A Libélula No Âmbar

A Libélula No Âmbar Diana Gabaldon

Resenhas - A Libélula no Âmbar

sirlani.lopes 08/07/2024

Lindo
Foi bem difícil em alguns momentos a leitura, mas consegui terminar é lindo ver o amor de Jamie e Claire. Foi lindo

Mari Duarte 05/07/2024

A Libélula no Âmbar
Segundo livro da série "Outlander", escrita por Diana Gabaldon. A narrativa continua a saga de Claire Randall, uma enfermeira do século XX, e seu marido, Jamie Fraser, um guerreiro escocês do século XVIII. Após os eventos tumultuosos do primeiro livro, "A Viajante do Tempo", Claire e Jamie encontram-se em Paris, tentando mudar o curso da história para evitar a devastadora Batalha de Culloden.

Em "Libélula no Âmbar", Claire está de volta ao século XX, agora em 1968, com sua filha Brianna. A trama se desenrola em duas linhas temporais: o passado, onde Claire e Jamie trabalham para frustrar os planos do príncipe Charles Stuart e seus apoiadores jacobitas, e o presente, onde Claire retorna à Escócia para revelar a verdade sobre sua viagem no tempo e a identidade do pai de Brianna.

A narrativa de Gabaldon é rica em detalhes históricos e emocionais, explorando temas como amor, lealdade, sacrifício e as complexidades das viagens no tempo. Os personagens são profundamente desenvolvidos, e a relação entre Claire e Jamie é central para a trama, mostrando a profundidade do amor e do compromisso entre eles.

A tensão aumenta à medida que os personagens enfrentam conspirações políticas, traições e perigos iminentes. Claire, com seu conhecimento do futuro, luta contra o desespero e a impotência de tentar alterar eventos históricos preestabelecidos.

Polli 04/07/2024

Por mais que no começo tenha ficado um pouco confuso, conforme Claire vai nos contando os acontecimentos, fico incrédula com a riqueza de detalhes, como Claire consegue se adaptar a cada mudança e a assumir um papel diferente.
Além do livro nos mostrar como eram as enfermarias, mesmo que brevemente, questões de higiene são bem escassas pelo próprio conhecimento da época, como Claire ressalta várias vezes, é dificil fazer as pessoas entenderem que existe germes.
Mas a pareceiria de Jaime e Claire é linda durante o livro todo, é o casal que eu mais amo.

Tami Barboza 28/06/2024

Aaah Jamie!!!
Depois do primeiro livro ficamos meio traumatizados né? Kk
O livro é bem detalhado, com muitos momentos, conversas e descrições que não foram incluídas na série, ele é tão bom quanto o primeiro, sou fã!!

Gabriele307 28/06/2024

ESTIVE MEIO CONTROVERSA
No começo achei o livro maçante, li as primeiras 150 páginas e larguei o livro. Depois de um tempo peguei e li tudo novamente. Até chegar a metade é maçante por completo, as coisas demoram a se desenrolar e fui empurrando com a barriga pq odeio abandonar livros, quem já leu o primeiro livro sabe que é EXTREMAMENTE DETALHADO, porém, depois dos 50% as coisas começaram a fluir surpreendentemente bem, a história fica muito intrigante e você sempre quer saber mais sobre o que vai acontecer. Até metade da leitura pensei que iria encerrar minha leitura da série nesse livro. Mas surpreendentemente depois dos 60% estou doida para saber o que acontece nos livros seguintes.

Danilo Neiva 18/06/2024

Libélula no ambar
Depois de meses conseguir voltar a ler e não me arrependo nenhum segundo de ter começado essa série.

tscarstairs 16/06/2024

OBRA PRIMA
Quase mil páginas de muita luta, muito sofrimento, amizade, companheirismo e amor.
esse segundo livro nos apresentou tantas pessoas, odiosas e amáveis, tanto em Paris quanto ao voltar para a Escócia e foram tantas dores que sobreviver até o final ficou difícil!!
com certeza não me arrependo um segundo de ter começado a ler esses livros, continuo imensamente apaixonada, que coisa linda ver essa história de amor.
para o próximo livro, espero a volta da claire para a Escócia 20 anos mais velha, tô doida para ler as aventuras que ela vai encontrar lá

e deixo essas passagens finais, do homem mais incrível desse mundo para a mulher mais amada. Jamie to Claire.

