Macunaíma

Macunaíma Mário de Andrade
Angelo Abu

Resenhas - Macunaíma

Npg 27/01/2023

Muito bom, realmente faz olhar o mundo por uma outra perspectiva, dar um certo novo olhar para a coisa toda, realmente incrível, super recomendo

Francisca 27/01/2023

Um livro com um mundo difícil de visualizar. Já conhecia a história do tempo da escola, porém nunca tinha lido de fato o livro. Esse ano decidi ler uma literatura brasileira por mês, e esse foi o escolhido pra janeiro.
É interessantíssimo observar a vasta cultura representada, os detalhes e características dos personagens. Mas é uma leitura difícil. O meu livro possui glossário por páginas, o que facilitou muito, mas tornou a leitura bem mais lenta.

Jujuba 25/01/2023

brisa, brisa e mais brisa (gostei)
?Pouca saúde e muita saúva. Os males do Brasil são.?

por ser um livro de 1926 e que retrata a história do protagonista que é indígena, há muitos termos poucos usados hoje em dia e muitos termos que caracterizam modos, objetos e costumes da cultura índigena. não é muito difícil de entender a leitura, se você tiver paciência para pesquisar o que cada coisa significa.
ademais, é como uma viagem no tempo, vendo de pertinho com bastante descrição como era o povo brasileiro, arquitetura (da cidade de São Paulo), a sanitização...

binacout 21/01/2023

o herói de nossa gente...
Confesso que pulei muitas partes desse livro mas em geral acho que ele é uma boa leitura quando alguém quer fugir um pouco da realidade.

Bruna.Cristina 20/01/2023

Brasileiro
O Macunaíma é um típico brasileiro preguiçoso, safado sempre dando um jeitinho em tudo. Além disso, vingativo manhoso.

Patricia Peres 20/01/2023

Ah que preguiça!
Preguiça de ler esse livro? confesso que achei chato. Parece que o autor da juntou todas as lendas e mitos dos povos indígenas e compôs um livro de leitura difícil e maçante.

vininho 18/01/2023

Macunaíma, de Mário de Andrade, foi uma leitura de muitos altos e baixos para mim e que, com toda a certeza do mundo, exige uma futura releitura. Cada capítulo despertava um sentimento diferente em mim, o que mostra a grandeza dessa pequena, mas grandiosa, história. No mais, deixo destacado o início, que achei bastante divertido, e o capitulo intitulado "Macumba", onde o autor entrega bastante sobre seus conhecimentos das religiões de matriz africana, óbvio, sob o viés de um livro escrito há um século atrás. Ah, já ia me esquecendo: amo o epílogo demais.

Dafne.Allane 18/01/2023

Fui com altas expectativas por se tratar da adaptação de um clássico nacional que fala da cultura brasileira, do folclore, da tradição indígena... Mas no fim, nada me agradou.

liz 14/01/2023

um herói sem caráter
recheado de cultura, lendas folclóricas e religião de um povo esquecido, macunaíma é a história da reintegração do país e a crítica a desvalorização nacional. macunaíma simboliza, portanto, não apenas uma paródia de um deus descuidado, preguiçoso e malandro, mas também representa o povo brasileiro.

RenaTo.Lima 13/01/2023

O mítico e falho herói, antes a brava gente hoje aí que
Fui ler achando que era mais um daqueles clássicos chatos, mas és que vejo uma história engraçada, com uma linguagem e narrativa muito diferentes, quase como se o Mário de Andrade conseguisse pensar em uma lógica diferente do homem branco educado pelo fascínio europeu.

joão victor. 11/01/2023

macunaíma eh lindo demais, acho um livro tão brasil tlgd, te prende demais tanto que da vontade de ler várias e várias vezes

FAtima311 11/01/2023

Macunaíma, o herói sem nenhum caráter. Ou será que por ter vários, não tem nenhum?
Reflete a multiplicidade, a mistura das características nacionais.

Giovanna 10/01/2023

Tive q ler para um trabalho de escola , particularmente não gostei muito , tive q prestar bastante atenção para entender kkkk mas é engraçado