Retorno a Brideshead

Retorno a Brideshead Evelyn Waugh

Resenhas - Memórias de Brideshead

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Daniel 17/02/2013

"Este mundo é feito de mudança e decadência"
Evelyn Waugh, um dos maiores escritores ingleses, exerceu clara influência em obras literárias contemporâneas importantes e reconhecidas, como "Reparação" de Ian McEwan e "A Linha da Beleza" de Alan Hollinghurst (ganhador do Man Booker Prize de 2004). Esta influência também está presente na teledramaturgia inglesa, como a série homônima produzida pela BBC na década de 80 e o sucesso do momento, Donwton Abbey.

Este livro, considerado a obra prima do autor, é um retrato cheio de nuances da aristocracia inglesa na primeira metade do século XX, com suas rígidas regras sociais e sua decadência com o decorrer dos anos.

A ação é narrada pelo Capitão Charles Ryder, que durante a Segunda Guerra Mundial retorna à mansão da família Flyte, “Brideshead”, que marcou profundamente sua juventude. Pela obra sucedem-se temas como o conflito de gerações; o sistema educacional; o embate entre a religiosidade e a descrença; a sexualidade; o declínio do Império Britânico e as incríveis mudanças que século XX trariam nos costumes e no mundo como um todo.

Há um tom de nostalgia e perda, um perda não só da alta classe, mas principalmente individual: a perda da inocência, do viço da juventude... E há, não menos importante, ótimas reflexões de como a beleza e a riqueza nos impressiona e nos seduz quando somos jovens, e o que acontece quando elas acabam se perdendo com o tempo: a riqueza (às vezes) e a beleza (sempre...).

jota 17/02/2013minha estante
Você conseguiu sintetizar bem o que vai pelo livro. É paradoxal que o despertar de Charles para um mundo novo ocorra exatamente quando esse mesmo mundo entra em decadência - ou seria melhor dizer, mudança? Essa Inglaterra de Waugh, Forster (Howards End), Lawrence (O amante de lady Chatterley) é sempre muito interessante.

otxjunior 17/02/2013minha estante
A série homônima produzida pela BBC na década de 80 é excelente.

Manoel 11/07/2016minha estante
Acabei recentemente e adorei. Consegui ver o filme de 2008, mas nunca acho a série, dizem ser muito boa. Não sei se foi impressão minha, mas senti um pouco de Brideshead enquanto lia A História Secreta, da Tartt, especialmente no Francis. Bela resenha!

Soliguetti 10/11/2020

Ótima escrita, enredo enfadonho
Muito bem escrito, uma narrativa muito rica e elaborada... em um enredo enfadonho, em que muito pouco se avança e quase nada de realmente importante acontece.

Darlan 23/11/2020

Cansei
Admito que, provavelmente, não tenha maturidade pra tal leitura e decidi que não me submeterei mais ao sofrimento de ganhar experiência na marra, pois sabemos que se é necessário com esse tipo de leitura. Por isso abandonei. Pode ser que o final seja muito bom mas parece que nunca chegaria lá então antes que esse livro me mate, eu o mato primeiro. Adeus.
Dou duas estrelas pelos brevíssimos mas muito interessantes momentos de excitação que tive com essa leitura. Só dois até a página 200.

Gisa 05/11/2021

Durante a guerra um capitão de meia idade é designado a acampar em uma propriedade que se transformará em quartel. Chegando ao local o capitão Charles Ryder reconhece a propriedade Brideshead onde ele passou boa parte de sua juventude, acompanhamos então suas memórias do período entreguerras britânico.
Jorlaíne 06/11/2021minha estante
Gostou?

Gisa 06/11/2021minha estante
No geral sim, mas não foi UAU foi ok

Bruno.Dellatorre 01/09/2019

Discordo da maioria: este livro é maravilhoso!
É um livro excepcional o de Evelyn Waugh: o humor perfeitamente distribuído, um tom sarcástico que me arrancou muitas (muitas mesmo) risadas esporádicas. Não gargalhadas, mas risadas. É um livro com um tom de melancolia, de nostalgia, pois se tratam das memórias "profanas e sagradas" do capitão Charles Ryder enquanto este esteve em convivência com a família aristocrata de seu grande amigo Sebastian Flyte.

O livro é uma perfeita sátira. Mostra sutilmente o quão decadente é o mundo de certas pessoas ricas, que, escondem-se debaixo do nome e do poder, lidando com situações ridículas para sustentar seu nome, para não passar vergonha, para manter a dignidade perante uma sociedade chata que quer opinar em tudo. E de outro lado, está o catolicismo, também satirizado aqui, pois mostra como alguns preceitos da religião levados ao extremo podem atrapalhar além de ajudar.

No fim das contas, o livro fala de ricos. Ricos que, viviam numa posição social favorável, queriam mantê-la e para isso escondiam sua verdadeira natureza, tropeçavam nos próprios disfarces e acabavam caindo na própria farsa. São ao mesmo tempo ricos que se entregavam de corpo e alma à preceitos religiosos católicos que, nem sempre ajudavam e proporcionavam situações absurdas.

