Macunaíma Mário de Andrade
Angelo Abu

Resenhas - Macunaíma

kalifejr 09/03/2009

Se levarmos em conta uma leitura anacrônica, ou seja, ler com os olhos do nosso tempo, vamos achar que realmente o livro é uma loucura e não faz sentido algum. Esse é um dos maiores pecados em Literatura.

Isso acontece umonte em Macunaíma, um livro que volta e meia é lido de maneira equivocada. Trata-se de um relato que registra uma ruptura da estrutura narrativa e da linguagem proposta pelo modernismo dos anos 20, posteriormente a Semana de Arte Moderna.

Não podemos deixar de esquecer da reunião de lendas feitas através de uma imensa pesquisa em todo Brasil que são retratadas magistramente por Mário de Andrade. Só por isso o livro já se bastava, visto ser um dos primeiros trabalhos antropológicos desse tipo.

Leiam!

Luke 22/04/2011

É o pior livro que já li em toda a minha vida!!! Até me arrependo de ter lido, mas fui forçado a ler esta porcaria!!! Nem nota dei de tão ruim que é.
Carol 22/09/2011minha estante
concordo eu gosto de classicos mas esse extrapola com a chatisse.

Jujuba 25/01/2023

brisa, brisa e mais brisa (gostei)
?Pouca saúde e muita saúva. Os males do Brasil são.?

por ser um livro de 1926 e que retrata a história do protagonista que é indígena, há muitos termos poucos usados hoje em dia e muitos termos que caracterizam modos, objetos e costumes da cultura índigena. não é muito difícil de entender a leitura, se você tiver paciência para pesquisar o que cada coisa significa.
ademais, é como uma viagem no tempo, vendo de pertinho com bastante descrição como era o povo brasileiro, arquitetura (da cidade de São Paulo), a sanitização...

pabloegc 19/01/2021

“Pouca saúde, muita saúva, os males do Brasil são”.

Só trocar saúva por Pazuello e fica perfeito pro contexto atual. kkk

lohsun 21/04/2023

Ainda não processei essa leitura
Um livro que não tava nos planos, fui apresentada a ele pela a minha professora depois de eu ter dado uma ideia de ela trazer uma leitura para sala de aula.
Foi uma leitura legal, cheia de coisas surpreendentes.

Aninha2044 04/04/2022

ai que preguiça
antes de começar gostaria de declarar minha raiva, metade dessa [*****] de resenha tava pronta e eu perdi, te odeio skoob

agora, sobre o livro, hoje eu vou terminar a apresentação sobre ele (que me consumiu duas aulas, porque eu sou aluna exemplar e só tiro nota 10), então finalmente finalizado

gostei de ler? não
mas vou sentir falta de passar raiva tentando entender oq o desgraçado do Mário de Andrade quis escrever

Escrita 0,5/1 ? eu entendi que você tava querendo construir a identidade brasileira e imagino q tenha sudo super jovial na época, mas eu NÃO CONSIGO ENTENDER O QUE ESTÁ ESCRITO SUDVWIDBIWHWIDJ
Formato do livro 0/1 ? a maioria dos capítulos acontecia muita coisa
Personagens 0,5/1 ? ele desenvolve bem o macunaíma, mas é só ele também né, Jiguê, Maanape e o Piaimã esquecidos no churrasco
Enredo 1/1 ? isso eu não tenho como negar, o enredo foi sim revolucionário pra época, todas as coisas se encaixam, tudo faz sentido (no mundo de macunaíma, claro)
Fator específico (seja lá qual seja o gênero do livro) 1/1 ? queria ser inovador? foi. Queria construir a identidade brasileira? construiu. Não sei exatamente qual o gênero desse livro, mas eu sei que ele conseguiu cumprir de tão abrangente que foi
Mariazinha 04/04/2022minha estante
Caique e seus livros super educativos

Luiza 07/06/2021

"Pouca saúde e muita saúva, os males do Brasil são"
Li graças a minha aula de tópicos literários no Brasil e como todos os livros que misturam linguagens é um tanto complicado de ler

Laís 20/12/2020

Detestei
Talvez a história seja boa, talvez a história de fato seja legal. Mas infelizmente a escrita do autor matou a leitura pra mim.

Julinhafox 01/05/2021

"Não vim no mundo para ser pedra"
Sem dúvida, compreende-se o porquê de ser chamado de clássico. O riquíssimo, curtíssimo e brasileiríssimo texto de Mário de Andrade tem uma fluidez e uma fluência próprias que, quando você embarca em sua linguagem, a leitura se torna envolvente, leve e divertida.
No entanto, acho que se eu tivesse lido na adolescência, para o colégio, teria achado chato.

