Noite na Taverna/ Macário

Noite na Taverna/ Macário Álvares de Azevedo

Resenhas - Noite na Taverna

volturist 09/07/2023

Talvez um poeta - talvez um louco.
- Muito bem! adivinhaste. Só erraste não dizendo que talvez ambas
as coisas a um tempo. Seneca o disse - a poesia é a insânia. Talvez o
gênio seja uma alucinação, e o entusiasmo precise da embriaguez
para escrever o hino sanguinário e fervoroso de Rouget de l?Isle,
ou para, na criação do painel medonho do Cristo morto de
Holbein, estudar a corrupção no cadáver. Na vida misteriosa de
Dante, nas orgias de Marlowe, no peregrinar de Byron havia uma
sombra da doença de Hamlet: quem sabe?

LetAcia 03/07/2023

Gostei, mas confesso que não entendi muita coisa kkk. Alguns contos eu entendi e achei legal, mas outros não tiveram nem pé nem cabeça.

Acho que já estou ficando cansada desses livros para o vestibular isso sim

beatrizmvh 29/06/2023

Chatinho
Demorei 38478943 anos pra concluir, porque minha faculdade simplesmente não me permitia tempo pra ler, então, acabei parando o livro na metade e voltando um mês depois.
Apesar de conhecer o contexto histórico e o movimento literário da obra, achei bem chatinho, poucos contos me agradaram, além de que a linguagem é um pouco mais difícil, já que é do século XIX.
Foi difícil terminar, mas me obrigo a concluir tudo que começo a ler, mesmo que não goste do livro.

Thaís 28/06/2023

Li esse livro só por causa de vestibulares. Ele precisava ter um aviso de certos assuntos delicados. Ainda não acredito em certas coisas que eu li kkkk !
anna 03/07/2023minha estante
Ai cara, ainda nao acredito que esse capitulo 2 eh real? Piora ou esse foi o pior?

clara! (taylor's version) 25/06/2023

Apesar de ser uma leitura difícil, os muitos e chocantes acontecimentos prendem a atenção. demonstra muito bem a segunda geração do romantismo

natbz 23/06/2023

Mas traumatizante
Primeiro livro que leio dessa fase do romantismo, devia ter um aviso de assuntos delicados

Helô Pinheiro 21/06/2023

Que histórias são essas? ?
Eu amei o jeito que Álvares de Azevedo dividiu a história, cada capítulo é um personagem narrando seu passado. O autor também deixou tudo conectado, e a gente se envolve facinho com a história!

Os personagens são todos libertinos, com caráter questionável e ações muito erradas ? houve sequestro, assassinato, desonra, vingança, e outras coisas mais.

Eu recomendo a leitura, aprendi muitas palavras novas e também entendi mais sobre o ultrarromantismo.

ana 18/06/2023

Li prafacildade. não achei nada demais... é um livro bom, interessante e tem bastante elementos do grotesco (a quem interessar). no entanto, não me é muito interessante o fato do enredo girar em torno de homens bebendo e confabulando crimes hediondos

nyx 18/06/2023

Wow, apenas, eu não esperava nada desse livro só ouvi falar dele e comprei pra ler e me surpreendeu, a escrita é incrível e as histórias bizarras por assim dizer, mostra bem a hipocrisia em que todos esses homens viveram, querer tanto uma mulher pura e virgem, um anjo, e estarem tão cobertos de infâmias, enfim gostei do livro

Laila.Muniz 17/06/2023

"Satã riria de nós."
Li PDF. | "? Olá, mulher, taverneira maldita, não vês que o vinho acabou-se?"

Nessa obra, cinco homens insanos parecem disputar quem tem o passado mais hediondo, repulsivo...

Os relatos de atos hediondos como necrofilia, estupro, incesto, assassinato são descritos de maneira visceral, crua e, ao mesmo tempo, emotiva.

Álvares de Azevedo conseguiu nos trazer, na forma de um dos mais relevantes escritos de ficção gótica brasileira, o horror que é o ser humano. Simplesmente.

