deve ser muito linda.

Um mundo sem livros? Aix que loucura! Nem consigo imaginar!

Distopia bem atual. Gostei!

Fran Ferreira 30/05/2020

Bom, eu tinha muita vontade der ler Fahrenheit 451, mas tinha um certo medo, então, quando fiquei sabendo da HQ, vi a oportunidade de tentar ter uma noção da história e talvez começar a dissipar meus receios com os clássicos.
Li esta versão no App do Kindle, não sei se foi por causa do celular, mas a leitura não foi tão proveitosa assim, tive muita dificuldade de ler, tentei colocar a fonte no ultimo nível possível, mas não alterou nada, tentei dar zoom e não funcionou, enfim, não absorvi de fato a história, contudo, o conteúdo que consegui aproveitar, me serviu para querer ler de fato o livro e me deu vários arrepios de pensar na possibilidade da história acontecer, principalmente com o cenário caótico que estamos vivendo. Espero que nunca passemos por isso, é assustador.
Espero que na leitura do livro eu aproveite mais e dê mais estrelas na avaliação e quem sabe se torne um favorito.

Laís Schlüter 10/02/2020

Uau
Comecei esse livro com a expectativa bem alta pela sua fama e terminei em 3 dias. A leitura é um pouco confusa as vezes e como eu li em ingles as vezes eu tinha que voltar e ler de novo para entender. Amei o tema abordado nesse livro e sinto que é um assunto que deveria ser falado mais vezes, recomendo muito o livro

shelukessonarry 02/09/2022

Complemento
O quadrinho é legal para quem quer dar uma imagem ao livro, mas sinto que muito do mistério e da metalinguagem do livro se perde nas imagens. Recomendo, mas recomendo ler depois. Achei a releitura imagética do filme mais peculiar, acho que senti falta dessa ambientação esquisita no quadrinho (esquisita no sentido de awkward, que nada parece se encaixar naquela realidade).

Andreia Vieira 05/06/2021

Um pouco confuso...
Um pouco confuso, sim mas se está sendo visto pelo ponto de vista do personagem que também não estava entendo o que estava acontecendo então está bem.

As ilustrações são bonitas e a vale a pena a leitura.

Gabriela 19/08/2020

Na introdução o escritor faz uma pergunta qual livro você gostaria de memorizar e proteger dos censores? E fiquei pensando nisso, se fosse preciso realmente fazer isso, escolher um livro para memorizar. Eu não saberia qual escolher, pois todos os livros tem algo para ser passado para todos. Não importa seu gênero, todos tem um conteúdo a ser passado.
A maior arma que temos é o conhecimento. E os livros são essa fonte.
Uma leitura que faz você pensar bastante na importância que tem um livro.

Júlia 26/04/2022

Muito boa
Ilustrações bonitas com uma história forte. Os desenhos são bem feitos e bem ilustrados. E eu gostei de como o autor construiu bem a história a ponto de não deixar nada de importante fora.