"No outro dia bem cedinho foram todos trabucar. A princesa foi no roçado Manaape foi no mato e Jiguê foi no rio. Macunaíma se desculpou, subiu na montaria e deu uma chegadinha até a boca do rio Negro para buscar a consciência deixada na ilha de Marapatá. Jacaré achou? nem ele. Então o herói pegou na consciência dum hispano-americano, botou na cabeça e se deu bem da mesma forma".

"Até era por causa disso mesmo que não achava mais graça na Terra... Tudo o que fora a existência dele apesar de tantos casos tanta brincadeira tanta ilusão tanto sofrimento tanto heróismo, afinal não fora sinão um se deixar viver; e para parar na cidade do Delmiro ou na ilha de Marajó que são desta Terra carecia de ter um sentido. E ele não tinha coragem pra uma organização".

site: http://aventuradeler.com.br/index.php/pt_br/20-na-pilha/livros/1205-.html

booksdalaus 26/02/2024

Macunaíma
Macunaíma é um título consagrado da Literatura Brasileira e ícone do Modernismo do século XX. Escrito em pouquíssimos dias por seu autor, Mário de Andrade, o livro conta a história do famoso "herói sem caráter" que nasce na floresta e percorre o país atrás de seu amuleto, a muiraquitã. Conduzidos por uma narrativa repleta de oralidade, o autor nos revela as mil e uma peripécias do protagonista num Brasil mitológico e folclórico.

Rafaela 26/04/2023

Macunaíma
Esse livro é surreal. SURREAL. simplesmente surreal.

ele tem um ritmo tão interessante. às vezes, tudo acontece tão rápido cm tantas descrições tantas palavras tantos acontecimentos tantas palavras tantas personagens que causa até uma certa vertigem. são parágrafos inteiros sem uma única vírgula, fazendo você prender a respiração enquanto tenta acompanhar cada palavra numa velocidade absurda.

eu posso falar que entendi 100%? não posso porque sou honesta. mas eu senti.

é muito interessante observar esse livro numa era em que há um intenso debate sobre o papel moral dos livros. porque só alguém muito bom pra te fazer ficar preso em um livro sobre alguém tão filho da put/ . você passa as páginas pensando "meu deus, o que esse desgraçado vai fazer a seguir?" e continua lendo e lendo e lendo.

e o final? o que falar desse final? ele traz uma melancolia, uma certa humanidade, que acaba se tornando perfeitamente inesperado.

eu acho que eu só poderia descrever esse livro como um sonho, ou talvez um delírio. algo entre essas duas coisas, se é que realmente existe uma distinção entre elas.

e, bom, também não sei se o Mário foi um gênio ou um louco. mas talvez não exista uma diferença entre essas duas coisas, então, não importa.

Lena e Seus Mil Hobbies 08/11/2020

Meus olhos estão cansados depois disso
Devo dizer que essa leitura me tirou duas horas e meia de certo modo que não me adicionou em muita coisa.
É de se esperar de um clássico da literatura brasileira que a gente precisa de um dicionário, porém essa obra transcendeu.
Em geral, devo dizer que foi mais uma leitura aceitável que matou minha curiosidade sobre o que era tratado na obra, mas fiquei perplexa e devo citar que odiei o modo que as mulheres são relatadas nesse livro, entendo que foi escrito no passado, mas nem Drácula me irritou e inspirou tanto desprezo nesse quesito...

Guilherme.Silva 24/09/2021

Existem duas formas de ler e uma de não ler este livro.
1 - ler rindo dos lendas fantásticas, aproveitando o que é contado.
2 - ler decifrando o que está nas entrelinhas, na reflexão social.
N - Este não é um livro para ler com dicionário. Não adianta tentar entender todas as expressões, a escrita é difícil, e a tentativa tornará a leitura chata e arrastada.

Tem Herói Índio, Folclore, Gigante canibal, Macumba, Minhoca gigante, Ressuscitações.

looh_36 04/09/2023

Puro suco brasileiro
Vejo muita gente reclamando do escrita, por não conseguir entender as palavras, mas o modo em que li (só aceitando que não ia entender as palavras em si), facilitou horrores.

Nunca me diverti tanto com um clássico, o Macunaíma é o que posso chamar de puro suco brasileiro, ele representa cada um de nós. E apesar das coisas bizarras que ele fazia, e assustava até mesmo os leitores, acredito que sem isso, não seria o que é. Também acho que esse fato de ser bizarro, é o que o Mário de Andrade queria, que as pessoas se assustassem com o bizarro, e funcionou perfeitamente.