Mar Morto

Mar Morto Jorge Amado

Resenhas - Mar Morto

Izadora 22/02/2023

Clássicos não são pra mim
Todo mundo me falou muito desse livro mas sinceramente eu só fui entender o que estava acontecendo lá pro meio do livro kkkkkk A escrita é antiga e algumas coisas não me agradaram, mas aí cada um com seu gosto!

Caio.Zito 08/02/2023

lindo lindo lindo
ler esse livro na mesma época que eu pude ir pra Salvador acompanhar a festa de Yemanjá foi perfeito!

o livro é incrível, uma história de amor, uma tragédia, aventuras? achei muito empolgante, e a ambientação do cais soteropolitano é muito legal também, os misticismos de Yemanjá.

kaká 08/02/2023

2023 começou sem qualquer leitura que realmente me envolvesse (o que explica os poucos livros que li até agora). Mas isso mudou com Mar Morto.

Já conhecia Jorge Amado por Capitães da Areia, que li para a escola. Gostei muito do autor e, recentemente, comprei Mar Morto.

De início o livro me pareceu confuso, eram muitos personagens que eu ainda não conhecia em um ambiente no qual eu ainda não era familiarizado. Por isso, o início torna-se um pouco maçante.

Felizmente, isso muda conforme vamos conhecendo a história de Guma. Jorge Amado mostra sua aptidão em criar personagens pois, mesmo quando ele errava, eu ainda me via torcendo pelo protagonista.

A história progride e o leitor vê-se cada vez mais preso na narrativa. O final é lírico e faz jus ao livro.

O que me incomodou (além do início lento) foi o fato de às vezes não lembrar de todos os personagens secundários, afinal são muitos. De toda forma, é um livro incrível.

Doug 06/02/2023

Descobri que pra mim os livros mais políticos do Jorge Amado me prendem mais do que os mais romanceados, mas é bom.

Jonas 30/01/2023

Bom livro. Nesta história acompanhamos a vida do povo que mora e trabalha no cais da Bahia ... acompanhamos a vida sofrida de um povo que depende do mar para sobreviver ... acompanhamos suas lutas, aventuras, o medo de perder familiares e amigos nas ondas do mar morto e o desejo de lutar contra um destino e obter uma vida melhor.

Xuxu 27/01/2023

Uma história de amor
Em um cais na Bahia, marinheiros entram no mar todos os dias em busca dos réis para sustentar suas famílias, enquanto suas mulheres ficam na beira da praia rezando e esperando que Iemanjá não os leve dessa vez.

Entre todos, Guma é conhecido como herói por ter salvo a vida de muitas pessoas que iam se afogando ou se perdendo nas ondas. Apesar de ter crescido sem mãe e perdido o pai, mais um navegador de saveiro que foi com Iemanjá, ainda criança, ele viveu feliz e aprendeu todas as manhas do trabalho com seu tio, Francisco.

A única coisa que sente falta é do amor de uma mulher que seja sua. Amor esse que encontra em Lívia, a mulher mais bonita do cais.

Essa é a história do amor de Guma e Lívia, mas também é a história do sofrimento e das dificuldades vividas por esse povo do mar. Do luto das mulheres que já casam esperando o dia em que Janaína (outro dos nomes de Iemanjá) reivindicará seus maridos.

Mais uma vez, Jorge amado me cativou com sua escrita gostosa e seu jeito único de contar sobre as vivências do povo brasileiro, sem deixar de fora a realidade de cada um deles.

Recomendo muito pra quem ainda não leu nada do autor e não sabe por onde começar, mas também pra quem já o conhece. Mar Morto se tornou um dos meus favoritos dele, me fazendo virar noites em claro envolvida com essa história.

Felipe99 24/01/2023

Mar Morto, de Jorge Amado ?
Em ?Mar Morto? acompanhamos a vida dos moradores da beira do cais da Bahia, principalmente a vida dos mestres de saveiros, marinheiros e pescadores, que tem a morte à espreita e temem o dia que irão se afogar nas ondas verdes do mar, que é seu destino. Suas mulheres temem ainda mais esse dia, pois perderão suas noites de amor sob a luz amarela da lua e ficarão desamparadas tendo que se submeter a situações nada agradáveis.

Apesar dessa vida difícil no cais, ninguém cogita a possibilidade de sair dali. Eles levam para o lado do destino que não pode ser desfeito, e pelo amor que sentem pelo mar. Enxergam a verdadeira essência de suas vidas ali, entre a brisa que sopra no rosto, entre as perigosas aventuras sobre o mar tempestuoso, as canções de tristeza que são cantadas nas noites de luar, as noites de amor dentro de saveiros sob a luz da lua amarela, o cheiro de maresia.

