Macunaíma

Macunaíma Mário de Andrade
Angelo Abu

Resenhas - Macunaíma

Alana413 31/01/2024

Quanta loucura de um não herói
Desculpe me todos, mas Macunaíma não é herói kkkkk.
Foi um pouco difícil no começo, eu não costumo me dar bem com quadrinhos, mas a história é sem pé nem cabeça e eu gosto muito disso. Achei divertida, e o posfácio foi incrível!

Tamy 30/01/2024

Brasil...
Ler Macunaíma não foi tão fácil assim, os inúmeros termos que Mário de Andrade trouxe nesta obra, deixaram-me um pouco confusa no início, porém ao longo da leitura fui me adaptando ao linguajar e compreendendo melhor as peripécias deste herói.

Em meio aos mitos, lendas e folclore nacionais, Macunaíma nos mostra a origem de muitas crenças que passaram de geração em geração e foram formando um jeito de ser e se relacionar que é a cara do nosso Brasil.

Por muitas vezes fui pega lendo trechos que já havia escutado várias vezes de meus avós e pais, explicações para certos acontecimentos, trocadilhos que deram origem a certas músicas, piadas e ditados populares, mostrando como a palavra falada se espalhou e foi adquirindo novas formas de acordo com cada região.

Enfim, apesar do linguajar, não me arrependi de ter lido Macunaíma, até porque me diverti com as artimanhas desse sujeito preguiçoso, malandro, esperto e mulherengo.

tavinescada 29/01/2024

"Pouca saúde e muita saúva, os males do Brasil são!"
Muito divertido acompanhar a trajetória de um herói como o Macunaíma, preguiçoso e sem caráter até com os seus manos e parentes, mas, ainda assim, o herói de nossa gente.

Gustavohenriqds 29/01/2024

Acho que não tenho nenhuma capacidade para entender esse livro. Não consegui entender nada e não foi uma boa leitura.

Gessica 28/01/2024

Leitura difícil
A linguagem do livro é bem complexa por causa dos termos indígenas usados pelo autor. Fica até difícil compreender algumas partes, mas li pois tinha me comprometido a ler mais um clássico brasileiro. Não foi tão ruim, mas também já li melhores.
Matheus656 28/01/2024minha estante
No momento estou em Jorge Amado, mas pretendo ir até alguns clássicos mais antigos.

Graciele43 26/01/2024

Primeiramente, vou falar um pouco sobre o livro. "Macunaíma," escrito por Mário de Andrade, é uma obra singular da literatura brasileira que mescla folclore, mitologia e crítica social.

O romance narra as aventuras do anti-herói Macunaíma, um herói preguiçoso e astuto que atravessa o Brasil em busca da "pedra do tacacá", no livro Muiraquitã, famoso amuleto na mitologia amazônica.

A narrativa é rica em elementos culturais, linguagem coloquial e sátira, refletindo as contradições e diversidade da sociedade brasileira. Mário de Andrade emprega uma linguagem inovadora, explorando a oralidade e ressignificando a identidade nacional. "Macunaíma" é uma leitura desafiadora e enriquecedora, que convida os leitores a refletirem sobre a cultura brasileira e suas complexidades.

Eu particularmente, gostei de algumas partes, mas é um tipo de leitura que não me cativa. Eu rir muito com as aventuras de Macunaíma, e também refletir sobre várias coisas da cultura brasileira. Acho que é um livro que deve ser lido, afinal esse livro emite bastante informações da nossa cultura.

Murilo Gomes 22/01/2024

O índio sem caráter
Ler macunaíma foi um desafio para mim. É uma leitura que demanda concentração e paciência, pois como a história é narrada(com o seu coloquialismo e vocabulário vasto), faz com que o leitor exercite sua expertise e o uso do dicionário...rs. Mas para além desses "empecilhos", a história é rica em interpretações de lendas do nossos povos originários mesclado com o fantástico contemporâneo.

