Noite na Taverna/ Macário

Noite na Taverna/ Macário Álvares de Azevedo

Resenhas - Noite na Taverna

Annes 07/01/2024

Um clássico! Mas uma leitura bem pesada pela idade do livro, a história é muito boa, apesar de tudo!

adorablegirlll 07/01/2024

Esse livro é surpreendente! Um clássico de horror romântico digno de choques literários com um toque de reflexão profunda, é um pouco complicada a linguagem mas recomendo, pois ajuda a melhorar o vocabulário :)

jopelosi 05/01/2024

Gosto de como o álvares faz com que o leitor tenha compaixão com personagens criminosos. me fez refletir no final

naluwubs_ 05/01/2024

Noite na taverna [1855]
Não posso opinar muito, é meu livro favorito kkkkkkk, mas a forma como Álvares de Azevedo retrata um show de horrores (necrofilia, assassinato, incesto, etc) de maneira normal é muito boa, o final do livro torna tudo mais terrível ainda. É o meu "this is cinema" dos livros.

HaruEmy 04/01/2024

É uma leitura muito difícil por causa da época de lançamento, as histórias são bem pesadas, mas ainda sim consegue ser divertido, li somente para conhecer mais o romantismo de segunda geração, e me surpreendi com o quão envolventes as histórias eram.

Lucas Mart1m 03/01/2024

De tudo o que é vil, mau e macabro
Esse livro, feito no século XIX e de nacionalidade brasileira, supera em muito outros livros do mesmo gênero e de autores mais superestimados.
E, através de toda repugnância, erudição, sexualidade e boêmia, está o clima sombrio, a criatividade e a capacidade de se prender na história.
Entretanto, é possível sentir certa dificuldade devido a linguagem rebuscada e excesso de informação, principalmente no prólogo.
E além disso, o mais impressionante é o autor, que viveu apenas vinte anos, e nunca conheceu seus livros publicados e nem sua influência até os dias de hoje

Bru 31/12/2023

Noite na taverna
Álvares de Azevedo foi uma lenda, que livro sensacional, li numa tacada só, casa conto mais grotesco e bizarro que o outro.

Teve necrofilia, assassinato, suicídio, infanticídio, canibalismo, incesto estupr0 e tudo de mais hediondo que se pode imaginar, e tudo sendo contado enquanto os amigos tomam uma na taverna, como eu amo o romantismo gótico, livro sensacional e o final muito inesperado tbm, amei muito esse clássico nacional!

Sheron0 30/12/2023

O livro é meio tenebroso. Li ele para uma atividade escolar, todos os amigos são loucos, mas o enredo do livro e o desenvolvimento são muito bons.

Nina 29/12/2023

Tão poucas páginas podem surpreender sim um leitor e Noite na Taverna pode provar!! Discuti recentemente o livro em sala de aula, e percebi cada detalhe ultrarromantico nele!

Paulo Silas 29/12/2023

"Noite na Taverna" é um clássico da literatura brasileira que agrada e cativa leitores que apreciam uma leitura mais mórbida, grotesca, gótica, que pode ser enquadrada no gênero do terror - em seus primórdios. Álvares de Azevedo é um escritor situado na corrente do romantismo (ou ainda ultrarromantismo), de modo que a narrativa dessa obra é permeada pelas características que definem esse movimento literário, tratando-se assim de uma literatura própria do ultrarromantismo situada no gênero do terror.

A obra reúne cinco contos diferentes que são unidos em uma mesma história: os personagens - que funcionam como narradores de cada uma das histórias - estão reunidos em um bar, de modo que é durante a bebedeira entre amigos que cada um deles conta a sua própria história, compartilhando relatos sobre crimes, violência, traição, amor e morte. O livro é estruturado em sete capítulos: os cinco contos (histórias diferentes que não possuem relação entre si) e mais uma espécie de prólogo e um epílogo e abrem e fecham a história.

A obra ficcional representa muito bem o gótico nacional, sendo um dos primórdios do terror brasileiro - escrita na metade do século XIX e publicada alguns anos após o falecimento do seu autor. Solfieri, Bertram, Gennaro, Claudius Hermann e Johann são os títulos dos capítulos centrais que trazem os contos de terror romântico, sendo esses os nomes dos personagens que estão reunidos na taverna e que contam as histórias. Além dos contos serem muito bem escritos e constituírem boas histórias, a história de pano de fundo (narrada no capítulo inaugural e no que encerra a obra) costura muito bem a obra toda, tratando-se assim de uma literatura primorosa que merece o destaque que possui.

Marcelo 28/12/2023

Maravilhoso!
Este livro é composto de sete contos, que giram em torno de uma noite de bebedeira entre amigos numa taverna. Em dado momento, cada um conta uma história vivida. As histórias que passeiam do rotineiro ao sobrenatural, abordam temas pesados como necrofilia, incesto e canibalismo. É um livro pesado para a época em que foi editado, sempre carregado de morbidez.
Mesmo tendo gostado muito de seu livro de poemas, confesso que Uma Noite na Taverna me impactou ainda mais.

maryelli0 27/12/2023

Mesmo já conhecendo a história, me surpreendia a cada palavra que lia. "Noite na Taverna" é um resumo perfeito da segunda geração do romantismo caracterizada pela idealização, fuga da realidade, pessimismo e morbidez. E essas características ficam bem marcadas!

Clara 27/12/2023

Um pequeno conto que representa bem a melacolia, o pessimismo, a veneração de temas como a morte, temas característicos da segunda fase do romantismo brasileiro.

Inclusive, esse livro possui o melhor final dentre todos os que eu li esse ano, extremamente bem construído e finaliza a história, sem deixar "morrer" a sensação de querer mais.

Priscila700 27/12/2023

Noite na Taverna
O livro envolve vários contos de homens que estão bêbados e reunidos em uma taverna. Cada um deles conta sua experiência da juventude, sempre uma história dramática, todas elas envolvem a vida sexual dos personagens.
As histórias contém necrofilia, estupro, traição e até antropofagia.

ApolinArio 24/12/2023

Estranho e Imprevisível
Um grupo de homens em uma taverna tentando descobrir que possui a história de vida mais inusitada e louca... O'que poderia dar errado?

Insanos e dispostos a fazer qualquer coisa para saciar seus desejos carnais os homens contam suas aventuras em meio ao caos, 0rgias e bebedeiras, um clássico da literatura gótica brasileira que vale a pena ser liso (principalmente se você gosta de coisas bizarras).