"? Acha que eu não sei? ? perguntou ele num sussurro. ? Sou eu quem vai ficar com a parte mais fácil agora. Porque se sente por mim o que eu sinto por você, então estou lhe pedindo para arrancar seu coração e viver sem ele. ?"

"- Ah, e eu não sou um fazendeiro? Sassenach, você nunca atrasou nem um dia em suas menstruações durante todo o tempo em que me levou para a sua cama. Você não menstrua há quarenta e cinco dias.
? Seu filho da mãe! ? disse, indignada. ? Você contou! No meio de uma maldita guerra, você contou!"

"? Eu a encontrarei ? murmurou ele em meu ouvido. ? Eu prometo. Ainda que tenha que suportar duzentos anos de purgatório, duzentos anos sem você, esse será meu castigo, que eu mereci pelos meus crimes. Porque eu menti, matei e roubei; traí e quebrei a confiança. Mas há uma única coisa que deverá pesar a meu favor. Quando eu ficar diante de Deus, eu terei uma única coisa a dizer para contrabalançar o resto.
Sua voz diminuiu, até quase se transformar num sussurro, e seus braços apertaram-me com mais força.
? Meu Deus, o Senhor me deu uma mulher especial e, Deus!, eu a amei demais."

leituradaca 13/06/2024

Sassenach...
Assim como o primeiro o segundo livro me conquistou, mesmo sendo um calhamaço com muitas descrições, eu me adaptei muito bem a essa escrita. Não estou aqui para fazer uma resenha crítica, por isso não tenho muito o que dizer... o que eu sei é que ri e chorei com essa história. Posso estar ainda muito no início da saga, mas gostei muito a forma que a autora trouxe a viagem no tempo.
O romance entre Claire e Jamie é de aquecer o coração e tudo que eles fazem um pelo outro.

Milena.Ilidia 11/06/2024

Eita que esse livro foi arrastado para mim. Não consegui me jogar de cabeça na história e demorei muito para ler. Mas o enredo é muito bom e nos deixa curioso para saber a continuação.

Ju_junina 11/06/2024

80% adiante te prende de uma forma?
O livro é bom. A série de televisão é bem fiel. Curiosamente, a temporada que eu menos gostei foi a segunda, por causa da história em si, talvez por isso eu tenha demorado tanto para ler o livro. No entanto, é um livro rico em detalhes e não me arrependo jamais de ter lido, até porque mesmo a série sendo fiel, tem detalhes que não colocaram. Eu amo o Jaime e a Claire. Dos 80% para a frente não consegui parar de ler, a história foi me prendendo demais. É um livro denso, com capítulos gigantes e com muitos detalhes. Foi encantador ver a parte deles na França.

Lívia 09/06/2024

Simplesmente fantástico
Do início até a metade, eu não estava tão engajada. Mas o que foi o restante desse livro?

Simplesmente, IMPECÁVEL.

Como esse autora consegue descrever tão bem o enredo, sem deixar nada pra trás, arrematando tudo tão perfeitamente.

A forma como ela faz com que fatos simples se tornem gigantes dentro da narrativa é incrível.

Eu achei que o primeiro livro tinha sido meu favorito, mas as cenas e frases românticas desse livro, a violência, o cenário dentro da guerra, toda crueldade e maldade são tão intensos que é até difícil descrever.

É a melhor história que já li na minha vida!

Gabriela2855 04/06/2024

Foi um mês pra conseguir ler, e olha que me considero uma devoradora de livros.
Segue a saga pra Claire e Jamie, casal que parece só atrair problema e desgraça? ohh dupla pra atrair encrenca viu?
Seguindo o livro 1, a autora peca um pouco por ser muito detalhista (mas muito, tornando-se cansativo). Mesmo assim, a história entrega tudo o que promete.

Keell 30/05/2024

Finalizado o 2° livro da série Outlander. Inicialmente eu pensei que seria mais difícil terminar, visto que a 2° temporada da série foi a que menos gostei. De fato foi mais difícil terminar, mas não por esse motivo, é um livro, uma história muito boa de verdade para quem curte o gênero e a temática, a única parte ruim, é que assim como o 1° os capítulos são gigantes, tornando a leitura maçante e lenta em determinados momentos.