Meu capítulo preferido é aquele em que Charles conta a história de Julia e Rex! Ri ferozmente como não fazia há muito tempo em um livro. Evelyn Waugh proporcionou aqui uma experiência única e jamais vista. E se o livro estiver chato em alguns pontos, a ideia era essa: mostrar como, aos poucos, até mesmo Charles e Sebastian, duas almas espirituosas e indomáveis, acabaram sugadas pela padronagem das tradições em fingir e acabaram se tornando infelizes cada um à sua moda, escondendo sua verdadeira natureza.

Não me refiro à homossexualidade dos dois, até porque não a considero, acho que é algo mal interpretado de novo. Para mim, Charles e Sebastian nunca tiveram um relacionamento amoroso e isso é pura especulação maliciosa. Ao meu ver, os dois eram apenas dois jovens que não se importavam com aparências, diferente do resto da sociedade.

Em todo caso, leia o livro. Seja para não entender, sentir tédio e ficar com raiva; seja para amar, viver o cotidiano dos charmosos aristocratas ingleses e se divertir com os absurdos por trás de tudo.

Talvez o livro não tenha graça nenhuma, mas é muito difícil eu não me empolgar com boas doses de ironia e sarcasmo.

Robson 25/11/2020

Por dentro das memórias sagradas e profanas do capitão Ryder
Retorno a Brideshead dá um interessante vislumbre de como era a vida dos nobres ingleses do período entreguerras. Aqui, é bem curioso pensar em como era a visão dessa classe social acerca dos acontecimentos mundiais da época que estavam por vir, vide segunda guerra mundial.

A história, porém, fala essencialmente sobre amor e nostalgia. Há muitas questões sobre religião e o "outro lado da vida dos ricos" que são retratados com boa dose de sátira pelo autor.

Por falar no autor, Waugh tem um estilo de escrita muito bonito aqui. Ao longo da narrativa, os acontecimentos vividos e descritos por Charles Ryder, um estudante de classe média de Oxford, sobre sua juventude a qual viveu em companhia da família Flyte na mansão Brideshead, usufruindo dos luxos aos quais os lordes e miladys tinham direito, tornam-se tão próximos da gente que, mais a frente na narrativa, a nostalgia do narrador ao reencontrar o lugar transparece na gente. Isto é, você se sente íntimo do lugar, como se também tivesse vivido naquela mansão absurda na Inglaterra do século 20.

A relação de Charles com os dois irmãos Flyte, Sebastian e Julia, também é notável e, mais curioso ainda, ao pensar que a proximidade com cada um deles acontece em períodos diferentes da vida de Charles, variando em grau e intimidade. Os dois irmãos são, cada um a seu tempo e charme, a ligação mais forte de Charles à família Flyte e seu estilo de vida.

Dei gostosas risadas também, principalmente nos trechos com os personagens Anthony Blanche e os com Brideshead, irmão mais velho de Sebastian e companhia.

Uma leitura muitíssimo interessante mesmo.

"Eu me sentia cada vez mais jovem, a cada hábito adulto que adquiria." (pag.63)

lestatdelioncourt 08/05/2023

memórias da velha mansão
charles ryder (narrador e personagem principal), como relata no título, regressa à mansão brideshead, despertando lembranças de sua juventude na universidade, onde conheceu sebastian e iniciou uma grande conexão

logo a relação dos dois jovens é desenvolvida e aos poucos, charles vai se inserindo no núcleo familiar de sebastian, alguns problemas surgem e questões envolvendo religião, alcoolismo e adultério permeiam toda a história

o livro aqui no skoob não é tão popular, vi diversas avaliações afirmando que não gostaram ou acharam nada demais, no entanto, minha experiência foi bastante prazerosa, não considerei a leitura nada enfadonha, a escrita do autor talvez seja a maior beleza dessa obra

gostaria que o exemplar fosse mais acessível no brasil, os estoques estão todos esgotados, ainda dá para adquirir por meio de sites de revenda e em sebos, mas não é a mesma coisa né, poxa, nem em forma de ebook se encontra

Susan.Appilt 24/05/2020

Crônica melancólica de um mundo perdido
A narrativa dá forma a um mundo completo de ideias, imagens e sensações sobre a (decadente) aristocracia inglesa do período entreguerras. É um livro belamente escrito, com uma riqueza de detalhes sobre esse período tão tumultuoso.

Carolina 09/06/2022

Retrato de um tempo intenso, mas uma história morna
O livro conta as lembranças do protagonista com a família Brideshead, com a qual sua história se entrelaça. Tem como pano de fundo o declínio da aristocracia inglesa do início do século XX, um estilo de vida que vai se extinguindo conforme o mundo muda rapidamente.

Esse livro é difícil de avaliar para mim. Achei a história lenta em vários momentos, mas a escrita flui bem (parabéns também ao tradutor) - quando eu pegava para ler as páginas viravam com facilidade. Isto dito, raramente quando eu deixo um livro de lado por algumas semanas retorno a ele, e como a história não finalizada continuava voltando a minha cabeça resolvi retornar e finalizei a leitura com prazer.