Juliana.Pantoja 21/01/2024

Uma lindeza de livro, de verdade. De uma sutileza ímpar. Foi um acalento transformar certas ideias e ter uma explicação pra uma série de sensos comuns que permearam minha infância. Eu certamente irei ver algumas coisas com um olhar diferente, e é uma delícia passar por esse processo de desaprendizado + aprendizado, de ressignificação de certos signos. Muito bonito mesmo :)

Déa 21/01/2024

Pode ser o clássico que for, eu não gosto desse livro de forma alguma!!!
Acho extremamente chato e super cansativo!!!
Já tentei várias vezes mas não dá...

Pedro3906 20/01/2024

Todos beberam muita caninha, muita!
Abrindo o jogo e sendo honesto: Macunaíma é uma delícia de história. Erguida majoritária das águas prolíficas amazônicas, a aventura do herói sem nenhum caráter de peripécias ousadas e atitudes detestáveis possui o sabor ácido de Brasil. Irremediavelmente distraído, procurei colher os cacos da leitura pelo amor íntimo que fomos criando ? eu e o livro ? e pelo prazer absoluto de ler. Mário é sintetizador ao máximo porque reconheci e apreciei palavras de meu dia a dia enquanto pessoa imigrante nordestina na terra de São Paulo.

E que satisfação é o humor desse livro, dos que interrompem a leitura por segundos longos de encantamento. Para ilustrar, a digna passagem da carta às icamiabas: "Só pensamos nelas, muito embora não nos descuidemos, relapso, da nossa muiraquitã". RELAPSO.

A experiência de leitura certamente engrandeceu com a edição sólida da Antofagica, de bom grado minuciosa na tratativa dos termos indígenas, específicos, divagações grossas de Mário encantado e refletor. É estranho ler raríssimas páginas do livro desprovidas de qualquer nota de rodapé, orfandade: acostumamos, enfim.

Eis que Macunaíma também vira estrela. Virar estrela é fatal condenação.

EduardaMarquess 20/01/2024

?Ai? que preguiça?? ?
A máxima de Macunaíma, o herói, descreve minha reação durante a leitura do livro quase todo. A decepção deve-se ao fato de eu considerar que ele tinha tudo para ser atrativo e divertido, e simplesmente não é. O jogo de palavras é confuso, o que está ok pois parece ser a intenção do autor. Alguns mitos são criativos. A maneira de descrever o Brasil como unidade homogênea foi bem feita. Mas você envolve-se tão pouco com o protagonista, e nem é pela falta de caráter, que acaba não se empolgada em ler nada que vai acontecer Enfim, não funcionou para mim!
Aline.Peterle 20/01/2024minha estante
????

Caique.Emanuel 19/01/2024

Brasilidade
O livro traz muita brasilidade, coisas que são sinônimo da nossa gente ainda nos dias de hoje.
Muito justo ser um clássico tão importante na literatura brasileira, principalmente no contexto da época da publicação original.
Sinto que hoje já deveria ter edições readaptadas para o português atual, pois acaba sendo uma leitura difícil, principalmente se não tiver um dicionário junto, com significado das palavras que não possuem mais uso, ou as que tem origem indígena, sem entrar em mérito da qualidade da história, uma atualização da gramática tornaria mais atraente a leitura.

Henrique 13/01/2024

Macunaíma
Quando entendi que a história não era lógica e que os acontecimentos eram realmente absurdos, a leitura se tornou muito mais prazerosa.
Além disso, acompanhar um podcast sobre o livro me ajudou a compreender melhor a história.
tainaoliveirazz 13/01/2024minha estante
Oii, criei um Instagram pra falar sobre livros, caso tenha interesse o nome é tatareadingg

Gabi 17/01/2024minha estante
qual podcast você ouviu?

BeatrizLeone 11/01/2024

É bem interessante e rico, mas não sei se posso dizer que gostei. Porém, não me arrependo de ter lido

lucaismaia 11/01/2024

Só mais um péssimo livro existente
Nossa, nunca li um livro tão ruim como esse. péssimo, horroroso, um lixo sofrível. uma bula é mais interessante que essa porcaria pretensiosa a renovação!