Su 16/06/2023

? O passado é o que foi, é a flor que murchou, o sol que se apagou, o cadáver que apodreceu ?
A nostalgia dos meus quinze anos ao ler esta obra prima novamente!

ana júlia 15/06/2023

Noite na taverna
O livro trata-se de cinco amigos em uma taverna no século XIX, que por causa de um desafio, decidem que cada um deve contar uma narrativa estranha e uma verdadeira que tenha vivido.
O primeiro relato começa quando um jovem alcoólatra, em Roma, viu um vulto de uma mulher que o atraiu instantaneamente. Sem pensar nas consequências, começa a seguir o vulto, mesmo sem saber o destino.
No dia seguinte, o jovem acorda num cemitério, e percebe que tinha perdido suas memórias da noite anterior.
Intrigado com o que tinha acontecido, ele retoma a sua rotina. Mas sentia necessidade de encontrar a mulher do vulto, pois nenhum amor ou beijo cessava sua vontade.
Ele foi atormentado por essas lembrança durante um ano, quando num certo dia, após uma noite de bebedeira, ele foi parar no cemitério, diante de um caixão aberto.
Olhou para dentro do caixão e reconheceu ali jazia a mulher do vulto que o perseguia. Ele tomou-a nos braços e a fez amor com ela.
Levou a mulher para sua casa e descobriu que na verdade ela não estava morta, e que era uma mulher depressiva e que sofria de catalepsia. Depois que ela acordou, teve alguns delírios, após dois dias, veio a falecer.
O jovem fez em sua própria casa um túmulo para ela e ainda mandou que fizessem uma estátua de cera da mulher.

Bella :) 14/06/2023

Inusitado
Uma mistura de comédia, melancolia e ilegalidade
um clássico do romantismo traz histórias de tirar o folêgo enquanto suas personagens entornam o caneco em uma noite na taverna!

Roberta Jornalista 13/06/2023

Noite satânica (?) 🤔
'Habemus' meu primeiro contato com a escrita de Manoel Antônio Álvares de Azevedo, um grande escritor brasileiro, nascido em 1831 e falecido em 1852, com apenas 21 anos. Apesar da pouca idade, o famoso Álvares de Azevedo deixou um contributo importante para a nossa literatura nacional.

Esta edição específica apresenta texto integral com comentários e alguns verbetes com seu devido significado. É uma leitura rápida, onde ambas as estórias (Macário/Noite na taverna) se interconectam.

Tudo é muito misterioso, pois não se sabe se Macário -bêbado- realmente conversou com satã. O personagem principal abusa de devaneios, divagações e muita imaginação, confundindo o leitor quanto à veracidade dos fatos.
Presença permanente de dualidade, quer seja: real X virtual; verdadeiro X ilusório; mal X o pior. Também percebemos constantes críticas à sociedade civil e ao catolicismo. Algumas das reprimendas, ao meu sentir, julgo procedentes.

Adendo...
O seu livro "Poesias", publicado 'pós mortem' em 1853, advém da 2° geração do Romantismo no Brasil, sendo tal era marcada pelo ultra-Romantismo. Aborda temas que vão do profano ao sagrado e do delicado ao deboche.

Brilhante passatempo. Recomendo!

Jornalista Roberta 🗞️✍🏻👱🏻‍♀️
#13.06.23
#valei-meSantoAntônio!👊🏻

BrendahIsabelly 10/06/2023

Viva ao gótico nacional
Estou sem palavras, é incrível a forma de um livro fazermos refletir, e até mesmo ficarmos imersos na história.
Eu sinceramente gostei muito das histórias, um clássico nacional.
Porém, não sei se é algo positivo ou negativo, mas a leitura seria bem mais prazerosa se fosse revisada no português atual.
Mas enfim, são contos bem pesados, onde não é possível salvar nenhum personagem, além de muitas vezes o que é relatado é tão improvável, e que me fez questionar a "veracidade" dessas histórias.