Rafael 10/07/2022

Nem sempre
Nem sempre um livro tido por "clássico" é bom e merece ser lido. "Retorno a Brideshead" se enquadra nessa categoria, isto é, embora seja considerada uma obra que "deve ser" lida, não vi nada de especial que pudesse colocá-la nesse patamar. Diz a crítica especializada que o livro teria o seu lugar na estante em função do modo como foi escrito na língua inglesa. Ora, talvez lê-lo no original, e não na tradução, permita aferir isso. Contudo, na versão que li, nada me chamou atenção a ponto de considerá-lo tão importante. O enredo é fraco, enfadonho e, após conhecer um pouco da estória de vida do autor, me pareceu mais uma tentativa frustrada daquele em realizar na obra aquilo que, aparentemente, ele não pôde viver. Enfim, uma leitura que, infelizmente, não valeu a pena.

Aline 12/01/2018

Creio que todos deveriam ler todos os livros. Mas para quem se desanima facil esse pode ser um grande desafio. A giatoria de cida do personagem principal e das pessoas com quem conviveu ao longo da vida. Leitura cansativa.
Bira 15/01/2018minha estante
Começarei a leitura dele amanhã!

Aline 15/01/2018minha estante
Boa leitura. Levei uma semana inteira nele. As vezes fica um pouco chato.

Bira 15/01/2018minha estante
Depois passo aqui para falar o que estou achando dele ?

Aline 15/01/2018minha estante
Ok

luan_something 16/01/2018minha estante
Oi, existe um romance gay no livro? vi na internet fotos do filme mas nada muito afirmativo..

Onsli 18/01/2018minha estante
Estou iniciando hoje... fiquei com o pé atrás ler sua experiência.

Aline 18/01/2018minha estante
Acho diferente do que costumo ler. O que não significa que não sei um bom livro. Eu gostei de ler ele. Ainda estou pensando nele, mesmo depois de já ter lido outros, rs.

Onsli 19/01/2018minha estante
Bem... comecei a leitura e gostei do prefácio Aline. Eu consigo visualizar o que o autor descreve... por enquanto estou curtindo a leitura.

Drica 21/01/2018minha estante
Eu estou gostando bastante. Gosto dessa temática que se utiliza de descrições minunciosas. Espero manter o ritmo!

Aline 21/01/2018minha estante
Que bom meninas. Eu li bem rapidinho esse livro. É uma leitura bem facil.

dayse.muniz.33 22/01/2018minha estante
Tô achando super chato! :(

Aline 22/01/2018minha estante
Que pena dayse. Lembro de ter achado isso em algum momento tbm. Mas depois de terminado, pensei no livro todo e gostei. Força pra conhecer o final

dayse.muniz.33 22/01/2018minha estante
Vou tentar! ;)

Bira 22/01/2018minha estante
O início é bem chatinho... mas em um determinado momento isso mudou! A cada página queria saber mais da história. Li um pouco mais de 50% dele e estou gostando bastante!

Onsli 23/01/2018minha estante
Concordo Bira... a curiosidade sobre o desenrolar da estória só cresce. Já cheguei na metade do livro também.

Bira 26/01/2018minha estante
Estou agora praticamente no fim do livro, e realmente o início é muito enfadonho! Porém, em um momento, eu comecei a gostar muito da leitura, e ficar interessado na história. Ele tem me prendido bastante, e posso falar, que passada a fase inicial, é um ótimo livro! Mas é como você falou... se a pessoa desanima mais facilmente, com certeza irá largar a leitura.

raonypimentel 28/01/2018

Retorno a Brideshead - Evelyn Waugh
Se algum dia me perguntarem sobre algum livro que me fez refletir responderei Retorno a Brideshead.
De todos os personagens dessa história, dois em especial ficarão marcados no meu coração: Julia e Sebastian. Também gostei bastante de Charles, o narrador, mas ele não é tão incrível quanto os outros dois.
Entendi perfeitamente os motivos que fizeram Sebastian agir como agiu, é muito difícil viver tudo isso quando se nasce e cresce em uma família extremamente religiosa. Essa mesma situação se estende à Júlia, que também passou por tanta coisa - e abriu mão de tantas coisas! - por conta de sua fé.
É uma leitura para pensar sobre o efeito da religião em nossas vidas. Também é um livro sobre a juventude e tudo o que acontece durante essa fase tão rápida e apaixonante - os amores, as diversões, as bebedeiras, e todas as pequenas coisas que formam nossa própria história.
Gostei bastante!
Queria um final mais feliz para Sebastian, pois me apeguei de verdade a ele... mas eu entendo as razões do autor para tê-lo terminado dessa forma.
Onsli 28/01/2018minha estante
Fiquei com o mesmo sentimento, com relação ao Sebastian...

Ariana 31/10/2020

Resenha: Retorno a Brideshead
Como todo bom romance temos: amor, traição, morte, brigas e afins...
A leitura foi um pouquinho pesada porque o livro é antigo e tem uns termos meio enjoados e temos notas de roda pé para situar o leitor. Muitas frases e colocações do autor tem cunho histórico, político, bíblico e literário. Mas não desmerece a leitura. Um bom romance de época.

1 | 2 | 3 | 4 | 5