Guma é filho e sobrinho de mestres de saveiros e tem seu destino traçado pelo mar. Guma se apaixona por Lívia, e Lívia por ele. Só que ambos têm vivências diferentes, Guma filho do mar e Lívia uma mulher que desconhece os mistérios do mar. Lívia sempre vive angustiada, pois teme o dia em que Guma vai junto com Iemanjá para as terras misteriosas de Aiocá, para onde vão todos os bravos marinheiros que se afogam no mar verde.

A grande reviravolta do livro (um dos momentos mais lindos, se não, o momento mais lindo do livro) acontece no final, quando Lívia se encontra em uma situação, tendo que mudar todo aquele destino.

Mar morto é meu primeiro contato com a escrita de Jorge Amado, e amei demais. Gostei de como ele trouxe várias histórias dentro de uma só. Fazendo o leitor conhecer diversos personagens icônicos como Rosa Palmeirão (minha favorita). Ele constrói muito bem seus personagens, não apenas joga eles na narrativa. Consegui me teletransportar para aquela Bahia dos anos 30. Sua narrativa poética, lírica e trágica me trouxe várias sensações como, sentir a brisa do mar, sentir angústia nas noites de tempestades, sentir a forte presença de Iemanjá e escutar a potente voz de Dorival Caymmi cantando ?é doce morrer no mar...?

Simone Brito 23/01/2023

O mar nem sempre foi morto
O livro conta a rotina dos marinheiros no cais do porto da Bahia, lutando diariamente por trabalho e sustento, mas sem perder a alegria do povo baiano, mostrando suas crenças, superstições, hábitos e tudo mais.
O que mais me chamou atenção nesse livro foi a capacidade que tive de me transportar diretamente para o cais do porto dadas as incríveis descrições de Jorge Amado.
Por ter tido a oportunidade de conhecer o Mercado do Cais do Porto, tive noção exata de tudo que estava sendo descrito no livro. Foi como se estivesse naquele local, em meio aos marinheiros e suas histórias.
A religiosidade é uma característica marcante, mas com uma pitada de lenda que dá asas à imaginação do leitor.
A dualidade entre o bem e o mal, entre lícito e ilícito e as necessidades carnais contrapondo-se aos votos do matrimônio se fazem presentes.
O pano de fundo dessa história é o mar, sem dúvida, só que ele nem sempre foi um mar morto.

daniel.s 22/01/2023

É doce morrer no mar...
Jorge Amado é uma preciosidade!!!
Mar Morto é uma obra prima do Jorge, com uma história INCRÍVEL, personagens inesquecíveis (padrão do Jorge Amado).
Acabei achando um livro lento, porém que precisa ser lido.
Aconselho lerem ouvindo É Doce Morrer no Mar (versão da Marisa Monte). ?

"Aonde você vai Sam?" 28/12/2022

Mar morto. Jorge Amado vivo!
Certa feita um amigo fez pouco caso do fato do Nobel de literatura de 1998 ter sido uma disputa entre Saramago e Jorge Amado; segundo ele o primeiro é muito superior ao segundo. Como, na época, eu só conhecia Saramago me vi obrigado a concordar.
Entretanto hoje após conhecer boa parte da obra tanto dum como doutro percebo que o único prêmio Nobel conferido a um escritor de língua portuguesa poderia mesmo ter ido pra qualquer um desses grandes amigos!

As literaturas e os temas são muito diferentes, mas guardadas as devidas proporções Jorge Amado é sim, tão f*da quando Saramago!

Davi.Dallariva 28/12/2022

O mar é muito vivo, isso sim. A escrita do Jorge é muito viva. Adorei. Há um bom tempo, eu tenho um grande fascínio pelo mar das canções de Dorival Caymmi. Quando descobri que Jorge Amado tinha um livro sobre esse mesmo mar da Bahia, o mar dos saveiros, das ondas verdes, de Iemanjá, eu fui correndo ler. Muito lindo. Deveria até ter conhecido antes, já que ele e a obra de Caymmi são bem complementares. Mas que bom que encontrei a tempo, no meio do processo de escrita do meu livro que também se passa nesse mar. Não poderia ter escrito sem ter lido Mar Morto.

Luiza 27/12/2022

Obra prima
Que obra prima da literatura brasileira!
Um livro que tem uma escrita maravilhosa, as descrições da vida dos pescadores baianos, do amor entre os companheiros de profissão, amigos, familia, entre homem e mulher, Iemanjá a rainha do mar e que move a todos que dela são filhos e nela acreditam.