É um livro denso e pesado, é um livro para quem tem estômago, não aconselho para pessoas que têm gatilhos. É uma história boa, mas com muitas problemáticas que infelizmente era a realidade daquele período. A autora poderia ter amenizado nas palavras e ações? Sim. Mas às vezes precisamos dessa realidade para nos lembrarmos de que o mundo não é, nem nunca foi um conto de fadas. Quem deseja um livro com enredo parecido, só que incondicionalmente mais leve, trajado em comédia romântica, super indico Perdida, é basicamente a mesma história, só muda o ambiente, não tem guerra e o nome de alguns dos personagens.

O fato do livro ser todo pelo ponto de vista de Claire acaba deixando algumas partes importantes que envolvem os demais personagens sem descrição, porém, ainda que pouco, mas o ponto de vista das cenas de Jamie na guerra são pontuadas durante conversas com ela, talvez não tenha muito o que relatar, afinal é uma guerra, mas é interessante saber o que se passa na cabeça dele nesses momentos mais tensos.

Outro ponto interessante que faz conexão direta com a cultura da idade média até meados do século XIX e creio que em muitas culturas dos dias atuais, é a facilidade em que as pessoas tinham de acreditar em bruxaria. Uma mulher não podia fazer simplesmente nada, um rei não podia ganhar uma guerra que já se considerava bruxaria.

A falta de pudores da autora no que diz respeito a higiene é algo que também me chama atenção, é muito difícil você vê um livro que se passe nos séculos passados ou até mesmo nos dias atuais mostrando como era a questão higiênica, o tratamento de doenças e etc, e isso aqui tem de sobra, um pouco nojento as vezes, mas real. O livro fala que em meio a guerra eles ficam dias e mais dias sem tomar banho, sobre o odor das pessoas, dentre outros detalhes, isso é muito interessante.

Enfim, esse é só o começo dessa história que eu estou simplesmente encantada. Breve iniciarei o 3° livro de 9.

Jenni 24/05/2024

Incrível
Eu assisti a adaptação antes e outlander é a minha série favorita. Fiquei contente em descobrir que a adaptação é taaaaaaão fiel, muito mesmo: desde o desenrolar da história até mesmo falas dos personagens.

A trama é incrível e muito rica em detalhes. Acho que essa última questão pode deixar a leitura mais lenta, mas também é pq faz o livro ser tão bem desenvolvido? você não encontra furos na história, sabe de tudo oq acontece. Ainda assim, às vezes, a leitura é meio cansativa. Tipo, você nem chegou na metade e já aconteceram 500 coisas diferentes, vc fica até meio desnorteado.

Por fim, personagens incríveis, complexos, muito bem desenhados. Claire e Jamie sempre apaixonantes.

lady.irrelevante 20/05/2024

I pick my poison and it's you
Uau

Apenas uau

Pare por um momento e imagine a história dos seus antepassados, a dores que sofreram, suas preocupações e alegrias, agora pense que o mesmo está acontecendo com você e que inevitavelmente você será esquecido, ninguém se lembrará do que fez ou desejou, de quem amou ou odiou.

Outlander me mostrou da forma mais nua e crua como a vida é um sopro, e independente de quanto desejamos não vamos ser lembrados, e mesmo aqueles que são, aquilo não é a verdadeira realidade por que não estivemos lá, não fomos aquelas pessoas para ter a plena certeza.

Achei o livro diferente da série, em algumas coisas (mesmo que pequenas), talvez seja por que temos mais momentos da Claire e do Jamie, talvez por que sentimos uma emoção diferente por estar na mente deles, ou então seja por que formamos um vínculo com eles, onde sua dor é a nossa dor e o seu amor é o nosso amor. Nunca me apaixonei, nunca tive alguém que se apaixonou por mim, e vê o amor e confiança que os dois tem um pelo outro, o jeito como fariam o mundo queimar para o outro viver é tão... Desesperador, maravilhoso e desejoso.

Provavelmente sou uma tola por desejar algo assim, mas o que posso fazer? Sou uma romântica incurável.